Frigorífico/Baterias

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Frigorífico/Baterias

Mensagempor José Duarte » sexta jul 08, 2022 6:51 pm

Boa tarde
Devido a recentes avarias do meu trivalente, decidi substituir por um de compressor a 12V. instalando duas baterias AGM 100 A/h.
Tenho instalado na AC dois painéis de 100W.
Gostaria de obter alguma informação de como devo proceder nos períodos de descanso da AC, no que respeita a desligar ou não os painéis, atendendo que se encontra em zona fechada mas a céu aberto.
Aceitam-se sugestões.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor Kimzé » domingo jul 10, 2022 12:48 pm

Boa tarde, companheiro José Duarte.

Vamos ver se consigo lhe dar a melhor informação.

O facto de ter trocado o seu frigorífico por um 12v, não tem influência na pergunta que faz, ou seja, se mantiver o frigorífico ligado, mesmo na pausa como diz, aí sim tem que manter os painéis ou outra fonte de energia ligada.

Em relação aos painéis, eu aconselho sempre colocar um interruptor ou um fusível/disjuntor, antes do controlador e depois do controlador, tem que ser um fusível/disjuntor.

Por variadas razões:

1ª - quando está o sistema ligado diretamente à bateria e não passa pela centralina, desliga-se o disjuntor, para cortar o consumo do controlador, quando está em garagem e em pausa, se não por menos consumo que tenha o controlador, com algum tempo vai a bateria abaixo e sem necessidade.

2ª - quando o sistema está ligado à centralina, nas mesmas condições do nº anterior, não há consumo na bateria, mas o controlador está constantemente a receber carga e não a consegue enviar, porque o circuito está interrompido. Neste caso, se a AC não estiver em garagem, estiver em céu aberto, vai sacrificar ainda mais o controlador de carga solar.

3ª - quando está sempre em céu aberto e em pausa, deve-se desligar o  fusível/disjuntor ou o interruptor antes do controlador, para cortar a corrente vinda dos painéis ao controlador. Muita gente usa os controladores dos mais baratos, às vezes não por opção, mas porque já vinha montado ou por falta de conhecimento. Não quer dizer que os mais caros estejam livres de defeitos, mas para avariar, basta estar a funcionar!!!

Mas imaginem, que o controlador avaria e deixa de regular a carga que vai para a bateria, em vez de deixar passar 14,4v segue a tensão que o painel manda na totalidade e vai 18v ao fim de 6 horas a bateria explode por excesso de temperatura.

Por isso deve-se ter a possibilidade de ver tanto a tensão da bateria como a temperatura em tempo real. Desculpe se estou a assustá-lo ou a mais alguém, mas as nossas casas têm os disjuntores para proteção e gostava de saber se alguma pessoa, não teve um caso, de sem ter mexido em instalação elétrica um dia um disjuntor ter ido abaixo.

Desculpe ser muito longo, mas gosto de ao dar a informação tentar tecnicamente explicar o porquê das coisas.

Companheiro José, não sei o tamanho do seu frigorífico, mas vai ter sempre um consumo diário entre 35A a 60A, o que quero dizer é que 200w de painéis é pouco, para o consumo do frigorífico e todo o resto da sua AC.
Espero ter ajudado.

Grande abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor José Duarte » terça jul 12, 2022 12:31 pm

Boa tarde
Muito obrigado pelas suas dicas.
O frigorífico instalado trata-se de um de pequena capacidade, 61 l de frio e 24 l de congelador, com informação de consumo máximo diário de 3,4 A dia.(Claro que aqui se trata de uma utilização cuidada)
Como normalmente não somos muito exigentes no que respeita a consumo elétrico, julgo, salvo melhor opinião, que com os dois painéis de 100W e as duas baterias AGM de 100Ah, talvez seja suficiente para as nossas necessidades.
Quanto às baterias ainda existiu a hipótese de substituir a de descarga lenta ácido de 100Ah por uma de lítio.
O controlador instalado, trata-se de WR20/PWM e a Tv é de 12V. Portanto os nossos consumos para além disto é só o carregamento dos telemóveis e 1 luz led. Utilizamos com frequência pilha com carregamento solar integrado.
A minha dúvida surgiu unicamente na eventual poupança das baterias, dado estarem diariamente a ser carregadas pelos painéis e sem qualquer consumo significativo.
Vamos controlar na próxima saída, talvez, se nada houver em contrário, ainda este mês.
Saudações
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor Kimzé » terça jul 12, 2022 4:19 pm

Boa tarde José.

Não precisa agradecer, mas obrigado.

Desculpe discordar numa coisa, esse frigorífico não consome 3,4A dia como disse, tem um consumo de 3,4Ah (consumo por hora de funcionamento), que dará aproximadamente 41A gastos de consumo num dia, pensando que estará a trabalhar 12h por dia com intervalos, porque ele desliga com o termostato, exactamente como os a 220v de casa. Por isso eu tinha dito, que tinha um consumo entre 35A e 60A dia, consoante o seu tamanho e o esforço de gerar frio nos dias de mais calor.

Em relação às baterias, como digo sempre, o objectivo é que fiquem carregadas a 100% quando o sol se pôr, mesmo nos dias de chuva ou nublados.
Espero ter ajudado.

Um abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor Garrbel » quarta jul 13, 2022 8:28 am

Bom dia

Quanto a consumos vou dar os consumos que eu tenho do frigorifico de casa. Tenho varias medidas que faço quando saio e que deixo tudo desligado menos o frigorifico. Como não está ninguém, nunca a porta é aberta, é só para manter o frio.
Frigorifico de 150 litros com congelador de 40

De inverno (janeiro) consumo diário de 23A/24Horas
De verão à volta de 40A (este valor corresponde ao consumo indicado pelo fabricante)
Ver qual o consumo indicado pelo fabricante e fica com uma ideia de quanto precisa diáriamente
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor José Duarte » sexta jul 15, 2022 3:41 pm

Boa tarde
Obrigado por mais este complemento.
Portanto, neste caso, deve-se confirmar um consumo aproximado em relação aos indicados pelo Companheiro Kimzé, pelo que talvez o equipamento instalado (baterias) seja suficiente.
Assim espero, senão vou ter "Cara Metade" à perna.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor Garrbel » sexta jul 15, 2022 5:28 pm

Boa tarde

Se quer saber exactamente quanto gasta cada um dos consumidores, quanto carrega, seja por painel solar ou alternador, e capacidade restante das baterias, quanto a mim é dinheiro bem gasto numa coisa deste tipo:

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B07M8T3T2 ... 753&sr=8-7
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor Garrbel » sexta jul 15, 2022 6:02 pm

foi erro
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor Kimzé » sexta jul 15, 2022 10:02 pm

Boa noite companheiro José Duarte.

Peço desculpa, pois não acabei de responder à sua principal dúvida.
Em desligar os painéis para poupar as baterias.

Eu não sei se esse seu controlador solar faz a carga de flutuação automaticamente, porque se fizer, pode deixar ligado o sistema. Porque as baterias, quanto mais tempo tiverem a 100%, mais elas duram (mas tem que ser com carga de flutuação, 13,8v, não pode ser sempre a 14,4v + ou -, porque se for acima dos 13,8v, vai desgastar a bateria e aquecer nos dias mais quentes).

O ideal na minha opinião, será dar carga a 100% nelas, desligar os painéis, através de um interruptor ou disjuntor e uma vez por semana ligar o sistema até entrar novamente em flutuação.
Dessa maneira vai aumentar a vida útil da bateria bem como do controlador.

Em relação às baterias, tendo duas de 100Ah, deve chegar para a noite, mesmo com esse frigorífico + o consumo normal, mas tem que estar a 100% quando o sol se pôr e verificar de manhã antes do sol começar a carregar, qual a tensão da mesma, não deve baixar dos 12,2v.

Espero que tenha ajudado.
Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor José Duarte » segunda ago 15, 2022 4:37 pm

Boa tarde
Pois....por vezes o que deseja não acontece. Contrariamente ao previsto, ainda não tivemos a oportunidade de experimentar as alterações realizadas recentemente. Talvez seja para breve.
Quanto ao assunto em questão, informo que o controlador WR20 é digital, faz a flutuação automaticamente e tem muitas indicações para fornecer. No entanto evito andar por ali a mexer já que uma vez baralhei aquilo tudo. Limito-me a olhar para o ecrã e ver se por ali há alguma informação estranha.
O meu sistema tem um interruptor que desliga o fio negativo dos painéis. Já a comprei assim e manteve-se essa situação.
Quanto ao desligar ou não, contactei o instalador das baterias AGM (tinha uma de ácido/descarga lenta), aconselhou-me a manter os painéis ativos.
Naqueles dias de muito calor, desloquei-me ao local onde está a AC, estive a observar as baterias e não verifiquei a existência de qualquer diferença de temperatura. Portanto, até ver, fica tudo ligado.
Mais uma vez os meus agradecimentos pelas opiniões.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor Kimzé » sábado ago 20, 2022 3:32 pm

Boa tarde amigo José Duarte.

Não precisa agradecer mas obrigado.

Em relação ao seu controlador, se for esse que segue o link, é dos bons em PWM e em princípio o botão da direita que indica as setas na horizontal, ao andar para um lado ou para outro passa os parâmetros de tensão (v) a vir do painel e deve dar também a corrente a entrar na bateria (Ah), entre outros, como a carga da bateria, depois ao dar a volta toda, volta à inicial.

Quando puder olhar, na página principal do visor, vai apresentar a tensão de 14,4v e vai chegar a uma altura de estar carregada a bateria e entrar em flutuação, sendo automático vai apresentar obrigatoriamente uma tensão (v) de 13,8v a 13,9v, mas tem que chegar a esses valores. Nesse momento em que tiver essa tensão de 13,8v e ligar qualquer coisa no interior da AC, vai subir de imediato novamente para os 14,4v (esse é o funcionamento normal).

Se esse seu controlador tiver a indicação da corrente (Ah) a entrar na bateria, quando no visor mostrar essa corrente (estando a bateria em flutuação 13,8v), ao ligar alguma coisa, EX. uma lâmpada a bomba de agua, etc, vai subir a corrente mostrada no visor até ao máximo dos painéis. É uma forma de saber o consumo em amperes de qualquer aparelho.

Amigo Duarte, se quiser no futuro alterar alguma coisa, por causa do consumo do novo frigorífico, é só dizer.

Abraço.

Kimzé
https://www.western.it/en/products/wr20/
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor Kimzé » sábado ago 20, 2022 3:53 pm

Amigo Duarte.
Se for esse o seu controlador, segue o manual de instruções.

http://www.western.it/manuali/Serie_WRx ... MANUAL.pdf

Abraço.
Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor José Duarte » segunda ago 22, 2022 1:46 pm

Boa tarde
Confirmo. É esse controlador.
Obrigado pelo manual, bem como pelas indicações e disponibilidade.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Frigorífico/Baterias

Mensagempor Kimzé » segunda ago 22, 2022 1:53 pm

Boa tarde amigo Duarte.
Não precisa agradecer, mas obrigado.
Afinal disse que para passar os parâmetros no visor do controlador, era o botão da direita e depois de ler o manual, afinal é o da esquerda, com as setas na vertical.
Que corra tudo bem e um abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 23 visitantes