Dúvida sobre instalação de circuito do gás

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Dúvida sobre instalação de circuito do gás

Mensagempor Candido Pinheiro » sábado jul 31, 2021 10:08 am

Saudações amigos , venho aqui pedir uma ajuda sobre a instalação do gás nas nossas viaturas.
Recentemente adquiri uma autocaravana hymer que não trazia nenhum acessório para ligação da botija propano.depois do que sondei aqui pelo fórum cheguei á conclusão que precisava de adquirir um redutor de saída livre o que acabei por adquirir e instalar com uma lira a um passador que já existia no circuito.
O meu problema e grande dúvida pois tenho receio que falte ainda mais outro redutor pois vejo em fotos de companheiros outro redutor como o exemplo da foto que envio e do qual na minha não existe.
No meu circuito existe sim mas já dentro de um armário antes do distribuidor com torneiras um redutor que junto foto também.
A minha dúvida é a seguinte,
Da saída livre até esse redutor que tenho dentro da autocaravana não tenho mais nenhum acessório!
Como vejo na foto de um companheiro um redutor logo na saída de um T que tem instalado, fico na dúvida se tenho efetivamente feito bem e em segurança a aplicação por mim realizada.

Desde já agradeço a disponibilidade dos companheiros e agradeço como sempre a ajuda dispensada.
Bem ajam.
As fotos em seguida que espero que estejam visíveis pois não percebi bem como se publicam no fórum fotos.

Foto do companheiro com o tal redutor á saída do T que no meu não existe e aqui reside a minha grande dúvida:

https://www.imagebam.com/view/ME2GRI4

Foto do meu redutor já dentro da autocaravana:

https://www.imagebam.com/view/ME2GRI6

Foto do circuito á saída da botija:

https://www.imagebam.com/view/ME2GRI5


Agradecido.
Avatar do Utilizador
Candido Pinheiro
 
Mensagens: 33
Registado: quinta jul 12, 2012 9:50 am
Localização: Ponte de Lima

Re: Dúvida sobre instalação de circuito do gás

Mensagempor Salazar » sábado jul 31, 2021 1:14 pm

Parece-me que a sua instalação foi alvo de bricolage.
Os equipamentos de gás das autocaravanas funcionam apenas com duas pressões: 30mbar e 50mbar (nalgumas autocaravanas de fabrico alemão antigas).
Para além disso, o redutor de pressão quer-se o mais próximo possível da saída da garrafa. Muito menos se quer gás à pressão da garrafa dentro da célula.

Eu sugiro retirar esse redutor e instalar um genérico de 30mbar dentro do compartimento das garrafas. Se usa duas garrafas, pode colocar, antes do redutor, um comutador automático ou torneiras, como eu tinha nessa autocaravavana.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Dúvida sobre instalação de circuito do gás

Mensagempor manuelbento » domingo ago 01, 2021 9:27 pm

saudaçoes Candido, sou da opinião do companheiro Salazar... houve bricolage !!! a sua instalação de gás necessita de uma revisão de alguém com algum conhecimento para respeitar minimamente as normas, para a sua segurança e dos outros companheiros, com gás nada de facilitar !!!! Candido bom trabalho e segurança acima de tudo.
Manuel Durão
manuelbento
 
Mensagens: 9
Registado: sábado jun 21, 2014 11:17 pm

Re: Dúvida sobre instalação de circuito do gás

Mensagempor fluis » terça ago 17, 2021 1:51 pm

Boa tarde,

Já lhe disseram tudo, esse circuito assim não está bem. Esse redutor deve estar fora da celula e perto das garrafas e de 30 Mbar e não 37 como está nas fotos.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 31 visitantes