Motor AC 2.0 JTD

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Motor AC 2.0 JTD

Mensagempor paulo marques » segunda jan 19, 2015 7:39 pm

há alguns anos que ando a passear de férias na AC do meu cunhado, e agora estou a pensar adquirir uma, eventualmente importada, ao gostaria de saber se me podiam ajudar num questão de motorização:
Qual a vossa opinião desta motorização: (2.0JTD de 84Cv - Fiat Ducato) Encarroçamento Burstner.

PS: O estado já cortou a redução de imposto dos veiculos importados, logo as contas devem ser ponderadas.
paulo marques

Registado: domingo jan 18, 2015 9:39 pm

Re: Motor AC 2.0 JTD

Mensagempor jaimemgon » segunda jan 19, 2015 9:42 pm

Tenho esse motor na minha AC.
Não é muito potente mas acompanha bem as 2.8TDI em estrada 80-100Kms/h. Nas subidas e carregada, é quase sempre necessário reduzir para 4º e se a subida é agreste vai a terceira a 60kms/h... A temperatura sobre ligeiramente quando se puxa por ela mas nunca liga ou quase nunca liga o ventilador.
Gasta pouco é o melhor que tem...
De resto, e até agora nada a dizer sobre a fiabilidade do bloco do motor. Só a EGR avariou uma vez. Tem agora 120000Kms.

Burstner é uma boa marca e de qualidade.
jaimemgon
Membro Inativo

Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm

Mensagempor danibeja » segunda jan 19, 2015 10:09 pm

Boa noite,

Nos motores a potencia tem sempre a ver com o peso, daí se falar em peso / potencia, pois uma AC com 2000Kg e um motor 2.0 com 84Cv poderá acompanhar uma 2.8 tdi de 122Cv se a mesma tiver uns 4000Kg...

Vou falar da minha experiência recente, fiz uma viagem de cerca de 4600Km em que uma das Acs era uma 2.0JTD ( 2008 ) e tem cerca de 3000Kg, que já não circula com 84Cv, mas sim com uma reprogramação para cerca de 125Cv ( o motor é igual ao do Citroen C5 e a repro é muito semelhante ), esta AC acompanha muito bem todas as outras ( 2.8 JTD e IDTD, e 2.3JTD ) gasta um pouco mais de gasóleo que todas as outras e faz fumo quando se aperta com ela, mas aguentou-se muito bem seja em autoestrada a 120KM/h seja no restante....

A subir sem reprogramação esqueça, é fazer como os Flintstones, puxe com o pé :lol: :lol: :lol: perde mesmo muita velocidade a subir....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor paulo marques » terça jan 20, 2015 12:06 am

A importação de uma AC com 2.8 ronda só de isv 2750€ enquanto uma 2.0 cerca de 1500. É uma decisão que vou ter de tomar, pois estava a ver se em Fevereiro fazia a aquisição.
paulo marques

Mensagempor jaimemgon » terça jan 20, 2015 12:10 am

Esqueci-me de referir que o motor 2.0 faz baixar e muito o preço do veículo... :lol:
jaimemgon
Membro Inativo

Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm

Mensagempor emanuel_jordao » terça jan 20, 2015 10:23 am

Bom dia,

Já tive Autocaravana com 85 Cavalos e agora tenho uma 2,8 de 130 Cavalos perfilada.

As coisas não são nem comparáveis. Agora faço viagens a 130 Km/h em velocidade de cruzeiro como se fosse de carro. Com gastos a esta velocidade de 10,5 l aos 100.

A grande vantagem é que uma pessoa faz viagens como se fosse num carro normal. A única parte que ainda não me satisfaz é o facto de a insonorização não ser como um carro. Talvez nas versões de mais alta gama seja diferente. Não sei porque nunca experimentei.

Por vezes gastar um pouco mais na compra compensa, até porque quando se decidir vender quem na altura estiver a comprar vai ter os mesmos critérios de escolha.
emanuel_jordao

Registado: sexta Oct 05, 2012 9:18 am

Mensagempor paulo marques » terça jan 20, 2015 6:30 pm

Obrigado pelo contributo.
paulo marques

Mensagempor paulo marques » quinta jan 29, 2015 11:31 pm

Já optei pela minha compra, dentro das minhas capacidades, uma fiat ducato hymer swing de 1999 com motor 2.8 idtd.

Cmps, e mais uma vez obrigado pela vossa colaboração.
paulo marques

Mensagempor fluis » sexta jan 30, 2015 11:14 am

paulo marques Escreveu:Já optei pela minha compra, dentro das minhas capacidades, uma fiat ducato hymer swing de 1999 com motor 2.8 idtd.

Cmps, e mais uma vez obrigado pela vossa colaboração.

Bom dia,

Parabéns pela compra e boa sorte. Depois vá dando feedback de como vai correndo essa experiência.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor curto » sexta jan 30, 2015 3:49 pm

Parabéns. Votos para que tudo corra bem. Em principio, esta motorização, igual à minha embora um pouco menos recente, permite um desempenho em estrada muito mais confortável, e com economia de combustível.
A C
curto

Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes