Fiat Ducato 2.5TD - Motor sem força

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Fiat Ducato 2.5TD - Motor sem força

Mensagempor RuckFules » segunda nov 04, 2013 11:11 am

Bom dia companheiros.

Obrigado por todas as vossas respostas e sugestões.
De facto desmontar o depósito e fazer-lhe uma limpeza será um passo muito próximo.

Hoje já andei de volta da "maníaca". Já desmontei a bomba de combustível (não confundir com bomba injectora). Verifiquei membranas e válvulas e tudo me pareceu OK (nem membrana rota, nem válvulas presas). Montei tudo e ...espanto dos espanto ficou a trabalhar impecável. Fui dar uma volta para testar, fazer umas belas subidas aqui para Caneças e tudo parecia OK quando lhe deu a travadinha novamente. A bomba injectora puxa o combustível bem. Tapando o tubo nota-se o vácuo.
Para me desenrascar e chegar a casa experimentei fazer o Bypass à bomba de combustível. O tubo que vem do depósito passa a ir directamente ao filtro, e do filtro à bomba injectora. Trabalha perfeitamente. Fui dar mais umas voltas e não arreou mais. Só não quero arriscar a andar assim com ela, não vá a bomba injectrora chatear-se de ser ela a fazer o trabalho todo de ir buscar o gasóleo ao depósito, mas não me deixa dúvida que algo de estranho se passa com a bomba de combustível.

Já tirei umas fotografias mas quando subi a casa tinha as mão tão impregnada de gasóleo que nem a máquina trouxe.

Tentarei manter novidades para o caso de acontecer a mais alguém.
Um abraço e obrigado a todos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor Oliventino » segunda nov 04, 2013 11:49 am

RuckFules Escreveu:Companheiro Oliventino, obrigado pela resposta.

Esse piston e mola que me fala, deve tratar-se de alguma electroválvula. Não sei ao certo o que faz parar este motor diesel, pois o funcionamento é diferente dos motores a gasolina (que basta cortar a ignição). Nos motores diesel mais antigos (o caso) há-de haver um engenho qualquer mecânico (electrovalvula, borboleta, etc) que faça parar o motor e é bem capaz de ser isso que esteja sujo ou danificado. De facto, junto ao filtro do gasóleo existe um anel grande (do diâmetro do filtro) com uma ficha electrica. Não sei se será aí que faz o corte de combustível para parar o motor, mas amanhã já lá vou averiguar isso.

Um abraço

Sim, é uma válvula eléctrica que abre e fecha a passagem do gasóleo, avança e recua na perpendicular à passagem, tendo assim o motor gasóleo ou não.
No motor a gasolina, (chamado de explosão) a mistura ar gasolina (1/16 avos de gasolina) inflama com a faísca das velas, quando desliga a chave (corrente) stop.

No motor a gasóleo criado pelo sr. Diesel (que era chamado de combustão, por a explosão ser mais lenta, agora já não será ) a inflamação da mistura é causada pela mais alta temperatura que o ar atinge pela muito maior taxa de compressão destes motores, pára interrompendo a passagem de gasóleo. Antes deste sistema era completamente mecânica, puxava-se um cabo ligado à régua dentada da bomba injectora em linha.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino

Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Mensagempor JorgeAlmeida » segunda nov 04, 2013 11:32 pm

Boas
Pelo que deu apara entender,a bomba de alimentação esta avariada,pode ser aquela espécie de alavanca que entra no motor que estará rompida.

Fico feliz por estares de regresso,quando resolveres vir ate ao norte dá uma apitadela

Jorge Almeida
Jorge Almeida

EURAMOBIL
JorgeAlmeida

Registado: terça ago 28, 2007 9:32 pm

Mensagempor jfneves » quarta nov 06, 2013 3:21 pm

Boa tarde companheiro RuckFules:

Em tempos tive um problema semelhante ao seu numa Fiat Ducato 2500, com um motor base que creio ser igual ao seu, mas sem turbo. A bomba de gasóleo estava localizada do lado esquerdo do motor, visto de frente, junto à vareta do óleo, recebendo o movimento de um excêntrico da árvore de cames.
Numa viagem à Holanda, saí do Porto com o depósito cheio e em Salamanca, cerca de 350 Km percorridos e meio depósito gasto, repentinamente e sem qualquer sinal antes, o motor começou a perder andamento e a AV não passava dos 50Km/h. Se acelerava um pouco mais, a velocidade em vez de subir baixava. Nunca antes tinha acontecido semelhante situação. Na altura a AV tinha cerca de 60.000 Km.

Desloquei-me a uma oficina, onde me trocaram o filtro de gasóleo e montaram uma bomba de combustível nova, que era igual à montada nos Fiat Croma. Além disso, sopraram nos tubos de chegada e retorno do gasóleo, que vem e vai para o depósito e verificaram que não estavam entupidos.

Duas voltas de teste e tudo OK. Fiz-me de novo à estrada e percorridos cerca de 15Km, novamente o problema. O motor morria completamente. Voltei novamente à oficina e os senhores “mecânicos” teimavam em que estava tudo bem, pelo que o problema era a falta de combustível e o ponteiro não estava a fazer uma leitura correcta. Como já tinha feito aquele percurso várias vezes, tinha a certeza absoluta que a leitura marcada de ½ depósito estava correcta, no entanto acedi em encher completamente o depósito e verifiquei que somente levou 35 litros, pelo que efectivamente tinha cerca de ½ depósito.

Retomei a viagem desconfiado e cerca de Vitória-Gasteiz, mais 350Km percorridos, o motor começou a perder novamente a força. Meti outra vez combustível e o problema desapareceu. Contactei mais duas oficinas de ligeiros e nenhuma delas conseguia dar uma explicação para o problema.

Somente consegui resolver o problema na Holanda, após uma viagem tormentosa, dando à bomba manualmente dezenas de vezes, para encher o filtro do gasóleo e sangrando o mesmo, até que o parafuso de purga moeu. Numa oficina de pesados, em que os mecânicos tinham os fatos de macaco bem sujos de óleo, em vez das batinhas brancas impecáveis dos recepcionistas das oficinas de ligeiros, após a minha exposição do problema, o diagnóstico foi imediato – filtro do depósito entupido.

Desmontaram o mesmo e mostraram-me o estado em que estava. Fiquei admirado como mesmo assim, o motor ainda conseguia dar 50Km/h.!!!

Conclusão:

1º - Em Salamanca, como sopraram os tubos, afastaram algum lixo do filtro e assim consegui andar normalmente alguns Kms.

2º - Quando enchia o depósito, o gasóleo ao cair “lavava” de certa forma o filtro, bem como o lixo se dispersava por um volume maior, logo, a concentração era menor. Quando gastava ½ depósito, a concentração de lixo aumentava e colmatava totalmente o filtro do depósito.

Por isso companheiro RuckFules, não seria má ideia, creio eu, de atestar o depósito e fazer a experiência.

Caso resulte, para desmontar o depósito que está encostado à travessa da frente do chassi, bastará desapertar 4 parafusos e ter o cuidado de o descer. Terá que ter cuidado com o tubo anelado de enchimento do depósito, o qual devido ao tempo estará certamente ressequido e partirá com facilidade. Aliás foi o que aconteceu com o meu, tendo depois de inventar uma união, dado que o tubo na Fiat é bastante caro. Se bem me lembro, este tubo é composto por dois tramos. Poderá aproveitar, tal como eu o fiz, para colocar uma rede fina de metal, à volta do filtro do depósito, uma vez que a original é bastante pequena e aumentará assim a área de filtragem.

Quanto à válvula de corte de combustível, creio que ela está colocada na bomba injectora. Já lá vão uns anos pelo que estou a falar de memória. No entanto, poderá verificar isso mesmo, colocando o motor a trabalhar e tirar o referido fio, pelo que o motor deverá parar imediatamenter. È o que fazemos quando rodamos a chave da ignição. Se pretender fazer um corte de combustível caseiro, tal como eu o fiz, siga esse fio até ao tablier, seccione-o num ponto escondido, coloque um interruptor e desliga o combustível quando abandonar a AC. O meu interruptor estava colocado por debaixo do cinzeiro, e tinha um comutador. Quando ligava a chave, acendia um LED vermelho intermitente, indicativo de que a alimentação à válvula do combustível estava fechada.

Um abraço e boa sorte.
jfneves

Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm

Mensagempor Oliventino » quarta nov 06, 2013 4:04 pm

Muito boa informação, e muito clara, obrigado.
Oliventino

Mensagempor alexandrechora » quinta nov 07, 2013 10:35 pm

Boas Carlos

Efectivamente o companheiro JFNeves, deverá ter acertado na muche, a tua AC esteve parada durante muito tempo, já tem uns aninhos e a sujidade na linha de combustível deverá ser o foco do problema, associado ao facto de estar na reserva, também não ajuda.... Por isso começa por limpar o deposito tira todo o gasóleo, filtro do deposito, assoprar a tubagem, na bomba de combustivel para além da nova limpeza necessária, certifica-te que as ligações electricas não tem zebro, falta de massa pode também originar essa quebra de potencia..... Tudo isso podes fazer tu e poupas euros, vais ver que resolves.... Lembra-te é concerteza que a origem do problema esá no deposito sujo.....
um abraço
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Sonolento » sábado nov 09, 2013 5:39 pm

Boas, não sei se ainda vou a tempo de ajudar mas... os tubos apertam no filtro com um parafuso ou são de aperto directo?
Se apertarem com parafuso tire os 2 parafusos e limpe o interior do banjo (anel) onde leva o parafuso que provavelmente o furinho do mesmo esta obstruido com borras
UMM Abraço
Nuno Silva
Sonolento

Registado: domingo mar 13, 2011 10:16 pm

Mensagempor RuckFules » segunda nov 11, 2013 9:43 pm

Boa noite a todos que deram as vossas opiniões, sugestões, partilharam experiências etc.

Gostava bastante de vos dizer ao certo a origem deste problema, mas... a AC passou a andar normalmente sem eu perceber a origem do problema. No entanto tudo indica tratar-se do problema relatado pelo companheiro jfneves.

Depois de várias experiências, a AC só andava bem eliminando a bomba do gasóleo e ligando o tubo que vem do depósito directamente ao filtro. Como a sujidade do depósito era algo que também já me tinha passado pela cabeça, resolvi comprar aquilo que chamam "pré-filtro" (aqueles filtros de plástico branco, semi-transparente iguais aos utilizados para motores a gasolina, mas neste caso para gasóleo). Como tinha que desmontar novamente os tubos de combustível, decidi experimentar mais uma vez com a bomba de gasóleo a funcionar, colocando o "pré-filtro" antes desta. Como não acredito em milagres, algo de estranho se passou mas a AC ficou a andar nas maravilhas. Umas voltinhas num raio próximo de casa, umas boas subidas para experimentar se não lhe dava nenhuma travadinha e ponho-me a caminho da Comporta como tinha planeado (já estava um bocado farto de adiar o meu regresso ao autocaravanismo).

Conclusão: A AC foi e voltou (mais de 300km feitos) a andar normalmente. Propositadamente chegou a casa na reserva para ver se só lhe dava a travadinha com pouco combustível.

A próxima "bricolage" será mesmo desmontar o depósito, e desde já agradeço a dica do companheiro jfneves sobre o tubo de enchimento que provavelmente vai partir. Em caso de necessidade irei informar-me do preço, e se for realmente caro eu trato de o fazer mais barato. Gosto pouco que me vendam plástico avaliado pela cotação do ouro (para isso já tenho um cancro chamado Volvo)

Companheiro Sonolento, os parafusos que apertam no filtro são de facto como diz, mas já tinha desmontado esses aneis (não fazia ideia que se chamavam banjos) e já os tinha limpo. Tanto o de entrada como o de saída.

Um abraço a todos, e quando me dedicar ao depósito voltarei aqui ao tópico, ou abrirei um novo sobre "Como limpar um depósito...de combustível de uma Fiat Ducato do tempo do D. Afonso Henriques" :lol:
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor Lealbino » terça nov 12, 2013 1:25 pm

:D

De certeza que seria outro descanso descobrir e resolver o problema, mas folgo em saber acima de tudo que finalmente deu para matar o "bichinho" da AC, eu que ainda sou bem recente nisto e só há umas semanas que não faço um fim de semana a bordo da máquina já começo a ficar impaciente, imagino então desse lado! 8)

Espero que tenha dado para absorver em pleno a viagem :wink:

Abraço
Lealbino

Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am

Mensagempor diabloooo06 » sábado nov 23, 2013 11:32 pm

boa noite, pelo que percebo de mecanica esse problema so tem 2 sintomas ou falta de ar ou combustivel, como falta de ar nao tem é falta de combustivel, se ja trocou o filtro aida pode ser 2 coisas, os bicones dos injetores entopidos (quase de certeza) ou algum lixo dentro do deposito a obstruir a bomba (tipo pedaço de luva de plastico ou papel no deposito, quando nao se suja as maos a por gasoleo as vezes caiem pedacos dentro do deposito) mas quase que apostava que o filtro deixou passar sujidade pros bicones dos injetores, pois essas borras que parece dizer que tava no filtro é ferrugem do deposito e os buraquinhos dos bicones sao muito finos e senciveis.
(uma vez desempanei uma canter com esses sintomas e foi o que ja disse, papel no deposito, quando se acelerava ela morria e ia a baixo, e depois de ver tudo a fundo, pus a mao dentro do deposito e la estava uma folha daquelas das areas de servico dentro a tapar o chupador do deposito...
tem de partir do principio, deposito, filtro, bomba, injetores....

boa sorte
diabloooo06

Registado: quinta jan 26, 2012 5:12 pm

Mensagempor diabloooo06 » terça dez 10, 2013 5:38 pm

Então companheiro qual era o problema da bixinha que nunca mais disse nada?
diabloooo06

Registado: quinta jan 26, 2012 5:12 pm

Mensagempor Oliventino » terça jun 24, 2014 10:19 pm

diabloooo06 Escreveu:Então companheiro qual era o problema da bixinha que nunca mais disse nada?

Boa noite companheiro diablooooo06.

O companheiro RuckFules não respondeu, respondo eu que no meu caso também tinha os mesmos sintomas e mudar o filtro foi insuficiente, lembrei-me deta explicação profissional, fui ao filtro do tubo de pesquisa, estava um miséria, ficou maravilhoso, como esta memória me foi util.
Oliventino

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes