Duvida com regulador solar - Ligação da bateria motor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Duvida com regulador solar - Ligação da bateria motor

Mensagempor fiatducato86 » quinta Oct 17, 2013 9:51 am

Bom dia amigos

A minha autovivenda tem instalado este regulador do painel solar ( mono 75W ):

http://www.mg.com.pe/controladores01-atersa.htm

http://www.atersa.com/F2AC2F0A-9D13-4D1B-A252-F7DBDD9FB075/FinalDownload/DownloadId-FF958CD58E9060482BE8F6D60B496908/F2AC2F0A-9D13-4D1B-A252-F7DBDD9FB075/img/2011121122359.pdf

Como podem ver no manual de instruções ( a caixa é diferente mas o resto é igual ), o regulador tem a entrada para o painel, a saida para a bateria e uma saida ( que no meu caso não tem nada ligado ) chamada de consumo.

A minha duvida é a seguinte, pretendo ter as baterias do motor e da casa separadas mas gostava de ligar a do motor ao painel, para assim tê-la sempre carregada.
Como não tenho grande vontade de andar a fazer grandes alterações aos circuitos e ter q instalar relés, etc, e como já tenho cabos passados do motor para a casa, gostaria de saber a vossa opinião quanto a ligar a bateria do motor a essa saida "consumo" e se isso é correcto ou pode trazer algum tipo de problema?

Tenho dúvidas quanto ao que acontece quando puser o motor a trabalhar e estiver a meter corrente ao contrário, mas acho que por aí não deve haver problema porque estão ambos a alimentar a bateria.

A ideia é para quando tenho a carrinha parada durante algum tempo manter a carga na do motor, pois quando for de saída, tenho hipotese de desligar a bateria do motor através de um corta corrente, para disponibilizar todos os Ampéres para a bateria da casa.
fiatducato86

Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am

Re: Duvida com regulador solar - Ligação da bateria motor

Mensagempor RuckFules » quinta Oct 17, 2013 10:33 am

Bom dia companheiro.

Não lhe recomendaria muito utilizar a saída de "consumo" do carregador para ligar a bateria do motor, a menos que coloque um limitador de corrente (poderia ser uma resistência de alguns watts...era uma questão de fazer contas e achar o valor). Isto porque essa saída é limitada a alguns amperes (de 8 a 20A segundo os modelos que vi no link que colocou). Ora no momento de dar à chave, o motor de arranque consome umas boas dezenas de ampéres. Dezenas de ampéres esses que vai buscar às baterias a que estiver ligado. Nesse caso às duas, o que certamente lhe vai provocar estragos no regulador.

Tenha em atenção nas alterações que fizer, pois no que toca à bateria do motor existem consumos bastante elevados, nem que seja por escassos segundos. Ao dar à chave são umas boas e largas dezenas de ampéres. O simples ligar máximos por exemplo, são mais de 10 ampéres fora os médios (outros quase 10 ampéres) se já estiverem ligados (e isto se não tiver faróis extras). Portanto relés são sempre bem vindos quando se fala em ligar uma bateria à outra.

O melhor para fazer isso que o companheiro quer, é ligar as baterias através de um díodo com sentido da corrente da bateria da célula para a do motor.
Com o motor a trabalhar, o alternador carrega as duas. Com o motor desligado é o painel que carrega as duas (permanetentemente, ou caso queira separar a do motor terá que colocar mesmo um relé).

Cumprimentos e votos de boas viagens/estadias.
Carlos Marinho
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor fiatducato86 » quinta Oct 17, 2013 6:49 pm

Obrigado Carlos Marinho ;)

A minha dúvida afinal era mais... para que serve a saída consumo? :) :)

Tenho o painel da AV ligado directamente à bateria, em paralelo com o painel, o que me parece estar bem, para permitir que a bateria carregue quando está ligada a 220V.

Mas deixo a questão.. o painel dá 4.5A e o regulador permite 8A, logo por muita corrente que seja exigida na saida, só passará a que está a ser produzida na hora... tendo em conta que a bateria da frente tem 100Ah e debita 800A de pico, existe mesmo esse risco?
Ou tem a ver com a repartição de cargas, esta saida está em paralelo com a da bateria de trás e devido a isso, metade da corrente vai ser puxada da de trás e ai o regulador chispa?

O regulador, quando a bateria baixa dos 11V desliga a saída consumo e penso que tem protecção contra sobrecarga, logo... fico na dúvida :) No fundo era mais curiosidade e vontade de inventar o que está inventado :)

O diodo seria ligado como? Cabos em paralelo entre a bateria de trás e a da frente, com o diodo no positivo? não entendi muito bem qual a função ( sei o que faz um diodo :) )
fiatducato86

Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am

Mensagempor RuckFules » quinta Oct 17, 2013 11:28 pm

Boa noite.
Começando pela parte "para que serve a saída consumo"?
Relembro que não conheço esse regulador, no entanto tirando algumas questões técnicas e funções, praticamente todos funcionam da mesma forma.

Supostamente (e digo supostamente porque quase ninguém os liga assim, nem daria muito jeito para a aplicação numa AC devido a aguns consumos superiores ao que o regulador debitaria) o regulador seria ligado da seguinte forma:
-Painel Solar na respectiva entrada
-Bateria na respectiva ligação
-Circuito da AC na saída de consumo. Isto porque o regulador está preparado para que no caso da tensão da bateria baixar a 10.7V (ou outro valor conforme o regulador, alguns são configuráveis) o regulador desliga essa saída de consumo para salvaguardar a bateria. Imagine que deixa uma luz acesa (aconteceu-me antes de ter o painel solar) e a bateria vai a zero. Bateria de ácido que vá a zero nunca mais é bateria na vida. Continua a funcionar mas nunca mais será a mesma, e a vida fica muito encurtada.
O problema aqui é o limite de ampéres. Ora 8 (ou até 10 ou 20) ampéres é muito pouco para alguns consumos momentâneos. Não sei quanto consome uma bomba de água, mas não andará muito longe disso. Bastava ter outra coisa ligada no momento em que a bomba trabalhasse e ... ou o regulador entraria em protecção ou deitava algum fumo pela certa. Daí que quase ninguém utiliza essa saída. (Nota: nessa saída não sai só o que o painel está a produzir. Sai a corrente da bateria).

No meu caso tenho um regulador totalmente configurável (de 24 ampéres) e fiz uma puxada dessa saída para ligar o auto-rádio da célula, e uma saída de corrente para o alimentador do portátil. A saída está configurada para desligar aos 11.5V. Ou seja, na falta de Sol caso a tensão da bateria desça a 11.8V cala-se o auto-rádio e o portátil que se governe com a própria bateria, mas pelo menos continuo com a bateria da célula para as necessidades principais (bomba de água, iluminação e ventilação do aquecimento no caso dos dias mais frios). Preservo assim a boa saúde da bateria evitando descargas mais profundas.

No seu caso a ligação entre as baterias seria com cabos em paralelo, díodo a intercalar o cabo positivo com o cátodo (normalmente risca preta ou outra marca no díodo) virado para a bateria do motor. Mas atenção às correntes que isso originaria (que podem ir às dezenas). Além da potência do díodo ter que ser significativa (um de 10 a 20 ampéres no mínimo, de preferência com dissipação) e pelo menos uma resistência de alguns watts para limitar essa corrente. Como disse, no momento de dar à chave o motor de arranque iria buscar a corrente também à bateria da célula. A resistência seria para limitar essa corrente.

Espero ter ajudado. E mais alguma dúvida que possa ajudar a esclarecer é só perguntar.

Cumprimentos
Carlos Marinho
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes