Sensor de Nivel dos Depósitos não funciona

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Sensor de Nivel dos Depósitos não funciona

Mensagempor fiatducato86 » segunda mar 11, 2013 12:49 pm

Ora viva

A minha AV tem uma central Scheisser onde supostamente deveria marcar o nivel de àgua do depósito de àgua limpa e o nivel de cheio do depósito de àgua suja.

Ora a coisa não funciona :)

Depois de andar a escavar informação pelos foruns desmontei os sensores e limpei, substitui ligadores e a coisa ficou na mesma :)

A minha dúvida é a seguinte, alguém sabe qual a tensão que deveria chegar aos sensores?
Medi com um voltimetro tanto nos sensores, como logo à saida da central e apenas me marca 0.1V o que me parece muito pouco, pelo que calculo que o problema esteja em qualquer componente da central que foi à vida.
Mas antes de desligar os fios todos para levar a algum entendido de electronica, gostava de ter a certeza :)

Alguém tem algum palpite?
fiatducato86
 
Mensagens: 57
Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Sensor de Nivel dos Depósitos não funciona

Mensagempor danibeja » segunda mar 11, 2013 6:43 pm

Boa noite,

Será que não se esqueceu de ver os fusiveis primeiro?
E caso tenha visto, experimente desapertar os fios da caixa de fusiveis e voltar a apertar, é que por vezes oxidam e deixa de passar corrente...
Já agora, verifique se chega corrente à caixa de fusiveis, nomeadamente ao que permite fazer a leitura dos depósitos.

Espero que consiga resolver o problema...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Sensor de Nivel dos Depósitos não funciona

Mensagempor fiatducato86 » segunda mar 11, 2013 8:49 pm

danibeja Escreveu:Boa noite,

Será que não se esqueceu de ver os fusiveis primeiro?
E caso tenha visto, experimente desapertar os fios da caixa de fusiveis e voltar a apertar, é que por vezes oxidam e deixa de passar corrente...
Já agora, verifique se chega corrente à caixa de fusiveis, nomeadamente ao que permite fazer a leitura dos depósitos.

Espero que consiga resolver o problema...

Grande abraço,

Danibeja


quais fusiveis? :):) acho que não tem fusiveis, os fios saem da central e penso ( penso eu :) ) que vai directo aos depositos.... só se forem interiores.

eu fiz a medição tanto nos bornes dos depositos como logo à saida da central e o valor era o mesmo....

a meliante é esta

Imagem


http://www.camping-car.org/documents/SCHEIBER_10471_Notice.pdf
fiatducato86
 
Mensagens: 57
Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Sensor de Nivel dos Depósitos não funciona

Mensagempor RMGM » terça mar 12, 2013 3:12 pm

companheiro alem dos 4 censores há também o negativo que está ligado ao deposito numa zona mais baixa verificou se esta em condições
Só uma pergunta
Como é que esse painel assinala o deposito de agua suja cheio?
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Sensor de Nivel dos Depósitos não funciona

Mensagempor fiatducato86 » terça mar 12, 2013 3:27 pm

RMGM Escreveu:companheiro alem dos 4 censores há também o negativo que está ligado ao deposito numa zona mais baixa verificou se esta em condições
Só uma pergunta
Como é que esse painel assinala o deposito de agua suja cheio?


sim está ok ( penso eu de que... )

quer medindo nos bornes dos sensores ( sensor nivel / sensor massa ) ou à saida da central ( borne do sensor / massa ) a medida é a mesma 0.1V

também me ocorreu isso, falta de massa, mas não estou a ver como...

junto ao botão TEST, tem um led que acende ( ou deveria :D ) quando o nivel chega ao sensor
fiatducato86
 
Mensagens: 57
Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Sensor de Nivel dos Depósitos não funciona

Mensagempor RMGM » quarta mar 13, 2013 6:11 pm

Boa tarde

Fui ver o meu painel que é igual ao seu Com a diferença de que o meu é separado uma parte da outra (painel de fusíveis e painel de controlo) e não tem fusível nenhum é apenas um circuito alimentado a 12 V sem resistências nem qualquer tipo de electrónica só os led
aconselhava que abrisse o painel e verificasse se essa parte do painel está a ser alimentado a 12 V
Não consegui medir a saída dos sensores por dificuldade de acesso mas atenção não podem ser 12 V voltes pois a corrente passa pela agua e há uma grande perda
pede ser uma falha do botão que ao ser premido não faça contacto,abra o painel prima o botão e meça
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Sensor de Nivel dos Depósitos não funciona

Mensagempor fiatducato86 » quinta mar 14, 2013 1:02 am

RMGM Escreveu:Boa tarde

Fui ver o meu painel que é igual ao seu Com a diferença de que o meu é separado uma parte da outra (painel de fusíveis e painel de controlo) e não tem fusível nenhum é apenas um circuito alimentado a 12 V sem resistências nem qualquer tipo de electrónica só os led
aconselhava que abrisse o painel e verificasse se essa parte do painel está a ser alimentado a 12 V
Não consegui medir a saída dos sensores por dificuldade de acesso mas atenção não podem ser 12 V voltes pois a corrente passa pela agua e há uma grande perda
pede ser uma falha do botão que ao ser premido não faça contacto,abra o painel prima o botão e meça


vou fazer isso, tenho que apalpar la dentro com o multimetro para ver, porque se tenho alguma corrente é sinal q o circuito se fecha, logo parte de más cablagens não me cheira.

suspeito de algum mau contacto ou componente queimado, porque o facto é que os led não acendem e a tensão devia ser superior

o botão vou verificar, mas não me parece no multimetro parece estar a funcionar bem, mas uma limpeza não fara mal :)

agora vou-me virar pra bomba de àgua :):)

o painel para ser aberto tem que ser por trás e logo desligar aquilo tudo certo? tenho que me automotivar a pensar que uma limpeza aos bornes dos ligadores também não fará mal eheheh
fiatducato86
 
Mensagens: 57
Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Sensor de Nivel dos Depósitos não funciona

Mensagempor RMGM » quinta mar 14, 2013 8:52 pm

Boa noite a todos
Companheiro fiatducato86
Depois de enviar a mensagem anterior fiquei a pensar no assunto e comecei a ter duvidas do que escrevi e resolvi actualizar-me.
Então é assim
O painel é composto por duas placas uma interior e outra exterior que é a que está na fotografia e é entre essas duas placas que se encontra os componentes electrónicos
algumas resistências ,alguns deodos e um circuito integrado mas do lado do teste ás baterias .
A alimentação é feita a 12 V sem qualquer fusível de protecção e o circuito fica sempre em carga até que seja desligado o quadro
A voltagem aplicada aos sensores dos depósitos é muito baixa +-0,1 o que é lógico por se assim não fosse como a corrente passa através da agua dentro do deposito se esta fosse alta teríamos um gerador de hidrogénio
O botão de teste serve para ligar os leds para que estes não estejam ligados desnecessariamente
Se detectou carga nos sensores é sinal que há alimentação por isso é provável que o problema esteja mesmo no botão de teste.
Para retirar o painel basta desapertar os 4 parafusos laterais e puxa-lo para fora porque os fios devem ter folga suficiente para isso.
Para testar o botão pode fazer o seguinte.
Identifique 4 pinos de solda que se encontram logo atrás do botão e chante com uma ponta de fio um de cima a um de baixo e verifique se os leds acendem (tem que ter agua no deposito)
Quanto ao sensor do deposito de agua suja não passa por esse botão e por isso deve acender se o deposito estiver cheio estiver ligado (já verificou?)
Quanto a uma possível reparação se necessária qualquer técnico de electrónica por exemplo de TV analisa o circuito que é muito simples

ATENÇÃO: Se desligar os fios da placa marque-os de forma a coloca-los no mesmo lugar se não vai ter dificuldade em identifica-los um a um

Espero ter ajudado
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Sensor de Nivel dos Depósitos não funciona

Mensagempor fiatducato86 » sexta mar 15, 2013 8:41 am

RMGM Escreveu:Boa noite a todos
Companheiro fiatducato86
Depois de enviar a mensagem anterior fiquei a pensar no assunto e comecei a ter duvidas do que escrevi e resolvi actualizar-me.
Então é assim
O painel é composto por duas placas uma interior e outra exterior que é a que está na fotografia e é entre essas duas placas que se encontra os componentes electrónicos
algumas resistências ,alguns deodos e um circuito integrado mas do lado do teste ás baterias .
A alimentação é feita a 12 V sem qualquer fusível de protecção e o circuito fica sempre em carga até que seja desligado o quadro
A voltagem aplicada aos sensores dos depósitos é muito baixa +-0,1 o que é lógico por se assim não fosse como a corrente passa através da agua dentro do deposito se esta fosse alta teríamos um gerador de hidrogénio
O botão de teste serve para ligar os leds para que estes não estejam ligados desnecessariamente
Se detectou carga nos sensores é sinal que há alimentação por isso é provável que o problema esteja mesmo no botão de teste.
Para retirar o painel basta desapertar os 4 parafusos laterais e puxa-lo para fora porque os fios devem ter folga suficiente para isso.
Para testar o botão pode fazer o seguinte.
Identifique 4 pinos de solda que se encontram logo atrás do botão e chante com uma ponta de fio um de cima a um de baixo e verifique se os leds acendem (tem que ter agua no deposito)
Quanto ao sensor do deposito de agua suja não passa por esse botão e por isso deve acender se o deposito estiver cheio estiver ligado (já verificou?)
Quanto a uma possível reparação se necessária qualquer técnico de electrónica por exemplo de TV analisa o circuito que é muito simples

ATENÇÃO: Se desligar os fios da placa marque-os de forma a coloca-los no mesmo lugar se não vai ter dificuldade em identifica-los um a um

Espero ter ajudado



ora bem, sendo assim também eu fico convencido que deve ser do botão :)

e não, não testei o de àgua suja, pensei que só funcionava com o botão :)

obrigado pelas dicas RMGM, assim fiquei mais motivado a desmontar a coisa porque não tenho grandes folgas e vou ter que desligar tudo para abrir o painel.

neste momento estou mais virado para substituir a bomba de àgua, o nivel dos depositos pra já calculo a "olho" :)
fiatducato86
 
Mensagens: 57
Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am
Localização: Viana do Castelo

Re: Sensor de Nivel dos Depósitos não funciona

Mensagempor fiatducato86 » quarta mar 20, 2013 2:03 pm

depois da montagem da bomba de àgua nova e do vaso de expansão, gostei tanto de a ver funcionar que o deposito de sujas até esbordou lol :) :) :)

e infelizmente o ledzinho de aviso não acendeu :cry:

a próxima aventura vai ser desmontar o painel e tentar ver o que se passa blá dentro, a ver se consigo descobrir o gnomo verde :) :) :)
fiatducato86
 
Mensagens: 57
Registado: terça Oct 23, 2012 9:22 am
Localização: Viana do Castelo


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes