Boa noite companheiro Cristovão
Desde já agradeço a sua atenção
Á um assunto que me esqueci de explicar,é que eu montei a nova bateria só agora em Janeiro 2013
e ainda só fiz uma saída agora no carnaval e aguentou bem, o painel parece-me que carrega bem
porque chega ao máximo de carga que o regulador deixa passar á bateria 14v conforme a indicação
do voltrimetro da autocaravana indica e eu expliqei ,eu já vi também o seu post mas o meu caso
é diferente o meu frigo é o normal da autocaravana neste caso só trabalha a gás,e a minha energia
está tudo de baixo consumo,e como disse que o painel apesar de ser de 65w também acho ser o
suficiente julgo eu,porque como disse já li vários poste,ande o seu foi uma referência e não é o
unico, tem um painel 90w mais 25w em relação au meu, mas tem duas baterias de 100ah e dá-lhe,se
dividir um painel de 90w para uma carga de 200ah é á propoção de metade do painel para 100ah
ou seja 45w para uma bateria de 100ah julgo eu ser assim,e o meu é de 65w para uma bateria de 95 ah,
por isso eu acho que não é por isso,se calhar o ideal era mesmo outra bateria,mas falta de espaço,mas
por acaso o que me aconteceu calculo que a bateria já estivesse um pouco fraca porque eu comprei
esta autocarav.em 2009 usada claro e só a partir 2011 é que me aconteceu a primeira vêz e substitui
logo as lampadas todas para led e a tv.e no fim 2012 a bateria foi abaixo era de 85 ah e já não recuperou,
então comprei esta em janeiro de 95 ah,a questão que eu ponho era se dá para por um regulador programavel
a debitar mais carga á bateria próximo dos 15v em vêz dos 13,8 ou 14 que é o que me dá ideia que marca,no
voltimetro da autocaravana do painel de instromentos.
Era isso que eu gostava de saber sem ter problemas nos aparelhos ,e sempre ia carregar um pouco mais
a bateria, e ficava mais á vontade,porque o que me apercebo e que tenho lido e ideias nos foruns as baterias
não chegam á sua carga máxima é só na ordem dos 65 a 70% culpa dos reguladores ou não que estão programados
para só deixar passar x de carga julgo ser assim não sei,por isso é que eu apresentei o caso se não á perigo de aumentar
mais o débito de carga,nos reguladores , e se for o caso eu poderia subestituir o meu que não é programavel,por um
programavel e a polo adebitar em vêz de 14v nos 14,5 ou próximo dos 15.
Mais uma vêz obrigado
Abraos
Moreira
