Fusivel Proteção de Bateria

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Fusivel Proteção de Bateria

Mensagempor txinho » sexta abr 06, 2012 10:39 am

Bom dia a todos,

Venho solicitar ajuda dos companheiros :? , já que disto pouco percebo.
No sábado passado fui á vistoria com a AC e até aqui tudo muito bem, quando a estacionei em casa até a deixei fora ao ar livre para que as baterias da celula fossem carregadas pelo painel solar (isto porque li por aqui que era bom para as baterias, se não for verdade vou chatear o amigo Alexandre Chora heheh :mrgreen: ), muito me espantou que passado 2 dias fui para a colocar na garagem e nada!!!! não pegou, tinha a bateria do motor morta. Com a minha imensa sabedoria liguei a Ac a 220 V, deixei carregar umas horitas (pois o painel não carregava o suficiente pensava eu), Fui tentar novamente e click p´ra aqui e click p'ra e nada :( . Então é que reparei que a bateria tinha mesmo dado as ultimas (um problema para a retirar do sitio), pois no meio destas experiencias todas ouvi uns barulhos estranhos vindo do painel de control. Quando fui verificar o painel de control deixou de funcionar :roll: :!: :!: . Com outra bateria lá consegui guardar a AC contudo o painel deixou de funcionar, despois de muita luta lá dentro :lol: (como se diz por aqui quem não sabe é como quem não vê :mrgreen: ) descobri que esxiste um fusivel de proteção das baterias que tinha queimado (hehehehe que alívio), tirei o fusivel e agora era aqui que vou precisar de ajuda, como está tudo em alemão não sei que fusivel colocar em relação á potencia tenho 2 baterias de 100ah/cada?????

Expliquei tudo o que aconteceu para que se acontecer a algum companheiro (que tenha tantos conhecimentos como eu :mrgreen: ) não perder 2/3 horas lá de volta para depois ser uma coisa muito simples hehehhe.

Desde já agradeço a ajudo de quem a poder prestar.

Boa Pascoa
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Re: Fusivel Proteção de Bateria

Mensagempor alexandrechora » sexta abr 06, 2012 9:19 pm

Boas a todos

Amigo Txinho, o problema não é o fusivel queimado e saber a sua capacidade (ah), o problema pode ser, saber o que originou a queima do fusivel.... Pode ser algo muito simples, como por exemplo mau contacto no porta fusiveis, ou algo mais complicado uma passagem á massa em alguma parte do circuito... e aqui sim pode dar muitas dores de cabeça para descobrir a avaria....

Tente postar uma foto aqui do fusivel, com uma regua a fazer de escala para o tentar ajudar....

Outro assunto IMPORTANTE, todas as baterias independentemente do tipo normais, deepcycle, gel ou AgM, devem receber carga de preferencia de um painel solar bem dimensionado em função das baterias, de pelo menos de 15 em 15 dias, o ideal era receber luz solar ou luminosidade directa todos os dias.... O problema é quando as ACS estão em garagens ou em telheiros, não recebem a necessária luz solar, assim existem duas soluções uma melhor que a outra...

A Solução ideal é colocar telhas de vidro ou chapas translucidas nos telheiros/garagens, acredito que em muitos casos isto não seja possivel.... então surge a outra solução, ligar a AC a 220v com um temporizador durante 1hora por dia, para baterias de Gel e AGM esta solução ajuda mas terá de ser complementada com pelo menos uma vez por mês colocar a AC á luz do sol para adquirir a restante carga que com a voltagem de 220volts não chega á tensão suficiente de carga....

Existem mais soluções, mas envolvem investimento, nada de significativo cerca 130eur.

Txinho deves verificar se o painel solar que instalei, carrega também a bateria do motor se apenas a da célula... muito honestamente não me recordo se verifiquei... se não carrega terá de levar um sistema simples que funciona com um diodo de 40ah e dois fusiveis.

Um abraço e posta a foto

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor spedy » sábado abr 07, 2012 7:32 pm

boa noite a todos, é possivel colocar o painel a carregar tb as baterias do motor? é aconselhavel?

obrigado
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor txinho » terça abr 10, 2012 11:18 am

Bom dia a todos,
Amigo Alexandre desde já agradeço a ajuda, o problema do fusivel está resolvido, fui a uma casa especializada e comprei um igual (50 ah, custou 1 euro :D ), o fusivel queimou por ter insistido ligar o motor da AC com o painel de control ligado e a bateria do motor sem carga, o que originou uma passagem de corrente em demasia e o fusivel protegeu o painel de control (isto foi explicado pelo tecnico :wink: ). Em relação á fotografia acabei por não tirar esqueci-me, mas já está tudo a funcionar corretamente.
Enquanto não tinha bateria no motor reparei numa coisa interessante que o radio (supostamente alimentado pela bateria do motor) ligava sem bateria, ou seja ia buscar energia ás baterias da celula (será normal??? :? ). Sei que quando ligo a AC a 220 v tambem carrega a bateria do motor, tambem tenho certeza que sempre que estou parado e consumo energia na celula somente consome bateria da celula e não vai buscar á do motor. Agora relativamente ao painel como posso confirmar se carrega a bateria do motor??? :?
Companheiro spedy pode ter certeza que é aconselhavel, pois ficar sem bateria na celula não á problema de maior, agora no motor pode ficar em situações complicadas, isto porque já em algumas AC que enquanto paradas o consumo da celula tambem se refletia na bateria do motor. MAs para isto nada melhor que aqui o Alexandre explicar isto :roll: .

Abraço
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
txinho

Mensagempor alexandrechora » quarta abr 18, 2012 7:41 pm

Boas a todos

Companheiro Spedy, quando se monta um painel solar numa AC, a carga vai directamente para a bateria da célula (pode ter mais que uma bateria na célula), só depois da montagem do painel solar é que ficamos a saber se a bateria do motor também recebe carga do painel solar. Se receber optimo é o que se pretende, se não receber, o que acontece em muitas ACs (depende da centralina da célula de cada AC), deve-se utilizar um sistema que permita a carga da bateria do motor, mas que a mesma não descarregue quando está a usar as baterias da célula, salvaguardando sempre o arranque do motor. Para que isto aconteça existem diversos sistemas no mercado, por exemplo instalar um repartidor de baterias, um sistema de relays, eu pessoalmente uso um sistema de diodo 40ah e 2 fusiveis de 40ah, este sistema muito simples em que a probabilidade de avaria é praticamente nula ao contrário dos sistemas anteriores que teêm mais probabilidade de avariar...
O meu sistema também já está preparado para poder instalar baterias AGM de 2 geração na célula que carregam entre os 14,6 e 14,8volts e a bateria do motor carrega até 14volts sendo muito usual ver um floating entre 13,9 e os 13,6volts.

A grande vantagem da bateria do motor também carregar com os paineis solares, traduz-se apenas em uma, maior longevidade da bateria do motor, porque está sempre na sua carga máxima ou perto disso impedindo a sulfatação das placas internas da bateria originando perda de potencia e curto interno ou seja a bateria terá menor longevidade....

Um aspecto que todos os companheiros podem observar nas suas baterias é se, junto á bateria existe enxofre e se após uma carga elas aquecem, se uma destas duas situações forem observadas, devem ter em consideração que as mesmas baterias estão em vias de perderem as suas propriedades, para evitar que isso aconteça devem ter em atenção os seguintes aspectos:

1- Fazer manutenção ás baterias que tenham vasos de visita, adicionar água destilada ou desmineralizada até ao nivel indicado pelo fabricante, esta operação deve ser feita com a bateria em repouso e estando fria, use oculos de protecção e luvas.
2- O alternador do motor pode estar a carregar com tensão superior ou inferior ao indicado pelo fabricante da bateria.
3- Falta de potencia solar comparativamente ao consumo exigido á bateria.
4- Falta de carga regular e periodica, mesmo com paineis solares os mesmos não funcionam estando no escuro de uma garagem ou telheiro.
5- O carregador de 220volts da AC pode estar tal como o alternador a carregar com tensão superior ou inferior ao indicado pelo fabricante da bateria, geralmente neste caso o que se verifica é que carrega demais...
6- Para o consumo que se exige á bateria, o ideal seria ter duas baterias em vez de uma, evitando descargas profundas e cargas elevadas, que dimiui o numero de ciclos da bateria ou seja encurta a longevidade da mesma.

Como devem perceber existe um equilibrio a respeitar em relação á potência solar a instalar, aos amperes existentes nas baterias e o consumo e aqui ainda varia se é um consumo de pico tipo inversor/microondas ou um consumo de duração tipo televisão e luzes.

Eu não tenho as respostas todas, no entanto hoje verifico, que aquilo que sei sobre o assunto é efectivamente mais do que sabia á um ano atrás. No entanto quanto mais sei, por vezes menos verdades "absolutas" tenho, porque o conhecimento abre horizontes e novas variaveis surgem e depois é impossivel ignora-las....

Cada AC tem hábitos muito proprios de consumo e comportamento, por isso a receita não é igual para todos, ou seja, se para um um painel e uma bateria chega e sobra, para outro, nem dois paineis e duas baterias chegam... cada caso é um caso. O que realmente conta é que um autocaravanista deve ter informação e conhecimento suficiente para saber quando está a estragar a sua bateria seja ela de acido normal ou AGM de 2ªgeração....

Por exemplo: Deve-se evitar ao maximo que durante o consumo a voltagem da bateria não desça para além dos 12,1volts, , cada vez que não respeitarem esta regra ou por exemplo também esta parquear a AC e as baterias não receberem carga durante um periodo superior a um mês, e que ao fim do mês coloca-se o motor em funcionamento e se desliga ao fim de 10minutos pensando que temos as baterias carregadas.... então serão daqueles ACs que as baterias não duram mais que 3 ou 4 anos.... E neste caso só teem uma coisa a fazer, mudar de comportamento....

Por vezes telefonam-me a pedir ajuda na instalação de um painel solar, mas depois afirmam que apenas vão instalar, antes de irem de férias de verão e que não vale apena instalar antes porque não usam a bateria.... sabem o que resulta desta politica?

Um painel solar e uma bateria nova.... isto é o que acontece na maioria das situações.... quando com a montagem atempada do painel solar evitariam a compra de uma nova bateria...

Cumps
alexandrechora

Mensagempor spedy » quarta abr 18, 2012 8:26 pm

"Por exemplo: Deve-se evitar ao maximo que durante o consumo a voltagem da bateria não desça para além dos 12,1volts, , cada vez que não respeitarem esta regra ou por exemplo também esta parquear a AC e as baterias não receberem carga durante um periodo superior a um mês, e que ao fim do mês coloca-se o motor em funcionamento e se desliga ao fim de 10minutos pensando que temos as baterias carregadas.... então serão daqueles ACs que as baterias não duram mais que 3 ou 4 anos.... E neste caso só teem uma coisa a fazer, mudar de comportamento...."

gostei de toda a explicaçao mas este paragrafo baralhou-me! qual sera o comportamento mais adequado nesta situaçao nao ligar o motor?
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
spedy

Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm

Mensagempor txinho » quinta abr 19, 2012 8:43 am

Bom dia a todos,

Amigo Alexandre peço desculpa pela insistencia, mas ainda não percebi como verificar se a bateria do motor se carrega com o painel solar :oops: , será com um voltimetro ou amperimetro (não sei o nome daquele aparelhito :lol: :lol: )
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
txinho

Mensagempor hpinheiro » quinta abr 19, 2012 9:29 am

spedy Escreveu:"Por exemplo: Deve-se evitar ao maximo que durante o consumo a voltagem da bateria não desça para além dos 12,1volts, , cada vez que não respeitarem esta regra ou por exemplo também esta parquear a AC e as baterias não receberem carga durante um periodo superior a um mês, e que ao fim do mês coloca-se o motor em funcionamento e se desliga ao fim de 10minutos pensando que temos as baterias carregadas.... então serão daqueles ACs que as baterias não duram mais que 3 ou 4 anos.... E neste caso só teem uma coisa a fazer, mudar de comportamento...."

gostei de toda a explicaçao mas este paragrafo baralhou-me! qual sera o comportamento mais adequado nesta situaçao nao ligar o motor?

Pelo que percebi ( e no caso de nao ter painel solar), o comportamento mais adequado a ter será ter a carrinha ligada por muito mais tempo de forma a carregar por completo a bateria,pois se so estiver ligada esses 10 minutos, pouco ou nada carrega...
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
hpinheiro

Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm

Mensagempor danibeja » quinta abr 19, 2012 11:00 am

Boa tarde,

Quando a minha AC está parada à mais de duas semanas e não prevejo que irei dar utilização em breve, dou uma volta com a mesma, procurando um percurso que me permita manter o pedal do acelerador um pouco abaixo de meio (se tivesse conta-rotações a meio dos limites) durante algum tempo, por exemplo, fora das horas de ponta entro no IC19 em direcção a Sintra e em Rio de Mouro volto para trás, faço um pouco mais de 10 Km com alguma rotação no motor...

Isto apesar de eu não precisar de carregar a bateria do motor, pois a minha AC quando comprei já tinha o sistema de energia solar a carregar a bateria de célula e do motor...

Costuma-se dizer que os automóveis estragam-se mais parados que em circulação, e existem algumas razões... a principal é as lubrificações internas dos componentes mecânicos, e depois é a ferrugem que ataca... entre outras...

Como disse o companheiro Alexandrechora, não existe uma regra certa a seguir, devemos adaptar a cada situação em concreto um procedimento...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor alexandrechora » quinta abr 19, 2012 11:25 am

Boas a todos

Hugo, exactamente quem não tem painel solar, deve com periodicidade colocar o motor a trabalhar e deixa-lo a trabalhar por um periodo de tempo superior a 20minutos ou melhor fazer uns kms, mas tudo depende da potência do alternador e dos amperes instalados nas baterias, pelo que é ingrato dizer em concreto quantos minutos deve estar a trabalhar para repor os amperes consumidos pelo arranque do motor e os amperes necessários para carregar totalmente a bateria...

Por outro lado, sabe-se que as baterias atingem 80% da sua carga com relativa facilidade os restantes 20% é que pode levar horas... Por isso a melhor opção será sempre pelo menos um painel solar para completar os 20%. Quando em outros posts falo no floating de carga serão estes 20% que farão toda a diferença na longevidade das baterias, é este processo que ajuda a dissolver o enxofre e os cristais que se começam a fixar nas placas internas das baterias e que impedem as permutas electricas entre as placas traduzindo-se na perda da capacidade da bateria disponibilizar amperes. Toda a bateria que carrega muito rápido, também perde a sua carga muito rápido. Se pudessemos com facilidade remover e limpar as placas internas das baterias, teoricamente uma bateria poderia ser quase eterna.... isto é o que diz a teoria.... Na prática o teremos de fazer é manter a bateria sempre que possivel na sua carga máxima e quando estamos a consumir respeitar as regras que tenho vindo a postar, para que o enxofre e os cristais estejam sempre dissolvidos no electrolito e não se fixem ás placas das baterias.

Txinho eu na minha AC e em muitas outras instalei um voltimetro fixo retro-iluminado que está ligado 24h por dia, quando estou consumir, posso visualizar a voltagem das baterias e gerir o consumo da forma mais adequada. Por exemplo: Estou num local a usufrir o meu isolamento, no dia seguinte as previsões são de sol, posso usar a energia acumulada sem qualquer preocupação, porque sei que no outro dia os meus paineis solares vão repor tudo aquilo que gastei e ainda vai sobrar bastante.... Mas se a previsão do tempo para o dia seguinte é chuva, neste caso o uso que faço á energia deve ser mais contido, porque apesar dos paineis carregarem mesmo com tempo nublado e chuva, sei que não será o suficiente para repor o consumo de energia que tive... e se o tempo nublado mantém-se nos proximos dias, então aí teremos de fazer uns kms ou reduzir dráticamente os consumos reduzindo as horas de tv e rádio e ter iluminação de leds.
Estas férias da Páscoa com um tempo de caca, testei pela primeira vez o aerogerador Rutland 504 na AC, com os primeiros testes conclui que o ruido na AC é minimo, mas a produção energética também fica aquém das expectativas, mas este é um assunto que daqui a algum tempo postarei com mais certezas.

Sei que a maioria dos ACs, não consegue visualizar a voltagem das baterias, apenas têm umas luzinhas de estado da bateria que pouco ou nada dizem.... outros tem hipotese de visualizar a voltagem, mas não dão qualquer importância ao assunto, porque desconhecem a importância do assunto ou porque afirmam que está na garantia e que se lixe.... O problema é que a garantia é de 2anos e as baterias e em regra geral as baterias os dois primeiros anos elas aguentam, mas depois apartir daí.... ninguém saberá... Por isso o melhor conselho é utilizar as baterias sem privações, mas respeitando as regras de bom uso para poderem ter baterias por muitos anos, e atenção não estou a falar de baterias AGM, estou a falar de todas as que normalmente se usam nas nossas ACs.

Para quem tem inversores de corrente para accionar microondas, máquinas de café e secadores de cabelo, não baixar dos 12,1volts ainda tem mais importância, devido ao tipo de consumo de pico. Por vezes os companheiros comentam, que os inversores de corrente só servem para estragar baterias... o qual não concordo de forma alguma, o uso despreocupado e sem controlo destes aparelhos, com base no desconhecimento é que sulfatam as placas das baterias e lhe tiram anos de vida.... Mas uma coisa é certa, de desconhecimento não podem alegar, pelo menos os leitores dos nossos posts... Podem não acreditar nas minhas palavras mesmo com base nos testes, observação e investigação, a decisão será sempre vossa.... o uso da informação, dependerá de cada um de nós....

Daniel é exactamente isso.... o uso do frigorifico, boliler e bomba de água também deve ser regular e periodico.

Um abraço

Cumps
alexandrechora

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes