Tapa luz

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Tapa luz

Mensagempor spedy » terça fev 14, 2012 10:36 am

Bom dia,

Gostava de ler a opiniao dos companheiros sobre a colocação das cortinas tapa luz (não sei o nome técnico) nos vidros da cabine. Tenho os prateados (que vinham com a Ac) mas além de ficar com a marca das ventosas noto que se cria alguma condensação.

Por outro lado essas cortinas que falo parecem me um pouco frágeis portanto nada melhor do que ouvir os companheiros expeientes!

Obrigado
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Tapa luz

Mensagempor João Morgado » terça fev 14, 2012 2:14 pm

Olá Spedy

Pois tudo o que diz acontece. Eu também utilizo esses prateados e por vezes com a condensação as ventosas descolam e tenho de encostar alguma coisa para segurar.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Tapa luz

Mensagempor cookie » terça fev 14, 2012 4:36 pm

companheiro, nós tb usamos os tapa-luz de ventosa mas iremos manter o seu uso pois são térmicos. enfim, talvez pouco mas criam uma barreira para que o frio não entre na cabine com toda a força. as cortinas julgo que não têm essa capacidade térmica.

O que pode diminuir a condensação será colocar uns tapa luz prateados tb do lado de fora (mas daqueles tipo "pala para o sol" baratuchos). a parede térmica será um pouco maior e talvez ajude a diminuir a condensação, embora não a elimine pois existe uma grande diferença entre a temperatura interior e a exterior.

também usamos daquelas caixas desumidificadoras. colocamos sempre uma à frente para ajudar a diminuir a sensação de humidade.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Tapa luz

Mensagempor spedy » terça fev 14, 2012 5:04 pm

Obrigado pelas respostas , gostei das caixas desumificadoras nem me tinha lembrado.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Tapa luz

Mensagempor chicojo » terça fev 14, 2012 6:02 pm

boa tardecompanheiro spedy
para evitar a condensaçao as cortinas teriam que ser colocadas no exterior,como disse o companheiro,cookie devido ao choque térmico
o companheiro pode fazer um ensaio com as que tem ,mesmo sendo um pouco curtas verà um pequeno resultado, a esta dica junto um site onde se fabrica as cortinas para exterior ,mas digo-lhe também que nao sao nada Baratas
exemplo/Hymer integral em 2003para o para-brises paguei 1066 euros, mas o companheiro se é bom em trabalhos manuais pode bricolar
com material de isolaçao que se vende no Roy Merlin
Le site:www.nouvelair.net
Na verdade é muito bom, mesmo com temperaturas de menos 20 ,nenhuma condensaçao se forma
se houver outras questois a fazer estou ao vosso dispor

sei que aqui estou mas nao sei para onde irei_________ com bastante satisfaçao _________Chicojo
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: Tapa luz

Mensagempor chicojo » terça fev 14, 2012 6:06 pm

recomeço para evitar que as ventosas venham a descolar passar esponja com liquido delavar loiça ok boa noite
Avatar do Utilizador
chicojo
 
Mensagens: 134
Registado: quinta fev 02, 2012 3:36 pm
Localização: villemomble 93250france

Re: Tapa luz

Mensagempor spedy » terça fev 14, 2012 7:06 pm

Mais uma vez obrigado pelas dicas, vou experimentar a esponja tb.


Quanto as fixas segundo os preços que vi também achei um poucos caras...

Obrigado pelas opiniões
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Tapa luz

Mensagempor THOR » terça fev 14, 2012 8:11 pm

Boas, Eu na minha Ac coloque na cortina existente um tecido black-out que tapa muito mais a luz exterior. este tecido pode ser comprado em qualquer loja de tecidos em varias cores e é muito flexível. Quanto á humidade como disse a companheira cookie, nada a fazer.


Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
Avatar do Utilizador
THOR
 
Mensagens: 119
Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm
Localização: penela-Coimbra

Re: Tapa luz

Mensagempor Carlos Perdigão » quarta fev 15, 2012 9:55 am

Companeiro Spedy
Quando recebi a m/ autocaravana tinha os protetores idênticos aos que refere. Os vidros estavam sempre marcados pelas ventosas, a condensação era permanente, enfim uma série de chatices. Fui à Marcampo e mandei colocar umas cortinas pliçadas de origem. Garanto-lhe que todos os problemas acabaram!
São na realidade frágeis, mas manuseando com cuidado não dão problemas; o único inconveniente é o preço - mais de 1000,00€.
Não estou arrependido do investimento!
Saudações
Carlos Perdigão

Pilote 3.0 Jtd
Avatar do Utilizador
Carlos Perdigão
 
Mensagens: 76
Registado: sexta set 09, 2011 2:30 pm
Localização: Amadora

Re: Tapa luz

Mensagempor ahlagos » quarta fev 15, 2012 10:24 pm

Boa noite,
A FIAMMA tem uma cobertura exterior isolante, para as perfiladas, (pode na net descarregar o catálogo) a cento e poucos euros. Prende nas portas(anti-roubo) e é eficiente para as condensações.
Procure nos vendedores de autocaravanas ou no importador (Campilusa)
Há melhores (ex. SOPLAIR) mas muito mais caras!
Cumprimentos
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve

Re: Tapa luz

Mensagempor danibeja » quinta fev 16, 2012 6:12 pm

Boa tarde,

Já ia para dizer vendida :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

E melhor, vendia a AC para comprar as cortinas :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Que inBeja que tenho :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Para a minha AC as ventosas são muiiiiito boas, não à $tempo$ para melhor...

Está bem, se comparar-mos como deve ser, as cortinas do companheiro Perdigão custaram cerca de 2,5% do valor da sua AC, tal como as minhas cortinas :D

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Tapa luz

Mensagempor THOR » quinta fev 16, 2012 10:25 pm

danibeja Escreveu:Para a minha AC as ventosas são muiiiiito boas, não à $tempo$ para melhor...

Está bem, se comparar-mos como deve ser, as cortinas do companheiro Perdigão custaram cerca de 2,5% do valor da sua AC, tal como as minhas cortinas :D



Danibeja

É tudo uma questão de ponto de vista e, companheiro sei muito bem qual é o seu problema de $tempo$... há mais tambem sofro do mesmo problema :D :D :D
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
Avatar do Utilizador
THOR
 
Mensagens: 119
Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm
Localização: penela-Coimbra


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes