Grelha de acesso à parte de trás do frigo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Grelha de acesso à parte de trás do frigo

Mensagempor Daniel Santos » segunda jan 09, 2012 3:50 pm

Já li aqui em vários sítios do forúm que para aceder à parte de trás do frigorifico, seja para limpeza da chaminé, ou outra bricola, é necessário tirar uma das grelhas laterais da autocaravana.
No meu caso, uma Fiat ducato, não consigo encontrar lá nada. Uma das grelhas dá acesso à parte mecânica do lavatório e a outra, mais em baixo tem uma chapa de metal, que tudo indica não sair dali...Mesmo assim, dá-me a sensação que todo o mecanismo do frigo a que quero aceder (sonda, etc..) ainda está mais abaixo.
Alguém me pode confirmar onde está realmente o acesso? Já pensei em tirar o párachoques... O meu frigorifico não funciona a gás. A chama não se mantém acesa se eu tirar o dedo do botão do gás. Julgo ser a sonda que pifou, mas não consigo substituí-la.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Registado: segunda dez 12, 2011 4:07 pm

Re: Grelha de acesso à parte de trás do frigo

Mensagempor danibeja » segunda jan 09, 2012 3:56 pm

Boa tarde,

Para melhor o poder-mos ajudar, deverá dizer primeiro qual a marca e modelo do frigorífico e se o mesmo é trivalente (funciona a Gás, 12V e a 220V).

Se tiver possibilidade de tirar umas fotos melhor... Uma foto vale mais que mil palavras...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor fj2011 » segunda jan 09, 2012 4:09 pm

Daniel Santos Escreveu:Já li aqui em vários sítios do forúm que para aceder à parte de trás do frigorifico, seja para limpeza da chaminé, ou outra bricola, é necessário tirar uma das grelhas laterais da autocaravana.

A chama não se mantém acesa se eu tirar o dedo do botão do gás. Julgo ser a sonda que pifou, mas não consigo substituí-la.

Não sei se ajudarei,,,,
No inicio também tive grandes dificuldades em manter a chama acesa, na altura ainda com pouca experiencia, pensei que o frigorifico estava avariado, mas não!...apenas tive necessidade manter o botão pressionado por algum (muito) tempo, uma vez que o frigorificio há já alguns meses que não trabalhava.
a partir do momento que consegui manter a chama acesa, já acendeu, mas quando o ligo a 1ª vez (depois de não utilizar mais de uma semana) é mesmo necessário perder alguns(muitos) minutos para o acender.. :(
Manias dos frigorificos trivalentes!!! :roll:
Editado pela última vez por fluis em quarta jan 11, 2012 5:16 pm, num total de 1 vez.
Razão: Ao abrigo da regra nº16 do fórum. Por favor não usem abreviaturas tipo MSN ou SMS, lembrem-se que o fórum não é um chat
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Mensagempor Daniel Santos » segunda jan 09, 2012 5:09 pm

Olá de novo. Antes de mais, obrigado pelas respostas.
Vou tentar colocar as fotos para verem o frigo e a localização das grelhas. No entanto é um frigo Electrolux RM2251 e é trivalente.

Eu acho que está estragado, apenas pelo facto de já ter funcionado. Depois, deixou de funcionar de um momento para o outro. Para ser sincero, a chama apagou-se enquanto ia de viagem. Mais tarde e ao parar, fui verificar se estava tudo bem, reparei que ela estava apagada e não mais voltou a acender :(
Imagem

Imagem
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor VítorEsteves » segunda jan 09, 2012 10:04 pm

Companheiro,
Não seja derrotista ao pensar que deve estar avariado.

Pode ser um pormenor:
- o bico de gás entupido com fuligem;
- uma simples teia de aranha no bico do gás;
- a sonda deslocada;
-...

Pergunto:
- nas traseiras da AC há mais alguma grelha?
- Dentro da porta branca que se vê na foto não há nenhum espaço falso que se possa desmontar para ter acesso ao bico de gás do frigo?

Já agora, qual a área de residência do companheiro? Quem sabe a ajuda pode ser real e não virtual!
Disponha
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor danibeja » segunda jan 09, 2012 10:09 pm

Boa noite,

A 220V faz frio? Se fizer frio está bom, basta reparar o sistema de Gás.

Se tirar a grelha de baixo, no canto inferior esquerdo deve dar para ver se existe chama...

Deve ver também se quando carrega no botão vermelho, faz faisca, pois se a sua for a pilhas, também podem as mesmas estar gastas... (o meu palpite é este)

Ao que me parece as suas grelhas são na lateral do frigorífico, local onde não deve refrescar/arejar muito...

Se vir que o seu frigorífico não faz frio correctamente, consulte uma empresa especializada em ACs e questione se dá para colocar uma grelha na parte de trás da AC e de preferência também um conjunto de ventoinhas com termostato.

Deve também ter em atenção aos botões que se encontram por cima do frigorífico, pois são esses botões que abrem e fecham o gás para todos os equipamentos da AC, e lembre-se que o gás demora um pouco a chegar aos bicos depois de abrir o gás...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor RMGM » segunda jan 09, 2012 10:54 pm

Boa noite a todos
Companheiro Daniel pelo que relata creio que o problema deve ser o queimador sujo e a chama não tem condições para aquecer o termopar que é aquele tubo que tem uma ponta junto da chama e como tem um gás dentro, por pressão mantem a vavula do gás aberta
O facto de o companheiro dizer que ele se apagou com a AC em movimento mais me leva a esta conclusão pois com a deslocação o ar entra pela chaminé e complica o funcionamento do queimador que começa a fazer fumo sujando tudo.
Já agora mais uma dica
Não se deve utilizar qualquer aparelho a gás com a AC em andamento porque o que é queimado nos bicos é o gás vaporizado que se encontra na parte superior da botija e não o gás no estado liquido que se encontra na parte inferior da mesma porque se com os balanços ou em caso de aciente esse liquido entra na instalação e chega aos bicos provoca incedio de certesa.
RMGM Rogério Miranda
RMGM

Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm

Mensagempor Aleluia » segunda jan 09, 2012 11:32 pm

Boa noite Daniel Santos e companheiros.
Daniel, no teu ultimo post fazes menção a que o frigo se apagou enquanto ias de viagem, será ??
Se foi assim, um conselho. O frigorifico deve estar ligádo a 12V quando circulas com o carro e, só se deve ligar o gaz quando estamos parqueádos.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Daniel Santos » terça jan 10, 2012 1:30 pm

Agradeço a todos as respostas, no entanto a minha grande dúvida é como acedo ao mecanismo do frigo (chaminé, sonda, etc). É que mesmo que seja a chaminé suja, como posso limpá-la se apenas tenho acesso à saída? Não posso limpá-la empurrando o lixo para dentro.
Na foto onde mostra as grelhas, dá a sensação que a de baixo seria a que daria acesso ao local, mas já a retirei e aí está tapada com uma chama de metal, que dá a sensação de ser a parte lateral do frigo.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor spinto » terça jan 10, 2012 9:17 pm

as grelhas nao devem ser essas, terá de haver outra na parte de tras da autocaravana que coincide com a traseira do frigorifico.
o meu é igual, e o problema deve estar só na limpeza do queimador.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor Daniel Santos » terça jan 10, 2012 9:20 pm

spinto Escreveu:as grelhas nao devem ser essas, terá de haver outra na parte de tras da autocaravana que coincide com a traseira do frigorifico.

Olá spinto. A minha autocaravana não tem nenhuma grelha da parte de trás :( Daí já ter pensado tirar o parachoque para ver se há lá algo.
Não queira mesmo levá-la a uma oficina especializada, tendo em conta que poderá ser uma coisa tão simples.
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor spinto » terça jan 10, 2012 9:41 pm

Daniel Santos Escreveu:
spinto Escreveu:as grelhas nao devem ser essas, terá de haver outra na parte de tras da autocaravana que coincide com a traseira do frigorifico.

Olá spinto. A minha autocaravana não tem nenhuma grelha da parte de trás :( Daí já ter pensado tirar o parachoque para ver se há lá algo.
Não queira mesmo levá-la a uma oficina especializada, tendo em conta que poderá ser uma coisa tão simples.

acho estranho, pois o queimador e restante equipamento faz parte do frigorifico, logo teria estar junto.

não sei, irá aparecer algum companheiro que o irá ajudar, só mais uma questão:
tem suporte de bicicletas na traseira? parte da grelha na traseira não estará inacessivel por ter o suporte encostado? falo porque a autocaravana do meu pai tem sup. de bicicletas e por baixo tem a grelha do frigorifico, logo, para ter acesso tenho de desmontar o suporte, não dá jeito nenhum mas é assim que está.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor Daniel Santos » quarta jan 11, 2012 12:45 pm

Não, não tem suporte fixo na caravana. :(
Vivanda D&S
Daniel Santos

Mensagempor fluis » quarta jan 11, 2012 5:42 pm

Boa tarde,

Estou com sensação de que a disposição da cozinha terá sido alterada (mas mal) pelo anterior proprietário. Certamente o frigorifico estaria de costas para as grelhas e haveria um espaço antes de começar o balcão da cozinha que permitiria abrir a porta do frigorífico. As grelhas não servem só para aceder ao frigorifico, mas também para proporcionar a respiração e arrefecimento do mesmo. Do modo como está deverá ter um funcionamento deficiente, já que o arrefecimento será certamente insuficiente.
Do modo como está montado, penso que a única hipótese para fazer verificações e reparações é tira-lo para fora do lugar onde está. Em relação à chaminé do mesmo, não percebo para onde estará dirigida.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Daniel Santos » sexta jan 13, 2012 11:07 pm

fluis Escreveu:Boa tarde,

Estou com sensação de que a disposição da cozinha terá sido alterada (mas mal) pelo anterior proprietário.

Pois, também já pensei nisso. Já tenho "consulta" marcada para ela, num técnico. Vão retirar-lhe o frigo e depois, se der, coloca-se-lhe uma grelha no local certo. Vamos ver...
Vivanda D&S
Daniel Santos

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes