SOS eletricidade e ligaçoes (inverter e esquema eletrico)

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

SOS eletricidade e ligaçoes (inverter e esquema eletrico)

Mensagempor mw371 » segunda dez 19, 2011 10:27 am

Ola a todos!

estou a tentar voltar a fazer de raiz toda a parte eletrica jà presente na minha AC. Eu explico: comprei a AC hà uns meses, as ligaçoes eletricas (bateria-utilizadores) estao bem feitas (funciona tudo), mas pessimamente organizadas (os cabos teem todos a mesma cor por exemplo)..Tenho duas baterias, uma para o motor e outra auxiliar, ambas ligadas em paralelo e recorro a um switch manual para carregar a bateria aux.

A questao porem que mais me preme è que gostaria de instalar um Inverter de 1200Watts, e nao sei bem como fazer a ligaçao. Nao tenho ainda painel solar, por isso as baterias carregam-se por meio do alternador unicamente. Gostaria tambem de saber se hà que instalar alguma proteçao eletrica algures (tipo fusivel) para aproteçao dos aparelhos e dos utentes. Seria o maximo se alguem me pudesse fazer um esquema eletrico de ligaçao, isso seria mesmo ideal!

Agradeço imenso, aguardo dicas se poderem/tiverem......
mw371

Registado: segunda dez 19, 2011 9:18 am

Re: SOS eletricidade e ligaçoes (inverter e esquema eletrico

Mensagempor danibeja » segunda dez 19, 2011 12:37 pm

Bom dia,

Tal como eu, o companheiro é muito jovem, e daí ter ideias diferentes...

Deve dar uma leitura atenta a estes tópicos que eu seleccionei, no entanto existem muitos outros...

viewtopic.php?f=17&t=4166

viewtopic.php?f=17&t=5128

viewtopic.php?f=17&t=4699

viewtopic.php?f=17&t=3745

viewtopic.php?f=17&t=5002

viewtopic.php?f=17&t=4560

viewtopic.php?f=17&t=4184

Existem fios que se deve ter muito cuidado ao alterar..., no entanto conheço pessoas que já desligaram os fios todos e fizeram uma instalação de raiz, tendo para tal elaborado um esquema, com todos os elementos dessa instalação eléctrica, sendo que a principal vantagem é a adequação dos sistemas eléctricos para a realidade actual, pois à mais de 20anos tudo era diferente em termos de tecnologia...

A minha AC é um pouco mais nova que a sua, mas sofre de problemas semelhantes, como vai ter oportunidade de ver nestes tópicos...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes