Ajuda com Frigorifico

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Cristovão » segunda jun 06, 2011 7:23 pm

Pois é pessoal. o meu frigorifico está pós modos do esquisito :cry:
Trabalha muito bem a 220 e a gáz contudo não está a funcionar a 12v.

Poderiam indicar um técnico ou casa que pudesse ver o que se passa? :cry:
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Mensagempor VítorEsteves » segunda jun 06, 2011 9:12 pm

Companheiro Cristovão,

O meu frigorífico, há cerca de um ano atrás, também apresentou o mesmo problema:
A gás *****, a 220V ***** mas a 12 V nada.

Verifiquei então que, apesar de ter a AC a trabalhar e o interruptor de 12V estar ligado, este mantinha-se sem acender a luz (é um interruptor luminoso).
O frigo não estava a ser alimentado com corrente 12v.
Resolvi lubrificá-lo com spray W40 e ficou resolvido até hoje.

Experimente, como eu fiz. Não tem nada a perder...
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
Avatar do Utilizador
VítorEsteves
 
Mensagens: 175
Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm
Localização: Braga

Mensagempor Rula » segunda jun 06, 2011 9:31 pm

.... tendo em atenção que a função de 12vdc, só mantem o fresco do frigo.
Como o funcionamento a 12vdc é também com uma resistência eléctrica, se, neste modo, tivesse capacidade para refrigerar bem, não haveria bateria que aguentásse.
Boas Ruladas :wink:
Rui Barreiras
------------------
Ford CI RIVIERA
Avatar do Utilizador
Rula
 
Mensagens: 65
Registado: terça Oct 13, 2009 6:59 pm
Localização: Leiria

Mensagempor Cristovão » segunda jun 06, 2011 9:42 pm

VítorEsteves Escreveu:Companheiro Cristovão,

O meu frigorífico, há cerca de um ano atrás, também apresentou o mesmo problema:
A gás *****, a 220V ***** mas a 12 V nada.

Verifiquei então que, apesar de ter a AC a trabalhar e o interruptor de 12V estar ligado, este mantinha-se sem acender a luz (é um interruptor luminoso).
O frigo não estava a ser alimentado com corrente 12v.
Resolvi lubrificá-lo com spray W40 e ficou resolvido até hoje.

Experimente, como eu fiz. Não tem nada a perder...


Estive a verificar o interruptor que supostamente deveria acender uma luz, mas nada, retirei o mesmo e estive a ver se os fios que ligam nele tinham corrente contudo não tem, será que o interruptor apenas trabalha com o negativo?

Já agora colocou o spray onde, no motor do frigorifico?
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Mensagempor Cristovão » segunda jun 06, 2011 10:02 pm

Rula Escreveu:.... tendo em atenção que a função de 12vdc, só mantem o fresco do frigo.
Como o funcionamento a 12vdc é também com uma resistência eléctrica, se, neste modo, tivesse capacidade para refrigerar bem, não haveria bateria que aguentásse.
Boas Ruladas :wink:


Não se trata de uma menor refrigeração, mas sim pelo facto de não ligar a 12v
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Mensagempor alexandrechora » segunda jun 06, 2011 10:20 pm

Boas a Todos

Para o frigorifico trabalhar normalmente e de acordo com a maioria dos manuais das instalações das acs, Deveria apenas funcionar a 12volts quando o motor da ac está em funcionamento, sendo que assim que para o motor da ac o funcionamento do frigorifico a 12volts é interrompido, isto para proteger a bateria. Portanto para isto acontecer normalmente existe um relé ou uma placa de controlo que é accionada pela corrente vinda do alternador da ac, caso contrário o frigo não funciona a 12volts.

Portanto, na minha modesta opinião, poderá o relé ou a placa de controlo não estar a funcionanar ou simplesmente por falta de massa e ou contacto ou ainda por quebra de ligação.

Geralmente e em frigorificos pequenos a resistência de aquecimento do liquido do frigorifico tem uma potência nos 110 a 120watts, muito parecida com a mesma potência quando frigorifico está ligado a 220v. Ou seja, na maioria das acs o frio produzido é efectivo tanto a 12volts como a 220volts... Sendo que ainda a 12volts por vezes se sinta que o frio é mais efectivo que a 220volts, isto apenas se pode verificar porque o deslocamento da ac aumenta o arrefecimento da parte superior do frigorifico e quando está ligada a 220volts a ac está parada....

Verifique o relé ou placa de controlo, poderá ainda ser o fusivel de controlo desse circuito....

Espero ter ajudado....

Cumps Alexandre
Editado pela última vez por alexandrechora em segunda jun 06, 2011 11:22 pm, num total de 1 vez.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor VítorEsteves » segunda jun 06, 2011 10:38 pm

Engraçado :shock:

O companheiro está a passar pelo mesmo que eu na altura!!!

Inicialmente, desmontei o fogão e revi todas as ligações que se encontram entre a placa do fogão e o como do frigo. Tudo estava OK.
Depois, comprei um interruptor novo e não resolveu o assunto (Talvez a resitência não fosse a adequada e igual ao velho)
Numa de "perdido por 10, perdido por 100", deu-me para desmontar o interruptor velho.
É um processo muito simples:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
1. Basta introduzir uma chave de fenda pequena entre o botão vermelho e a parte lateral (como na imagem)(É importante não perder nenhuma das peças do seu interior)
2. Lixei as patilhas interiores que se encontravam bastante carbonizadas
3. Spray W40
Voltei a montar o interruptor (Não é complicado)
Liguei os fios, pus a ac a trabalhar e o interruptor ganhou vida.

Já agora, já verificou as ligações que levam corrente ao frigorífico. A sua AC não tem uma caixa de derivação por baixo da banca onde estão ligados os fios de 12 V que alimentam o frigorifico?
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
Avatar do Utilizador
VítorEsteves
 
Mensagens: 175
Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm
Localização: Braga

Mensagempor Cristovão » terça jun 07, 2011 7:19 pm

Aparentemente é mesmo falta de corrente.

Desmontei o tal interruptor e dos três fios que lá ligam nenhum tinha corrente quer com a AC parada quer a trabalhar com as rotações nas 1500.

Fui a dita caixa por de baixo da bancada e verifiquei que ai também não chega corrente, depois foi seguir a cablagem que acabou por não dar em nada uma vez que acaba numa espécie de transformador que também recebe corrente 220v.

Já passado dos carretos apliquei corrente directa num dos pólos do interruptor onde supostamente deveria ter a dita cuja, e para alegria minha o interruptor acende a luz em ON e apaga em OF, mas continuava sem ouvir o frigo a trabalhar.

pensei, bem no Fórum disseram que trabalha com uma resistência, se calhar não faz barulho, então para tirar as dúvidas deixei o frigo 2 horas ligado com o interruptor em ON (Ligação directa claro) ao fim desse tempo estava ligeiramente quente na traseira do frigo e dentro o congelador já se estava a preparar para congelar, muito embora dentro da parte dos legumes e bebidas não estivesse grande coisa, mas o importante é que funcionava.

Conclusão vai ficar directo :D
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Ajuda com Frigorifico

Mensagempor Ivo » terça jun 07, 2011 9:31 pm

Cristovão Escreveu:Pois é pessoal. o meu frigorifico está pós modos do esquisito :cry:
Trabalha muito bem a 220 e a gáz contudo não está a funcionar a 12v.


Estou com o mesmo problema :(
Fiat Ducato Van Joint 2 Adventure 110CV
http://chapucillas.acmur.es/index.html
Ivo
 
Mensagens: 32
Registado: terça jan 25, 2011 6:49 pm
Localização: Portalegre/Alto Alentejo

Mensagempor adelsilva » sexta jul 15, 2011 11:08 am

Bom dia

Companheiros

Nao tenho procuração, mas existe um ilustre mecanico de seu nome Nery, que trabalha no Parracho Autocaravanas.

Quando tenho problemas com o meu frigorifico e um Senhor de 5 estrelas que me tem ajudado.

E um espaço que recomendo

Telefone para marcações
21 961 70 99
Adelino Silva
Fiat Fendt 290
Avatar do Utilizador
adelsilva
 
Mensagens: 86
Registado: segunda abr 28, 2008 10:35 pm
Localização: Lisboa - Freguesia Estrela

Mensagempor ZecaSantos » sexta jul 15, 2011 1:57 pm

Companheiros boa tarde,

Cristóvão, exparimente ver se junto à bateria do carro não há um fusivel de 3 ou 5 ha que esteja fundido, porque é por aí que sai corrente e vai "atracar" o relay que liga o alternador ao frigorifico.

Daí os frigorificos só trabalharem a 12v com o motor do carro ligado.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor fj2011 » terça Oct 18, 2011 11:07 pm

VOLTANDO AO TEMA.....

Rula Escreveu:.... tendo em atenção que a função de 12vdc, só mantem o fresco do frigo.
Como o funcionamento a 12vdc é também com uma resistência eléctrica, se, neste modo, tivesse capacidade para refrigerar bem, não haveria bateria que aguentásse.
Boas Ruladas :wink:


temia q isto fosse verdadeiro para o meu frigorifico (o de origem)...ATÉ porque como trabalha/refresca melhor é mesmo a 12v... e a bateria aguenta :P
como exemplo,
Só por acaso meti umas latas de cerveja no congelador e eis q em cerca de 3 a 4 horas de viagem, com paragens, não consegui beber a cerveja, pois estava congelada :(
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Mensagempor Rula » quinta Oct 20, 2011 9:55 pm

BRUTAL., assim tá bem!!!!!!!
Pois eu a 12v não tive essa sorte. Em tempos fiz uma viagem com os 12v ligados, o carro não estava a carregar a bateria da celula e como foi de noite, a bateria foi abaixo e o frigo só tinha um fresquito...
Depois de revisto também não insisti mais. Uso gás e 230v e tá bom.
Boas Ruladas :wink:
Rui Barreiras
------------------
Ford CI RIVIERA
Avatar do Utilizador
Rula
 
Mensagens: 65
Registado: terça Oct 13, 2009 6:59 pm
Localização: Leiria

Mensagempor fj2011 » quinta Oct 20, 2011 11:59 pm

Rula Escreveu:BRUTAL., assim tá bem!!!!!!!
Pois eu a 12v não tive essa sorte. Em tempos fiz uma viagem com os 12v ligados, o carro não estava a carregar a bateria da celula e como foi de noite, a bateria foi abaixo e o frigo só tinha um fresquito...
Depois de revisto também não insisti mais. Uso gás e 230v e tá bom.
Boas Ruladas :wink:


pois!!!!... e o problemas do meu é não trabalhar tão bem a 220 v e a gás como trabalha a 12v....

as manias que os nossos frigorificos têm :D
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes