Venho aqui apresentar a construção de um painel solar fotovoltaico (caseiro).
Vou, como prometido efectuar uma foto reportagem da construção do Painel solar:
Material :
Ferro de soldar 60w
caneta de fluxo
24 células fotovoltaicas de 0.61V e 4 W
Tiras metálicas revestidas a estanho (veio junto com o kit de células)
Diodo
Fio eléctrico - e +
Placa de vidro 50 x 1.32 e 0.5 mm espessura
Placa tipo acrilico de 50 x 1.32
Calha de alumínio
1 caixa com tampa para instalação electrica (caixa pequena)
Silicone transparente anti-fungos
silicone cola e veda branco anti-fungos
Inicio :
Células fotovoltaicas de 0.61v 4W
passar a caneta de fluxo para soldar nas células as tiras de metal revestidas com estanho
no meu caso eu soldei primeiro em todas as células as tiras metálicas, as soldaduras finais (costas das células) foram feitas já em cima do vidro.
ligação das células umas ás outras, como disse anteriormente este trabalho foi feito sob o vidro. Após estarem soldadas colar as células com silicone transparente.
Aplicação de cola e veda branco ( nota: ao passar o dedo para espalhar o silicone não se deve levantar mas sim arrastar para o lado, pode correr o risco de virem ou levantar as células se não proceder desta forma)
Colocação das costas do painel ( utilizei uma placa idêntica ao acrílico, não sei o nome técnico, foi comprada no AKI)
Ligação do diodo e colocação da caixinha eléctrica
Aplicação da calha ou armação de alumínio
Acabamento Final
Teste :
Voltagem: 14.80V com inclinação adquada para o sol
Deitado: 14.30V
Com alguma sombra sobre o painel: 13.70V
Com iluminação artificial (lampada da cozinha 21W economizadora): 5.60V
Amperagem: ????
Wats: Não foi feito teste não tenho equipamento
Dias
Ford Transit 1986
