Construção de Painel Solar Fotovoltaico 96W

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Construção de Painel Solar Fotovoltaico 96W

Mensagempor Dias UMM4x4 » quarta jun 22, 2011 3:02 pm

Boas Companheiros

Venho aqui apresentar a construção de um painel solar fotovoltaico (caseiro).
Vou, como prometido efectuar uma foto reportagem da construção do Painel solar:

Material :
Ferro de soldar 60w
caneta de fluxo
24 células fotovoltaicas de 0.61V e 4 W
Tiras metálicas revestidas a estanho (veio junto com o kit de células)
Diodo
Fio eléctrico - e +
Placa de vidro 50 x 1.32 e 0.5 mm espessura
Placa tipo acrilico de 50 x 1.32
Calha de alumínio
1 caixa com tampa para instalação electrica (caixa pequena)
Silicone transparente anti-fungos
silicone cola e veda branco anti-fungos

Inicio :

Células fotovoltaicas de 0.61v 4W

Imagem

passar a caneta de fluxo para soldar nas células as tiras de metal revestidas com estanho

Imagem

no meu caso eu soldei primeiro em todas as células as tiras metálicas, as soldaduras finais (costas das células) foram feitas já em cima do vidro.

Imagem

Imagem


ligação das células umas ás outras, como disse anteriormente este trabalho foi feito sob o vidro. Após estarem soldadas colar as células com silicone transparente.

Imagem

Aplicação de cola e veda branco ( nota: ao passar o dedo para espalhar o silicone não se deve levantar mas sim arrastar para o lado, pode correr o risco de virem ou levantar as células se não proceder desta forma)



Imagem

Colocação das costas do painel ( utilizei uma placa idêntica ao acrílico, não sei o nome técnico, foi comprada no AKI)

Imagem

Ligação do diodo e colocação da caixinha eléctrica

Imagem
Imagem

Aplicação da calha ou armação de alumínio

Imagem
Imagem

Acabamento Final

Imagem

Teste :
Voltagem: 14.80V com inclinação adquada para o sol
Deitado: 14.30V
Com alguma sombra sobre o painel: 13.70V
Com iluminação artificial (lampada da cozinha 21W economizadora): 5.60V

Amperagem: ????
Wats: Não foi feito teste não tenho equipamento

Dias
Ford Transit 1986
Editado pela última vez por Dias UMM4x4 em quarta jun 22, 2011 4:17 pm, num total de 1 vez.
Dias UMM4x4
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm
Localização: Sátão - Viseu

Mensagempor ZecaSantos » quarta jun 22, 2011 4:17 pm

Companheiros,

Dias UMM4x4, tudo certo, os valores finais até são idênticos aos dos paineis de compra, mas só um esclarecimento os fios que saem do painel vão kigar a um regulador? e qual a secção desses fios?

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor Dias UMM4x4 » quarta jun 22, 2011 4:28 pm

Companheiro Zeca Santos
Entre o painel solar e o acomulador de energia (bateria) deve levar um regulador de carga.
Na minha AC tenho um regulador de carga analógico com indicação por led, quando montar este que acabei de fazer quero aplicar um digital para ver realmente quais os valores de produção de energia dos paineis.

Dias
Ford Transit 1986
Dias UMM4x4
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm
Localização: Sátão - Viseu

Mensagempor bedfordcf250 » quarta jun 22, 2011 9:09 pm

boas,também já fiz um e estou no fabrico do segundo.
Avatar do Utilizador
bedfordcf250
 
Mensagens: 14
Registado: terça dez 29, 2009 5:39 pm
Localização: santa maria da feira

Mensagempor bedfordcf250 » quarta jun 22, 2011 9:10 pm

boas,também já fiz um e estou no fabrico do segundo.eu usei cabo de 4mm entre o painel,o regulador e as baterias,penso ser o suficiente.
Avatar do Utilizador
bedfordcf250
 
Mensagens: 14
Registado: terça dez 29, 2009 5:39 pm
Localização: santa maria da feira

Mensagempor time_out » quarta jun 22, 2011 9:24 pm

Boa noite
Penso ser interessante ter o custo indivativo do painel assim como o tempo dispendido.
Cumprimentos
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1254
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor danibeja » quarta jun 22, 2011 10:56 pm

Boa noite,

É de silício amorfo ?

É que não me parecem ser Policristalinos nem monocristalinos, pois se fossem a voltagem andava entre os 18V e os 21 V.

Grande abraço, e parabéns.

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Dias UMM4x4 » quinta jun 23, 2011 3:36 pm

Boas companheiros
Danibeja este é de silício amorfo o máximo que atingi foi entre 14 a 15.5V ligado directamente ao multimetro, os paineis que tenho montados na minha AC na altura (antes de os montar) atingiam os os valores que referiu.

Time_out, este painel por ser de fabrico caseiro fica mais barato, mas para ser cincero não sei se justifica, digo isto porque temos aqui um companheiro que os vende a um bom preço, na ordem dos 250 ou 280€ (não sei bem ao certo), com a mesma ou até mais potencia em Wats.
Esta montagem requer muita paciência e cuidado principalmente ao manusear as células porque elas são muito frágeis e partem com muita facilidade.
Compensa fazer um painel solar caseiro, quando os valores andam muito acima dos 280 euros.
Vamos a contas:
Células + caneta de fluxo + bobine de tiras metálicas com estanho +Diodo- 110.00€.
Vidro com arestas feitas 50 x 1.32 - 14.00€
silicone (total)- 16€
chapa tipo acrilico para cobrir as célilas - 10.50€
Calha de aluminio lacado de branco (opção minha poderia ter optado por uma mais barata com menos resistência)- 35€
Julgo não faltar nada, sendo assim o Total é de :- 185.50€
Se a este valor tivesse de juntar mão de obra tornaria ainda mais caro...
Este painel foi feito nas horas vagas e nas calmas....

Abraço

Dias
Ford Transit 1986
Dias UMM4x4
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm
Localização: Sátão - Viseu

Mensagempor danibeja » quinta jun 23, 2011 4:33 pm

Boa tarde,

Tal como eu pensava... mas consegue comprar células policristalinas ou monocristalinas ?

Em vez de vidro, pode utilizar verniz ou resina ? (para ficar mais leve)

A minha ideia, era colocar as células a fazer de tejadilho, com díodos por causa das sombras... e inclusive evitava futuras infiltrações .

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Dias UMM4x4 » sexta jun 24, 2011 8:46 am

danibeja Escreveu:Boa tarde,

Tal como eu pensava... mas consegue comprar células policristalinas ou monocristalinas ?

Em vez de vidro, pode utilizar verniz ou resina ? (para ficar mais leve)

A minha ideia, era colocar as células a fazer de tejadilho, com díodos por causa das sombras... e inclusive evitava futuras infiltrações .

Grande abraço,

Danibeja


Bom dia Companheiros

Quanto á questão de paineis solares eu não sou a pessoa indicada, o meu conhecimento na matéria foi adquirido atravez de pesquisas feitas na net quando coloquei o primeiro painel (curiosidade de funcionamento).
Encontrar outro tipo de células não lhe poderei responder, estas foram compradas no Leilões.net.
Quanto á substituição do vidro por resina ou verniz não lhe posso dar uma resposta, para que o painel ficasse mais leve ainda ponderei a hipotese de substituir o vidro por policarbonato, não o fiz porque é mais flexivel em relação ao vidro e ao montar a armação poderia vir a partir as células.

Quanto a estas questões que colocou certamente virá um companheiro mais entendido na matéria para nos esclarecer.

Dias
Ford Transit 1986
Dias UMM4x4
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm
Localização: Sátão - Viseu

Mensagempor ZecaSantos » sexta jun 24, 2011 2:04 pm

Companheiros, boas,

Caro Danibeja, queres mais um tecto? não te esqueças que o tejadilho não é rígido, quando sobes só uma roda eu em curva mais apertada o tecto ondula e/ou torce, estou-me a fazer enterder?

Um abraço, beijinhos à Liliana e uma lambidela do Gastão à coelha.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor alexandrechora » segunda jun 27, 2011 12:38 am

Boas a todos

Desde já manifesto os meus parabens ao companheiro Dias, pela a ousadia e pelo perfeccionismo demonstrado a avaliar pelas fotos na construção do seu proprio painel solar.

Pela leitura deste topico, gostaria de tentar esclarecer algumas questões segundo a minha avaliação, que naturalmente é tão fálica como outra qualquer.
As células fotovoltaicas utilizadas pelo nosso selfmademen, são monocristalinas e não de silica amorfo, a voltagem testada em circuito aberto é muito provavelmente insuficiente 14 a 15volts, quando deveria ser entre 18 a 20volts, isto para que em circuito fechado ou em carga de baterias consiga ter uma tensão de 15 a 17 volts que é o ideal para carregar baterias de 12volts, isto porque o regulador de carga gere a restante carga das baterias, mas para o fazer tem de ter uma tensão superior á carga máxima admitida pela bateria se for de ácido deepcycle, 13, 7 a 13,9volts, se for de gel 14,2 a 14,3volts se for AGM 14,4 a 14,8 ou até mesmo 15volts... ou seja este painel dificilmente terá tensão suficiente para carregar adequadamente uma bateria AGM.... Este painel com alguma sorte conseguirá atingir 13,5v em carga que será o minimo para carregar uma bateria de ácido Deepcycle....

As minhas palavras como sempre deverão ser interpretadas como algo pedagogico e construtivo, nunca depreciativas, bem pelo contrário, a construção do painel solar é algo que necessita de muita dedicação, conhecimento e prefeccionismo, eu por exemplo não concluí o meu... o companheiro Dias concluiu.

Existem outros pontos também algo limitativos na performance deste painel, como por exemplo: a espessura dos fios de saída de corrente, parecem-me finos, pelo menos 4mm, naturalmente para esta potência solar.... não quer dizer que não cumpram a sua missão, mas de certo que existirão perdas.... A resistencia da configuração do frame, e os diodos, serão outros pontos a melhorar, mas ainda assim na minha modesta opinião é uma excelente iniciativa, que tolda u espirito empreendedor e ambicioso.

Um bem haja Dias e venham daí os testes, gostaria de aprender mais com o seu projecto.

Efectivamente existem muitos tipos de paineis, já testei inumeros, uns mais economicos outros nem tanto assim, outros de marcas conceituadas, outros nem por isso, até chegar a um compromisso de qualidade preço e performance associada á longevidade. Hoje afirmo e desde algum tempo constato que existem paineis solares que servem os nossos interesses enquanto autocaravanistas, outros paineis só nos iludem.... defraldando as nossas expectativas.

Estive 15 dias ausente, de férias em total independencia energética, com uma arca congeladora (motor de compressão) de 100Litros a funcionar 24h sobre 24h, funcionando com um inversor de 1500w e duas baterias AGM de 80ah cada, e assim que tiver oportunidade vou postar os resultados, mas posso adiantar que tive consumos diários de 100 a 110ah e que os dois paineis solares de 90w cada, produziram 85amperes por dia em conjunto.

Mais uma vez, parabens companheiro Dias, fico aguardar os testes em carga.

Cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor spinto » quinta Oct 13, 2011 11:23 am

Chegou a efectuar testes de desempenho e carga ?
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes