Olá companheiros. Saudações e pedido de ajuda

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Olá companheiros. Saudações e pedido de ajuda

Mensagempor Jorge Caloiro » terça set 20, 2011 3:24 pm

Sou um caravanista principiante e portanto cheio de ignorância e problemas. Um deles era ganhar atrevimento para entrar neste forum com gente tão conhecedora. Mas alguma vez tem que ser a primeira e aqui vai. Resido em Braga onde só conheço outro companheiro caravanista.
Tenho A/C (batizei-a Carlota) desde Out 2010 cheio de entusiasmo "infantil". Era um novo brinquedo. Já usada, mas a encher-me de gozo.
O anterior proprietário é v/ conhecido, o Alexandre Chora barra das electrónicas como vou vendo.
Fiz a 1ª experiềncia a valer em Maio (uma semana no Sul de Espanha) e as coisas correram bem. Depois voltou a congelar na box. Os utilizadores seguintes foram um filho e um amigo, agora entre fim Julho e fim de Agosto. Quer um quer outro foram-me anotando telefonicamente os problemas. O que mais me preocupa tem a ver com o boyer. Deixou de puxar a água quente para as torneiras e a água sai por baixo para fora. O "botão" (não sei que nome dar-lhe) não se segura em cima e cai.
Esta pecha manteve-se com os dois utilizadores. O 2º "engendrou uma artimanha para prender o "botão e não o deixar baixar. "Resultou" pelo que me dizem, mas deve ter tido consequências que ignoro. Tirada essa engenhoca, voltou ao estado anterior. SÓ que não sei se por isso se por outra razão ouve-se um apitar agudo dentro da Carlota que só cala com o motor a trabalhar. O que será, não sei. (Já dei estes sintomas ao Alexandre por tlf mas segundo ele, podem ser várias coisas, uma delas a "falência" da bateria da célula, porque houve um momento que se apagou a carga no quadro. Mas tenho dúvidas porque voltou a aparecer com 13,4 no quadro.
Claro que em lugar de estar a maçar os companheiros poderia ir à procura de uma oficina em que pudesse confiar na seriedade e na competência. Mas não conheço aqui no burgo.
Acontece que na minha ultima volta no forum li uma mensagem de um companheiro de Braga javascript:emoticon(':lol:'), Vitor Esteves, o que me deu a ideia de por esta msg solicitar ao companheiro Vitor se está a ver alguma possibilidade de me ajudar. Também moro no centro da cidade, perto do Pingo Doce de Santa Tecla; a Carlota está perto; só conhecendo este forum como elo de ligação, agradecia que desse o passo seguinte e certamente encontraremos a forma de nos encontrarmos pessoalmente.
Editado pela última vez por Jorge Caloiro em terça set 20, 2011 3:28 pm, num total de 1 vez.
Jorge Caloiro

Registado: sábado nov 13, 2010 3:41 pm

Re: Olá companheiros. Saudações e pedido de ajuda

Mensagempor Jorge Caloiro » terça set 20, 2011 3:26 pm

Jorge Caloiro Escreveu:Sou um caravanista principiante e portanto cheio de ignorância e problemas. Um deles era ganhar atrevimento para entrar neste forum com gente tão conhecedora. Mas alguma vez tem que ser a primeira e aqui vai. Resido em Braga onde só conheço outro companheiro caravanista.
Tenho A/C (batizei-a Carlota) desde Out 2010 cheio de entusiasmo "infantil". Era um novo brinquedo. Já usada, mas a encher-me de gozo.
O anterior proprietário é v/ conhecido, o Alexandre Chora barra das electrónicas como vou vendo.
Fiz a 1ª experiềncia a valer em Maio (uma semana no Sul de Espanha) e as coisas correram bem. Depois voltou a congelar na box. Os utilizadores seguintes foram um filho e um amigo, agora entre fim Julho e fim de Agosto. Quer um quer outro foram-me anotando telefonicamente os problemas. O que mais me preocupas tem a ver com o boyer. Deixou de puxar a água quente para as torneiras e a água sai por baixo para fora. O "botão" (não sei que nome dar-lhe) não se segura em cima e cai.
Esta pecha manteve-se com os dois utilizadores. O 2º "engendrou uma artimanha para prender o "botão e não o deixar baixar. "Resultou" pelo que me dizem, mas deve ter tido consequências que ignoro. Tirada essa engenhoca, voltou ao estado anterior. SÓ que não sei se por isso se por outra razão ouve-se um apitar agudo oe baixo dentro da Carlota que só cala com o motor a trabalhar. O que será, não sei. (Já dei estes sintomas ao Alexandre por tlf mas segundo ele, podem ser várias coisas, uma delas a "falência" da bateria da célula, porque houve um momento que se apagou a carga no quadro. Mas tenho dúvidas porque voltou a aparecer com 13,4 no quadro.
Claro que em lugar de estar a maçar os companheiros poderia ir à procura de uma oficina em que pudesse confiar na seriedade e na competência. Mas não conheço aqui no burgo.
Acontece que na minha ultima volta no forum li uma mensagem de um companheiro de Braga javascript:emoticon(':lol:'), Vitor Esteves, o que me deu a ideia de por esta msg solicitar ao companheiro Vitor se está a ver alguma possibilidade de me ajudar. Também moro no centro da cidade, perto do Pingo Doce de Santa Tecla; a Carlota está perto; só conhecendo este forum como elo de ligação, agradecia que desse o passo seguinte e certamente encontraremos a forma de nos encontrarmos pessoalmente.
Jorge Caloiro

Registado: sábado nov 13, 2010 3:41 pm

Mensagempor VítorEsteves » terça set 20, 2011 4:42 pm

Caro Companheiro Jorge Caloiro,

Já lhe respondi por Mensagem Privada (MP)
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor alexandrechora » terça set 20, 2011 6:55 pm

Boas a todos

Companheiro Jorge, realmente é uma excelente ideia pedir ajuda ao seu conterrâneo e nosso companheiro Vitor, está bem entregue.

Ponto de situação, por aquilo que me descreveu telefonicamente, eis a minha opinião e aproveitando a oportunidade para divulgar a situação a todos.

1- Quando uma autocaravana está muito tempo parada sem utilização dentro de uma garagem ou debaixo de um telheiro, o painel solar não carrega a bateria, e no seu caso é uma bateria solar Deepcycle de ácido de salvo erro de 90ah, pelo que perde entre 3 a 5% de carga ao mês.... Isto para uma bateria nova, no seu caso já era usada quando comprei essa AC, pelo que não sei quanto tempo terá e que uso lhe deram.... Esta bateria também requer manutenção, pelo menos verificar nivel de electrolito de 6 em 6meses.... Em suma o material nestas condições degrada-se bastante, por vezes muito mais do que se utilizar a ac pelo menos uma vez por mês...

2- Como descreve, quando coloca o motor em marcha é audivel um apito que se cala ao fim de uns minutos, este apito é o sistema de alarme de voltagem da bateria da célula, que tal como afirma este apito cala-se ao fim de alguns minutos do motor estar a trabalhar, é natural que isto aconteça, é sinal que o alternador está a carregar a bateria, mas assim que desliga o motor, passado alguns minutos o apito recomeça, isto é sinal que a bateria está em curto e já não aceita carga.... más noticias...

3- Quando a bateria da célula está semi-morta ou mesmo morta, nada na ac funciona em condições, o boiler é o seu caso.... devido aos sistemas de protecção, a valvula de segurança do boiler, pura e simplesmente não segura e fecha o circuito, porque a voltagem de funcionamento não é adequada, salvo erro precisa de pelo menos 11,2volts estáveis.... Em muitos casos o frigorifico também não funciona, etc.....

Para resolver a sua situação, tem de investir numa bateria e nada melhor que uma AGM, e ainda mais e possivelmente os utilizadores da sua ac pensam que a energia disponivel é ilimitada....

Peça ao companheiro Vitor que lhe faça uma manutenção, ao frigorifico e ao boiler, concretamente limpeza das chaminés e bicos de queimadores... Deve estar a precisar....

Depois todos gostavamos de saber novidades....

Cumps e Jorge não se esqueça que ser autocaravanista é bastante mais do que ter uma autocaravana....

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Conclusão do Problema do companheiro Jorge

Mensagempor alexandrechora » segunda Oct 03, 2011 11:56 am

Boas a todos

Posto esta informação para servir de alerta a todos os companheiros, e para aprendermos todos interagindo em conjunto, com as experiências e conhecimento.

Tal como suspeitava no meu post anterior, se bem que a avaliação do problema foi feita por telefone, confirma-se que o problema do mau funcionamento dos diversos sistemas da AC do companheiro Jorge, têm todos a mesma origem, ou seja, falta de tensão constante na bateria, por outras palavras a bateria morreu.....

Agora porque razão a bateria deepcycle de acido morreu neste caso:

A resposta é simples neste caso..... falta de manutenção, a bateria estava completamente seca, não tinha electrolito, agora porquê isto acontece????

1- Desconhecimento da necessidade da bateria necessitar de manutenção
2- Dificil acesso á bateria (tem de se desmontar o banco)
3- A tensão de carga da bateria incorrecta
4- Descargas e cargas muito grandes....
etc....

Agora digo qual o preço a pagar por uma bateria nova e montagem??????
Justifica negligênciar as revisões e manutenções, na minha opinião nunca justifica, mesmo mais que não seja pelo transtorno originado e pela nossa segurança....

Todo o electrolicto que se volatilizou (bateria no interior da célula), para além de ser toxico para os seres vivos, com uma fonte de ignição dentro da célula no momento infeliz e a desgraça acontece (o hidrogénio libetado é 3 vezes mais explosivo que a gasolina).

Agora digo, se a sua bateria estivesse livre de manutenção, como é o caso das baterias AGM, muito provavelmente não estaria agora a gastar euros....

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes