Revisões/inspeções nas instalações de gás das AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor pauloalmas » terça set 20, 2011 4:53 pm

Boa noite a todos.

A prova de vedação (ou estanqueidade) é a que é normalmente efectuada numa instalação de gás.

Poder-se-á efectuar também um teste ao monóxido de carbono emitido pelos diversos equipamentos consumidores de gás, mas para isso até penso que muitos de nós têm estes pequenos detectores nas suas ACs, assim como os de gás.

Até acredito que algum técnico passe um certificado do trabalho que efectuou (estanqueidade e monóxido de carbono), no entanto para que servirá ?

Vejam a especificidade das ACs - Andam na estrada (com buracos ...), movimentos bruscos, etc. - Estão a ver que uma instalação (com tubos metálicos e soldaduras) que hoje não tem fugas, amanhã isso pode já não ser verdade ...

Por isso há que arranjar rotinas simples que nos possam alertar que alguma coisa não está bem !

Como é que eu faço numa caravana que por vezes utilizo ?
Abro a válvula redutora da garrafa de gás e pressurizo todo o circuíto.
De seguida fecho a válvula e deixo estar assim, por exemplo desde o jantar até ao outro dia de manhã. No dia seguinte, através da abertura de um dos bicos ou da abertura da válvula da garrafa, noto se o circuíto perdeu pressão.
Se existir uma fuga considerável, dou por ela !

Quando tiver a minha AC, provávelmente coloco um manómetro de pressão perto da garrafa de gás e assim este teste expedito torna-se mais facilmente conclusivo.

Espero ter ajudado !
Editado pela última vez por pauloalmas em terça set 20, 2011 5:35 pm, num total de 1 vez.
Cumprimentos
Paulo
pauloalmas
 
Mensagens: 37
Registado: quinta dez 25, 2008 8:20 pm
Localização: Feijó . Almada

Mensagempor danibeja » terça set 20, 2011 5:10 pm

Boa tarde,

Nas IPO convencionais os inspectores tem de inspeccionar o sistema de gas tal com o tem que inspeccionar um deposito de combustível a diesel ou gasolina, e inclusive ver se a instalação não foi violada... logo existe inspecção aos componentes dos veículos a GPL , já em relação ás ACs isso não se passa pois não faz parte dos componentes locomotrizes...

De lembrar que nos veículos a GPL não existe labaredas constantes, e muito menos são visíveis, pois resultam da combustão do motor, enquanto os frigoríficos e os boilers, passam muitas horas ligados a produzir uma fonte de calor (que não existe nos veículos GPL).
Para mim são situações completamente distintas.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Luis Agostinho » terça set 20, 2011 8:07 pm

Boa noite,

Havia um anúncio de uma marca de leite que dizia assim..."Se eu não gostar de mim...quem gostará?!"

Tudo o que diga respeito a segurança para mim principalmente e para os outros a mim me diz respeito e por isso ao velar pela minha segurança, estou ao mesmo tempo a velar pela dos outros.

É tipico do português achar que alguém se tem de responsabilizar por nós e por isso a melhor forma de resolver a incuria ou insconsciencia de alguns...seria colocar essa responsabilidade na inspecção periódica. Porque se a explosão fôsse depois...pelo menos já tinhamos a quem atirar as culpas...

Por outro lado o problema poderia ser resolvido se nos dirigirmos a um representante de autocaravanas e pedissemos para fazer uma inspecção ao sistema de gaz...óbviamente que a teriamos de a pagar...e aí entra outra faceta do povo português...tudo o que não sêja de borla ou pelo menos pechincha já não gostamos.

Mas o mais grave disto é que são exactamente os mesmos que se preocupam com a segurança do gaz...que acham que deviamos ser inspeccionados nas inspecções anuais...e que antes de irem para as ditas inspecções retiram tudo o que podem...só não desmontam armários porque não podem...para as "meninas" não serem chumbadas por excesso de peso...

E mal saiem de lá...toca a mandar a tralha toda lá para dentro, sem saberem se têm travões para parar aquele peso todo...

Mais uma vez o tipico português que quer "sol na eira e chuva no nabal"...!!!

Desculpem mas por vezes acho que levamos a esquizofrenia longe de mais...

Quantas autocaravanas explodiram por fugas de gaz....?!?!

Quantos apartamentos explodiram por fugas de gaz...e para aqueles mais receosos que o companheiro do lado não inspecione o sistema do gaz e sêja um perigo potencial...eu deixo a pergunta...e em vossas casas e nos prédios onde habitam...também vão perguntar a todos os vizinhos se respeitam as normas de segurança sôbre o gaz...?!?!

Respeito as pessoas que temem o gaz dentro das autocaravanas...agora daí até considerar que sômos um perigo potencial porque não sômos inspeccionados no sistema de gaz, vai uma grande distância...

Se quando compramos a autocaravana usada e com muitos anos o que é que nos impede de exigir uma inspecção certificada ao sistema de gaz?!
E a resposta está precisamente aqui...

Pela minha segurança sou eu o responsável...
Só se definitivamente eu não gostar de mim...digo eu não sei!!! :lol:

Um abraço
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor fj2011 » quarta set 21, 2011 12:12 am

danibeja Escreveu:Boa tarde,

Nas IPO convencionais os inspectores tem de inspeccionar o sistema de gas tal com o tem que inspeccionar um deposito de combustível a diesel ou gasolina, e inclusive ver se a instalação não foi violada... logo existe inspecção aos componentes dos veículos a GPL , já em relação ás ACs isso não se passa pois não faz parte dos componentes locomotrizes...


ora aí está...
Para viajar em autocaravana não pode ser obrigatório usar Gás...assim
com uma Inspecção obrigatória, teriam todos de usar gás no dia q fossem à dita inspecção...
!


lalalala!!!
Danibeja


subscrevo por completo o q o companheiro A748-2 postou anteriormente
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Mensagempor danibeja » quarta set 21, 2011 9:46 pm

Boa noite,

Não concordo:
É tipico do português achar que alguém se tem de responsabilizar por nós e por isso a melhor forma de resolver a incuria ou insconsciencia de alguns...seria colocar essa responsabilidade na inspecção periódica. Porque se a explosão fôsse depois...pelo menos já tinhamos a quem atirar as culpas...


Para mim o problema é de extrema gravidade, e tem a ver com o carácter de alguns Portugueses, que se estão pouco barimbando para as regras e bom senso, é como lhes apetece, já para não dizer que uma grande maioria anda sempre a ver como pode atropelar/contornar as leis e fazer da maneira que entende...


Por essas afirmações Cascais deve ser mesmo o " Céu ", toda a gente com o seu bom senso, torna totalmente dispensável todo o tipo de legislação...É que aqui na Amadora e Sintra as regras são cumpridas por muito poucos...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Luis Agostinho » quinta set 22, 2011 11:46 am

Boa tarde Danibeja,

"Por essas afirmações Cascais deve ser mesmo o " Céu ", toda a gente com o seu bom senso, torna totalmente dispensável todo o tipo de legislação...É que aqui na Amadora e Sintra as regras são cumpridas por muito poucos..."

Decididamente... ou se muda para cá ou para ali para os lados de Santarém que é tudo malta séria... :lol:



Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor jecintra » quinta set 22, 2011 11:50 pm

Caros companheiros
Muito boa Noite, Cumprimentos a todos
Esta é a minha primeira intervenção no Forum . e espero que poder dar uma ajuda sobre este tema.
Permitam-me o seguinte:
Uma coisa são os equipamentos de queima, e outra é a instalação do gás.
Os equipamentos de queima, penso eu, são certificados. Têm os seus sistemas de acendimento e todos eles têm válvulas de segurança que cortam o gás caso a chama se apage.
A instalação: torneiras, interligações e ligações aos equipamentos são feitas por aperto mecânico com tubagens devidamente produzidas para o efeito.
O tubo de borracha que ligam o redutor á instalação têm inscrito a data de validade.
Efectivamente há coisas que podem e devem ser feitas por nós próprios sempre que utilizamos o equipamento, que é verificar que os sistemas de segurança estão ou não a funcionar.
Inspeccionar o aperto das tubagens , substituir o tubo de borracha quando está fora do prazo de validade é coisa que não requer muita qualificação profissional.
Proceder como um companheiro já referiu fechando a garrafa do gás e passado algum tempo ensaiar acender um bico do fogão para verificar se houve ou não perda de pressão na instalação é uma boa prática.
Caso tenhamos duvidas sobre a perfeito funcionamento de qualquer órgão, como acontece com tudo na vida, devemo-nos socorrer de alguém que seja entendido no assunto.
Cuidar da nossa segurança é obrigação de todos nós!
Mas por favor, não nos queiram arranjar mais inspecções obrigatórias!
Desculpem-me a ousadia.
Avatar do Utilizador
jecintra
 
Mensagens: 13
Registado: domingo set 04, 2011 11:05 pm
Localização: Lagos

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes