Boa noite a todos.
A prova de vedação (ou estanqueidade) é a que é normalmente efectuada numa instalação de gás.
Poder-se-á efectuar também um teste ao monóxido de carbono emitido pelos diversos equipamentos consumidores de gás, mas para isso até penso que muitos de nós têm estes pequenos detectores nas suas ACs, assim como os de gás.
Até acredito que algum técnico passe um certificado do trabalho que efectuou (estanqueidade e monóxido de carbono), no entanto para que servirá ?
Vejam a especificidade das ACs - Andam na estrada (com buracos ...), movimentos bruscos, etc. - Estão a ver que uma instalação (com tubos metálicos e soldaduras) que hoje não tem fugas, amanhã isso pode já não ser verdade ...
Por isso há que arranjar rotinas simples que nos possam alertar que alguma coisa não está bem !
Como é que eu faço numa caravana que por vezes utilizo ?
Abro a válvula redutora da garrafa de gás e pressurizo todo o circuíto.
De seguida fecho a válvula e deixo estar assim, por exemplo desde o jantar até ao outro dia de manhã. No dia seguinte, através da abertura de um dos bicos ou da abertura da válvula da garrafa, noto se o circuíto perdeu pressão.
Se existir uma fuga considerável, dou por ela !
Quando tiver a minha AC, provávelmente coloco um manómetro de pressão perto da garrafa de gás e assim este teste expedito torna-se mais facilmente conclusivo.
Espero ter ajudado !
