Gas propano

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Gas propano

Mensagempor hpinheiro » terça jul 05, 2011 9:29 pm

Companheiros,

Hoje fiz a alteração de gas butano para propano.
Depois de me informar com o vendedor da AC, que me alertou para o facto e o redutor ter de ser até 37 mbar, tudo correu bem: troquei bilha, redutor, lira (esta tinha expirado em 2002), e depois de tudo conectado, experimentei fogão, boiler, e frigorifico. Tudo funcionou às mil maravilhas. O frigorifico demorou mais tempo (n sei porquê), mas depois lá funcionou nas 3 intensidades.
A minha questão prende-se ao facto de quando fui desligar o gas, ao retirar o redutor senti uma pressão fora do normal, juntamente com a libertação de um "resto"de gas. Algo que não acontecia com esta intensidade com o butano.
Depois voltei a ligar o gas e a acender o fogao, e depois de tudo desligado novamente, ja não libertou pressao nem "resto" de gas.
O que pergunto é:acontece pela botija ser nova? Ou por ser a 1ª utilização de propano depois de butano? Ou haverá algo de errado?
Pode ser que aqueles que ja fizeram esta alteração me possam ajudar.
Abraços!
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
hpinheiro

Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm

Mensagempor jgomes » quarta jul 06, 2011 8:07 am

Bom dia

Companheiro hpinheiro, efectivamente se o consumo tiver sido pouco ou quase nenhum, o gas nas garrafas de propano está sujeito a uma maior pressão, o que leva por vezes a que o mesmo se não fôr consumido fica depositado no redutor. O que não entendo é porque retira o redutor. Segundo me informaram, pois também uso o propano, é que basta só fechar o gás no redutor na torneira aí exisstente. Para isso é que ela lá está.
Espero ter ajudado nalguma coisa.
Boas viagens
JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor cookie » quarta jul 06, 2011 8:13 am

inicialmente tb tirávamos a saída livre (e não redutor) mas depois passámos a fechar (apenas) a torneira. de facto, é para isso que ela lá está. e facilita muito a vida pois às vezes até tirar a saída livre era difícil, parecia que estava colada.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » quarta jul 06, 2011 8:17 am

Boas

Depois da modificação, que também a fiz, há que verificar se todo o sistema está sem fugas. Um pinçel com detergente da loiça e água é muito eficaz para detectar fugas. Se tudo estiver ok, então não se preocupe, é mais ou menos natural que quando a botija é nova a pressão seja maior.
O companheiro JGomes disse e com razaão "...basta só fechar o gás no redutor na torneira aí existente. Para isso é que ela lá está." - até para não provocar a entrada de ar no circuito/tubagem, porque foi a entrada de ar que provocou a difícil ligação do frigorífico.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor hpinheiro » quarta jul 06, 2011 8:25 am

Companheiros, desde já o meu obrigado pela rápida resposta. Assim fico mais descansado.
Quando à saída livre (o que eu chamo redutor), sempre tive esse habito. Mas como dizem, e bem, a torneira existe para alguma coisa.
Um abraço todos!
hpinheiro

Mensagempor hpinheiro » quarta jul 06, 2011 1:48 pm

Ja agora aproveito o topico para mais uma pergunta (que desconfio saber a resposta):
Andar com o gas sempre ligado, ou desligar na torneira do "redutor" sempre que vamos em circulação? Ou seja, andar com o frigo ligado a gas enquanto circulamos...
hpinheiro

Mensagempor cookie » quarta jul 06, 2011 1:57 pm

hpinheiro Escreveu:Ja agora aproveito o topico para mais uma pergunta (que desconfio saber a resposta):
Andar com o gas sempre ligado, ou desligar na torneira do "redutor" sempre que vamos em circulação? Ou seja, andar com o frigo ligado a gas enquanto circulamos...

circular com o gás ligado não é proibido?

na nossa ac até temos um autocolante bem grande a alertar para essa proibição. em andamento o gás vai desligado (torneira off) e o frigorífico ligado a 12v. o aquecimento, no inverno, não há... apenas o do carro.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Propano

Mensagempor Paulo MB » sexta jul 08, 2011 11:05 pm

Boa noite,

Por questões de segurança o gás deve ser cortado no redutor quando estamos em andamento. Será legal circular com ele ligado? Penso que não.
Mas, para as autocaravanas registadas após 2006, há um acessório Truma que se liga às duas botijas e que permite obter em simultâneo o seguinte: pode-se circular com o gás ligado, permitindo o aquecimento central em andamento, e quando termina o gás de uma garrafa automaticamente o consumo passa para a outra. Esse acessório esteve exposto na última feira em Lisboa e qualquer empresa da especialidade o pode colocar com toda a segurança.
Aqui fica o endereço: http://www.truma.com/tr/tr/gas-supply/duocontrol.php

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor ruca » quinta jul 14, 2011 10:46 am

Bom dia, será que algum companheiro me sabe dizer se em Espanha posso encontrar as bilhas de gás da Repsol K6? é que eu uso dessas e nesse caso escusava de comprar cá pois deve ser bem mais caro do que lá.
grato pela atenção
rui vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Propano bilhas 5kg

Mensagempor caraujo » quarta jul 27, 2011 9:07 pm

Boas noites camaradas,

Para os preocupados com o peso que transportam, que é o meu caso....já existe uma empresa em Portugal que vende gás propano em botijas....5kg...metálicas, ou sei, não são em plástico, mas já é um bom avanço.

OZgás (http://www.ozenergia.pt/index.aspx?p=Me ... &MenuId=75)

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor GOLFINHO » quinta jul 28, 2011 11:02 pm

Boa noite Companheiro Carujo

Obrigada pela sua dica.

Oz energia é uma empresa que comercializa o antigo gás "ESSO" .

Como encontrei a garrafa de 5 Kg , que refere , resolvi comprá-la.Vou despachar a pesada garrafa de 11Kg da Repsol.

Tara da garrafa, gás e troca de um redutor, tudo ficou em 20,0 €.

Neste momento , fico na Autocaravana em tempo de Verão com uma botija K6 Butano da Repsol, uma botija de 13 Kg Butano Light BP cujos redutores são iguais ,com autonomia para me deslocar fora do País e no Inverno , utilizo esta de 5Kg de Propano e talvez a K6 Butano , mas com redutores diferentes.

Bem Haja
GOLFINHO

Registado: domingo jun 07, 2009 10:01 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 8 visitantes