Lãmpadas leds...

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor RMartins » sexta abr 29, 2011 6:24 pm

RuckFules Escreveu:Mas fica já aqui o alerta para nunca as deixar ligadas enquanto ausente da AC!

A fixar!!!
Muito importante!!!
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor alexandrechora » sexta abr 29, 2011 6:48 pm

Boas a todos

Pleno de acordo, mas devem se observar algumas questões de segurança na montagem dos leds, eu também tenho leds na minha AC.

Os leds como em tudo na vida, existem os bons e os maus leds, e nem sempre os mais caros são os mais seguros ou duraveis.... mas os mais baratos também podem ser um mau investimento... portanto Há que testar antes de confiar, é o que eu faço testo... e depois os resultados falam por si, quais são os melhores...

A esperança de vida média util dos leds são 40000horas, sim não me enganei nos zeros, mas para isso acontecer é necessário observar algumas condições:

1- Não existirem picos de corrente frequentes e bruscos.
2- O fusivel do circuito deve estar dimensionado para a amperagem envolvida com a utilização de leds na iluminação, geralmente temos de baixar a aperagem do fusivel, depois de colocar leds.
3- Os contactos devem ser perfeitos, o que nem sempre acontece especialmente no tipo de lampadas mostrado pelo Mcas, é tipo G4.
4- Apesar dos leds terem um aquecimento minimo, comparativamente com as lampadas de filamento, necessitam de mais arejamento, e isto men sempre é respeitado.

Existem mais condiciomantes como por exemplo a voltagem habitual da bateria da ac e existem leds que não tem a resistencia adequada á utilização que lhe damos, outros leds até nem sequer tem, esta resistencia...

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Queima de led's

Mensagempor josegon_calves » sexta abr 29, 2011 9:10 pm

Boa noite Companheiros e Companheiras,

É verdadeiramente surpreendente e até assustador a possibilidade de queima de um sistema que à partida era tido como mais seguro, menos sujeito a elevadas temperaturas, etc., etc., etc..

Quando dei início à substituição de todas as lâmpadas por sistemas de led's fi-lo pelo receio da enorme temperatura que as lâmpadas de halogéneo alcansavam e pelos efeitos negativos que provocavam nas envolvências.

Agora, com esta hipótese de queima de um sistema led, nem me atrevo a deixar a luz ligada sem a presneça de alguém dentro do habitáculo!!!

Obrigado ao Companheiro MCAS pelo alerta lançado.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor RuckFules » sexta abr 29, 2011 9:30 pm

No caso do companheiro Mcas, por mero acaso nem teve a ver propriamente com os LEDs. Em muitos anos de electrónica nunca vi um LED queimar assim.
Já pontes rectificadoras é mais que habitual. Por acaso pensei que num sistema de corrente contínua não fosse acontecer. O que queimou na lâmpada do Mcas foi a ponte rectificadora utilizada nestas lâmpadas para que a mesma possa ser ligada com qualquer polaridade.

Uma possível alteração a fazer. Retirar a ponte rectificadora e fazer ligação directa, respeitando a polaridade com que estão instaladas.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 8 visitantes