Fusível carregador bateria da célula

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Fusível carregador bateria da célula

Mensagempor VítorEsteves » sábado abr 09, 2011 8:47 pm

Pois é,
Deu-me para substituir o porta fusíveis que se encontra junto à bateria da célula. Desenhei o esquema direitinho, mas... o "pandemónio) da minha cadela deu-me com o esquema e deu-lhe sumisso...

troquei os originais (tipo charuto) por fusíveis tipo lâmina. Inicialmente pensei que as cores eram idênticas mas, pelos vistos não!!!

O porta-fúsiveis tem 3 fusíveis e susbstitui-os por fusiveis de cores identicas aos dos originais:
1 ligado a fios vermelhos (30A)
1 ligado a fios de cor azul (10A)
1 ligado a fios de cor preta. (10A)

Agora, por vezes, depois de pôr a AC a trabalhar, queima o fusível ligado aos fios pretos (10A), que é o que traz corrente desde o alternador para a bateria da célula e o indicador de carregamento passa a indicar que a bateria não está a receber carga vinda do motor. Estou tentado ir aumentando o valor da resistência do fusivél até encontrar o que não queime, mas tenho receio de fazer asneira.

Será que algum companheiro me poderá informar qual o valor correcto dos fusiveis?

A AC é uma Fiat Ducato Dethleffs de 1992.
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor alexandrechora » sábado abr 09, 2011 9:24 pm

Boas a todos
Companheiro Vitor

Na realidade, a amperagem do fusivel desse circuito, não sei, mas da forma que o companheiro está a pensar, é correcta e a mais adequada para resolver o seu problema. Acredito que um fusivel entre os 20 e 30 amperes será o indicado, e efectivamente não corre qualquer risco, desde que efectivamente esse circuito seja exclusivo do alternador.

A amperagem desse circuito depende da carga da bateria da célula e dos dispositivos electricos ligados. Por exemplo, se a bateria da célula estiver apenas 12,1volts ou cerca de 40% da carga, vai receber do alternador mais amperes, (depende da capacidade do alternador) mas receberá sempre cerca de 20ah, pelo que o fusivel de 20ah talvez seja curto....

Se a bateria tiver 12,6volts ou 80% da carga, deverá receber menos amperes do alternador..... pelo que neste caso um fusivel de 20ah seria suficiente....

Na minha opinião, o fusivel de 30ah para esse circuito será o ideal.... mas sem ter a certeza....

Companheiro espero ter ajudado....

Cumps
Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor VítorEsteves » sábado abr 09, 2011 9:58 pm

companheiro alexandre,
obrigado pela disponibilidade.

ne realidade, as indicações que me deu ajustam-se ao que tem acontecido:
se ligar o motor da AC logo pela manhã, o fusível de 10A queima porque a bateria está mais descarregada e exige mais amperagem do alternador.
se a ligar ao fim da manhã de um dia de sol, não costuma queimar porque o painel solar esteve a carregar e não não necessita receber muita amperagem do alternador.

Amanhã irei colocar um fusível de 20A e ver como se portará.

VítorEsteves

Mensagempor danibeja » sábado abr 09, 2011 10:30 pm

Boa noite,

E medir os amperes, não será mais eficaz, é que pode inclusive descarregar um pouco mais a bateria, e aí teria a certeza de quantos amperes passam...

O meu amperímetro analógico chega aos 30Amp CC, mas já vi com 60Amp.

É esta a minha opinião, é que os fusíveis estão caros... e não à necessidade de estragar material.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor RuckFules » domingo abr 10, 2011 8:54 pm

Só a titulo informativo, pois deverá variar de AC para AC, a minha que apesar de também ser uma Fiat Ducato de 92, a célula é LMC, o fusível de carga da bateria da célula é de 25Amp.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor VítorEsteves » terça abr 12, 2011 8:57 pm

No domingo coloquei um de 20A.
Até hoje já liguei o motor mais de 10 vezes e não voltou a queimar.
à cautela, na caixa de socorros de hardware tenho alguns fusíveis de diferentes Amperagens.
Esta semana estou a programar uma escapadela para os lados da serra da estrela e verei como se porta.

Obrigado a todos os que tentaram ajudar e em especial ao alexandrechora. danibeja e RuckFules.

VítorEsteves

Mensagempor caracolambulante » terça abr 12, 2011 10:46 pm

Boas amigo

Um conselho de amigo leve fusiveis de gama acima de 20A pois esses podem estar a pele. Pelo sim pelo não devia de medir com uma pinça amperimetrica qual a corrente que passa nesse circuito pois o de 20 pode ser a pele e fundir-se a qualquer altura. atenção contra a curto circuitos o de 25 ou 30 protege na mesma, caso seja um curto circuito vai fundir de modo idêntico ao de 20A, mas atenção fazer sempre as coisas com cabeça tronco e membros, a instalação é que pode não estar dimensionada para os tais fúsiveis de 25 ou 30A. eu diria que se com a pinça medisse valor até +ou- de 17A utilize o de 20A se for acima dos 17A convém o de 25A.
caracolambulante

Registado: segunda jan 03, 2011 10:37 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes