por alexandrechora » segunda fev 21, 2011 9:29 pm
Boas
Carga das baterias através de paineis solares, é diferente é mais suave, progressiva e persistente. Comparativamente com o carregador de 220volts.
No entanto tudo depende de diversos factores:
1 - Potência instalada em paineis solares.
2 - Regulador solar, pode ser simples ou computorizado (sistema MPPT).
3 - O tipo de baterias instaladas. Normais, Deep Cycle, Gel, AGM
4 - A amperagem total do banco de Baterias.
5 - A temperatura ambiente.
6 - O regulador de carga, potência, evolução tecnologica, etc...
Como pode constatar existem diversas condicionantes, ainda assim de forma global o que tenho vindo a observar, é que efectivamente a carga das baterias por painel solar, apresenta mais beneficios para a boa manutenção de baterias sejam elas do sistema que forem...
E estão ser mais ecologicos e independentes da cruel EDP....
Existe ainda um senão que me deixa inseguro quando ligado a 220v, são os picos de corrente, e sistema continuamente em carga, isso não me agrada nada.
O único inconviniente de um painel solar bem montado e bem dimensionado para as baterias, é apenas o custo inicial de aquisição do painel.
Reconheço e também faço "mea culpa" por ter esta opinião, sou um apaixonado pelas energias renováveis e apologista da independência energética. Garantido é que quem têm um painel solar, está contente e ambiciona montar o segundo.
Seria interessante sabermos quem tem painel solar e quem não tem relacionando a durabilidade das suas baterias mesmo que sejam normais.
Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...