Duvida sobre carregamento de bateria

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor Calita » sexta fev 11, 2011 3:05 pm

Alexandre
Vou pois realizar os procedimentos referidos anteriormente.
Post depois os resultados.

Bem haja por a ajuda
Em si está bem patente o espirito autocaravanista
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor Calita » domingo fev 20, 2011 7:04 pm

Boas companheiro Alexandre
Conforme combinado aqui ficam os novos dados.
No Sábado passado fiz cerca de 60 Km na AC,nessa altura verifiquei que a carga das baterias subiu para valores próximos dos 14V(célula e motor).
No decorrer da semana mantive-a ligada à corrente de 220V cerca de 1 hora por dia,durante este período célula 14V,motor 13.3V.Findo esse tempo de carga novos valores célula 13.5V,motor 13V,mantendo-se assim até hoje.
Por aquilo que anteriormente disse,penso que estão dentro de valores normais,verdade?
Deverei continuar a liga-la diáriamente 1h por dia?

Cumprimentos
Calita

Mensagempor alexandrechora » domingo fev 20, 2011 7:29 pm

Boas Calita

Perante os valores apresentados, e sem fazer qualquer teste mais aprofundado, O sistema está a funcionar convenientemente.

Relativamente á continuidade de carga diária se tem essa possibilidade, deve manter entre 30 a 60minutos de carga de 220volts. As suas baterias vão manter-se sempre com a carga máxima como dizem as boas regras para a manutenção das baterias e sua longevidade, elas agradecem e você poupa...

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Calita » segunda fev 21, 2011 11:35 am

Alexandre
É normal que a carga das baterias seja mais elevada,quando estas são carregadas com o painel solar,ou através do motor?
No meu caso acho que é o que acontece,mas posso estar enganado???

Cumprimentos
Calita

Mensagempor alexandrechora » segunda fev 21, 2011 9:29 pm

Boas

Carga das baterias através de paineis solares, é diferente é mais suave, progressiva e persistente. Comparativamente com o carregador de 220volts.

No entanto tudo depende de diversos factores:

1 - Potência instalada em paineis solares.
2 - Regulador solar, pode ser simples ou computorizado (sistema MPPT).
3 - O tipo de baterias instaladas. Normais, Deep Cycle, Gel, AGM
4 - A amperagem total do banco de Baterias.
5 - A temperatura ambiente.
6 - O regulador de carga, potência, evolução tecnologica, etc...

Como pode constatar existem diversas condicionantes, ainda assim de forma global o que tenho vindo a observar, é que efectivamente a carga das baterias por painel solar, apresenta mais beneficios para a boa manutenção de baterias sejam elas do sistema que forem...

E estão ser mais ecologicos e independentes da cruel EDP....

Existe ainda um senão que me deixa inseguro quando ligado a 220v, são os picos de corrente, e sistema continuamente em carga, isso não me agrada nada.

O único inconviniente de um painel solar bem montado e bem dimensionado para as baterias, é apenas o custo inicial de aquisição do painel.

Reconheço e também faço "mea culpa" por ter esta opinião, sou um apaixonado pelas energias renováveis e apologista da independência energética. Garantido é que quem têm um painel solar, está contente e ambiciona montar o segundo.

Seria interessante sabermos quem tem painel solar e quem não tem relacionando a durabilidade das suas baterias mesmo que sejam normais.

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes