PEDIDO DE AJUDA:Regulador de Tensão

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

PEDIDO DE AJUDA:Regulador de Tensão

Mensagempor VítorEsteves » domingo Oct 24, 2010 1:55 pm

Companheiros:
A minha AutoCaravana está equipada com um painel solar que alimenta uma bateria de 100W.
Há dias, um dos fios que liga ao regulador de tensão soltou-se e provocou um curto circuito. A partir daí:
- a luz do regulador que indica que a bateria está a ser carregada pelo painel solar deixou de ligar,
- Se medir com um amperímetro: Do Painel Solar para o regulador vai corrente eléctrica acima dos 13v, mas do Regulador não sai nada em direcção à bateria.

Perante tal situação, pergunto ( a quem souber e puder):
-Será que o regulador está queimado e precisa de ser substituído.
- Será que pode ser reparado?
- Haverá equipamento deste à venda e, onde?

Cumprimentos
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor alexandrechora » domingo Oct 24, 2010 2:12 pm

Boa tarde companheiro,

Não tenha muitas esperanças na resolução do seu problema com as dicas que lhe vou dar, no entanto pode resultar, depende da intensidade do curto e dos sistemas de segurança do regulador de carga em questão.
Assim deve tentar os seguintes passos:
1- Desligar o negativo vindo do painel solar.
2- Desligar o Positivo vindo do painel solar.
3- Desligar o negativo vindo da bateria.
4- Desligar o positivo vindo da bateria.
5- Com tudo desligado, esperar 30minutos
6- Ligar tudo pela ordem inversa ao indicado, claro primeiro a bateria

Se não resolver diga qual a potencia do painel (em Watts) para lhe poder indicar o regulador a comprar...
cumps
Observação a sua bateria será de 100Ah e não de 100watts... não preocupe o pessoal percebeu...
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor VítorEsteves » domingo Oct 24, 2010 10:11 pm

Caro companheiro Alexandrechora,

Desde já, Obrigado pela rápida disponibilidade evidenciada em ajudar, mais ainda sendo ao Domingo.

Amanhã irei pôr em prática as dicas que me forneceu para verificar se darão algum resultado.

Irei dando informações...

VítorEsteves

Mensagempor VítorEsteves » segunda Oct 25, 2010 5:37 pm

Pois é companheiros,

Fiz tudo como o Companheiro Alexandrechora sugeriu mas o resultado não se alterou.
Como sou dado a fazer algumas bricolagens, desmontei o regulador e depois de o analisar bem, verifiquei que as soldas que ligam aos teminais estavam partidas.
Fiz soldas novas e remontei tudo.
Resultados:
- O LED Verde está ligado.
- O LED vermelho está apagado.
- Os valores medidos com o amperímetro são:
- Terminais do regulador onde ligam os Cabos Vindos do Painel Solar: +- 13,8 v
- Terminais do regulador que ligam à bateria: +- 12,8 v se ligados à bateria e zero volts se desligados da bateria.

Pergunto: Não é suposto que à saída do Regulador, em direcção à bateria, os valores sejam na ordem dos 12 - 13 volts independentemente de estar ou não ligado à bateria?

É que agora, nos terminais do regulador que ligam à bateria, surgem valores diferentes consoante esteja ou não ligado (12,8 se sim e Zero se não).

Já agora, aproveito para colocar a imagem do Regulador com o intuito de que algum companheiro me possa indicar onde poderi comprar um novo, se vier a verificar que este está avariado.
e colocar mais duas questões:

Imagem

Se me permitem mais umas questões:
O led vermelho aceso indica que esta a haver carga lenta a partir do painel solar?
O led verde aceso indica que a bateria está totalmente carregada?
Quando apaga o vermelho é sinal de que a bateria está carregada e liga o verde?

Grato pela atenção e eventual colaboração.

VítorEsteves

Mensagempor alexandrechora » segunda Oct 25, 2010 6:47 pm

Boas companheiro, tal como lhe disse anteriormente, não coloque muitas esperanças, mas ainda pode tentar algo;
Existem reguladores de corrente que só deixam passar corrente apenas quando detectam a corrente da bateria, ou seja, quando o regulador está desligado da bateria´pode ser natural que não deixe passar corrente ou que a bateria tenha menos de 10volts o que não é o caso. O que não é normal é o led de carga não acender, mau sinal.
Os terminais desoldaram por que possivelmente foi aí que fez de fusivel,quando se deu o curto, o que inevitavelmente significa que terá sobrecarregado o circuito de carga.

Cheira a queimado o regulador quando aberto?

Os 12,8v são a carga da bateria, com o regulador devidamente ligado, faça a leitura de carga da bateria a meio do dia com sol, e verifique se a voltagem da bateria sem utilização terá de ser maior que 12,8v. Isto quer
dizer que regulador está a funcionar, apenas o led sinalizador de carga fundiu. A probabilidade de isto acontecer infelizmente é minima...

Quantos watts tem o seu painel? para poder saber os amperes e dizer qual a potencia do proximo regulador de tensão a comprar...

Cumps
alexandrechora

Mensagempor VítorEsteves » segunda Oct 25, 2010 9:37 pm

Companheiro Alexandrechora,
Mais uma vez obrigado pela disponibilidade.

Quanto ao cheiro a queimado, não se nota qualquer tipo de cheiro quando se abre o regulador.

Como importei a AC da Alemanha e não trazia qualquer documento relacionado com o painel, não sei de quantos Watts é.
Sei é que tanto a bateria da AC como a da célula são de 100Ah.
Haverá algum modo alternativo de descobrir de quantos watts é o painel?

Suspeito que o regulador tenha mesmo queimado porque, antes do curto circuito, o led vermelho (carga vinda do painel) estava sempre ligado e o verde só ligava quando punha o motor a trabalhar e havia carga através do alternador.
Agora, tenha o motor a trabalhar ou não, o led verde está sempre ligado.

Para todos os efeitos, como sugere, amanhã, caso esteja sol, irei medir a carga da bateria.
Cumprimentos

VítorEsteves

Mensagempor alexandrechora » segunda Oct 25, 2010 10:44 pm

Ok companheiro, então diga-me se o é painel é monocristalino ou policristalino, se não sabe identificar, tire uma foto ao painel e post aqui ou envie-me para o meu email icsf@icsf.com.pt, tire as medidas do painel solar comprimento e largura, para eu poder fazer uma estimativa de potência, contando o número de células fotovoltaicas. assim poderei chegar a um valor aproximado. De qualquer forma de certeza absoluta que um regulador de 12Amp chega perfeitamente e com grande margem de segurança. Se assim for, agora não tenho nenhum em stock porque os companheiros têm -me levado o stock de paineis solares e reguladores, mas com e entre 20 a 30 euros compra um regulador, com mais funções de informação e sistema de segurança contra curtos relativamente ao que o tem actualmente.

Companheiro disponha e fico a aguardar as informações que solicitei, de qualquer forma faça a medição a bateria com o sol no pico, se o regulador estiver a funcionar deverá ter 13,2volt a bateria.

cumps
alexandrechora

Mensagempor brunosenos » terça Oct 26, 2010 9:29 pm

boas a todos.nao pude deixar de ler porque me aconteceu o mesmo e depois de tantas voltas a tentar descobrir optei por trocar o regulador e voltou tudo ao normal.
eu mandei vir um novo ja com interruptor para mudar para baterias de gel e com mais segurança.
cumprimentos a todos
brunosenos

Registado: sábado Oct 23, 2010 10:02 pm

Mensagempor VítorEsteves » terça Oct 26, 2010 9:33 pm

Companheiro Alexandrechora,

Como me sugeriu, tomei a liberdade de lhe enviar um email com a foto e dimensões do meu painel solar.

Muito obrigado pela disponibilidade e espero puder retribuir.

VítorEsteves

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes