Problemas com o frigorífico da autocaravana, Ajuda....

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor xpto_pt » quinta fev 26, 2009 11:09 pm

Boas.
De facto andei com problemas semelhantes, mas foi devido ao queimador estar sujo. limpei e nunca mais...
É claro que nos dias exageradamente quentes ligo as ventoínhas de PC que tenho no ventilador do frigorifico e aí mesmo com os 45 graus que cheguei a ter dentro da AC em espanha refrigerou sempre bem, mesmo sendo um frigorifico de 1985 :D
Em relação as ventoínhas acho que não fazem barulho quase nenhum... e além disso existem umas agora que não fazem mesmo barulho nenhum, são é um pouco mais caras mas nada por aí além, tive de comprar uma dessas para substituir no meu PC e quase nem o oiço a trabalhar.
xpto_pt

Registado: quarta fev 25, 2009 4:03 pm

problema com frigorifico

Mensagempor mribeiro » quinta abr 16, 2009 6:46 pm

Caros companheiros
Quem me poderá dar uma ajuda.O frigorico da minha ac deixou de funcionar a gás, trabalha bem a 220v.Já retirei as grelhas e com o ar comprimido fiz uma limpeza mas continua sem tabalhar.A chama piloto tambem funciona ,a cor da chama é azul claro que me parece em boas condiçoes .O que poderá ser ?.

Agradeço as vossas dicas
Cumprimentos
Mribeiro
mribeiro

Registado: quarta nov 22, 2006 8:37 pm

Mensagempor ZecaSantos » domingo abr 19, 2009 7:38 pm

Companheiro,

Só mais uma dica: veja se a chaminé está completamente limpa (passe um escovilhão, mas antes proteja o bico do gás para não levar com o lixo todo) e confirme se o escape tem uma saída franca. Às vezes é necessário acrescentar o tubo da chaminé.

Veja se resulta, julgo que sim.

Saudações autocaravanistas
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

avaria no frigorifico

Mensagempor mribeiro » terça abr 21, 2009 7:13 pm

Caro companheiro
Grato pela dica jà fiz varias limpezas e o problema continua ja`nao faço mais tentativas falei com um tecnico e esta semana será reslovido.
cumprimentos
mribeiro
mribeiro

Registado: quarta nov 22, 2006 8:37 pm

Mensagempor José Fernandes » domingo jan 03, 2010 10:42 pm

Companheiros, este verão tive na Andaluzia com temperaturas bastante elevadas, e de facto, o frigorífico quando estaciono e coloco a traseira virada para o sol, tenho problemas com a temperatura de conservação e as cervejas parecem caldo. Já vi que alguns companheiros têm utilizado ventoinhas e nunca tinha pensado nisso. No Inverno tá tudo OK e até coloco no mínimo... Outro pormenor é que quando utilizo o fogão a temperatura ainda fica mais quente, pois este fica por cima do frigo.

Saudações.
José Fernandes
José Fernandes

Registado: segunda mai 18, 2009 9:51 pm

Mensagempor caminheiro » domingo jan 03, 2010 11:53 pm

Companheiro José Fernandes,

Quando um frigorífico é exposto ao sol ou tem uma fonte de calor próxima o seu rendimento diminui.
A colocação de ventoinhas ajuda a obter o máximo rendimento do frigorífico.
Para que não se imaginem avarias onde elas não existem, é importante saber o que dá um frigorífico de absorção no seu máximo rendimento e que é:
Temperatura mínima interior=Temperatura exterior-28
Admitamos que o companheiro tinha na Andaluzia, ao sol, uma temperatura exterior de 45ºC. A temperatura mínima no interior seria de:
45-28=+17ºC. Assim, cervejas quentes. Não há nada a fazer; os frigoríficos de absorção são assim. Nos frigoríficos de compressão a temperatura interior já não depende da temperatura exterior e portanto fazem sempre o frio desejado.
Já agora: A temperatura mínima que se pode alcançar no congelador é:
Temperatura interior=temperatura exterior - 45
Não se pode esperar grande coisa destes frigoríficos quando o calor aperta, mesmo estando a trabalhar a 100%.

caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor José Fernandes » quarta jan 06, 2010 10:57 pm

Companheiro Caminheiro, permita-me que lhe faça as seguintes perguntas, se me souber responder:
Os frigorificos de compressão são adaptáveis nas autocaravanas? Ou será que deverei optar pelas ventoinhas, pois no verão, é de facto o problema mais chato que encontro na minha Hymer.

Saudações.
José Fernandes
José Fernandes

Mensagempor caminheiro » quinta jan 07, 2010 12:21 am

Olá companheiro José Fernandes,

Um frigorífico de compressão trabalha a 220 V alternos. Quando está em andamento pode alimentar o frigorífico a partir dos 12V contínuos fornecidos pelo alternador, via um conversor de onda sinusoidal pura com a potência adequada. O pior é quando está parado sem recurso à energia da rede. A alimentação do frigorifico a partir da bateria provoca o seu esgotamento em muito pouco tempo. O frigorífico de compressão numa autocaravana só é adequado a quem sistematicamente pernoite em parques de campismo pois aí estando parado dispõe de 220V. É por isso que 99,999% das autocaravanas usam frigoríficos de absorção trivalentes.

Como disse no post anterior a colocação de ventoínhas só ajuda mas mesmo com todas as ajudas não consegue mais frio do que aquele que anteriormente foi dito.
Espero ter ajudado

caminheiro
caminheiro

Mensagempor José Fernandes » sexta jan 08, 2010 9:43 pm

Mais frio não conseguirei, mas pelo menos deverei atenuar um pouco o calor. Ou seja, pela tal fórmula, se tiverem 45 graus na rua: 45-28 = 17, mas com as ventoinhas não poderei atenuar pelo menos os 45 para uns 35 e beneficiar de uma temperatura um pouco menos quente? Agradecendo desde já a atenção dispensada.

Saudações.
José Fernandes
José Fernandes

Mensagempor caminheiro » sexta jan 08, 2010 10:52 pm

Boa noite José Fernandes e demais Companheiros,
Os ventiladores não reduzem a temperatura exterior mas evitam que a temperatura nos componentes exteriores do frigorífico suba a valores muito mais elevados. Com ventiladores a temperatura será de pouco mais que a temperatura ambiente e sem ventiladores será de muito mais que a temperatura ambiente.
O limite de temperatura para o correcto funcionamento de um frigorífico de absorção, com recurso ao uso de ventiladores, é de 32ºC (temperatura ambiente).
A partir daqui já não há santos que nos ajudem a ter um frigorífico digno desse nome.
Se pretender literatura técnica sobre o assunto mande-me um privado.
Caminheiro
caminheiro

Mensagempor MFerreira » sexta jan 15, 2010 7:46 pm

Saudações companheiros(as)
Ainda novato no autocaravanismo e estreante no fórum tenho algo a partilhar no que respeita a frigos de compressor para 12V.
Tal como as bruxas que os há...há!
-Capacidades de 40 a 110L
-Compressor de 12/24V-45W
-Consumo em contínuo ca. de 3,8A
-Consumo médio em 24H com 32º de temperatura ca. de 1,7A/H
-Luz interior
-Porta reversível
-Pesos de 15 a 30Kg
-Compatível em dimensões com os trivalentes
-Preços de 750 a 950E (em Espanha)
-É afirmado que são silensiosos
Sem intuitos comerciais mas para ser mais rigoroso e facilitar pesquisa :dados extraídos de um catálogo WAECO de 2006. Este tipo de frigotíficos são utilizados em iates, talvêz para evitar o gás, e modelos mais pequenos nos camiões de longo curso.
Vale a pena trocar?
Isso são outras contas. No nosso "universo" autocaravanista não haverá quem utilize esta tecnologia ou conheça um "iatista"?
Mais não sei.Aproveito para desejar à comunidade bom 2010, pleno de aventuras. MFerreira
Viajar é ir e voltar
MFerreira

Registado: sexta jan 08, 2010 12:25 pm

Mensagempor Carlos Lopez » sexta jan 15, 2010 10:17 pm

Boa noite

Há frigoríficos que estão equipados com compressores desenvolvidos pela, e passo a publicidade, DANFOSS que estão preparados para funcionarem alimentados por paineis solares.
É tudo uma questão de procurar.
Descobri esta empresa, cujo site está em baixo, que comercializa estes equipamentos.

http://www.krautli.pt/pt/produtos/115/f ... uipamento/

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez

Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes