Resposta recebida da Secretária de Estado do Turismo

Todas as novidades e actualizações do Portal CampingCar Portugal

Resposta recebida da Secretária de Estado do Turismo

Mensagempor CampingCar Portugal » quarta ago 26, 2020 10:05 pm

Boa noite,

O email enviado pela CampingCar Portugal à Secretária de Estado do Turismo (ver neste link https://campingcarportugal.com/forum/vi ... 849#p73849), mereceu uma resposta por parte do respectivo gabinete no dia 17/08/2020, o qual passamos a divulgar:
Resposta do Gabinete da Senhora Secretária de Estado do Turismo via Email Escreveu:Exmo. Senhor Fernando Luís,

Muito agradecemos o e-mail que dirigiu ao Gabinete da Senhora Secretária de Estado do Turismo, que mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à exposição de V. Exa., encarrega-me o Sr. Chefe de Gabinete de informar que o Governo tem presente que o autocaravanismo é uma atividade em franco crescimento em Portugal e na Europa, e que traz consigo evidentes vantagens, contribuindo positivamente para a dinamização das economias locais e para a redução da sazonalidade.

Neste sentido, o Governo, por via do Turismo de Portugal, está a desenvolver o Programa Autocaravanismo Responsável, que tem como objetivo central dar resposta a alguns dos desafios associados à prática da modalidade, através da criação de uma rede nacional de Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA) que dê resposta à procura crescente destes espaços de acolhimento para autocaravanistas, da promoção de mais e melhor informação sobre os locais onde é permitido o estacionamento e a pernoita, da sensibilização dos praticantes da modalidade para o necessário respeito pelo território, pelo ambiente e pelas populações dos locais visitados, bem como atuando em articulação com as entidades competentes em matéria de fiscalização no sentido do combate a práticas ilegais.

O programa iniciou-se na região do Alentejo e Ribatejo, onde 27 municípios apresentaram 41 candidaturas a apoio financeiro no âmbito do Programa Valorizar do Turismo de Portugal, para criação ou requalificação de ASA nos respetivos territórios, de forma concertada com a Entidade Regional do Alentejo e Ribatejo, que apresentou uma candidatura âncora para o desenvolvimento de ações de divulgação, sensibilização de autocaravanistas, animação, capacitação, gestão e coordenação do projeto na região. Pretende-se alargar o projeto às restantes regiões do país, em articulação com as Entidades Regionais de Turismo, e mediante apoio financeiro através de novos avisos a lançar no Programa Valorizar.

Os projetos candidatos a apoio são apresentados pelos municípios, os quais são responsáveis pela identificação dos espaços para instalação da ASA ou seleção das estruturas ou equipamentos a requalificar nos respetivos territórios, efetuando as consultas técnicas e/ou estabelecendo as parcerias que considerem adequadas, tendo em vista encontrar as melhores soluções, designadamente em matéria construtiva.

A parceria com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) no âmbito deste programa destina-se a assegurar a divulgação da rede de ASA online, através da plataforma de âmbito nacional que a federação detém, que deverá permitir a georreferenciação de cada ASA, divulgação de informação sobre os serviços prestados, monitorização de ocupação e assegurar a possibilidade de reserva e pagamento online (o módulo de reservas e pagamentos online ficará operacional em setembro de 2020).

A inauguração da ASA de Ponte de Sor assinalou a abertura da primeira ASA apoiada no âmbito do Programa Valorizar e do Programa Autocaravanismo Responsável, ambos da responsabilidade do Turismo de Portugal. A ASA de Ponte de Sor cumpre todos os requisitos legais, de acordo com a informação recolhida.

Na verdade, a informação transmitida pela Câmara Municipal de Ponte de Sor, e que o Turismo de Portugal nos fez chegar, é a de que os serviços de reservas e pagamentos ficarão disponíveis 24h/dia logo que esteja operacional o módulo de reservas, com possibilidade de pagamento online, na plataforma da FCMP. Verifica-se, assim, um atraso na disponibilização deste serviço, mas que em breve estará solucionado. Até lá, as reservas e pagamentos relativos à utilização da ASA de Ponte de Sor são, excecionalmente, efetuados no Posto de Turismo.

Quaisquer contributos que a CampingCar e outros players entendam poder/dever dar para o sucesso e concretização do Programa Autocaravanismo Responsável podem ser enviados ao Turismo de Portugal, salientando-se que foi criada, no âmbito do mesmo programa, a imagem e conceito da marca Life Campers, que se pretende dirigida aos autocaravanistas e colaborativa, no sentido em que se deseja que possa vir a contar com o envolvimento das várias entidades, nomeadamente, municípios, entidades regionais de turismo, empresas e associações do setor, para a respetiva implementação (deixamos link para acesso à apresentação da imagem e conceito Life Campers: https://we.tl/t-si42MJ3jUD).

Esperando que a informação ora prestada lhe seja útil, mantenho-me à disposição para o que entender por bem.

Com os melhores cumprimentos,


Projecto CampingCar Portugal

http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
CampingCar Portugal
Projecto CCPortugal - Administração
 
Mensagens: 254
Registado: quarta dez 10, 2008 12:01 pm

Re: Resposta recebida da Secretária de Estado do Turismo

Mensagempor time_out » sexta ago 28, 2020 7:28 am

Bom dia

Não se podia esperar uma outra resposta senão uma politicamente correcta.

Vamos ver o que ainda falta acontecer quando a dita plataforma para a utilização das ASA do programa estiver a funcionar no site da FCMP.

A seguir com atenção........
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Resposta recebida da Secretária de Estado do Turismo

Mensagempor EMAN » sexta ago 28, 2020 3:38 pm

Boas
Como diz o time_out e muito bem, a resposta não podia ser outra.
Quando a dita plataforma estiver a funcionar, além de se poder pagar online também poder-se-à abrir o acesso ao estacionamento via online :D :D :D
Por outro lado até parece que lá por se ser autocaravanista também se é obrigado a ter ferramenta tecnológica.
Agora uma federação que é de campismo estar a ser protagonista de assunto autocaravanista com decisão e visão errada, faz com que eu passe a colocar uma questão que posso considerar controversa ou pertinente:
Será que é correcto divulgar ASA's com estas características ou "nascidas" nestes moldes, em portais autocaravanistas?
Fica a questão.

Boas rolações
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Re: Resposta recebida da Secretária de Estado do Turismo

Mensagempor vitor » domingo ago 30, 2020 1:26 pm

Trata-se de uma não-resposta mas nisso são hábeis os políticos. :x
Vamos fazer isto, aquilo, e até aqueloutro, mas até lá, portem-se bem e cumpram a Lei, dizem eles...
Penso que qq Acaravanista de bom senso sabe onde não deve estacionar, onde não deve pernoitar, onde não deve fazer despejos, onde, estacionado, não deve espalhar o estendal em espaço público - ainda há dias, no litoral Aveirense, testemunhei esta situação que até um gerador barulhento incluía - tratava-se de uma autocaravana francesa...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu


Voltar para Notícias do Portal

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes