Descriminação das AC é oficial

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor fluis » sexta jan 15, 2021 12:33 pm

Boa tarde,

O que é grave é que a descriminação é oficial a todos os níveis, até na ANSR (Autoridade Nacional de SEGURANÇA Rodoviária), isto numa publicação no facebook oficial (https://www.facebook.com/ansegurancarod ... 8704294881)
Chamo a atenção de:

Porquê?
Com esta medida evita-se a ocupação da via pública por parte destes veículos.
Qual o objetivo?
Promover a boa utilização da via pública.

O veículo autocaravana deriva de um veículo comercial, o qual pode dar origem a várias transformações para vários tipos de utilização, pode ser contentor frigorifico, uma caixa aberta para variados usos, etc., uma dessas transformações é em autocaravana, todas estas transformações pagam o mesmo IUC, mas como se pode ver segundo a ANSR (Autoridade Nacional de SEGURANÇA Rodoviária), apesar de pagarmos o mesmo IUC deveremos ser um perigo para a segurança rodoviária, porque deve ser evitada a ocupação da via pública por parte destes veículos. Palavra de honra como cidadão deste País, contribuinte há mais de 30 anos (estou a contribuir também para a ANSR que me descrimina), nunca me senti tão descriminado, parece que por ter uma autocaravana passei a ser um cidadão de segunda, e não tenho direito a usar a via pública como os outros condutores.

A imagem da publicação:
Imagem
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor EMAN » sexta jan 15, 2021 10:52 pm

Boas
Quando assistimos à "proclamação" de estarmos num estado democrático onde a igualdade, a equidade, a liberdade mas também a responsabilidade devem ser cada vez mais um direito/dever, é estranho a adopção destas atitudes/medidas.
Hipocrisia?

Boas rolações
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor EMAN » sábado fev 06, 2021 2:58 pm

Boas

Parece-me que "pelo andar da carruagem", e noticias que vão surgindo, o tal artigo que nós sabemos, dificilmente ou nunca será alterado, porque cá pelo burgo nós sabemos como é que as coisas funcionam. Há aquele ditado que diz, "já que está deixa estar".
Agora mesmo que seja alterada a parte que diz respeito à pernoita, e ficando o aparcamento, este pela definição que tem irá sempre ser interpretado como "no seu perímetro" as marcas no pavimento quando as houver, e aí por ser autocaravana ou similar vai estar sempre "debaixo de fogo".
Isto porquê? Porque há marcas dessas em que as suas dimensões são tais que até para outro tipo de veículos (tipo monovolumes ou furgões mais curtos) não é possível o estacionamento dentro das delimitações (mas se calhar não serão incomodados por não serem AC's, apesar de não estarem dentro das delimitações).
Ah, estas não ultrapassam o seu perímetro por não haver no código da estrada nenhum artº específico para elas. :D :( .
Por isso mesmo que o artº 50-A na parte da pernoita seja alterado (o que na minha opinião duvido), irá permanecer a "caça" (passe a expressão), pelo parte do aparcamento.

Entretanto e pelas notícias de que vão surgir novas zonas de apoio ao autocaravanismo itinerante (algumas delas no "nenhures"), e aparentemente patrocinadas/supervisionadas/orientadas/sugeridas pela FPCM, as mesmas continuarão a ser divulgadas pelos "canais/meios" que as criticam. A FPCM continuará "a agradecer" :mrgreen: .

Saudações rolantes
Editado pela última vez por EMAN em sábado fev 06, 2021 3:01 pm, num total de 2 vezes.
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor EMAN » sábado fev 06, 2021 2:58 pm

Boas

Parece-me que "pelo andar da carruagem", e noticias que vão surgindo, o tal artigo que nós sabemos, dificilmente ou nunca será alterado, porque cá pelo burgo nós sabemos como é que as coisas funcionam. Há aquele ditado que diz, "já que está deixa estar".
Agora mesmo que seja alterada a parte que diz respeito à pernoita, e ficando o aparcamento, este pela definição que tem irá sempre ser interpretado como "no seu perímetro" as marcas no pavimento quando as houver, e aí por ser autocaravana ou similar vai estar sempre "debaixo de fogo".
Isto porquê? Porque há marcas dessas em que as suas dimensões são tais que até para outro tipo de veículos (tipo monovolumes ou furgões mais curtos) não é possível o estacionamento dentro das delimitações (mas se calhar não serão incomodados por não serem AC's, apesar de não estarem dentro das delimitações).
Ah, estas não ultrapassam o seu perímetro por não haver no código da estrada nenhum artº específico para elas. :D :( .
Por isso mesmo que o artº 50-A na parte da pernoita seja alterado (o que na minha opinião duvido), irá permanecer a "caça" (passe a expressão), pelo parte do aparcamento.

Entretanto e pelas notícias de que vão surgir novas zonas de apoio ao autocaravanismo itinerante (algumas delas no "nenhures"), e aparentemente patrocinadas/supervisionadas/orientadas/sugeridas pela FPCM, as mesmas continuarão a ser divulgadas pelos "canais/meios" que as criticam. A FPCM continuará "a agradecer" :mrgreen: .

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor joao rafael santos » sábado fev 06, 2021 7:28 pm

Companheiro Eman

Como deve saber a proibição de estacionamento de veículo que tenham dimensões superiores ás que estão delimitadas no pavimento, já existem no código da estrada á muito tempo assim como como sabe que também é proibido que as a/c tenham a traseira a ocupar os passeios limitando a passagem dos peões.Por outras palavras estamos bem tramados e parece que os nossos hermanos também vão ter uma lei muito parecida com a nossa.
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor fluis » sábado fev 06, 2021 11:59 pm

Boa noite,

Eman, parece-me que as autoridades estão a interpretar o perímetro como sendo o do lugar, mas está errado, o perímetro a que se refere a lei é o da autocaravana:

Para efeitos do disposto no número anterior, considera-se:
'Aparcamento', o estacionamento do veículo com ocupação de espaço superior ao seu perímetro;


Isto é janelas de compasso, toldo, utilização de cadeiras e mesas, degrau, etc, tudo o que aumente o perímetro do veículo
Isto e a pernoita é o que está infelizmente de diferente para os nossos veículos, o resto é igual para todos os veículos, incluindo o respeitar das dimensões do lugar.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor EMAN » terça fev 09, 2021 3:57 pm

Boas

João Rafael escreveu:
Companheiro Eman

Como deve saber a proibição de estacionamento de veículo que tenham dimensões superiores ás que estão delimitadas no pavimento, já existem no código da estrada á muito tempo assim como como sabe que também é proibido que as a/c tenham a traseira a ocupar os passeios limitando a passagem dos peões.Por outras palavras estamos bem tramados e parece que os nossos hermanos também vão ter uma lei muito parecida com a nossa.


Sim eu sei. O que eu quis dizer é que iam sendo toleradas, e em alguns casos muito mal toleradas porque era um exagero. Agora estando "explicito" no CE para as autocaravanas, será um "argumento" para não excepcionar/tolerar.
Infelizmente sei o que é chegar, querer estacionar correctamente e estarem AC's e ou similares atravessados, e outras coisas mais, e, foi mais um contributo para o que temos hoje.
Por isso é que eu em post's anteriores, já comentei que quero ver agora qual vai ser o procedimento daqueles que andaram a abandalhar a postura do verdadeiro autocaravanismo.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor luis.sousa.6 » sexta fev 12, 2021 11:05 am

Esses, agora que conseguiram arruinar a liberdade de que beneficiaram e não souberam usufruir de uma forma sensata e razoável, limitar-se-ão a abandonar o autocaravanismo (porque são comodistas demais para se andarem a chatear) e deixarão os outros (os verdadeiros) na Mer@@


Sem supressa, porque aqui, como em tudo na vida é assim. Surgem os para-quedistas, que se estão
ao borrifando para tudo e para todos, quais chacais instalam o caos e, cumprida a sua tarefa, vão para outras bandas repetir o ciclo. Quem fica, por ação dos ditadores do politicamente correto do costume, fica encarcerado numa jaula normativa e sem espaço sequer para se mexer
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor caraujo » quinta fev 18, 2021 8:10 pm

Boa noite a todos,
Estive a ler atentamente todas a opinões aqui transcritas e penso que este problema não é só nosso, como já aqui foi referido. Em Espanha está a começar um movimento descriminatório semelhante, mas tenho que referir que todos os turistas itenerantes, ou entidades que as representam, já se estão a organizar para fazer pressão antes da chegada a tempestade...asim surgiu o movimento "Soy Karacol"...já existe muita coisa disponível sobre este assunto em que várias pessoas expõem, muitas vezes em vídeo, o que representamos, como turista itenerante e o que procuramos, do que gostamos, etc, etc, etc, basicamente par as pessoas que não são autocaravanistas perceberem o porquê da nossa paixão.

Vejam o exemplo deste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jEB47CpyMrU

Um camarada nosso referiu, neste tópico, ter sugerido o use de um cracha com indicação "Sou Autocaravanista" para usarmos sempre que nos deslocamos em visita turistica, quando fazemos compras ou vamos a um restaurante, etc, etc e isto parece-me uma excelente ideia, pena não ter sido posta em prática à anos atrás, pois hoje o comércio local sabía os efeitos económicos do nosso tipo de turismo, contudo nunca é tarde e porque não nos organizarmos e meter mãos à obra e concretizar esta ideia?

Um grande abraço autocaravanista!
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor fluis » quinta fev 18, 2021 9:13 pm

Boa noite,

Sim há 9 anos atrás lançou o CampingCar Portugal um Pin, que se destinava precisamente a dar a conhecer aos Comerciantes quem eram os seus cliente, infelizmente na altura não houve muita receptividade por parte dos companheiros autocaravanistas:

viewtopic.php?f=14&t=5157&p=36359#p36359
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor Kimzé » sexta fev 19, 2021 12:31 pm

Bom dia a todos.
Nem sei o que diga com isto tudo, cada vez mais me sinto revoltado e quase de certeza que a lei não vai ser alterada tão depressa, só para não dar o braço a torcer e o legislador e quem a aprovou assumirem que não passam de energúmenos. Em fim.

Lembro-me de conhecer um Autocaravanista (será que era, tenho as minhas dúvidas) em São Martinho do Porto, que me dizia que nunca fechava a válvula das águas cinzas, a minha esposa olhou para mim e não foi preciso dizer nada, para mim estava apresentado, por esse e muitos desses é que também chegámos onde estamos agora.

Agora em termos comparativos e desabafo, quando tinha o veleiro e como estava registado na categoria oceânica, todos os anos tinha que comprar um equipamento novo, porque havia sempre coisas novas no estrangeiro e queriam trazer para cá também. Não me esqueço quando deram 6 meses para todas as embarcações de uma certa categoria, adquirirem, alem do já obrigatório epirb (rádio baliza) um rádio VHF com DSC, que emitia em emergência as coordenadas imediatas de onde estava a embarcação, no fundo é ótimo e é uma mais valia. Mas uns meses depois de entrar em vigor, a guarda costeira Francesa telefona para a guarda costeira Portuguesa a comunicar que havia uma embarcação a 8 milhas da costa Portuguesa em estado de emergência à já 8h.

Não sabiam que para usar esse rádio o país em questão tinha que ter uma antena recetora, para receber os sinais de alerta.

Isto para dizer, que primeiro proibisse e depois pensam em fazer mais áreas de pernoita. É o País e os governantes que temos.
Muito obrigado, e desculpem o desabafo.

Um grande abraço a todos, espero estar enganado e que alterem a porcaria que fizeram.
Kimzé
 
Mensagens: 159
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor luis.sousa.6 » sexta fev 19, 2021 2:04 pm

Na minha opinião vai sendo também hora dos construtores começaram a fazer lobby (embora não goste da palavra) junto das autoridades Europeias no sentido de fazer valer os direitos, e também os deveres, dos autocaravanistas. Ainda não se viu ( ou pelo menos não tomei conhecimento) um gesto por parte dos construtores.
Editado pela última vez por luis.sousa.6 em segunda fev 22, 2021 12:58 pm, num total de 1 vez.
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor Kimzé » sexta fev 19, 2021 3:07 pm

Boa tarde Luís Sousa.
Acho que ainda é muito cedo para isso, só se as vendas baixassem significativamente.

O nosso problema não só mas também é porque da Europa toda, o melhor país para, não só visitar de autocaravana mas para passar meses a fio é o nosso. Porque se fosse-mos só os Portugueses, ainda não tinha-mos esse problema, talvez mais para a frente.
Por onde ando em Portugal, por todo o lado está cheio de autocaravanas estrangeiras, às vezes gostava de encontrar companheiros da mesma língua, mas tem sido difícil.

1º foi o estacionamento que o governo deixou ao critério das Autarquias, nada era proibida a não ser que as autarquias dissessem o contrário.

Por isso apareceram tantas placas a proibir o estacionamento e depois até a circulação. Aqui em Setúbal, havia um parque que nunca atrapalhou ninguém e as autocaravanas ficavam lá, não proibiram, simplesmente colocaram uma barra na entrada com a altura de 2,10m. Foi simples. Agora já existem as ditas placas.

Esta lei é interessante, vou visitar uma aldeia, fico devidamente estacionado e à noite saiu da AC, atravesso a Rua e vou dormir na pensão ou hotel, no mesmo parque está um camião estacionado com o motorista no interior a descansar para de manhã seguir viagem, ele já pode nós não.

Sem comentários.

Um grande abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 159
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor EMAN » segunda fev 22, 2021 11:28 am

Bom dia

Em relação às declarações da Secretária de Estado da Administração Interna, quando diz que lá fora também é assim, temos logo uma grande contradição/ignorância da coisa porque:
Refere-se sómente ao sul de França ( e aí nós sabemos o que se passa e como fazer). Ora, sul de França que eu saiba não é a França. Por lá (País) as coisas “decidem-se por ou nas comunas”.
Em Espanha também por exemplo é por Comunidades.
Portanto não é como o Artº 50-A que é de âmbito nacional.

Em Espanha circula a informação de que a Comunidade Valenciana iria proibir ou proíbe as AC’S de estacionar para pernoita. Afinal são como está na moda dizer-se, Facke news , porque já foi emitido um comunicado a desmentir:

http://www.turismecv.com/wp-content/uploads/2021/02/Aclaracio%CC%81n-Decreto-10-2021-Reglamento-regulador-de-alojamiento-turi%CC%81stico_firmado.pdf.

Aliás e reportando aos dois países mais perto de nós, e um deles tomado como referência (e mal) pela SEAI, podemos por exemplo ver nos portais, AREASAC e CAMPINGCAR-INFOS, muitos locais referenciados de estacionamento com pernoita.

De França e de um casal autocaravanista francês meu amigo, recebi a semana passada uma resposta acerca da questão de se poder circular ou não no confinamento (nós vamos nos contactando) e ele que é um verdadeiro autocaravanista e admirador/respeitador do que é e há de bom em Portugal, disse-me o seguinte:
Nous sortons en Camping car le plus souvent possible. Dans le massif central il y a des communes qui donnent gratuitement l’électricité en plus du stationnement gratuit.


Também sobre o confinamento em França (couvre-feu), existem informações de que se pode circular normalmente em AC, e basta cumprir as regras do mesmo.

Cette restriction de circulation nocturne inquiète les camping-caristes. Ils se demandent en effet s’ils peuvent dormir dans leur camping-car, qu’ils soient en déplacement pour leurs loisirs ou camping-caristes à plein temps.
Notre revue référente Camping-car Magazine a obtenu la confirmation qu’il est bien autorisé de dormir dans son camping-car à condition de ne pas en sortir, sauf pour raisons impérieuses, entre 20h00 et 6h00 du matin.


Resumindo:
A Secret. Estado A.Interna é uma perita e verdadeira autocaravanista com conhecimentos transcendentes, especialmente quando diz que lá fora é como cá :D :D :D .

Outra opinião de outro grande perito em comentários (miguel s. tavares) e pessoa muito culta e conhecimentos para lá do imaginável, disse no canal onde faz comentários (perdão diz umas coisas), que já atravessou os EUA em caravana (sim disse caravana e se ele disse é porque é, e assim não existem autocaravanas e a sapiência sabe), e disse que teve que dormir em parques de campismo, porque lá é PROIBIDO dormir fora.
Pois..... :mrgreen: , por acaso nos EUA pode-se ter como residência/morada uma autocaravana estacionada na rua. :wink:

Outra notícia de França que "reforça", a comparação do entre cá e lá fora e que dá "razão" :D :D :D :D a quem sabe e é perita em conhecimento e experiência:
É uma notícia no Camping Car Magazine:
https://www.camping-car.com/actus-des-aires/26354-quatre-communes-suppriment-leur-arrete-anti-camping-car

Portanto lá fora é como cá., inclusive porque temos “bués” de locais próprios (ASAS, ESAS), e tal e coisa. (resmas delas, como dizia o outro) sejam grátis ou pagas. :D :D
Aliás a tal rede de locais de apoio que vai ser implementada conforme é noticiada, com a ajuda de parceiros altamente credenciados para conselhos técnicos, sendo todas iguais ou do género da tão pomposamente declarada como a 1ª em Portugal (não havia nada e eles foram os mártires e descobriram a pólvora), vai ser uma coisa "esperta". Vamos ter resmas de estacionamento (lugares), e com um funcionamento bastante acessível/prático e sem qualquer burocracia, (lá fora também se deixa caução para se ter um comando de acesso, e para o qual é preciso chamar um táxi para ir buscá-lo :D :D :D )

Hipocrisia e prepotência, fora o resto que sabemos que move estas decisões, são de lamentar, mas estamos em Portugal.

Acredito que clubes/federação/portais, etc, ou tudo ou todos os que estão na frente da “luta”, para reparar o que de mal foi feito, estão mentalizados que não vai ser fácil, e vai ser como o provérbio que diz “água mole em pedra dura………”,.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Re: Descriminação das AC é oficial

Mensagempor EMAN » sexta fev 26, 2021 6:41 pm

Boas
Não a coloquei no tópico do "o que se lê na imprensa", porque tem a ver exactamente, com a discriminação.

Uma "notícia" que já está no Face, (acerca das tais 60 coimas da GNR eventualmente já ao abrigo do artº 50-A) mas o que é interessante nesta é que é da Newsonline.
Como por cá os ingleses parece que são os "especiais" do turismo :D , então temos esta notícia referida por eles, e tem um comentário interessante.
Claro tudo em inglês e..... lá fora é como cá. Vê-se...... :D :D

https://www.theportugalnews.com/news/2021-02-26/gnr-begin-collecting-wild-camping-fines/58485

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes