Autocaravanas vs Imagem na opinião pública

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Autocaravanas vs Imagem na opinião pública

Mensagempor time_out » quarta nov 25, 2020 6:16 pm

fluis Escreveu:Boa tarde,

Coloco aqui, apesar de não ser o que se lê, mas o que se vê. Neste caso na TVI e pelo comentador Miguel Sousa Tavares. Mais uma vez inconcebível o que este comentador diz em relação às autocaravanas. Condenação da atuação das milícias populares, é que não, antes pelo contrario, ainda saíram legitimadas com a justificação de inoperância por parte das autoridades, isto pelas palavras do Miguel Sousa Tavares, e ao mesmo tempo pasme-se a ausência de reação do Jornalista, José Alberto Carvalho, aqui está o link para a peça em causa no Jornal das oito de 23-11-2020:

https://tviplayer.iol.pt/programa/jorna ... 6e4714dba9

O comentário em causa encontra-se aos 19 minutos.


Boa tarde

O ataque aos autocaravanistas chegou. As "boas" practicas da FPCM estão a dar resultado. Talvez agora aqueles que acerrimamente defenderam as políticas seguidas pela FPCM estejam arrependidos.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Autocaravanas e Imagem nos cidadãos

Mensagempor fluis » quarta nov 25, 2020 7:07 pm

Boa tarde,

Copiei para aqui esta resposta do companheiro timeout colocada em O que se lê na imprensa....
Depois das duas publicações que coloquei (viewtopic.php?p=74026#p74026 e viewtopic.php?p=74027#p74027), será altura de refletirmos quais as consequências, que cada vez irão ocorrer para a nossa atividade, com esta constante denegrir da nossa imagem na imprensa, o que será de esperar em termos de reação das populações por nós visitados.
Num estado de direito, como é possível haver milícias populares (e isto por muito que não concordemos como o comportamento do alvo destas milícias, uma grande parte não são autocaravanistas, mas as noticias falam sempre em caravanas e autocaravanas), sem que em qualquer das noticias que vi, tivesse notada qualquer condenação por parte dos jornalistas, desta atuação de civis, contra outros cidadãos Europeus! Como é possível deixar que se substituam às autoridades! Portugal agora é o far-west?
Para além disto, resultado ou não destas várias noticias, já vi imagens espalhadas pelo facebook, de autocaravanas vandalizadas com grafities com palavras depreciativas. Se terão a ver com isto, ou serão fake news, não tenho modo de confirmar, mas que se esperam tempos difíceis, penso que disso não há dúvidas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Autocaravanas vs Imagem na opinião pública

Mensagempor Salazar » domingo nov 29, 2020 9:01 pm

Em relação ao que o Fernando refere, sim, confirmo que é verdade o vandalismo em autocaravanas e carrinhas transformadas enquanto pernoitavam junto à costa no PNCVSA.
Com o que vou dizer não quero tomar partidos, mas a realidade dos "vanlifers" e de alguns autocaravanistas nos concelhos de Vila do Bispo e Aljezur há muitos anos que incomoda a população. Sim, podemos dizer que as estufas e as enormes culturas de abacate podem ser mais prejudiciais ao ecossistema do parque, mas dessas coisas não se fala nos media, porque envolvem números grandes à conta de trabalhadores "migrantes" pagos com amálgamas de arroz e presidentes de câmara, icnf e apa que fecham os olhos.

Voltando ao autocaravanismo, o boom que o país viveu na última década, seja com o crescimento do mercado interno, seja como destino internacional só podia acabar assim.

Agora, não falemos apenas da FPCM. E os outros operadores? Concessionários, empresas de aluguer, os próprios construtores, todos eles vendem o sonho da mesa e do toldo montados à borda do mar. Naturalmente que o pedaço de costa mais massacrado com tanto e tanto abuso não ia aguentar. Ainda para mais estamos a falar da zona menos preparada em termos de equipamentos para acolher esse tipo de turistas.

A realidade é que o país não está preparado para este tipo de turismo e, sinceramente, acho que não quer estar. Portugal é um país de novos ricos pobres de espírito. Quer hotéis, resorts e empreendimentos e AL. Quando se vê programas de televisão a falar do campismo como uma opção barata, pobre, labrega e antiga, percebe-se isso. Num país pobre como o que vivo hoje, que é ao mesmo tempo o país das autocaravanas, os campings são vistos como uma opção de isolamento, de contacto com a natureza, com as pequenas localidades e com gente simpática - num pequeno negócio somos muito mais bem recebidos do que por um empregado explorado por uma grande cadeia e essas relações aqui são muito valorizadas. Aí valoriza-se cada vez mais a impessoalidade. Estranho...

Em relação aos "ataques", não me espantam. São uma espécie de resposta ao barraquismo que todos já presenciámos. No fundo, é Portugal.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes