Algarve recebe cada vez mais autocaravanistas (+30% em 2015)

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Algarve recebe cada vez mais autocaravanistas (+30% em 2015)

Mensagempor Paulo » sábado mai 28, 2016 10:22 am

O aumento exponencial do número de ACs no Algarve, especialmente no Outono/Inverno, é notório para quem frequenta a região, mas quando há uma contagem a nossa percepção passa a valores palpáveis.

Artigo Correio da Manhã de 26/Maio/2016:

http://campingcarportugal.com/diversos/ ... io2016.jpg

Neste Inverno de 2015/2016 houve uma procura do Algarve por parte das ACs, nunca vista ,pois houve Áreas de Serviço e Parques de Autocaravanas completamente lotados semanas e meses consecutivos, o que não era normal em anos anteriores.

Esta contabilização feita pela CCDR Algarve, vale como indicador em termos do crescimento (+30%) mas não tem validade pelo valor total (35.000 autocaravanas), pois esta entidade apenas monitoriza 14 parques, em que a maioria deste conjunto são parques de campismo. Ficam de fora os muitos milhares que entram de Acs que entram na AS de Portimão, por exemplo, Albufeira, Sagres...etc...etc...etc, pois estas AS não são "apadrinhadas" por esta entidade. Diria que este valor poderá mesmo duplicar.

De qualquer modo, não querendo destacar a vertente negativa associada à estratégia da CCDR, mas sim aquela que há mais de uma década vínhamos destacando neste fórum, como uma vertente turística a ter em conta e a valorizar pelas regiões, vemos hoje que os autocaravanistas tinham razão.

Muito polémica ocorreu quando aqui referi que os particulares no Algarve começavam a aproveitar o que os municípios deitavam fora e achavam que era "um problema": o Autocaravanismo. Hoje já não é bem assim e os municípios já olha de outra forma para o Autocaravanismo, sendo as suas empresas municipais a implementar e gerir os espaços de acolhimento. A crise obriga a mudar a visão e o número crescente ajuda a não se poder mais fechar os olhos!
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Algarve recebe cada vez mais autocaravanistas (+30% em 2

Mensagempor Euroviajante » sábado mai 28, 2016 12:35 pm

Boa tarde.

Companheiro Paulo esperamos mesmo que as autarquias abram os olhos e não afastem os parques das AC só para o interior ou longe da costa (praias) do Algarve.

Este ano recorri ao parque de campismo da Orbitur em Quarteira, era para ficar mais de uma noite, mas quando me pediram 25 euros por um casal, Ac luz e um cão, fiquei uma noite simplesmente. Considero o preço exagerado tendo em atenção que na época baixa tinha aparthotéis a esse preço em zonas mais próximas da costa.
Cumprimentos
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes