A FCMP E O AUTOCARAVANISMO

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

A FCMP E O AUTOCARAVANISMO

Mensagempor Papa Léguas » quinta Oct 23, 2014 9:21 am

.
A FCMP E O AUTOCARAVANISMO

Tendo constatado que existe um desconhecimento generalizado sobre a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal no que ao autocaravanismo respeita considerei que poderá ser útil dar a conhecer progressivamente informações neste âmbito.



A Federação que apoia o Autocaravanismo
(Em todas as vertentes)

31de maio de 2010 / 22 de novembro de 2013

Duas datas a reter no imaginário do autocaravanismo em Portugal.

A primeira data (31 de maio de 2010) reporta-se à divulgação pública da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade subscrita por diversas entidades entre as quais a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP). Trata-se de um documento que não sendo perfeito tem vindo a fazer o enquadramento dos objetivos em direção aos quais se deve movimentar o autocaravanismo em Portugal e que o facto de ter sido subscrito pela FCMP lhe confere um especial destaque. (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... cipios.pdf)

Posteriormente têm vindo a ser desenvolvidas outras iniciativas que implementaram o reconhecimento oficial do autocaravanismo no panorama nacional e europeu e desencadearam uma dura luta contra a discriminação negativa do veículo autocaravana.

Recordo:

Em 31 de maio de 2010 é publicada na Revista “Campismo & Montanhismo”, N.º 26, órgão informativo da FCMP, uma carta aberta da responsabilidade do CPA, em que se reconhece a importância da Federação acerca das posições públicas que deve assumir em defesa do autocaravanismo em Portugal. Já nessa data se afirmava que não se podia ignorar o nicho de mercado que o autocaravanismo representava (alguns milhões de euros) e cujos possíveis beneficiários, diretos ou indiretos, queriam usufruir, difundindo, até, de forma assaz inteligente, ideias que preparavam a aceitação de medidas discriminatórias (legislativas ou outras). (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... m_FCMP.pdf)

Em Junho desse mesmo ano o então Presidente da FCMP veio assumir publicamente e numa perspetiva politica o direito inalienável de os autocaravanistas não poderem ser discriminados quando estacionavam / pernoitavam na via pública nas respectivas autocaravanas, devendo ser tratados em igualdade de circunstâncias com outros veículos de gabarito semelhante. (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... a_FCMP.pdf)

Ainda em 2010 programou-se, no âmbito da NAUTICAMPO, com a participação do CPA, o denominado “Dia do Autocaravanismo” a realizar em Fevereiro de 2011, o que se concretizou. (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... do_CPA.pdf)

Mas é também 2010 que se realiza uma reunião entre os Presidentes da FICC, da FCMP e do CPA em que o primeiro assumiu que iria ser analisado, ao mais alto nível da Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo, nomeadamente o que respeita ao tema “Acampar vs Estacionar”, em autocaravana, considerando, até porque se não trata de um problema exclusivo dos autocaravanistas de Portugal e que poderia justificar-se uma deliberação concreta e orientadora das posições a serem seguidas por todas as entidades federadas na FICC. Foi com origem nesta reunião que em Agosto de 2011, em Praga, a FICC subscreveu a “Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade”, que foi adaptada à realidade internacional, sem que, pelo facto, se tivesse verificado alteração dos conceitos, e traduzida para inglês (Declaration of Principles), francês (Déclaration de Principes) e alemão (Grundsatzerklarung), línguas oficiais da F.I.C.C. (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... _E_CPA.pdf)

E continua a ser em 2010 que o CPA e a FCMP são recebidos, a 7 de dezembro, pela “Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local” da Assembleia da República onde foi analisada a Resolução do Conselho de Ministro N.º 86/2003, de 25 de Junho “Regulamento do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Sintra – Sado” no que se refere à proibição de estacionamento, exclusivamente de autocaravanas, entre as 0 e as 8 horas, disposição que consta de outros Planos de Ordenamento. (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... ublica.pdf)

Já no ano de 2012 a FCMP, através do respetivo Gabinete Jurídico emite um parecer acerca do estacionamento das autocaravanas na via pública que reflete uma interpretação jurídica que apoia a interpretação que o CPA e os autocaravanistas defendem (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... a_FCMP.pdf)

Em Agosto de 2012 o CPA decide apoiar as candidaturas aos órgãos estatutários da Federação que se apresentam com um Programa de Candidatura que expressa de forma inequívoca muitas das preocupações com que os autocaravanistas se debatem e que vêm a ser eleitas. (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... Lisboa.pdf)

Em 2013 o CPA é convidado a integrar uma representação da FCMP, já com nova Direção, que se desloca a uma reunião da Comissão Autocaravanista da FICC em Zadar, Croácia e onde interveio com o objetivo de motivar os participantes na reunião para uma ação no combate à discriminação negativa do autocaravanismo na Europa. A Comissão Autocaravanista da FICC, possivelmente convencida da importância do assunto, deliberou agendar a análise da questão, o que, previsivelmente irá ser feito em abril de 2014 (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... _Zadar.pdf)

Um longo caminho, percorrido desde 2010 até à recente aprovação do Regulamento da Comissão de Autocaravanismo, em 29 de outubro, que é bem demonstrativo do comprovado apoio que, progressivamente, a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal vem dando, como é sua obrigação, ao autocaravanismo em Portugal. (ver em http://www.fcmportugal.com/Regulamentar.aspx?id=5)

A segunda data (22 de novembro de 2013), a que me refiro no início deste texto, assinala a divulgação pública da constituição da Comissão de Autocaravanismo da FCMP criada ao abrigo do Regulamento dessa Comissão aprovado pela Direção da FCMP.(ver em http://www.fcmportugal.com/Autocaravani ... issao.aspx)

Não tenho dúvidas e sempre o disse e defendi que, face ao conhecimento que tenho do autocaravanismo em Portugal, é nas estruturas existentes que se deve e pode abrir caminhos, sem aventureirismos, à prática de um autocaravanismo livre e com valores e que a Comissão de Autocaravanismo da FCMP, agora constituída, poderá ser um dos garantes.

Será difícil continuar-se a afirmar que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal nada faz na defesa do autocaravanismo e dos autocaravanistas em Portugal. A história dos últimos 4 anos demonstra o contrário.


FONTE: (O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo – ver em http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt ... tas-feiras)
.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Re: A FCMP E O AUTOCARAVANISMO

Mensagempor time_out » quinta Oct 23, 2014 11:48 am

Papa Léguas Escreveu:.
A FCMP E O AUTOCARAVANISMO

Tendo constatado que existe um desconhecimento generalizado sobre a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal no que ao autocaravanismo respeita considerei que poderá ser útil dar a conhecer progressivamente informações neste âmbito.


Finalmente alguem se dispõe a prestar uma sessão de esclarecimento sobre o trabalho da FCMP na sua vertente autocaravanista.


Papa Léguas Escreveu:A Federação que apoia o Autocaravanismo
(Em todas as vertentes)


É bom saber que a FCMP está pronta para apoiar o Autocaravanismo.

Papa Léguas Escreveu:31de maio de 2010 / 22 de novembro de 2013

Duas datas a reter no imaginário do autocaravanismo em Portugal.


Após leitura atenta verifico que são mais que duas datas pelo que irei dividir o texto para ser mais compreensivel!

Papa Léguas Escreveu:A primeira data (31 de maio de 2010) reporta-se à divulgação pública da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade subscrita por diversas entidades entre as quais a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP). Trata-se de um documento que não sendo perfeito tem vindo a fazer o enquadramento dos objetivos em direção aos quais se deve movimentar o autocaravanismo em Portugal e que o facto de ter sido subscrito pela FCMP lhe confere um especial destaque. (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... cipios.pdf)


Ficamos a saber que desde maio de 2010 que a FCMP apoia um documento que junta ideias para o Autocaravanismo em Portugal.


Papa Léguas Escreveu:Posteriormente têm vindo a ser desenvolvidas outras iniciativas que implementaram o reconhecimento oficial do autocaravanismo no panorama nacional e europeu e desencadearam uma dura luta contra a discriminação negativa do veículo autocaravana.


Finalmente vamos saber quais as iniciativas concretas da FCMP para com o Autocaravanismo.


Papa Léguas Escreveu:Em 31 de maio de 2010 é publicada na Revista “Campismo & Montanhismo”, N.º 26, órgão informativo da FCMP, uma carta aberta da responsabilidade do CPA, em que se reconhece a importância da Federação acerca das posições públicas que deve assumir em defesa do autocaravanismo em Portugal. Já nessa data se afirmava que não se podia ignorar o nicho de mercado que o autocaravanismo representava (alguns milhões de euros) e cujos possíveis beneficiários, diretos ou indiretos, queriam usufruir, difundindo, até, de forma assaz inteligente, ideias que preparavam a aceitação de medidas discriminatórias (legislativas ou outras). (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... m_FCMP.pdf)


A FCMP abriu a sua revista para a publicação de uma carta aberta de um dos seus associados e...?

Papa Léguas Escreveu:Em Junho desse mesmo ano o então Presidente da FCMP veio assumir publicamente e numa perspetiva politica o direito inalienável de os autocaravanistas não poderem ser discriminados quando estacionavam / pernoitavam na via pública nas respectivas autocaravanas, devendo ser tratados em igualdade de circunstâncias com outros veículos de gabarito semelhante. (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... a_FCMP.pdf)


Estamos a falar do predidente que defende publicamente ideias contrarias aos principios de um turismo itinerante em Autocaravana?
Que não vem publicamente desmentir o jornal que as publicou?
Que aceita o que se pode ler no site da FCMP (area autocaravanismo) http://www.fcmportugal.com/Autocaravanismo.aspx do qual resalvo uma passagem:

...Em Portugal as unidades turísticas - nomeadamente os proprietários dos Parques de Campismo – ainda não procuraram uma solução que agrade a ambas as partes e a situação de impasse continua. Decerto que se estes vierem a considerar uma zona para aparcamento exclusivo de autocaravanas com fornecimento dos serviços mínimos que este tipo de material exige (com pagamento de uma taxa reduzida), os seus utilizadores a eles recorrerão, quanto mais não seja, por uma questão de segurança.
Mas como tal ainda não acontece os Parques de Campismo continuam a ser a única solução e por isso os autocaravanistas devem respeitar as suas regras e os outros campistas, tentando que os seus veículos não incomodem os outros...


Para a FCMP não há areas de serviço em Portugal, para a FCMP só os parques de campismo são a solução para os Autocaravanistas e é assim que querem afirmar-se como defensores do turismo itinerante em Autocaravana?

Porque é que a FCMP ainda não deu o passo de desenvolver em todos os seus parques areas de serviço?

Papa Léguas Escreveu:Ainda em 2010 programou-se, no âmbito da NAUTICAMPO, com a participação do CPA, o denominado “Dia do Autocaravanismo” a realizar em Fevereiro de 2011, o que se concretizou. (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... do_CPA.pdf)


Passado todo este tempo o que é que o "dia do autocaravanismo" fez de concreto? Voltou a acontecer para relembrar os mais esquecidos?

Papa Léguas Escreveu:Mas é também 2010 que se realiza uma reunião entre os Presidentes da FICC, da FCMP e do CPA em que o primeiro assumiu que iria ser analisado, ao mais alto nível da Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo, nomeadamente o que respeita ao tema “Acampar vs Estacionar”, em autocaravana, considerando, até porque se não trata de um problema exclusivo dos autocaravanistas de Portugal e que poderia justificar-se uma deliberação concreta e orientadora das posições a serem seguidas por todas as entidades federadas na FICC. Foi com origem nesta reunião que em Agosto de 2011, em Praga, a FICC subscreveu a “Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade”, que foi adaptada à realidade internacional, sem que, pelo facto, se tivesse verificado alteração dos conceitos, e traduzida para inglês (Declaration of Principles), francês (Déclaration de Principes) e alemão (Grundsatzerklarung), línguas oficiais da F.I.C.C. (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... _E_CPA.pdf)


Muito bonito. Mas resultados practicos?

Papa Léguas Escreveu:E continua a ser em 2010 que o CPA e a FCMP são recebidos, a 7 de dezembro, pela “Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local” da Assembleia da República onde foi analisada a Resolução do Conselho de Ministro N.º 86/2003, de 25 de Junho “Regulamento do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Sintra – Sado” no que se refere à proibição de estacionamento, exclusivamente de autocaravanas, entre as 0 e as 8 horas, disposição que consta de outros Planos de Ordenamento. (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... ublica.pdf)


Muito bem. Mas resultados practicos passados 4 anos? Voltaram a reunir-se?

Papa Léguas Escreveu:Já no ano de 2012 a FCMP, através do respetivo Gabinete Jurídico emite um parecer acerca do estacionamento das autocaravanas na via pública que reflete uma interpretação jurídica que apoia a interpretação que o CPA e os autocaravanistas defendem (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... a_FCMP.pdf)


Optimo mas resultados practicos?

Papa Léguas Escreveu:Em Agosto de 2012 o CPA decide apoiar as candidaturas aos órgãos estatutários da Federação que se apresentam com um Programa de Candidatura que expressa de forma inequívoca muitas das preocupações com que os autocaravanistas se debatem e que vêm a ser eleitas. (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... Lisboa.pdf)


Mas é uma sessão de esclarecimento sobre a FCMP ou o CPA? Houve certamente outros clubes que apoiaram a candidatura, quais foram esses clubes?

Papa Léguas Escreveu:Em 2013 o CPA é convidado a integrar uma representação da FCMP, já com nova Direção, que se desloca a uma reunião da Comissão Autocaravanista da FICC em Zadar, Croácia e onde interveio com o objetivo de motivar os participantes na reunião para uma ação no combate à discriminação negativa do autocaravanismo na Europa. A Comissão Autocaravanista da FICC, possivelmente convencida da importância do assunto, deliberou agendar a análise da questão, o que, previsivelmente irá ser feito em abril de 2014 (ver em http://www.cpa-autocaravanas.com/upload ... _Zadar.pdf)


Abril de 2014 já passou e o que foi feito? Porque motivo é o clube (CPA) que faz comunicados e não a Comissão da FCMP?
Aliás sobre esta Comissão tenho algumas questões que gostaria de ser esclarecido pois a sua missão (documento integral pode ser lido em http://www.fcmportugal.com/files/regulamentos/FCMP_RegComissaoAutocaravanismo.pdf):

Compete, em especial, à CA:
a)Estudar, aprofundar e dar resposta à legislação para suprir as dificuldades encontradas pelos praticantes da modalidade de autocaravanismo;


b)Propor a representação da FCMP na Comissão Europeia de Autocaravanas da Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo (FICC);

c)Desenvolver iniciativas (Conferências, Seminários, Jornadas, Encontros e/ou Workshops), em torno de temáticas sobre a prática de atividades Autocaravanistas ligadas ao Turismo e de conservação do Ambiente;

Onde estão estas iniciativas?

d)Potenciar o Movimento Autocaravanista, dinamizando a sua Internacionalização junto das congéneres, particularmente do sul da Europa, também com vista a promover parcerias que venham a garantir uma maior utilização dos equipamentos nacionais;

Pendente das deliberações de uma reunião de 9 de setembro 2010 a FCMP deveria ter reunido com a FECC e que nunca aconteceu até à data. Como vão conseguir fazê-lo com as outras?

e)Propor e desenvolver a criação de um órgão de apoio e informação Turística, Cultural e Legislativa aos Autocaravanistas que se deslocam para fora do país e aos Praticantes Estrangeiros que se desloquem a Portugal;

O que está feito?

f)Dinamizar a aplicação da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade subscrita pela FCMP em 31 de maio de 2010 e da Declaração de Princípios aprovada em agosto de 2011 pela FICC;

Sem palavras!

g)Promover encontros e percursos regulares que estimulem o convívio, a partilha de conhecimentos e deem a conhecer Portugal e o Turismo itinerante;

Onde se pode conseguir informação sobre estas iniciativas?

h)Promover a busca de melhores condições para o Turismo automobilizado, seja por sinalética rodoviária adequada, instalações e infraestruturas de apoio local e promovendo os espaços onde se possa estacionar e pernoitar em segurança;

Que avanços estão feitos? de acordo com o texto do site a solução são os parques de campismo. Nem sequer informam sobre o que já existe.

i)Promover melhores condições para Autocaravanistas bem como os seguros específicos às atividades e veículos com necessidades de deslocamento diferente;

Se não forem os correctores através de pedidos dos seus clientes não haveriam seguros especiais!

j)Sensibilizar e envolver todos os operadores para o mercado Autocaravanista, que em si mesmo promove o desenvolvimento turístico (ACAP, PRP, Gasolineiras, Poder Publico e Local,equipamentos, etc.);

Pendente das deliberações de uma reunião de 9 de setembro 2010 a FCMP deveria ter reunido com a ANMP. Ainda não conseguiram essa reunião?

k)Envolver os Municípios e Distritos no Autocaravanismo e com premiação anual das boas praticas;

Ainda não conseguiram uma reunião com a ANMP?

l)Promover protocolos com Empresas e Organizações ligadas à produção e comercialização de equipamentos bem como outros produtos associados ao Autocaravanismo.

Para quando a lista?


Papa Léguas Escreveu:Um longo caminho, percorrido desde 2010 até à recente aprovação do Regulamento da Comissão de Autocaravanismo, em 29 de outubro, que é bem demonstrativo do comprovado apoio que, progressivamente, a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal vem dando, como é sua obrigação, ao autocaravanismo em Portugal. (ver em http://www.fcmportugal.com/Regulamentar.aspx?id=5)


Tudo indica que tem havido deslocações e encontros mas resultados practicos de tudo isto?

Papa Léguas Escreveu:A segunda data (22 de novembro de 2013), a que me refiro no início deste texto, assinala a divulgação pública da constituição da Comissão de Autocaravanismo da FCMP criada ao abrigo do Regulamento dessa Comissão aprovado pela Direção da FCMP.(ver em http://www.fcmportugal.com/Autocaravani ... issao.aspx)


Quase a fazer 1 ano o que é a que a Comissão ja fez de concreto?

Papa Léguas Escreveu:Não tenho dúvidas e sempre o disse e defendi que, face ao conhecimento que tenho do autocaravanismo em Portugal, é nas estruturas existentes que se deve e pode abrir caminhos, sem aventureirismos, à prática de um autocaravanismo livre e com valores e que a Comissão de Autocaravanismo da FCMP, agora constituída, poderá ser um dos garantes.

Será difícil continuar-se a afirmar que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal nada faz na defesa do autocaravanismo e dos autocaravanistas em Portugal. A história dos últimos 4 anos demonstra o contrário.


Quando vi o tópico aberto fiquei contente pois iria ficar a saber o que é que a FCMP fez para o Autocaravanismo mas como o que conta são os actos, não as palavras voltei a ficar como estava antes.
A questão que esperava ver respondida ficou por responder e que é - O que é que na realidade a FCMP fez de concreto para com o Autocaravanismo nestes ultimos 4 anos?

Responda quem puder ou souber!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (I)

Mensagempor Papa Léguas » quinta Oct 23, 2014 11:01 pm

.
A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (I)

Tendo constatado que existe um desconhecimento generalizado sobre a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal no que ao autocaravanismo respeita considerei que poderá ser útil dar a conhecer progressivamente informações neste âmbito.



PLANEAR E AGIR


A existência de uma Comissão de Autocaravanismo, constituída por autocaravanistas, no seio da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é um desejo antigo de um número apreciável de autocaravanistas portugueses e que não se realizou até há relativamente pouco tempo, na medida em que não foi assumida a sua constituição de forma integrada e sustentada, para o que contribuiria a aprovação e divulgação pública de um Regimento que enquadrasse a composição, o âmbito, os objetivos e, também, viesse a haver enquadramento orçamental dessa Comissão.

Revejo-me numa Comissão de Autocaravanismo, constituída por autocaravanistas, que prossiga os seguintes objectivos:

1 - Estudar, aprofundar e dar resposta a legislação para suprir dificuldades encontradas pelos praticantes da modalidade de autocaravanismo;

2 - Propor a representação da FCMP na Comissão Europeia de Autocaravanas da Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo (FICC);

3 - Desenvolver iniciativas (Conferências, Seminários, Jornadas, Encontros e/ou Workshops), em torno de temáticas sobre a prática de atividades Autocaravanistas ligadas ao Turismo e de conservação do Ambiente;
Potenciar o Movimento Autocaravanista, dinamizando a sua Internacionalização junto das congéneres, particularmente do sul da Europa, também com vista a promover parcerias que venham a garantir uma maior utilização dos equipamentos nacionais;

4 - Propor e desenvolver a Criação um órgão de apoio e informação Turística, Cultural e Legislativa aos Autocaravanistas e que se deslocam para fora do país e aos mesmos Praticantes Estrangeiros que se desloquem a Portugal;

5 - Dinamizar a aplicação da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade subscrita pela FCMP em 31 de maio de 2010 e da Declaração de Princípios aprovada em agosto de 2011 pela FICC;

6 - Promover encontros e percursos regulares que estimulem o convívio, a partilha de conhecimentos e deem a conhecer Portugal e o Turismo itinerante;

7 - Promover a busca de melhores condições para o Turismo automobilizado, seja por sinalética rodoviária adequada, instalações e infraestruturas de apoio locais e promovendo os espaços onde se possa estacionar e pernoitar em segurança;

8 - Promover melhores condições para Autocaravanistas bem como os seguros específicos às atividades e veículos com necessidades de deslocamento diferente;

9 - Sensibilizar e envolver todos os operadores para este mercado de Autocaravanistas, que em si mesmo promove o desenvolvimento turístico (ACAP, PRP, Gasolineiras, Poder Publico e Local, equipamentos, etc.);
Envolver os Municípios e Distritos no Autocaravanismo e com premiação anual;

10 - Promover protocolos com Empresas e Organizações ligadas à produção e comercialização de equipamentos e outros produtos associados ao Autocaravanismo.

Este desejo dos autocaravanistas, a existência de uma Comissão de Autocaravanismo de representação e âmbito nacional, é hoje uma realidade com o cumprimento do compromisso assumido em 5 de Setembro de 2012 pelos actuais responsáveis da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal:

“Criar no seio da FCMP uma Comissão de Autocaravanistas com funções essencialmente consultivas e de auscultação obrigatória no que ao Movimento Autocaravanista respeita.”

É, pois, na concretização desta promessa eleitoral que o Presidente da FCMP convocou uma reunião de algumas entidades interessadas no autocaravanismo no dia 11 de maio de 2013 onde, de entre outras deliberações, foi aprovado o “Regulamento da Comissão de Autocaravanismo” (ver em http://www.fcmportugal.com/files/regula ... anismo.pdf) que entrou em vigor em 29 de Outubro de 2013 e, em reunião posterior, o Presidente deu posse aos membros da Comissão de Autocaravanismo e respectivos membros do Secretariado Executivo (ver em http://www.fcmportugal.com/Autocaravani ... issao.aspx).

Muitos são os autocaravanistas expectantes, aguardando que a Comissão de Autocaravanismo da FCMP venha apontar caminhos que contribuam para a defesa e desenvolvimento desta actividade, pelo que se impõe, conforme previsto no Regulamento da Comissão, a divulgação urgente do Plano de Actividades para 2014. Um Plano de Actividades que evidencie que a Comissão de Autocaravanismo não terá uma acção meramente reactiva, como não poderá ter uma acção em que simplesmente se substitua às associações ou com elas entre em competição.

Divulgado que seja esse Plano de Actividades é imprescindível que passe a haver uma Plataforma Informativa eficiente que chegue às associações federadas e não federadas, aos portadores de licença desportiva da FCMP, às autarquias e autarcas, aos responsáveis turísticos, aos empresários com negócios relacionados com o autocaravanismo e, muito, mas mesmo muito especialmente, a todos os autocaravanistas portugueses.

Neste particular subscrevo integralmente a Mensagem do Presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal que pode ser lida no Portal da Federação (ver em http://www.fcmportugal.com/Saudacoes.aspx), nomeadamente o trecho que transcrevo:

Do planeamento, da acção e dos resultados aqui daremos conta, em tempo real, bem como das Organizações que as protagonizam, no dia a dia, sejam do Plano Nacional, sejam de iniciativa própria, pois é chegado o momento de avançarmos para a acção, sem constrangimentos.

Assim o espero.

FONTE: (O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) (ver em http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt ... tas-feiras)
.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Re: A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (I)

Mensagempor time_out » sexta Oct 24, 2014 8:53 am

Papa Léguas Escreveu:.
A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (I)
Tendo constatado que existe um desconhecimento generalizado sobre a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal no que ao autocaravanismo respeita considerei que poderá ser útil dar a conhecer progressivamente informações neste âmbito.


PLANEAR E AGIR

A existência de uma Comissão de Autocaravanismo, constituída por autocaravanistas, no seio da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é um desejo antigo de um número apreciável de autocaravanistas portugueses e que não se realizou até há relativamente pouco tempo, na medida em que não foi assumida a sua constituição de forma integrada e sustentada, para o que contribuiria a aprovação e divulgação pública de um Regimento que enquadrasse a composição, o âmbito, os objetivos e, também, viesse a haver enquadramento orçamental dessa Comissão.

Revejo-me numa Comissão de Autocaravanismo, constituída por autocaravanistas, que prossiga os seguintes objectivos:


Mais informação! As sessões de esclarecimento hão-de ter uma finalidade. O tempo o dirá! Mas mesmo numa sessão de esclarecimento deverá haver lugar a perguntas e respostas caso contrário trata-se de informação ou contra-informação!

Papa Léguas Escreveu:1 - Estudar, aprofundar e dar resposta a legislação para suprir dificuldades encontradas pelos praticantes da modalidade de autocaravanismo;


Faz sentido que uma comissão tenha uma missão e agora todas sabemos qual é.

Papa Léguas Escreveu:2 - Propor a representação da FCMP na Comissão Europeia de Autocaravanas da Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo (FICC);


Também faz sentido que alguem tenha de voluntariar para ir a reuniões alem fronteiras.

Papa Léguas Escreveu:3 - Desenvolver iniciativas (Conferências, Seminários, Jornadas, Encontros e/ou Workshops), em torno de temáticas sobre a prática de atividades Autocaravanistas ligadas ao Turismo e de conservação do Ambiente;


Onde estão estas iniciativas? Onde se pode obter informação sobre a sua calendarização?

Papa Léguas Escreveu:Potenciar o Movimento Autocaravanista, dinamizando a sua Internacionalização junto das congéneres, particularmente do sul da Europa, também com vista a promover parcerias que venham a garantir uma maior utilização dos equipamentos nacionais;


Pendente das deliberações de uma reunião de 9 de setembro 2010 a FCMP deveria ter reunido com a FECC e que nunca aconteceu até à data. Como vão conseguir fazê-lo com as outras?

Papa Léguas Escreveu:4 - Propor e desenvolver a Criação um órgão de apoio e informação Turística, Cultural e Legislativa aos Autocaravanistas e que se deslocam para fora do país e aos mesmos Praticantes Estrangeiros que se desloquem a Portugal;


O que está feito? Qual a direcção que a Comissão pretende tomar? Irá contar com o apoio de plataformas existentes?

Papa Léguas Escreveu:5 - Dinamizar a aplicação da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade subscrita pela FCMP em 31 de maio de 2010 e da Declaração de Princípios aprovada em agosto de 2011 pela FICC;


Sem palavras!

Papa Léguas Escreveu:6 - Promover encontros e percursos regulares que estimulem o convívio, a partilha de conhecimentos e deem a conhecer Portugal e o Turismo itinerante;


Onde se pode conseguir informação sobre estas iniciativas?

Papa Léguas Escreveu:7 - Promover a busca de melhores condições para o Turismo automobilizado, seja por sinalética rodoviária adequada, instalações e infraestruturas de apoio locais e promovendo os espaços onde se possa estacionar e pernoitar em segurança;


Que avanços estão feitos? de acordo com o texto do site a solução são os parques de campismo. Nem sequer informam sobre o que já existe. Penso que a Comissão deverá ter conhecimento do que já há disponivel em Portugal e dos veículos para a divulgação dos locais. Se sim porque não o integra já e o divulga em vez de continuar preocupada em levar todos para os parques de campismo?

Papa Léguas Escreveu:8 - Promover melhores condições para Autocaravanistas bem como os seguros específicos às atividades e veículos com necessidades de deslocamento diferente;


O que significa "promover melhores condições para Autocaravanistas"? Já os seguros se não forem os correctores através de pedidos dos seus clientes ou clubes não haveria seguros especiais!

Papa Léguas Escreveu:9 - Sensibilizar e envolver todos os operadores para este mercado de Autocaravanistas, que em si mesmo promove o desenvolvimento turístico (ACAP, PRP, Gasolineiras, Poder Publico e Local, equipamentos, etc.);


Pendente das deliberações de uma reunião de 9 de setembro 2010 a FCMP deveria ter reunido com a ANMP. Ainda não conseguiram essa reunião?

Papa Léguas Escreveu:Envolver os Municípios e Distritos no Autocaravanismo e com premiação anual


Ainda não conseguiram uma reunião com a ANMP?

Papa Léguas Escreveu:10 - Promover protocolos com Empresas e Organizações ligadas à produção e comercialização de equipamentos e outros produtos associados ao Autocaravanismo.


Para quando a lista?

Papa Léguas Escreveu:Este desejo dos autocaravanistas, a existência de uma Comissão de Autocaravanismo de representação e âmbito nacional, é hoje uma realidade com o cumprimento do compromisso assumido em 5 de Setembro de 2012 pelos actuais responsáveis da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal:

“Criar no seio da FCMP uma Comissão de Autocaravanistas com funções essencialmente consultivas e de auscultação obrigatória no que ao Movimento Autocaravanista respeita.”

É, pois, na concretização desta promessa eleitoral que o Presidente da FCMP convocou uma reunião de algumas entidades interessadas no autocaravanismo no dia 11 de maio de 2013 onde, de entre outras deliberações, foi aprovado o “Regulamento da Comissão de Autocaravanismo” (ver em http://www.fcmportugal.com/files/regula ... anismo.pdf) que entrou em vigor em 29 de Outubro de 2013 e, em reunião posterior, o Presidente deu posse aos membros da Comissão de Autocaravanismo e respectivos membros do Secretariado Executivo (ver em http://www.fcmportugal.com/Autocaravani ... issao.aspx).


Já se entendeu que a Comissão foi formada pela mão do presidente e que resultou de uma promessa eleitoral, mas passado 1 ano o que é que há de concreto para o Autocaravanismo?

Papa Léguas Escreveu:Muitos são os autocaravanistas expectantes, aguardando que a Comissão de Autocaravanismo da FCMP venha apontar caminhos que contribuam para a defesa e desenvolvimento desta actividade, pelo que se impõe, conforme previsto no Regulamento da Comissão, a divulgação urgente do Plano de Actividades para 2014. Um Plano de Actividades que evidencie que a Comissão de Autocaravanismo não terá uma acção meramente reactiva, como não poderá ter uma acção em que simplesmente se substitua às associações ou com elas entre em competição.

Divulgado que seja esse Plano de Actividades é imprescindível que passe a haver uma Plataforma Informativa eficiente que chegue às associações federadas e não federadas, aos portadores de licença desportiva da FCMP, às autarquias e autarcas, aos responsáveis turísticos, aos empresários com negócios relacionados com o autocaravanismo e, muito, mas mesmo muito especialmente, a todos os autocaravanistas portugueses.


O ano de 2014 está practicamente a chegar ao fim e o plano de actividades está .... vazio?
Afinal o que é que a Comissão já fez quando está a fazer 1 ano de actividade?
Será que estas sessões de esclarecimento terão como finalidade a promoção do lançamento da Plataforma Informativa?


Papa Léguas Escreveu:Neste particular subscrevo integralmente a Mensagem do Presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal que pode ser lida no Portal da Federação (ver em http://www.fcmportugal.com/Saudacoes.aspx), nomeadamente o trecho que transcrevo:

Do planeamento, da acção e dos resultados aqui daremos conta, em tempo real, bem como das Organizações que as protagonizam, no dia a dia, sejam do Plano Nacional, sejam de iniciativa própria, pois é chegado o momento de avançarmos para a acção, sem constrangimentos.


Li a mensagem do Presidente e não consegui tirar uma unica que estivesse directamente ligada ao Autocaravanismo. Fala sobretudo no movimento associativo, que é de louvar; fala na relação entre os dirigentes, associados e practicantes; fala na comunicação e divulgação das acções; fala na organização de grandes eventos desportivos; fala em reforçar e consolidar a posição da FCMP, pelo desporto?, popular e de competição?.
Mas o que é que o desporto e competição tem a ver com o Autocaravanismo?
Aliás é "aberrante" chamar-se licença desportiva ao documento que é passado pela FCMP para que se possa usufruir da practica do campismo! Desde quando é que o campismo é uma practica desportiva?
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (II)

Mensagempor Papa Léguas » sexta Oct 24, 2014 2:36 pm

.
A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (II)

Tendo constatado que existe um desconhecimento generalizado sobre a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal no que ao autocaravanismo respeita considerei que poderá ser útil dar a conhecer progressivamente informações neste âmbito.



AUTOCARAVANISMO versus CAMPISMO
(E os Estatutos da FCMP)


O autocaravanismo não tem nada a ver com o campismo, dizem uns.

O autocaravanismo é uma disciplina do campismo ou, mais recentemente, o autocaravanismo é uma modalidade de campismo, dizem outros.

Uns afirmam-no sem nunca se terem debruçado sobre o tema; outros repetem apenas o que ouvem dizer a quem admiram ou de quem são amigos; outros ainda dizem uma coisa e o seu contrário.

Quando se lhes é colocada, feita, uma pergunta concreta, ou apresentada uma contradição, disfarçam a sua ignorância atacando o interlocutor.

Afirmar que o autocaravanismo nada tem a ver com o campismo não passa numa análise séria, como também afirmar que o autocaravanismo é uma disciplina do campismo (ou seja um ramo do campismo) ou ainda uma modalidade de campismo (ou seja uma forma de fazer campismo) é, no mínimo redutor e também não passa por uma análise séria.


Os ideais, os códigos e os hinos

Mas o tema não fica apenas neste dualismo de posições. Há quem até considere que existe um ideal autocaravanista que é obviamente, segundo dizem, distinto do ideal campista. Só que não conseguem, pelo menos que eu saiba, definir um ideal autocaravanista que seja distinto de um ideal campista.

E, para enredar ainda mais o assunto, criam-se no âmbito do autocaravanismo as cartilhas, as regras de ouro e até se importam de além Pirenéus o respeito. Procura-se, com estas criações, um distanciamento do Código Campista com o possível intuito de fazer a diferença entre campismo e autocaravanismo. Uma análise superficial evidencia que todos estes textos podem ser perfeitamente assumidos por quem quer que se intitule campista ou autocaravanista.

Mas, o mais risível, neste afã de autonomia a todo o custo, é que as associações criam hinos que os identifiquem. Os hinos que conheço identificam perfeitamente o que se quer que seja o campismo ou o que se quer que seja o autocaravanismo. Basta, apenas, trocar no texto da canção a palavra Campismo por autocaravanismo ou vice-versa.

O curioso é que também no afã de se procurar autonomizar o autocaravanismo se recorra aos símbolos e tradições que têm origem no campismo.

Como se constata as contradições são mais que muitas, mas, no entanto, felizmente, há sempre alguém de bom senso, há sempre alguém coerente.


Bem prega Frei Tomás

Os autocaravanistas “puros” e as respectivas associações que fazem a apologia do autocaravanismo como uma modalidade de turismo itinerante vão, simultaneamente, na maior das contradições, elogiando a criação de locais públicos onde as autocaravanas se quedam sedentarizadas e acampadas. E se perto houver um rio, ainda melhor. Nesses locais abrem-se os toldos, colocam-se mesas, cadeiras e fogareiros no exterior das autocaravanas e convive-se e fazem-se grandes “patuscadas”

É isto errado? Claro que não! É isto campismo? Claro que sim!

Então, o autocaravanismo também pode ser uma actividade campista? A resposta afirmativa é dada pela prática campista que os autocaravanistas “puros” praticam (e gostam) nos locais públicos que elogiam e divulgam. A grande, a incomensurável contradição desses autocaravanistas “puros”, das associações em que se integram e da federaçãozinha que criaram, é que divulgam uma filosofia autocaravanista que se quer afirmar por um ideal que não conseguem definir e, muito menos, concretizar. A filosofia que defendem é apresentada pela negativa: não sou campista, afirmam.


Mudanças sem roturas

Em contrapartida a este sectarismo incompreensível há organizações que vão fazendo um percurso que é demasiado lento na minha opinião, mas é cada vez mais consequente com as necessidades do Movimento Autocaravanista de Portugal. Refiro-me à Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Na Revisão Estatutária que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal teve que fazer por imposição legal, o artigo 3º dos Estatutos foi, relativamente aos Estatutos anteriores, alterado. O Autocaravanismo deixou de ser consignado nos Estatutos da federação (e bem) como uma disciplina do campismo. Foi encontrada uma terminologia que, sem fugir ao enquadramento legal a que as federações desportivas estão sujeitas, veio considerar o autocaravanismo como uma modalidade diferente do campismo, mas sem prejuízo, porém, de o poder ser. É através desta procura dos entendimentos que as mudanças se vão operando, sem roturas, criando espaços onde todos os que usufruem da actividade autocaravanista se sintam integrados e que fazem da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal uma associação onde o diálogo, embora difícil, se vai fazendo com resultados positivos para todos os autocaravanistas, qualquer que seja a vertente que perfilhem.

Há esperança.


FONTE: (O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) (ver em http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt ... tas-feiras)
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Re: A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (II)

Mensagempor time_out » sexta Oct 24, 2014 4:35 pm

Papa Léguas Escreveu:.
A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (II)

Tendo constatado que existe um desconhecimento generalizado sobre a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal no que ao autocaravanismo respeita considerei que poderá ser útil dar a conhecer progressivamente informações neste âmbito.



AUTOCARAVANISMO versus CAMPISMO
(E os Estatutos da FCMP)


Já entendi que a sessão de esclarecimento vai continuar, afinal é do interesse de todos sermos intoxicados, queria dizer esclarecidos sem direito a respostas sobre toda e qualquer duvida. A verdade é só uma e é aquela que se está a ler nestes textos de esclarecimento.

Aproveito tambem para esclarecer que não pertenço a nenhum clube autocaravanista nem campista, não detenho licença "desportiva" para poder usar a minha autocaravana para turismo, não tenho nenhum negócio ligado ao autocaravanismo nem campismo, enfim, sou só um mero utilizador e interessado no tema


Papa Léguas Escreveu:O autocaravanismo não tem nada a ver com o campismo, dizem uns.


O autocaravanista pode utilizar a sua autocaravana para practicar campismo mas não significa que se seja campista ou melhor segundo a FCMP desportista practicante da modalidade campista - seja lá o que isto quer dizer!

Papa Léguas Escreveu:O autocaravanismo é uma disciplina do campismo ou, mais recentemente, o autocaravanismo é uma modalidade de campismo, dizem outros.


O autocaravanismo é o uso que o seu utilizador lhe der. Tudo isto porque a FCMP tem a necessidade de rotular o autocaravanismo como modalidade sob a sua alçada e por conseguinte ser uma variação do campismo dá jeito!


Papa Léguas Escreveu:Uns afirmam-no sem nunca se terem debruçado sobre o tema; outros repetem apenas o que ouvem dizer a quem admiram ou de quem são amigos; outros ainda dizem uma coisa e o seu contrário.


Por isso estas sessões de esclarecimento até são uteis, pena que não se possa ter respostas concretas a perguntas concretas! Respostas directas, sem floreados nem longos tratados...

Papa Léguas Escreveu:Quando se lhes é colocada, feita, uma pergunta concreta, ou apresentada uma contradição, disfarçam a sua ignorância atacando o interlocutor.


Nem de propósito... Onde estão as respostas às minhas perguntas concretas?

Papa Léguas Escreveu:Afirmar que o autocaravanismo nada tem a ver com o campismo não passa numa análise séria, como também afirmar que o autocaravanismo é uma disciplina do campismo (ou seja um ramo do campismo) ou ainda uma modalidade de campismo (ou seja uma forma de fazer campismo) é, no mínimo redutor e também não passa por uma análise séria.


Então o que é afinal o Autocaravanismo para o autor do esclarecimento? Decida-se e deixe uma resposta pois assim não se entende nada.

Papa Léguas Escreveu:Os ideais, os códigos e os hinos

Mas o tema não fica apenas neste dualismo de posições. Há quem até considere que existe um ideal autocaravanista que é obviamente, segundo dizem, distinto do ideal campista. Só que não conseguem, pelo menos que eu saiba, definir um ideal autocaravanista que seja distinto de um ideal campista.


Mas o que é o ideal campista e o ideal autocaravanista? Esperam-se novos esclarecimentos.

Papa Léguas Escreveu:E, para enredar ainda mais o assunto, criam-se no âmbito do autocaravanismo as cartilhas, as regras de ouro e até se importam de além Pirenéus o respeito. Procura-se, com estas criações, um distanciamento do Código Campista com o possível intuito de fazer a diferença entre campismo e autocaravanismo. Uma análise superficial evidencia que todos estes textos podem ser perfeitamente assumidos por quem quer que se intitule campista ou autocaravanista.


Forçosamente tem de haver uma diferença entre um campista e um autocaravanista. Uns só o devem fazer acantonados e os outros onde quiserem. Só isto é motivo de diferencial. Claro que o sentido civico de um campista ou autocaravanista deverá ser o mesmo que o de um pescador, caçador, vizinho, utente da via publica, etc... O CIVISMO é o ponto comum que todos deveriam ter presente.

Papa Léguas Escreveu:Mas, o mais risível, neste afã de autonomia a todo o custo, é que as associações criam hinos que os identifiquem. Os hinos que conheço identificam perfeitamente o que se quer que seja o campismo ou o que se quer que seja o autocaravanismo. Basta, apenas, trocar no texto da canção a palavra Campismo por autocaravanismo ou vice-versa.
O curioso é que também no afã de se procurar autonomizar o autocaravanismo se recorra aos símbolos e tradições que têm origem no campismo.
Como se constata as contradições são mais que muitas, mas, no entanto, felizmente, há sempre alguém de bom senso, há sempre alguém coerente.


Não faço a minima ideia ao que o autor se refere. Talvez por eu não ser sócio de nenhum clube não consiga atingir o que aqui se quer transmitir.

Papa Léguas Escreveu:Bem prega Frei Tomás

Os autocaravanistas “puros” e as respectivas associações que fazem a apologia do autocaravanismo como uma modalidade de turismo itinerante vão, simultaneamente, na maior das contradições, elogiando a criação de locais públicos onde as autocaravanas se quedam sedentarizadas e acampadas. E se perto houver um rio, ainda melhor. Nesses locais abrem-se os toldos, colocam-se mesas, cadeiras e fogareiros no exterior das autocaravanas e convive-se e fazem-se grandes “patuscadas”
É isto errado? Claro que não! É isto campismo? Claro que sim!


Não entendo a definição de autocaravanista "puro". Mas no que toca a clubes especificos de autocaravanistas quererem e defenderem ter locais onde possam passar algum tempo que mal se lhes pode querer, a não ser que a FCMP veja, tal como os parques de campismo, um concorrente que lhes está a tirar o pão da boca. Que me lembre não há clubes nem associações que defendem a criação de areas para autocaravanas em locais publicos onde se possa practicar campismo (para mim campismo é não usar o vaículo como veículo que é!). O que tenho visto e lido é defender a criação de zonas de serviço que permitam dar assistência ao numero crescente de utilizadores de autocaravanas nacionais e estrangeiros.
Se a FCMP estivesse desejosa de promover o Autocaravanismo já tinha colocado todos os seus parques (e interferir junto dos seus associados) à disposição de quem queira uma area de serviço ou de pernoita pontual.

Papa Léguas Escreveu:Então, o autocaravanismo também pode ser uma actividade campista? A resposta afirmativa é dada pela prática campista que os autocaravanistas “puros” praticam (e gostam) nos locais públicos que elogiam e divulgam. A grande, a incomensurável contradição desses autocaravanistas “puros”, das associações em que se integram e da federaçãozinha que criaram, é que divulgam uma filosofia autocaravanista que se quer afirmar por um ideal que não conseguem definir e, muito menos, concretizar. A filosofia que defendem é apresentada pela negativa: não sou campista, afirmam.


Claro que se se utilizar uma autocaravana num parque de campismo ou num parque de autocaravanas pode-se rotular que se está a fazer campismo. O facto de colocar isco numa linha e po-la de molho faz de mim um pescador? Do mesmo modo que por ter usado um parque de campismo faz de mim um campista? Claro que não para ambas as questões.

Papa Léguas Escreveu:Mudanças sem roturas

Em contrapartida a este sectarismo incompreensível há organizações que vão fazendo um percurso que é demasiado lento na minha opinião, mas é cada vez mais consequente com as necessidades do Movimento Autocaravanista de Portugal. Refiro-me à Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.


Até agora estou à espera das respostas das sessões de esclarecimento anteriores para poder formar uma opinião sobre se a FCMP é a SOLUÇÃO! Num passado recente não o era e como, que desse por isso, nada mudou porque razão será a FCMP a SOLUÇÃO?

Papa Léguas Escreveu:Na Revisão Estatutária que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal teve que fazer por imposição legal, o artigo 3º dos Estatutos foi, relativamente aos Estatutos anteriores, alterado. O Autocaravanismo deixou de ser consignado nos Estatutos da federação (e bem) como uma disciplina do campismo. Foi encontrada uma terminologia que, sem fugir ao enquadramento legal a que as federações desportivas estão sujeitas, veio considerar o autocaravanismo como uma modalidade diferente do campismo, mas sem prejuízo, porém, de o poder ser. É através desta procura dos entendimentos que as mudanças se vão operando, sem roturas, criando espaços onde todos os que usufruem da actividade autocaravanista se sintam integrados e que fazem da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal uma associação onde o diálogo, embora difícil, se vai fazendo com resultados positivos para todos os autocaravanistas, qualquer que seja a vertente que perfilhem.


Volta-se a falar em desporto! Continuo sem entender a razão do autocaravanismo ter de depender de uma Federação com caracter DESPORTIVO. Onde é que o campismo é desporto? Porque se insiste em querer que o Autocaravanismo seja uma modalidade cuja responsabilidade está entregue a uma federação desportiva. Será pelos apoios que as Federações desportivas têm direito? Ver em http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/Lei_5_2007.pdf. Será por isso é obrigatória uma licença desportiva e não um simples cartão de associado?

Papa Léguas Escreveu:Há esperança.


Sim tenho esperança que os Autocaravanistas não se deixem levar por estas sessões de esclarecimento e intervenham colocando as suas questões e que as mesmas venham a ter respostas claras e concisas.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (III)

Mensagempor Papa Léguas » sexta Oct 24, 2014 6:03 pm


A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (III)

Tendo constatado que existe um desconhecimento generalizado sobre a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal no que ao autocaravanismo respeita considerei que poderá ser útil dar a conhecer progressivamente informações neste âmbito.



O CPA NUM CAMINHO SEM RETORNO

Uma Reunião de Presidentes de associações é, para qualquer entidade, um acontecimento importante que dignifica quem a promove. É o caso da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) que no passado dia 13 de Setembro promoveu na respectiva sede um encontro de trabalho dos presidentes das associações federadas.

Algumas (poucas) dezenas de homens e mulheres em representação de associações filiadas na FCMP disponibilizaram um dia para comparecerem numa reunião o que, nos tempos que correm, esta entrega à causa associativa, gratuitamente, tem que ser realçada e agradecida. Infelizmente muitos dos sócios destas associações não reconhecem esta desinteressada entrega.

Tinha esta Reunião de Presidentes como objetivo primeiro analisar a Proposta de Alteração de Estatutos que um Grupo de Trabalho da FCMP elaborou para ser apresentado pela Direção da federação numa Assembleia Geral que se irá realizar no próximo dia 4 de Outubro. A Proposta de Alteração de Estatutos tem caracter obrigatório pois destina-se a adaptar os Estatutos actuais às alterações ao Regime Jurídico das Federações Desportivas introduzidas pelo Decreto-Lei 93/2014 de 23 de junho.

A Direcção da Associação Autocaravanista de Portugal – CPA não deixou de se fazer representar e tendo constatado que a proposta de alteração do artigo 3º, que estabelece os fins da FCMP e continuava a definir o autocaravanismo como APENAS uma disciplina do campismo, propôs uma alteração a esse artigo.

É do conhecimento público que o CPA considera que é na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal que a defesa dos interesses e direitos dos autocaravanistas se podem e devem defender e, por isso mesmo, quer que a FCMP seja uma federação forte e moderna, pelo que, desde a primeira hora apoiou as mudanças que se impunham para alcançar esse objetivo, não só colaborando na eleição dos responsáveis (a todos os níveis) como incentivando à implementação do Programa de Candidatura então divulgado.

Não se suponha, contudo, que o apoio do CPA é cego. É um apoio com os pés bem assentes na terra e crítico, porque também só com críticas, construtivas, é possível que as instituições se renovem e dinamizem.

Supomos que todos reconhecem que a actual Federação não é a mesma que foi criada há uns 70 anos, como também não se pode desconhecer que as associadas que integram a Federação não são as mesmas que eram num passado um pouco longinco. Cresceram, desenvolveram-se, mudaram. Se assim não fosse não seriam o que são hoje.

É pois necessário que a Federação continue a crescer e a desenvolver-se para o que é imprescindível que se adapte às exigências do presente sem abdicar nem se envergonhar dos valores com que cresceu.

A evolução tecnológica e um então maior poder de compra dos cidadãos veio permitir que o material usado no campismo seja cada vez mais eficiente e contribua para um maior conforto dos campistas. Estão nesse âmbito, porque também podem ser considerados material campista, as caravanas e as autocaravanas.

Há, no entanto, que afirmar que o conceito que é subentendido nos Estatutos da Federação, ou seja, que a autocaravana é APENAS mais um material exclusivamente campista, é altamente redutor e não corresponde à verdade. Como é evidente o veículo autocaravana é mais do que isso (mais do que um material exclusivamente campista) e, desde há já alguns anos existe, no espirito de muitos e muitos autocaravanistas, o sentimento de que o autocaravanismo tem direito à autonomia e a ser, consequentemente, mais do que uma disciplina do campismo.

Esta convicção de que o autocaravanismo é mais do que uma disciplina do campismo está já tão enraizada nos espíritos de muitos e muitos autocaravanistas, que a FICC alterou, recentemente, a respectiva denominação para Fédération Internationale de Camping, Caravaning et Autocaravaning (FICC) porque, ao que tudo leva a supor, quis passar a mensagem de que compreendia, TAMBÉM, o novo conceito de autocaravanismo. E, mais do que isso. Não quis deixar no âmbito de outras federações, que se reivindicam APENAS autocaravanistas, o monopólio desta modalidade em franca expansão.

Esse Movimento que acredita que o autocaravanismo é muito mais do que uma outra face do campismo teve também expressão na nossa vizinha Espanha quando nasceu, em 9 de Junho de 2007, a Federación Española de Asociaciones Autocaravanistas~FEAA que se começou por integrar na Federation Internationale des Clubs de Motorhomes (FICM). No entanto, tal como o CPA em determinado momento, poderão ter compreendido que a FICM não oferecia garantias de defesa dos direitos e interesses dos autocaravanistas pelo que terão aceitado o eventual convite da Fédération Internationale de Camping, Caravaning et Autocaravaning (FICC) para ser membro desta Federação Internacional onde, como é sabido, a FCMP está filiada.

Portanto, aqui mesmo ao lado, em Espanha, existe uma Federação Autocaravanista (com 12 associações inscritas) e que é reconhecida pela FICC. Porquê? Porque, possivelmente, a Federacion Española de Clubes Campistas não teve a abertura suficiente para reconhecer e acolher o autocaravanismo como uma actividade com diversas vertentes, o que pode ter sido a justificação para a necessidade da criação de uma federação autocaravanista.

Estes dois exemplos, o da FICC (alteração da denominação social) e o de Espanha (reconhecimento pela FICC de uma federação autocaravanista num estado onde já existia uma federação campista) devem fazer pensar os dirigentes e as associadas da FCMP. Prosseguir uma ideologia que até se quer que continue a ser plenamente refletida nos Estatutos da Federação, poderá conduzir, a curto prazo, a um ainda maior afastamento dos autocaravanistas da FCMP que, não obstante puderem querer continuar nesta federação, não aceitam que o autocaravanismo seja entendido numa única perspectiva e que seja estatutariamente definido, APENAS, como uma disciplina do campismo.

Também em Portugal já foi criada uma Federação de Autocaravanismo (FPA) que não tem a força e o reconhecimento da maioria dos autocaravanistas. Adquirirem mais força e reconhecimento depende, e muito, das deliberações que a FCMP vier a tomar na próxima Assembleia Geral relativamente ao autocaravanismo. Registo, como um dado adquirido, como aliás o demonstra o exemplo espanhol, queas autonomias são imparáveis se não forem criadas e aceites condições que correspondam aos anseios legítimos dos autocaravanistas.

Em abono da verdade há que realçar que os dirigentes da FCMP a diversos níveis terão compreendido a questão colocada pelo CPA pelo que na Reunião de Presidentes terão assumido o compromisso de rever o texto inicial da Proposta para ser votado em Assembleia Geral.

Os dirigentes da Associação Autocaravanista de Portugal – CPA demonstraram um corajoso respeito pelos princípios e valores do CPA e do autocaravanismo ao elevaram a fasquia reivindicativa, exigindo através de uma proposta realista que o autocaravanismo seja tratado como uma modalidade com mais que uma vertente e não APENAS como uma disciplina do campismo. Ao fazê-lo os dirigentes do CPA dispõem-se coerente e corajosamente a correr riscos e, também por isso, JÁ não podem ignorar que estão a avançar por um caminho sem retorno. É bom que os dirigentes federativos não ignorem, também eles, esta realidade.

No dia 4 de Outubro, a Assembleia Geral da FCMP convocada para analisar e votar as alterações Estatutárias, tem nas mãos a história e o futuro do CPA.


NOTA: Esta opinião baseia-se essencialmente no teor do Comunicado 2014-003 da Direção da Associação Autocaravanista de Portugal – CPA datado de 16 de setembro. (ver AQUI)



FONTE: (O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) (ver em http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt ... tas-feiras)


MUITO IMPORTANTE: NO DIA 4 DE OUTUBRO A ASSEMBLEIA GERAL DA FCMP CONSAGROU ESTATUTARIAMENTE O AUTOCARAVANISMO COMO UMA MODALIDADE AUTÓNOMA COM MAIS QUE UMA VERTENTE O QUE COMPROVA QUE A ACTUAL FEDERAÇÃO NÃO É A MESMA QUE FOI CRIADA HÁ UNS 70 ANOS.
.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Re: A FCMP E O AUTOCARAVANISMO

Mensagempor Oliventino » sexta Oct 24, 2014 10:08 pm

Santa noite.

Então as lições eram à quinta feira, agora é a despejar de noite e de dia, o blogue estava morto e o home agora quer ressuscita-lo aqui ? :D acudam

.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (IV)

Mensagempor Papa Léguas » segunda Oct 27, 2014 1:08 am

.
A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (IV)

Tendo constatado que existe um desconhecimento generalizado sobre a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal no que ao autocaravanismo respeita considerei que poderá ser útil dar a conhecer progressivamente informações neste âmbito.



DISTINGUIR CAMPISMO DE AUTOCARAVANISMO


O Relatório de Atividades e Contas de 2013 da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) já está disponível no Portal da Federação (ver em http://www.fcmportugal.com/Contas.aspx).

A apreciação das Contas fica para os dirigentes das associações federadas, contudo, não quero deixar de transcrever um trecho do Parecer do Revisor Oficial de Contas (Leopoldo Alves & Associados) que se encontra nas páginas 47, 48 e 49 do Relatório de Atividades e Contas.

Em nossa opinião, as referidas demonstrações financeiras apresentam de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspetos materialmente relevantes, a posição financeira da FEDERAÇÃO DE CAMPISMO E MONTANHISMO DE PORTUGAL, em 31 de Dezembro de 2013 e o resultado das suas operações no exercício findo naquela data, em conformidade com os princípios contabilisticos geralmente aceites em Portugal.

E não menos importante é a forma como termina a opinião do Revisor Oficial de Contas:

É também nossa opinião que a informação constante do Relatório de Actividades é concordante com as demonstrações financeiras do período

Já sobre o Relatório de Atividades vou tecer algumas considerações no que ao Autocaravanismo se refere.

Principio por chamar a atenção, muito veementemente, para a página 9 do Relatório, onde na alínea 1) se lê “Campismo e Autocaravanismo”. É de realçar que a Direção da Federação considerou (e a Assembleia Geral aprovou) que o Campismo e o Autocaravanismo são modalidades distintas, continuando desta forma a Direção da Federação, talvez não tão rapidamente quanto desejaríamos, a promover politicamente esta distinção.

No texto que dá corpo ao título é referida a criação da Comissão de Autocaravanismo da FCMP e, como trabalho realizado por esta, o acompanhamento com os municípios e particulares na feitura de Áreas de Serviços. Neste particular discordo que este deva ser o trabalho primeiro de uma Comissão de uma Federação, na medida em que as associações já vêm fazendo esse acompanhamento com os municípios e particulares, até porque há matérias que as associações têm dificuldade em promover, logo, essas sim, deve ser a FCMP, através da Comissão de Autocaravanismo, a dinamizá-las

Permito-me recordar (apenas algumas) das matérias que os então candidatos a responsáveis pela FCMP se comprometeram na área do autocaravanismo:

Dinamizar a aplicação da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade subscrita pela FCMP em 31 de Maio de 2010.

Criar um órgão de apoio e informação Turística, Cultural e Legislativa, aos Campistas, Autocaravanistas e Caravanistas que se deslocam para fora do país e aos mesmos Praticantes Estrangeiros que se desloquem a Portugal.

Sensibilizar e envolver todos os operadores para este mercado de Campistas, Autocaravanistas, Caravanistas e Montanheiros que em si mesmo promove o desenvolvimento turístico (ACAP, PRP, Gasolineiras, Poder Publico e Local, equipamentos, etc)


Uma intervenção prioritariamente voltada para as matérias exemplificadas atrás é que justificam a necessidade do trabalho de uma Federação apoiante e defensora do Autocaravanismo, porque tem a força que as associações de per si não têm. O autocaravanismo não precisa de uma Federação ou de uma Comissão de uma Federação que APENAS acompanhe os municípios e os particulares a implementar Áreas de Serviço. As associações, para esse trabalho, chegam e sobram!

Após um ano de mandato não se conhece que nestas e noutras matérias, que constam do Programa de Candidatura dos atuais responsáveis, se tenha promovido qualquer ação. Ou houve e o Relatório de Atividades é omisso.

Mas o Relatório é também omisso em relação a outras atividades, no âmbito do Autocaravanismo, como, por exemplo, a presença da FCMP nas reuniões da Comissão de Autocaravanismo da Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo (FICC) e o porquê da importância dessa presença. Aliás, se é referido que a FCMP marcou presença em Acampamentos e Aniversários, porque não referir os outros eventos relacionados com o Autocaravanismo em que também marcou presença?

Por último um importante alerta: Nas 20 páginas do Relatório de Atividades não existe um capítulo sobre Comunicação, cada vez mais necessário, direi mesmo imprescindível, pois que

O direito à informação…
…passa pela obrigação de informar.



Em qualquer caso, embora ignore se foram ou não respondidas as “Apenas 12 perguntas” que fiz (ver http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt ... untas.html), o Relatório de Atividades tem a particularidade de politicamente distinguir Campismo de Autocaravanismo.

Com calma, com bons ou maus feitios, passo a passo, com segurança, iremos avançando na consolidação do autocaravanismo como modalidade relevante no seio da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e com futuro assegurado.



FONTE: (O autor, todas as Quintas-feiras, no Blogue do Papa Léguas Portugal, emite uma opinião sobre assuntos relacionados com o autocaravanismo (e não só) (ver em http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt ... tas-feiras)


MUITO IMPORTANTE: NO DIA 4 DE OUTUBRO A ASSEMBLEIA GERAL DA FCMP CONSAGROU ESTATUTARIAMENTE O AUTOCARAVANISMO COMO UMA MODALIDADE AUTÓNOMA COM MAIS QUE UMA VERTENTE O QUE COMPROVA QUE A ACTUAL FEDERAÇÃO NÃO É A MESMA QUE FOI CRIADA HÁ UNS 70 ANOS.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Re: A FCMP E O AUTOCARAVANISMO

Mensagempor João Morgado » segunda Oct 27, 2014 9:56 am

Sempre ouvi dizer que o que é demais cheira mal e já anda por aqui um cheiro nauseabundo.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (IV)

Mensagempor time_out » segunda Oct 27, 2014 2:38 pm

Papa Léguas Escreveu:.
A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (IV)

Tendo constatado que existe um desconhecimento generalizado sobre a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal no que ao autocaravanismo respeita considerei que poderá ser útil dar a conhecer progressivamente informações neste âmbito.



DISTINGUIR CAMPISMO DE AUTOCARAVANISMO


A novela continua, desculpem, sessão de esclarecimento!


Papa Léguas Escreveu:.O Relatório de Atividades e Contas de 2013 da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) já está disponível no Portal da Federação (ver em http://www.fcmportugal.com/Contas.aspx).

A apreciação das Contas fica para os dirigentes das associações federadas, contudo, não quero deixar de transcrever um trecho do Parecer do Revisor Oficial de Contas (Leopoldo Alves & Associados) que se encontra nas páginas 47, 48 e 49 do Relatório de Atividades e Contas.

Em nossa opinião, as referidas demonstrações financeiras apresentam de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspetos materialmente relevantes, a posição financeira da FEDERAÇÃO DE CAMPISMO E MONTANHISMO DE PORTUGAL, em 31 de Dezembro de 2013 e o resultado das suas operações no exercício findo naquela data, em conformidade com os princípios contabilisticos geralmente aceites em Portugal.

E não menos importante é a forma como termina a opinião do Revisor Oficial de Contas:

É também nossa opinião que a informação constante do Relatório de Actividades é concordante com as demonstrações financeiras do período


Estamos na presença de uma verdade de ... La Palisse!
Então não é que a FCMP tem contablidade organizada e está em dia! -NOTA Se não estivesse não podia ter acessos aos subsidios para 2015 (em 2012 receberam €68.200,00 e em 2013 € 44.292,00)

Papa Léguas Escreveu:Já sobre o Relatório de Atividades vou tecer algumas considerações no que ao Autocaravanismo se refere.

Principio por chamar a atenção, muito veementemente, para a página 9 do Relatório, onde na alínea 1) se lê “Campismo e Autocaravanismo”. É de realçar que a Direção da Federação considerou (e a Assembleia Geral aprovou) que o Campismo e o Autocaravanismo são modalidades distintas, continuando desta forma a Direção da Federação, talvez não tão rapidamente quanto desejaríamos, a promover politicamente esta distinção.


Não entendo. Então Campismo e Autocaravanismo são modalidades distintas mas aparecem juntos? Expliquem lá outra vez para ver se entendo. A Direcção e a Assembleia aceitam que o Campismo e Autocaravanismo são modalidades distintas mas aparecem no mesmo saco?

Papa Léguas Escreveu:No texto que dá corpo ao título é referida a criação da Comissão de Autocaravanismo da FCMP e, como trabalho realizado por esta, o acompanhamento com os municípios e particulares na feitura de Áreas de Serviços. Neste particular discordo que este deva ser o trabalho primeiro de uma Comissão de uma Federação, na medida em que as associações já vêm fazendo esse acompanhamento com os municípios e particulares, até porque há matérias que as associações têm dificuldade em promover, logo, essas sim, deve ser a FCMP, através da Comissão de Autocaravanismo, a dinamizá-las


Até à data e quase a fazer um ano nada é do conhecimento publico que a Comissão que o autor destas linhas tanto gaba tenham feito algo que se veja ou saiba pelo Autocaravanismo. Paleio e mais paleio para encher o texto da sessão de esclarecimento mas que no final vale NADA e que mais abaixo passo a comentar.

Papa Léguas Escreveu:Permito-me recordar (apenas algumas) das matérias que os então candidatos a responsáveis pela FCMP se comprometeram na área do autocaravanismo:

Dinamizar a aplicação da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade subscrita pela FCMP em 31 de Maio de 2010.


Desculpem?

Papa Léguas Escreveu:Criar um órgão de apoio e informação Turística, Cultural e Legislativa, aos Campistas, Autocaravanistas e Caravanistas que se deslocam para fora do país e aos mesmos Praticantes Estrangeiros que se desloquem a Portugal.


Do orgão mencionado nem sinal quanto mais de dar apoio. Será que informar para se passar no parque de campismo mais próximo para se obter informações é o orgão?

Papa Léguas Escreveu:Sensibilizar e envolver todos os operadores para este mercado de Campistas, Autocaravanistas, Caravanistas e Montanheiros que em si mesmo promove o desenvolvimento turístico (ACAP, PRP, Gasolineiras, Poder Publico e Local, equipamentos, etc)


Um momento, tenho de parar de rir...... Onde é que a FCMP ou a sua Comissão já fez algo. Só um exemplo por favor. Até demonstração contrária mais muito de NADA.

Papa Léguas Escreveu:Uma intervenção prioritariamente voltada para as matérias exemplificadas atrás é que justificam a necessidade do trabalho de uma Federação apoiante e defensora do Autocaravanismo, porque tem a força que as associações de per si não têm. O autocaravanismo não precisa de uma Federação ou de uma Comissão de uma Federação que APENAS acompanhe os municípios e os particulares a implementar Áreas de Serviço. As associações, para esse trabalho, chegam e sobram!


Pois mas então o que faz a Comissão e a FCMP? Até agora ainda não se obteve uma resposta CONCRETA, apenas textos longos para encher o olho mas que depois de lidos e relidos significam uma mão cheia de NADA.


Papa Léguas Escreveu:Após um ano de mandato não se conhece que nestas e noutras matérias, que constam do Programa de Candidatura dos atuais responsáveis, se tenha promovido qualquer ação. Ou houve e o Relatório de Atividades é omisso.


Até que enfim que há luz sobre o trabalho da gloriosa Comissão mas que infelizmente foi NADA.

Papa Léguas Escreveu:Mas o Relatório é também omisso em relação a outras atividades, no âmbito do Autocaravanismo, como, por exemplo, a presença da FCMP nas reuniões da Comissão de Autocaravanismo da Federação Internacional de Campismo, Caravanismo e Autocaravanismo (FICC) e o porquê da importância dessa presença. Aliás, se é referido que a FCMP marcou presença em Acampamentos e Aniversários, porque não referir os outros eventos relacionados com o Autocaravanismo em que também marcou presença?


Não contava poder ler num Relatório de Contas todas as actividades mas o que esperaria e está lá reflectido são os valores que a FCMP gastou Representações Orgãos Sociais e Colaboradores.

Em Representações Nacionais 2013 custou € 2.606,74 mas em 2012 o valor foi de €3.308,25
Nas Representações Internacionais onde estão certamente as visitas à FICC em 2013 o valor total foi de €12.002,27 e em 2012 ficou-se pelos €7.492,77
Mas ainda houve Reuniões de Trabalho que ascenderam, em 2013, a €8.277,96 mas em 2012 não existiram!

Totais em 2013 € 22.886,97 e em 2012 €10.801,02

Uma coisa é certa. A FCMP viajou mais em 2013 que em 2012!

Papa Léguas Escreveu:Por último um importante alerta: Nas 20 páginas do Relatório de Atividades não existe um capítulo sobre Comunicação, cada vez mais necessário, direi mesmo imprescindível, pois que

O direito à informação…
…passa pela obrigação de informar.


Pois não existe um capitulo sobre Comunicação do mesmo modo que não existe um capitulo sobre Autocaravanismo.

Uma achega: A obrigação de informar passa por esta ser isenta e objectiva o que, no MEU entender, não tem sido o caso do autor destas longas missivas.

Papa Léguas Escreveu:Em qualquer caso, embora ignore se foram ou não respondidas as “Apenas 12 perguntas” que fiz (ver http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt ... untas.html), o Relatório de Atividades tem a particularidade de politicamente distinguir Campismo de Autocaravanismo.


Pois eu também já fiz muitas perguntas e não obtive qualquer reposta directa. Não se melindre com isso. Uma coisa é certa não irei visitar o SEU blog para saber quais foram as "12 perguntas". Se quiser publicar neste espaço e fazer com que haja sentido no que escreve sem obrigar a saltar para o SEU blog para se ter uma imagem mais "clara" do que pretende ...

Papa Léguas Escreveu:Com calma, com bons ou maus feitios, passo a passo, com segurança, iremos avançando na consolidação do autocaravanismo como modalidade relevante no seio da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e com futuro assegurado.


O futuro do Autocaravanismo está assegurado com ou sem FCMP, aliás cada vez estou mais apologista que a FCMP não faz nada pelo Autocaravanismo a não ser querer aumentar as suas receitas.....


[
Papa Léguas Escreveu:b]MUITO IMPORTANTE: NO DIA 4 DE OUTUBRO A ASSEMBLEIA GERAL DA FCMP CONSAGROU ESTATUTARIAMENTE O AUTOCARAVANISMO COMO UMA MODALIDADE AUTÓNOMA COM MAIS QUE UMA VERTENTE O QUE COMPROVA QUE A ACTUAL FEDERAÇÃO NÃO É A MESMA QUE FOI CRIADA HÁ UNS 70 ANOS.[/b]


O facto de ter aprovado não significa que tenha mudado. Vamos esperar para ver...
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (IV)

Mensagempor Oliventino » segunda Oct 27, 2014 10:11 pm

time_out Escreveu:[b]A FCMP E O AUTOCARAVANISMO (IV)

Então não é que a FCMP tem contablidade organizada e está em dia! -NOTA Se não estivesse não podia ter acessos aos subsidios para 2015 (em 2012 receberam €68.200,00 e em 2013 € 44.292,00)

Em Representações Nacionais 2013 custou € 2.606,74 mas em 2012 o valor foi de €3.308,25
Nas Representações Internacionais onde estão certamente as visitas à FICC em 2013 o valor total foi de €12.002,27 e em 2012 ficou-se pelos €7.492,77
Mas ainda houve Reuniões de Trabalho que ascenderam, em 2013, a €8.277,96 mas em 2012
não existiram!

Totais em 2013 € 22.886,97 e em 2012 €10.801,02

Uma coisa é certa. A FCMP viajou mais em 2013 que em 2012!

O futuro do Autocaravanismo está assegurado com ou sem FCMP, aliás cada vez estou mais apologista que a FCMP não faz nada pelo Autocaravanismo a não ser querer aumentar as receitas . Vamos esperar para ver...


Boa noite.
Pois é, afinal a cigarra canta com a barriga cheia, e diz que lá não se recebe e ainda se paga, ocupam os tachos por altruísmo.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: A FCMP E O AUTOCARAVANISMO

Mensagempor Mcas » segunda Oct 27, 2014 11:50 pm

Viva!
Caro Papa-Léguas:

Com algum a propósito colocou no seu blogue um poema de Sophia M B Andresen.
Faço como gosta de fazer: fraccionar, descontextualizar e por isso retiro parte de uma estofe do contexto geral do poema e devolvo-lha:

"Com fúria e raiva acuso o demagogo
Que se promove à sombra da palavra
E da palavra faz poder e jogo
(...)"


Como sabe, Sophia MB Andresen era uma acérrima defensora da Liberdade.
Criticar nos outros a Liberdade de seguir um caminho próprio, da livre associação, no caso sem peias nem amarras ao establishment da FCCMP, não me parece consentâneo com Sophia...
Todo o resto é propaganda e demagogia.
Já hibernou uma vez deste forum...pois volte a fazê-lo.

Cumprimentos.
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Re: A FCMP E O AUTOCARAVANISMO

Mensagempor Papa Léguas » terça Oct 28, 2014 8:23 am

.
Caro Mcas,

Não lhe aceito o trecho do poema que me diz querer devolver porque além de não ser meu adapta-se perfeitamente a si.

Criticar nos outros a Liberdade de exprimir livremente o pensamento é próprio de aspirante a ditador que defende a censura, já porque não gosta do que lê, já porque o incomoda e quer viver num mundo cinzento, o que não me parece consentâneo com Sophia M B Andresen, pois que a liberdade não é um fato feito à medida.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.


(Manuel Alegre)

Se não gosta de viver num mundo em liberdade, num mundo em que não queremos mais noites triste, não mais servidão e em que o respeito pela opinião dos outros não se pode confundir com silêncio, emigre.

Cumprimentos
.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Re: A FCMP E O AUTOCARAVANISMO

Mensagempor forum_admin » terça Oct 28, 2014 3:49 pm

Boa tarde,

Eis como neste conjunto de posts/tópicos se perdeu uma oportunidade de discutir e esclarecer assuntos de extrema importância para todos os autocaravanistas.

Não houve vontade e/ou capacidade de responder às dúvidas suscitadas pelos post’s colocados, post’s os quais foram sempre parciais procurando defender a todo o custo uma federação que ao longo da existência deste projeto não manifestou qualquer interesse pelo autocaravanismo, e atacar uma Federação que nasceu a pensar no autocaravanismo, (e que terá certamente os seus defeitos e qualidades, apesar dessa analise estar fora do âmbito desta mensagem ).

Lamentamos e não podemos continuar a permitir esta linha de atuação contínua e repetitiva, ignorando o que foi solicitado quando encerrámos o tópico A FPA E O AUTOCARAVANISMO :

fórum_admin Escreveu:Boa tarde,

É importante que aqui se discuta estes assuntos relevantes para o autocaravanismo, como é o caso da Federações Portuguesa de Autocaravanismo.

Contudo, como já foi referido noutras ocasiões, evitamos que aqui sejam feitas referências depreciativas em relação a instituições relacionados com o autocaravanismo. Obviamente estamos à espera que isto seja recíproco, pois já o fizemos no passado com outras instituições como o CPA, o CAS, o CAI, etc.

Podendo ser um excelente tema, a abertura de tópicos para dar a conhecer a atividade de qualquer instituição autocaravanista, não podemos, por questões de Ética de relação entre fórum, portais, ou entidades autocaravanistas, deixar passar um tópico que tenta passar a ideia que foi aberto com o propósito de relatar fatos, e que, contudo, no fundo mais não é do que a opinião pessoal e parcial sobre as atividades e comunicados de uma instituição, tentando fazer passar opiniões como fatos, agravado pelos termos menos próprios, que poderíamos mesmo dizer jocosos.

No limite, esta situação pode até ser encarada como desonestidade intelectual e isso não podemos permitir. Se estes textos podem ter o seu sentido num blog pessoal, no Fórum do CampingCarPortugal não têm lugar!

Temos um percurso de 10 anos de seriedade e sentido ético do qual não abdicamos.


Apesar deste aviso da moderação, pouco se alterou na sequência de tópicos e post’s criados a seguir:

Exemplo?:

Papa Léguas Escreveu:.
...
Então, o autocaravanismo também pode ser uma actividade campista? A resposta afirmativa é dada pela prática campista que os autocaravanistas “puros” praticam (e gostam) nos locais públicos que elogiam e divulgam. A grande, a incomensurável contradição desses autocaravanistas “puros”, das associações em que se integram e da federaçãozinha que criaram, é que divulgam uma filosofia autocaravanista que se quer afirmar por um ideal que não conseguem definir e, muito menos, concretizar. A filosofia que defendem é apresentada pela negativa: não sou campista, afirmam.
...


Continuar a debitar informação, como se fossem verdades absolutas, sem que tenha havido previamente o cuidado de verificar o que se está a dizer, é prestar um mau serviço de informação a quem chegou há pouco tempo ao autocaravanismo,

Exemplos ? Podemos dar este:

Papa Léguas Escreveu:.
...
São os mesmos que no passado, aplaudiram estudos sobre a política autocaravanista na Região do Algarve, que indicia a “guetização” e discriminação das autocaravanas, mas que alardeiam, esses autocaravanistas, sobre todos os males do autocaravanismo estarem centrados nos Parques de Campismo, campismo que em si mesmo, segundo eles, é imprescindível estripar do convívio autocaravanista. Na realidade o estudo que tanto celebraram tem como objetivo obrigar as autocaravanas a recolher a Parques de Campismo, política que na nossa vizinha Espanha já se começa a evidenciar com alguma regulamentação que já impede as autocaravanas de estarem estacionadas fora de locais autorizados para o efeito entre as 24 e as 8 horas. Mas, será que terão lido, pergunto, o estudo a que me refiro?
...


Dizer isto é grave e vago, e é contra-informação que não pode passar em claro.


Na devida altura do passado, mais concretamente em 2008, houve várias instituições, que analisaram e elaboraram propostas, e enviaram para CCDR-Algarve:

O que nunca vimos?
A posição da FCMP a esse estudo. Pode-se ler no seu site o estudo? Ou a sua reação ao mesmo? Ou pode-se assumir que a FCMP foi uma das que não leu o estudo? Ou uma das que o aplaudiu?

Não permitimos que se continue a usar este espaço como forma de propaganda gratuita a uma qualquer instituição.
A defesa da FCMP terá sempre de passar pelas suas ações, não com intermináveis textos, vazios de informação concreta.
Apresentar fatos relevantes para o autocaravanismo sim, debitar textos de opinião como sendo a única válida não!

Não permitimos que se continue a usar este espaço como forma de desacreditação de qualquer instituição.
Abrir novos tópicos, com o mesmo tema dos que são encerrados, dando pequenos retoques no texto, é uma falta de respeito e uma provocação.

Não permitimos que se continue a usar este espaço para ofensa dos seus utilizadores.
Apelidar de inteligentes quem concorda, e pouco inteligentes e iliterados quem não concorda com esses textos, e não responder às interrogações que esses mesmos textos suscitam, não é uma postura correta aqui no fórum do CampingCarPortugal, existem regras claras a cumprir, vamos continuar a manter a nossa linha que tem permitido que este seja um dos projetos mais longos ligados ao autocaravanismo.

Não permitimos que continue esta linha de atuação.
O membro Papa Léguas ficará suspenso durante uma semana para que reflita e adeque a sua postura e modo de atuação a este fórum. Se assim for poderá ser uma mais-valia para as discussões de importantes temas do autocaravanismo, caso contrario terá de se abster de aqui participar.
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 406
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes