Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » segunda Oct 20, 2014 7:41 am

cfilipe Escreveu:...Isto só lá vai como uma LEI nacional. Não é com regulamentos camarários, com "regras de ouro", com avisos de outro companheiros (normalmente sempre mal entendidos), etc.
Isto só com LEI...


Bom dia

Para sua informação a LEI existe.
Há legislação suficiente para acabar com todos os "acampamentos" na via publica e não só.
O que não há é civismo, é querer-se ser mais esperto que os outros, é querer passar férias onde se quer sem dar cavaco a ninguem e com todas as mordomias que se desejar.
Exemplos do que estou a falar há por todo o lado. Neste espaço - O que se lê na imprensa - há vários relatos dos abusos e das "soluções" encontradas para acabar com os mesmos.
SE todos quisermos realmente o problema acaba-se!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor fluis » segunda Oct 20, 2014 8:01 am

Bom dia,

Paulo Escreveu:....

Estou crente que para já a Federação de Campismo e Montanhismo será uma das primeiras a avançar, pois tenho visto em mails que recebo, blogues e sites diversos que é a entidade que nos representa. Quando leio esta descrição recordo-me do livro “Dona Flor e seus dois maridos”, os quais neste caso serão o autocaravanismo (itinerante) e o campismo/parques de campismo.
...


Penso que a resposta a essa questão já tinhas colocado no teu post:

Paulo Escreveu: ...
Por um lado os gestores do espaço, mesmo tendo tido advertências, nunca souberam limitar o mesmo a um estacionamento, permitindo a sua utilização para mais do que isso, o que pode trazer clientela imediata, mas também problemas a médio/longo prazo, como aconteceu ao longo destes anos com a autarquia e com o camping de Alvor que os acusava de concorrência desleal.
...


Entre defender o camping, ou o autocaravanismo itinerante, qual vai ser a escolha da Federação de Campismo? Aliás isto está na linha do que o companheiro Jorge santos já tinha referido neste tópico: viewtopic.php?p=60309#p60309, com a frase forte: se é possível - servir bem dois patrões ?
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Mensagempor fluis » segunda Oct 20, 2014 8:59 am

Bom dia,

Os post’s relacionados com o debate do possível fecho do parque da Marina de Portimão, foram separados do tópico viewtopic.php?f=9&t=4077&start=150
Ganharam assim um tópico próprio, o que será certamente benéfico para a continuação do debate de ideias sobre este assunto.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Mensagempor cfilipe » segunda Oct 20, 2014 9:14 am

Bom dia
time_out Escreveu:
cfilipe Escreveu:...Isto só lá vai como uma LEI nacional. Não é com regulamentos camarários, com "regras de ouro", com avisos de outro companheiros (normalmente sempre mal entendidos), etc.
Isto só com LEI...


Bom dia

Para sua informação a LEI existe.
Há legislação suficiente para acabar com todos os "acampamentos" na via publica e não só.
O que não há é civismo, é querer-se ser mais esperto que os outros, é querer passar férias onde se quer sem dar cavaco a ninguem e com todas as mordomias que se desejar.
Exemplos do que estou a falar há por todo o lado. Neste espaço - O que se lê na imprensa - há vários relatos dos abusos e das "soluções" encontradas para acabar com os mesmos.
SE todos quisermos realmente o problema acaba-se!


Primeiro peço desculpa pela minha ignorância.

Então o problema não é falta de civismo. Se a LEI existe porque não se cumpre? Mais, porque não a fazem cumprir?
Quando circulo em excesso de velocidade, sou multado (cá ou no estrangeiro), quando roubo, sou punido (cá ou no estrangeiro), quando não cumpro com as minhas obrigações legais sou penalizado. Então deixem de falar de "civismo" e de "regras de ouro", se "há legislação suficiente para acabar com todos os acampamentos na via publica e não só" que se aplique a LEI.
Como o companheiro diz e muito bem "SE todos quisermos realmente o problema acaba-se", eu digo mais e segundo o ditado popular "tanto é ladrão o que vai à vinha como o que fica a ver". Civismo não é só cumprir-mos as regras (lei-se leis) mas também fazer cumpri-las e fazer com que as autoridades cumpram com a sua obrigação, pois se exigem de nós, temos a obrigação de também exigir das autoridades.
Ou só se vão preocupar quando o investimento de milhares de euros se transformar em tostões porque foram todos empurrados para os parques de campismo e o turismo itinerante que tanto prezam acabar ou ficar perto disso?

Mas claro que isto é só a opinião de quem não é autocaravanista, mas gostava muito de o ser...

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Mensagempor Oliventino » segunda Oct 20, 2014 11:45 am

cfilipe Escreveu:
Primeiro peço desculpa pela minha ignorância.

Então o problema não é falta de civismo. Se a LEI existe porque não se cumpre? Mais, porque não a fazem cumprir?
Quando circulo em excesso de velocidade, sou multado (cá ou no estrangeiro), quando roubo, sou punido (cá ou no estrangeiro), quando não cumpro com as minhas obrigações legais sou penalizado. Então deixem de falar de "civismo" e de "regras de ouro", se "há legislação suficiente para acabar com todos os acampamentos na via publica e não só" que se aplique a LEI.
Como o companheiro diz e muito bem "SE todos quisermos realmente o problema acaba-se", eu digo mais e segundo o ditado popular "tanto é ladrão o que vai à vinha como o que fica a ver".
Civismo não é só cumprir-mos as regras (lei-se leis) mas também fazer cumpri-las e fazer com que as autoridades cumpram com a sua obrigação, pois se exigem de nós, temos a obrigação de também exigir das autoridades.
Ou só se vão preocupar quando o investimento de milhares de euros se transformar em tostões porque foram todos empurrados para os parques de campismo e o turismo itinerante que tanto
prezam acabar ou ficar perto disso?

Mas claro que isto é só a opinião de quem não é autocaravanista, mas gostava muito de o ser...

Um abraço


O cfilipe não é ignorante e até mostra inteligência mesmo ainda sendo aspirante a autocaravanista completo (esse namoro já é irreversível) já não ignora as falhas e contradições dos discursos de alguns veteranos de cartola, e destaco a frase: se exigem de nós temos a obrigação de também exigir das autoridades.

Quanto à ideia da hipótese do investimento na autocaravana se transformar em tostões, porque foram todas empurradas para os parques de campismo e acabar o itinerante com liberdade e respeito, não acredito, isto é imparável, só precisa de pulso firme e capacidade governativa que em muitos sítios já existe para exemplo, não e como fazem a combater como fazem com a droga ou a imigração pelo Mediterrâneo etc, são guerras perdidas por serem hipócritas enquanto não fizerem o contrário.

Se os direitos do HOMEM forem actualizados irão incluir o direito ao autocaravanismo itenerante
responsável no Algarve, só falta disciplinar algumas autarquias, a de Vila Real por exemplo não precisou e responsabilizar as forças militarizadas pela falta de trabalho umas vezes e pelo trabalho mal feito outras. :D
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Mensagempor Paulo » segunda Oct 20, 2014 12:39 pm

Amigo Oliventino,

Se bem o entendi, recordo que a AS Vila Real Sto António não nasceu do nada:
viewtopic.php?f=12&t=5352&p=37964&hilit=Vila+Real#p37964

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Mensagempor Helder » segunda Oct 20, 2014 12:42 pm

A Câmara de Portimão se tivesse um pouco de vergonha deixava-se dessas coisas e pagava mas era o que deve. Esse Autarquia é uma que mais deve a nível nacional, querem festas para VIP e afins. Para quem não sabe, até inventaram um novo imposto sobre proteção civil em que todos os proprietarios de apartamentos devem pagar esse imposto.
O grande problema desse terreno é o valor astronomico que deve valer. Imaginem quantas vivendas e hoteis ali se podem fazer? Vamos estar atentos e ainda vamos ver que alguem influente vai estar envolvido neste negocio.
Por essas e por outras é que a minha autocaravana fica feliz quando passa por vilar formoso.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Mensagempor time_out » segunda Oct 20, 2014 12:59 pm

cfilipe Escreveu:...Primeiro peço desculpa pela minha ignorância...


Boa tarde

Não tem de pedir desculpa. Há certamente milhares de leis em Portugal que apenas alguns as conhecem.
Sobre este tema passei a conhecer ao fazer uma pesquisa sobre "campismo selvagem"!

O porquê das leis, em Portugal, não terem aplicação é um mistério e não se trata apenas desta. Haverá certamente muitas outras que não são aplicadas apesar de existirem.
Numa outra discussão neste forum alguem alertou para o facto de existirem dificuldades técnicas para a sua aplicação (falta de meios, tribunais, etc...) sendo que essa é a realidade em Portugal, a grande dificuldade que por vezes os agentes intervenientes têm em fazer aplicar a legislação ou dar andamento à mesma.
Quando toca a estrangeiros o problema ainda é maior pois vão cair em saco roto já que a Europa ainda não trabalha em conjunto.

Assim as leis não vão resolver o problema e a denúncia do problema também não (gostaria que os agentes da autoridade frequentadores deste forum deixassem aqui a sua contibuição) levará a que o problema seja solucionado e poderá trazer trabalho acrescido a quem quis que a lei funcionasse!

cfilipe Escreveu:...Ou só se vão preocupar quando o investimento de milhares de euros se transformar em tostões porque foram todos empurrados para os parques de campismo e o turismo itinerante que tanto prezam acabar ou ficar perto disso?...


Só será empurrado para os parques de campismo quem o desejar! A utilização do dominio publico para a utilização da autocaravana como veículo continua e continuará a ser possivel, desde que se respeitem as obrigações e proibições existentes.

Já o turismo itinerante terminar é algo que é impossivel, o que é possivel é o turismo itinerante acabar tal como alguns o imaginam e desejam.
Turismo itinerante não é chegar às portas de uma praia, em pleno verão, e aí assentar arraiais durante um periodo mais ou menos alargado; turismo itinerante não é ficar dias a fio em largos aglomerados de autocaravanas por se pensar que é mais seguro e o local apetecível; turismo itinerante é isso mesmo:
1-Que é exercido com alteração frequente de local. (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
2- Que ou quem se desloca, viaja ou passeia. (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

Pela minha parte continuarei a viajar e a usar a minha autocaravana dentro dos principios que defendo não tendo nem espero vir a ter problemas com a sua utilização.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Mensagempor time_out » segunda Oct 20, 2014 1:21 pm

Helder Escreveu:A Câmara de Portimão se tivesse um pouco de vergonha deixava-se dessas coisas e pagava mas era o que deve. Esse Autarquia é uma que mais deve a nível nacional, querem festas para VIP e afins. Para quem não sabe, até inventaram um novo imposto sobre proteção civil em que todos os proprietarios de apartamentos devem pagar esse imposto.
O grande problema desse terreno é o valor astronomico que deve valer. Imaginem quantas vivendas e hoteis ali se podem fazer? Vamos estar atentos e ainda vamos ver que alguem influente vai estar envolvido neste negocio.
Por essas e por outras é que a minha autocaravana fica feliz quando passa por vilar formoso.


Boa tarde

Não entendo o que quer transmitir com a sua mensagem.
Não está em causa o bom ou mau funcionamento da Camara Municipal de Portimão nem o destino do terreno que está a ser utilizado, de modo ilegal, como parque de campismo!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Mensagempor Oliventino » segunda Oct 20, 2014 2:03 pm

Paulo Escreveu:Amigo Oliventino,

Se bem o entendi, recordo que a AS Vila Real Sto António não nasceu do nada:

Abraço,


Boa tarde.
Não conhecia o vosso esforço com mérito para o excelente resultado, ( eu ignoro o movimeto de 2012) que além de duas boas áreas deixou também uma nova mentalidade autárquica que serve de exemplo, agradeço o empenho e agora ter posto os pontos nos is ao que eu escrevi.

Em Agosto fui conhecer melhor o Algarve, dispunha de um mês, só aguentei 14 dias. Em Vila
Real falei com o responsável camarário, simpático, muito conhecedor, melhores planos para futuro, disse-me que outras câmaras têm tido contactos com ele para tentar aprender e mudar.
Já vai nascendo um novo espírito do inevitável, continuem a pressionar, os homens de boa vontade são mais que os provocadores.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Mensagempor cfilipe » segunda Oct 20, 2014 2:06 pm

Boa tarde
Julgo que ninguém conhece todas as leis deste País, até porque o próprio legislador se encarrega disso.
É claro que sei que por de traz desta noticia e de muitas outras há os interesses dos grandes, mas convenhamos que enquanto os 10% de "autocaravanistas" continuarem a dar razão a esses grandes e os outros 90% (e os importadores e os clubes e as empresas que dependem do autocaravanismo) assobiarem para o lado, digam "eu cumpro com todas as minhas obrigações" esta situação não se revolve e com tendência a piorar. Basta um mau exemplo para sermos todos tomados pela mesma bitola.

cfilipe Escreveu:...Ou só se vão preocupar quando o investimento de milhares de euros se transformar em tostões porque foram todos empurrados para os parques de campismo e o turismo itinerante que tanto prezam acabar ou ficar perto disso?...

É claro que não penso que isto posso vir a acontecer, mas no limite do impensável talvez seja isso que alguns grandes querem.

time_out Escreveu:Pela minha parte continuarei a viajar e a usar a minha autocaravana dentro dos principios que defendo não tendo nem espero vir a ter problemas com a sua utilização.

É claro que sim, nem outra coisa me passaria pela mente. Só me custa muito ver uma comunidade inteira, à qual gostaria imenso de pertencer, ser por vezes, enxovalhada na comunicação social, por causa de meia-dúzia de "incumpridores da lei", para não dizer outra coisa....

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Mensagempor Helder » segunda Oct 20, 2014 3:29 pm

time_out Escreveu:
Helder Escreveu:A Câmara de Portimão se tivesse um pouco de vergonha deixava-se dessas coisas e pagava mas era o que deve. Esse Autarquia é uma que mais deve a nível nacional, querem festas para VIP e afins. Para quem não sabe, até inventaram um novo imposto sobre proteção civil em que todos os proprietarios de apartamentos devem pagar esse imposto.
O grande problema desse terreno é o valor astronomico que deve valer. Imaginem quantas vivendas e hoteis ali se podem fazer? Vamos estar atentos e ainda vamos ver que alguem influente vai estar envolvido neste negocio.
Por essas e por outras é que a minha autocaravana fica feliz quando passa por vilar formoso.


Boa tarde

Não entendo o que quer transmitir com a sua mensagem.
Não está em causa o bom ou mau funcionamento da Camara Municipal de Portimão nem o destino do terreno que está a ser utilizado, de modo ilegal, como parque de campismo!


Gostaria de salientar que nunca estive nesse espaço, conheço bem porque vou frequentemente a Praia da Rocha por lá ter casa.
No entanto é mais uma agressão aos autocaravanistas o encerramento daquele espaço. Quando salienta a ilegalidade!.. bem gostaria que me dissesse o que é o estacionamento junto da rotunda dos repuchos na Praia da Rocha? Durante praticamente todo o ano, estão dezenas de autocaravanas estacionadas num bairro residência sem as minimas condições. Estas situações ocorrem em grande parte das Cidades ditas turisticas e isso também é ilegalidade, incomoda menos é? O meu desabafo foi apenas para lamentar o encerramento de um espaço que tinha as minimas condições para que os autocaravanistas Portugueses e Estrangeiros que pernoitassem na Rocha.
Voltando a ilegalidade, elas apenas existem quando entidade não permitem que passem a legais " sabe-se lá porque"... Talvez até se saiba porque...
Ilegalidade é como somos tratados.
Raramente pernoito fora de A.S o parques de campismo, mas por este andar e ouvindo palmas por encerrarem um espaço deste, bem apenas nos resta baixar os braços e aceitar o que muitos querem, que é pernoitar exclusivamente em parques de campismo.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Mensagempor time_out » segunda Oct 20, 2014 4:24 pm

Helder Escreveu:...Gostaria de salientar que nunca estive nesse espaço, conheço bem porque vou frequentemente a Praia da Rocha por lá ter casa.
No entanto é mais uma agressão aos autocaravanistas o encerramento daquele espaço. Quando salienta a ilegalidade!.. bem gostaria que me dissesse o que é o estacionamento junto da rotunda dos repuchos na Praia da Rocha? Durante praticamente todo o ano, estão dezenas de autocaravanas estacionadas num bairro residência sem as minimas condições. Estas situações ocorrem em grande parte das Cidades ditas turisticas e isso também é ilegalidade, incomoda menos é?


Para alem de estar a comparar 2 situações distintas e como tal com tratamentos distintos. No caso da rotunda, que desconheço, trata-se de uma zona da via publica e como tal e estacionamento está sujeito às normas do codigo da estrada e codigos municipais (se tambem esses autocaravanistas fazem campismo no local então estão a violar a legislação quanto a acampamentos ocasionais!). O espaço de que se tem vino a falar é um espaço privado em que a sua utilização tem custos, logo sujeito a regras comerciais (licenciamento, etc...)
Uma coisa é certa, o parque de autocaravanas é ilegal, já o estacionamento na rotunda só será ilegal se no local for proibido o estacionamento e nesse caso tods os veículos que aí estacionarem estão em contravenção com o codigo da estrada ou se as autocaravanas não estiverem estacionadas e sim aparcadas e nesse caso a practicar campismo selvagem o que é proibido por lei!

Helder Escreveu:O meu desabafo foi apenas para lamentar o encerramento de um espaço que tinha as minimas condições para que os autocaravanistas Portugueses e Estrangeiros que pernoitassem na Rocha.

Pelos vistos o parque não tinha as minimas condições para actuar como um parque de autocaravanas, nem sequer como um parque de estacionamento privado pois caso contrário não estaria a ser encerrado.

Helder Escreveu:Voltando a ilegalidade, elas apenas existem quando entidade não permitem que passem a legais " sabe-se lá porque"... Talvez até se saiba porque...Ilegalidade é como somos tratados.

Existe legislação para requerer a abertura de um parque para autocaravanas, se o proprietário não o fez ou não quer fazer não faz com que o parque passe a ser legal só porque há quem o utilize. Pergunta porque há entidades que não permitem que passem a legais e eu pergunto se o proprietário está mesmo interessado que seja legal? Fez o que a legislação o obriga para que o parque possa ser aprovado?

Helder Escreveu:Raramente pernoito fora de A.S o parques de campismo, mas por este andar e ouvindo palmas por encerrarem um espaço deste, bem apenas nos resta baixar os braços e aceitar o que muitos querem, que é pernoitar exclusivamente em parques de campismo.

A diferença entre este espaço e um parque de campismo é .... nula, com a excepção que os parques de campismo estão devidamente aprovados, de acordo com a legislação em vigor e este não.
Continuarei a pernoitar na via publica usando a AC tal como usaria o meu carro do dia a dia evitando zonas com muitas autocaravanas e evitando confrontos com as legislações dos locais que pretendo visitar.
Não sou cliente de parques de campismo a não ser que seja a solução para o local que pretenda visitar ou por necessidades técnicas.

Assisti a algo parecido durante alguns anos junto a Agadir, Marrocos (já não é a primeira vez que faço a analogia neste forum) onde se foram agrupando para longos periodos muitos autocaravanistas. No inicio eram uma dezenas e todos os anos aumentavam exponencialmente até que as autoridades marroquinas tiveram de tomar medidas drasticas. Os locais que vinham ao longo dos anos a serem tomados por autocaravanistas foram interditos e tal fez com que muitos desses comecassem a escolher outras paragens (Portugal foi um dos destinos escolhidos) e outros a optar por outras paragens em Marrocos ou usar os parques que comecaram a proliferar pela costa marroquina.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor jfneves » segunda Oct 20, 2014 6:43 pm

Boa tarde,

Subscrevo inteiramente o que o companheiro time_out tem vindo a escrever sobre este assunto.

Reclama-se por mais legislação e no meu entendimento já existe legislação suficiente sobre o sector e posturas camarárias em excesso a imporem regras e sinalização inexistentes no código da estrada.

Aliás, este país deve ter um dos maiores indices de produtividade mundiais relativamente à elaboração de legislação, ao mesmo tempo que exibe uma falta crónica de produtividade na sua aplicação!!!

Todo o político que passe pelo "poder", gosta sempre de deixar a sua placacazinha a assinalar a inauguração da respectiva rotunda, bem como o seu "braço poderoso", na legislação vigente.

Sob o meu ponto de vista, o essencial é sensibilizar ou tentar impor às autoridades que não podem descriminar negativamente as autocaravanas ou autovivendas, relativamente ao estacionamento previsto e disponível para os restantes veículos automóveis.

Passo a dar um pequeno exemplo:

Se eu pretendo estaciononar uma autovivenda (tenho uma AC integral, logo o exemplo não é pessoal) num determinado espaço, sem qualquer ocupação para além do seu perímetro e me é proibido pelo facto de eu ter a possibilidade de comer e dormir no interior da mesma e se pelo contrário, no mesmo local estacionar um forgão exactamente com as mesmas dimensões, já não estar sujeito a qualquer tipo de sanção ou limitação temporal, esta situação é que se me afigura totalmente inadmissível.

Este é o aspecto crucial que se tem que conseguir que seja a prática corrente, na actuação das autoridades ligadas à problemática rodoviária, bem como por parte de todas as autarquias portuguesas.

Este caso em concreto de Portimão, conheço simplesmente de passagem, mas não estando o espaço legalizado para o efeito, embora a sua eliminação possa causar bastantes transtornos a muitos companheiros, temos que aceitar que os PDMs foram criados para serem respeitados, caso contrário o país passa a ser uma república das bananas.

Conheço várias situações semelhantes, concretamente o caso de Altura e outras, local sobre o qual se dissertou largamente e onde tive oportunidade de expressar a minha posição.

(viewtopic.php?f=9&t=7046#p58300)

Repugna-me fortemente declarações do tipo das proferidas pelo vice-presidente da Câmara de Portimão, ao declarar que o autocaravanismo é um ..."modo menos "nobre" de turismo"..., evidenciando uma visão de vistas curtíssimas.

Tenho a certeza de que este posicionamento lamentável relativamente ao autocaravanismo, é fortemente alimentado pelas enormes atrocidades praticadas por outros " pseudo autocaravanistas", que pensam que por terem uma autocaravana, lhes dá todo o direito de acamparem em todo o lado que mais lhes aprouver, com vistas panorâmicas para a praia, ocupação de espaço para mesas e cadeiras, bem como para o fogareiro e quem não se der com o cheiro e fumo, azar o dele... vá para outro lado, roubo de água da rede pública e despejo de esgotos na duna mais próxima, etc., etc......

É que o anteriormente descrito e que todos estão fartos de presenciar, nem de campismo se trata, sendo o campismo em locais próprios, uma actividade muito salutar e desejável, aquelas outras atitudes não passam de puro vandalismo dos locais e total falta de civismo.

Estamos todos a colher os frutos que alguns tiveram a inconsciência de semearem com a sua falta de civismo.

Temos que ter todos consciência, de que ao passarmos por uma qualquer terra, devemos sempre tentar fazer uma despesa mínima, quer seja em artesanato local, restauração ou compra de produtos alimentares locais, para que as autarquias sintam a necesidade, pressionadas pelas populações que as elegeram ( é somento isso que impulsiona os autarcas), para crirem condições efectivas, apelativas dos autocaravanistas. Para além como é por demais evidente, de uma postura completamente dentro dos elementares princípios de civismo.

Aproveitando o impacto que provoca o fecho deste espaço, mesmo tendo funcionado de uma forma não legalizada, é tempo de provocar as "consciências" autárquicas, enquanto as águas estão agitadas e não se cai no habitual marasmo, pelo que estou inteiramente de acordo com a sugestão dada pelo companheiro Paulo que de seguida transcrevo.


Paulo Escreveu:O que pergunto agora, como em situações semelhantes já ocorridas: qual a posição que vão tomar os clubes, associações e federações da nossa praça? Não nos podemos esquecer, até porque nos recordam frequentemente, que as entidades oficiais apenas ouvem entidades oficiais. É agora que vamos ver a pratica desta tese!



Pratico autocaravanismo pelo país e estrangeiro, há mais de 20 anos, penitenciando-me por estar completamente fora da vida associativa, pelo que talvez tenha chegado a hora de poder fazer mais por esta nobre actividade, estando disponível para colaborar com outras iniciatívas que consigam representar de uma forma mais eficaz, todos os verdadeiros autocaravanistas.

Temos que ter consciência, conforme já aqui foi afirmado e muitíssimo bem, pelo companheiro Paulo, de que a voz que tem capacidade para ser ouvida, será sempre e somente a de uma associação que represente todos ou pelo menos a maioria dos autocaravanistas, ou seja, que tenha peso e voz audível.

Poderá ser este um espaço de troca de ideias e conceitos que induza á criação de um maior espírito associativo.

O que tenho visto até ao momento, infelizmente, são a defesa acérrima de cada uma das capelinhas, opções estas que não levam a lado absolutamente nenhum.

Um abraço,

Fernando Neves
Avatar do Utilizador
jfneves
 
Mensagens: 677
Registado: sábado abr 10, 2010 11:55 pm
Localização: Porto

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » segunda Oct 20, 2014 7:19 pm

jfneves Escreveu:...Repugna-me fortemente declarações do tipo das proferidas pelo vice-presidente da Câmara de Portimão, ao declarar que o autocaravanismo é um ..."modo menos "nobre" de turismo"..., evidenciando uma visão de vistas curtíssimas.
Tenho a certeza de que este posicionamento lamentável relativamente ao autocaravanismo, é fortemente alimentado pelas enormes atrocidades praticadas por outros " pseudo autocaravanistas", que pensam que por terem uma autocaravana, lhes dá todo o direito de acamparem em todo o lado que mais lhes aprouver, com vistas panorâmicas para a praia, ocupação de espaço para mesas e cadeiras, bem como para o fogareiro e quem não se der com o cheiro e fumo, azar o dele... vá para outro lado, roubo de água da rede pública e despejo de esgotos na duna mais próxima, etc., etc......


Pois tocou na "ferida". Se o estacionamento das AC fosse ordeiro, com entradas e saidas de um estacionamento normal sem que fosse praticado o "campismo selvagem" tal como se pode ver na foto que ilustra a noticia do CM de 19.10.14 estaria em total desacordo com as declarações que acima menciona por parte do VP da CMP. Mas como o mesmo VP só deve conhecer a realidade que se lhe é apresentada diáriamente nesse parque leva-o a concluir o que concluiu!

jfneves Escreveu:...Aproveitando o impacto que provoca o fecho deste espaço, mesmo tendo funcionado de uma forma não legalizada, é tempo de provocar as "consciências" autárquicas, enquanto as águas estão agitadas e não se cai no habitual marasmo...


Para informação decorria o ano de 2006 quando foi por diversas vezes falado com elementos da CMP ao mais alto nível o que viria a acontecer com o autocaravanismo na zona. Creio que em 2007 projecto CampingCar teve vários contactos com responsáveis da CMP no intuito de os ajudar a encontrar boas soluções. Infelizmente, como noutros locais, não deu frutos.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 38 visitantes