autovivenda traffic/vivaro/primastar

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor time_out » sábado mar 01, 2014 12:19 am

Oliventino Escreveu:Nas autocaravanas está perfeito, não conheço nenhuma com o gás dentro, nas AV não conheço nenhuma de fábrica com o gás fora, cumprem a lei usando só butano, isso não me serve.


Boa noite

Na imagem que publiquei e que aqui reproduzo novamente pode ver-se no canto inferior direito uma aplicação para uma AV de um cofre hermético para botijas de gás grandes. O principio é o mesmo que numa autocaravana com a diferença que a abertura está para dentro em vez de para fora mas sendo hermetico e com ventilação para o solo qualquer fuga que venha a existir será eliminada pelas aberturas.
A imagem é de um transformador de AV, a Campereve, um especialista de transformações de furgões.
Quanto a ter ou não abertura para o exterior é so questão de se encomendar pois o que è feito numa autocaravana pode ser feito num furgão.

Imagem


Aqui soluções baratas de alterações

http://www.vanmania.fr/kits-amenagement

http://www.kapam.fr/index.html
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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor Oliventino » sábado mar 01, 2014 12:43 am

Isso sabe-se, é óbvio, se for feito à medida, está a chover no molhado.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor carlos fernandes » sábado mar 01, 2014 4:07 pm

boa tarde a todos,depois de ler tudo isto vou fazer 1 comentário em jeito de dezabafo :cry: o companheiro à procura de uma (casa) móvel para trabalhar fora do pais ,e eu com uma e vontade trabalhar seija onde for. a vida tem destas coisas. melhores dias virão
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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » sábado mar 01, 2014 5:37 pm

carlos fernandes Escreveu:boa tarde a todos,depois de ler tudo isto vou fazer 1 comentário em jeito de dezabafo :cry: o companheiro à procura de uma (casa) móvel para trabalhar fora do pais ,e eu com uma e vontade trabalhar seija onde for. a vida tem destas coisas. melhores dias virão


Realmente as coisas nao estao faceis nao, eu felizmente ainda vou tendo trabalho mesmo por ca ainda vou arranjando sempre que nao tenho no estrangeiro ou o tempo la nao deixa... tambem posso dizer que nao sou esquesito e ja me sujeitei a muita coisa desde dormir 3 homens dentro de um contentor em stutgart a estar em montpellier a dormir num colchao no chao de uma cozinha, a vida de imigrante nao é um mar de rosas mas temos de nos sujeitar se se quer ter uma vida melhor ou neste caso proporcionar uma melhor vida aos que ca temos!
felizmente a opçao da casa com rodas ainda nao é por obrigaçao porque o que se vai ganhando la fora da para pagar casa e transporte (por enquanto) mas sao cerca de 750/800 euros mensais que nunca mais recupero sendo que se adquirir uma AC mesmo que a fazer credito em poucos meses recupero o investimento! tendo ainda a vantagem de nao ter de me levantar duas horas mais cedo para ir trabalhar, nem chegar a "casa" duas horas apos ter terminado... :D

cumprimentos e boa sorte com a procura de trabalho alguma coisa que possa ajudar estou a disposiçao!
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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor Luismbmp » sábado mar 01, 2014 10:09 pm

Boas, depois de acompanhar este topico gostava de poder ajudar no seguinte.
Ter uma autovivenda ou uma autocaravana para uso laboral não é nada do outro mundo.
Pelo menos na alemanha existe montes de autovivendas para trabalhadores que trabalham por toda a alemanha e ficam a 300kms de casa.
Se pretende construir ou adquirir uma autovivenda, deve ter em atenção que a sua utilização terá que suportar todos os climas seja no inverno seja no verão. Por isso uma autovivenda com depositos de agua, bombas de agua e tubagens de agua no exterior, para o inverno é complicado, zonas de frança com neve os depositos da agua como a bomba de agua e tubagens, vão congelar e não consegue ter agua na autovivenda. Se não tiver aquecedor na autovivenda, morre de frio. Para ter aquecedor terá que ter gaz propano e isso para as autovivendas é proibido.

Espero ter ajudado.

Abraço
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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor time_out » sábado mar 01, 2014 10:59 pm

Luismbmp Escreveu:... Para ter aquecedor terá que ter gaz propano e isso para as autovivendas é proibido...


Boa noite

Só é proibido se a botija de gá for aplicada no interior do veículo. Se for utilizada uma caixa estanque, com ventilação e abertura pelo exterior (como nas autocaravanas) é permitido.

Cumprimentos
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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » domingo mar 02, 2014 3:00 am

Luismbmp Escreveu:Boas, depois de acompanhar este topico gostava de poder ajudar no seguinte.
Ter uma autovivenda ou uma autocaravana para uso laboral não é nada do outro mundo.
Pelo menos na alemanha existe montes de autovivendas para trabalhadores que trabalham por toda a alemanha e ficam a 300kms de casa.
Se pretende construir ou adquirir uma autovivenda, deve ter em atenção que a sua utilização terá que suportar todos os climas seja no inverno seja no verão. Por isso uma autovivenda com depositos de agua, bombas de agua e tubagens de agua no exterior, para o inverno é complicado, zonas de frança com neve os depositos da agua como a bomba de agua e tubagens, vão congelar e não consegue ter agua na autovivenda. Se não tiver aquecedor na autovivenda, morre de frio. Para ter aquecedor terá que ter gaz propano e isso para as autovivendas é proibido.

Espero ter ajudado.

Abraço


desde ja obrigado pelo seu contributo/alerta

entao mas o aquecimento nao pode ser alimentado a gpl?
para o verao nao se pode utilizar o AC que vem de origem com o furgao?
quanto a questao da agua o que sugere? deposito de agua no interior?
ja agora por pm nao me pode adiantar por volta de que valores ficou a coversao da sua AV , se nao for indescriçao da minha parte claro...
a sua AV foi a primeira que vi desde que comecei a procurar informaçao sobre AV`s e o meu interesse pelas ducato, jumper surgiu apos um post seu em que diz estas serem mais apropriadas devido a sua largura, por isso ja me ajudou mesmo antes de ter falado neste topico.
um obrigado da minha parte
cumprimentos
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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor Luismbmp » domingo mar 02, 2014 2:16 pm

danyel ribeiro Escreveu:
Luismbmp Escreveu:Boas, depois de acompanhar este topico gostava de poder ajudar no seguinte.
Ter uma autovivenda ou uma autocaravana para uso laboral não é nada do outro mundo.
Pelo menos na alemanha existe montes de autovivendas para trabalhadores que trabalham por toda a alemanha e ficam a 300kms de casa.
Se pretende construir ou adquirir uma autovivenda, deve ter em atenção que a sua utilização terá que suportar todos os climas seja no inverno seja no verão. Por isso uma autovivenda com depositos de agua, bombas de agua e tubagens de agua no exterior, para o inverno é complicado, zonas de frança com neve os depositos da agua como a bomba de agua e tubagens, vão congelar e não consegue ter agua na autovivenda. Se não tiver aquecedor na autovivenda, morre de frio. Para ter aquecedor terá que ter gaz propano e isso para as autovivendas é proibido.

Espero ter ajudado.

Abraço


desde ja obrigado pelo seu contributo/alerta





Boas,
Estarei pronto para tudo aquilo que necessitar.
As ducatos ou as junpers novas são as melhores carrinhas na actualidade para transformar em AV. São as mais largas do mefcado, bons motores e economicos, baixinhas e com bom comportamento em estrada. Em termos de peso, uma ducato ou jumper a maior delas todas com motor jtd 3.0 de 17m3 de volume de carga pesa 1600kg, imagine o que pode instalar nesta carrinha. A minha iveco de tara antes de transformar tinha 2420kg, apenas 1100kg de carga. Quanto á questão da água eu sugeria-lhe 2 coisas, primeira situação era colocar um deposito de agua limpa debaixo do banco duplo da celula, assim com a agua dentro do interior da carrinha não havia problema de congelar. A bomba de agua podia tb colocar no interior com as respectivas tubagens.
O aquecimento pode ser alimentado por gpl, e digo-lhe que hoje era o que eu fazia.
A outra parte que lhe aconselhava em relação a agua era colocar uma entrada de agua na sua carrinha da rede, ou seja o amigo estava a trabalhar numa obra e nem precisava de sair dessa obra, ligava uma mangueira de uma torneira da obra e ficava sempre com agua na AV.


Por agora eu deixo estas dicas que poderá ser util de futuro


Abraço
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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor time_out » domingo mar 02, 2014 3:15 pm

Boa tarde

Para o aquecimento de água / ambiente e motor há a considerar os sistemas da Webasto de parking que funcionam com gasoleo e aquecem a água do motor e podem aquecer um boiler. Permite tambem usar a ventilação do veículo para aquecer o interior.

http://www.webasto.com/int/markets-products/car/retrofit-parking-heater/our-parking-heaters/luxury-class/

Cumprimentos
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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » domingo mar 02, 2014 8:57 pm

Boas,
Estarei pronto para tudo aquilo que necessitar.
As ducatos ou as junpers novas são as melhores carrinhas na actualidade para transformar em AV. São as mais largas do mefcado, bons motores e economicos, baixinhas e com bom comportamento em estrada. Em termos de peso, uma ducato ou jumper a maior delas todas com motor jtd 3.0 de 17m3 de volume de carga pesa 1600kg, imagine o que pode instalar nesta carrinha. A minha iveco de tara antes de transformar tinha 2420kg, apenas 1100kg de carga. Quanto á questão da água eu sugeria-lhe 2 coisas, primeira situação era colocar um deposito de agua limpa debaixo do banco duplo da celula, assim com a agua dentro do interior da carrinha não havia problema de congelar. A bomba de agua podia tb colocar no interior com as respectivas tubagens.
O aquecimento pode ser alimentado por gpl, e digo-lhe que hoje era o que eu fazia.
A outra parte que lhe aconselhava em relação a agua era colocar uma entrada de agua na sua carrinha da rede, ou seja o amigo estava a trabalhar numa obra e nem precisava de sair dessa obra, ligava uma mangueira de uma torneira da obra e ficava sempre com agua na AV.


Por agora eu deixo estas dicas que poderá ser util de futuro


Abraço[/quote]

Pelo que citou cada vez fico mais convencido que as ducatos sao as ideais para as transformaçoes, se elas têm 1600kg da para carregar outros 1600 no minimo elas todas podem atingir 3500 kg certo?
A questao de utilizar gpl parece me vantajosa por ser mais economico, nao congelar e pela facilidade em abastecer em qualquer lado sem andar a procura de garrafas iguais para trocar, trocar redutores, etc, o unico inconveniente parece ser mesmo o custo da instalaçao que deve ser consideravelmente mais caro! li algures por aqui que custa cerca de 600€ nao sei se é isso ou nao...
quanto a questao da agua parece me bem a soluçao que sugere, alias ja tinha em mente colocar uma entrada para mangueira de agua e para uma tomada de 220v dessa forma ligo uma tomada em obra e fica tudo a funcionar com 220v inclusive para cozinhar ja tenho actualmente uma placa de induçao portatil que depois continuo a utilizar!
A poupança que isto me pode proporcionar agrada me bastante , pois passo a nao gastar € em aluguer de casa, transporte para trabalho, electricidade, gas, agua, so ha o inconveniente de quando vier a portugal na AV gastar mais combustivel e pagar portagens classe 2 sendo que se depois aproveitar para levar a AV carregada de produtos que aqui sao muito mais baratos que no estrangeiro quase que recupero essa diferença...
Depois tenho a comodidade que sempre que o trabalho obrigue a mudar de obra/cidade basta me dar a chave e arrancar que as malas estao feitas e nao tenho de me preocupar em arranjar casa nem nada disso apenas do melhor sitio para estacionar!
Na teoria esta tudo a parecer me bem, bem demais ate porque ainda nao ancontrei nenhum contra o que me parece estranho porque se sao so vantagens porque razao ainda se vê tao poucas pessoas ou quase nenhumas neste "modo de vida" :roll: mas nada como arriscar, vamos ver no que isto da!
obrigado a todos pelas vossas preciosas ajudas!

cumprimentos
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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor Luismbmp » segunda mar 03, 2014 2:27 pm

Boas, tudo tem os seus pros e contras.
Ainda não lhe falei nos contras não é :).
Imagino que tem que tomar banho todos os dias depois do trabalho. Nem todas as obras darão para ligar uma mangueira na AV, tomando banho todos os dias com a agua do deposito, tera que encher de 2 em 2 dias. Manter a AV quentinha no inverno tem o seu custo, pode dizer que so usa o aquecimento a noite e que gpl é mais barato, mas uma AV entra frio por todo o lado, é nas portas traseiras é na porta lateral e pela frente do motor, e dias de vento ui ui. Outra coisa, ja imaginou dormir numa AV com ventos ciclonicos, rajadas mais de 100kms/h? Exprimente :).


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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » segunda mar 03, 2014 2:58 pm

Luismbmp Escreveu:Boas, tudo tem os seus pros e contras.
Ainda não lhe falei nos contras não é :).
Imagino que tem que tomar banho todos os dias depois do trabalho. Nem todas as obras darão para ligar uma mangueira na AV, tomando banho todos os dias com a agua do deposito, tera que encher de 2 em 2 dias. Manter a AV quentinha no inverno tem o seu custo, pode dizer que so usa o aquecimento a noite e que gpl é mais barato, mas uma AV entra frio por todo o lado, é nas portas traseiras é na porta lateral e pela frente do motor, e dias de vento ui ui. Outra coisa, ja imaginou dormir numa AV com ventos ciclonicos, rajadas mais de 100kms/h? Exprimente :).


Abraço


Realmente a questao do banho é bem visto, e mesmo ligando uma mangueira a AV de dois em dois dias se nao tiver que encher o deposito de aguas limpas tenho que desvaziar o de aguas sujas desse trabalho nao me livro, assim como o de despejar a cassete periodicamente tambem...
Quanto a questao do aquecimento realmente é bem observado tambem, se tiver 220v na AV provenientes de obra arranjo um aquecedor normal de 220v senao la tenho de suportar o custo do gpl! a questao do vento tambem nao deve ser muito agradavel nao, e acredito que nao seja facil dormir com ventos dessa natureza sera caso para dizer que "ate a barraca abana" :D
afinal sempre ha os contras , mas se nao houverem mais que esses penso que continuará ainda a ser uma boa "opçao" :roll:
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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor Luismbmp » segunda mar 03, 2014 9:42 pm

Boas, posso-lhe então dizer se fosse hoje como eu fazia a minha AV, visto que hoje alterava algumas coisas.
A carrinha que adquiria era uma ducato ou uma jumper ou uma boxer de 17m3 a mais comprida de todas e a mais alta, tem 2m de largura e 2,2m de altura. A caixa tem 4,5m de comprimento. Sendo uma carrinha alta e comprida isolava as laterais e tecto com rofmate, para colar o rofmate á chapa normalmente a casa onde eu mandei transformar a minha usa ou usava espuma de politerano para colar o dito rofmate na chapa. Acontece que a espuma de politerano depois de secar fica bem dura e nao á nada que consiga descolar o rofmate, mas depois de secar as chapas das ducatos e jumpers, como são tão fininhas, a espuma de politerano ao secar puxa a chapa da carrinha para dentro, e ao puxar para dentro, a chapa fica com ondulações e nota-se bastante a olho nu. A minha iveco não se nota nada porque a chapa é bem mais grossa :)
Depois da colagem das laterais e tecto com rofmate, a parte de tras da carrinha nas laterais onde fica a cama nao se usa rofmate por ser muito grosso, usa-se uma borracha preta isoladora que se chama neopron, existe de varias espessuras, para a zona da cama, pode ser de ate 1cm, pois como a carrinha tem 2m de largura, sempre fica com uma cama com cerca de 1,95m, por isso o uso do neopron para a zona da cama, pergunta-me porque nao se forra a carrinha toda com essa boracha, é cara e muito pesada :).
Depois da colagem de todo isolamento nas laterais e tecto, com uma chave fendas vamos abrir uns rasgos no rofmate que ja esta colado para passar fios para os candeeiros led. Pode-se colocar 2 condeeiros na cama, 1 em cada canto. 2 candeeiros de tecto, 1 na zona da porta lateral e mesa, e 1 mais atras na zona da porta do wc. Depois 2 dentro do wc, 1 na zona do lavatorio e cassete, outro na zona do duche. Todos os fios terao direcção para o quadro de luz. Mais á frente falarei a zona de instalação. Na parte dos pilares da carrinha os fios passam nos orificios que ja trazem de fabrica. Ao passar os fios coloca-se um pouco de espuma de politerano para que os fios fiquem fixos sem andarem a roçar na chapa para não haver problemas de futuro.
Sendo uma carrinha alta, o chão tambem pode ser isolado. Antes de se colocar o piso de madeira de contraplacado. Cola-se no chão de chapa da carrinha o rofmate por toda a extenção do chão da carrinha. Como a carrinha é alta, que tal fazer um chão duplo, assim o isolamento do chao para o inverno ficava 5 estrelas. Fazia então assim, depois da colagem do rofmate no chão, fazia um estrado por toda a extenção da carrinha em tubo de aluminio quadrado de 20mm, os pés do tubo quadrado não tem mais de 15cm de altura. O estrado tem que ser bem estruturado para suportar todos os armarios de madeira, o wc, o guarda-fato e cadeira dupla da celula, os pes da cadeira dupla terao que ser acrescentados para irem directamente ao chão de chapa da carrinha. Os pés do estrado de aluminio nao assentam em cima do rofmate, tem que se abrir uns quadrados com um xizato com o tamanho do perimetro dos pes do estrado de aluminio. A base dos pes de aluminio podem ser com tampas de plastico. Dentro do orificio do rofmate coloca-se uma madeira quadrada para que os pes do estrado de aluminio fiquem apoiados nessa madeira pois como sabemos a chapa da base da carrinha é ondulada. Esse estrado sera então o piso da AV. Nessa caixa de ar entre o chao da carrinha e o estrado que sera o chao, sera aproveitado para passar todos os fios electricos da AV, como tambem tubagens de agua, a bomba de agua tambem sera instalada na caixa de ar. Antes de colocar o contraplacado em cima do estrado, toda a tubagem tera que ja ser passada na caixa de ar.
O estrado de aluminio do chao duplo sera agarrado com parafusos nos pilares da carrinha, e os pes do estrado que entram no orificios do rofmate no chao da carrinha, enche-se com espuma de politerano, assim os pes do estrado tambem ficam colados ao chao da carrinha.
Do chao do estrado que sera o chao da AV, tera ate ao tecto da carrinha cerca de 1.98m de altura.
Depois entao de colocar o contraplacado de madeira de minimo de 3cm de espessura e agarrado aos tubos de quadrados do estrado, serao agarrados com parafusos auto-perfurantes .
A seguir seria feita a colagem de todo o forro do tecto e laterais da carrinha. No tecto cola-se entao a forra de madeira fina laminada a cor desejada com espuma de politerano no rofmate do tecto ja colado e seco antes.
Nas laterias poderia usar-se tecido de veludo nas paredes da cama e napa de boa qualidade na zona da sala.
No chao em cima do contraplacado, pinta-se com tapa poros para depois entao colocar as base de espuma e prateado para posterior ser colocado o chão flutuante de boa qualidade, como sao poucos metros quadrados, pode-se colocar um AC4 de boa qualidade.
lembrar que o chao tera que ter pelo menos 2 alssapoes para ter-se acesso ao chao duplo.
Na parte de tras da carrinha nas portas traseiras coloca-se um contraplacado de alto a baixo para cobrir entre a cama e as portas traseiras, assim qualquer entrada de frio nao afectará a cama,é forrado com tecido de veludo igual ás laterias da zona da cama, a parte de baixo da cama nao se tapa com contraplacado pois sera usado para o uso de garagem.

Amanha continuarei com mais debate :)

A minha transformação ficou cerca de 14000€ mais impostos. Mas o senhor que me fez a transformação, diz que hoje passados quase 2 anos, nao fazia esta tranformação com mais 5000€ em cima, ou seja 19000€.
Uma boa transformação custa caro. Uma transformação como estou a descrever, fica acima de 20000€.
Nessa transformação de 9000€ e 15000€ que o amigo recebeu, para chegar a uma maior conclusao, compare o tipo de aparelhos que serão instalados, que tipo de madeiras que tipo de construção.



Abraço
Editado pela última vez por Luismbmp em segunda mar 03, 2014 11:37 pm, num total de 1 vez.
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Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » segunda mar 03, 2014 10:03 pm

Luismbmp Escreveu:Boas, posso-lhe então dizer se fosse hoje como eu fazia a minha AV, visto que hoje alterava algumas coisas.
A carrinha que adquiria era uma ducato ou uma jumper ou uma boxer de 17m3 a mais comprida de todas e a mais alta, tem 2m de largura e 2,2m de altura. A caixa tem 4,5m de comprimento. Sendo uma carrinha alta e comprida isolava as laterais e tcto com rofmate, para colar o rofmate á chapa normalmente a casa onde eu mandei transformar a minha usa ou usava espuma de politerano para colar o dito rofmate na chapa. Acontece que a espuma de politerano depois de secar fica bem duro e nao á nada que consiga descolar o rofmate, mas depois de secar as chapas das ducatos e jumpers, como são tão fininhas, a espuma de politerano ao secar puxa a chapa da carrinha para dentro, f ando com a chapa vista no exterior com ondulações a olho nu. A minha iveco não se nota nada porque a chapa ė bem mais grossa :)
Depois da colagem das laterais e tecto com rofmate, a parte de tras da carrinha nas laterais onde fica a cama nao se usa rofmate por ser muito grosso, usa-se uma borracha preta isoladora que se chama neopron, existe de varias espessuras, para a zona da cama pode ser de ate 1cm, pois como a carrinha tem 2m de largura, sempre fica com uma cama com cerca de 1,95m, por isso o uso do neopron para a zona da cama, pergunta-me porque nao se forra a carrinha toda com essa boracha, é cara e muito pesada :).
Depois da colagem de todo isolamento nas laterais e tecto, com uma chave fendas vamos abrir uns rasgos no rofmate que ja esta colado para passar fios para os candeeiros led. Pode-se colocar 2 condeeiros na cama, 1 em cada canto. 2 candeeiros de tecto, 1 na zona da porta lateral e mesa, e 1 mais atras na zona da porta do wc. Depois 2 dentro do wc, 1 na zona do lavatorio e cassete, outro na zona do duche. Todos os fios terao direcção para o quadro de luz. Mais á frente falarei a zona de instalação


É sempre bom ter a opiniao de uma pessoa que tem uma, penso que se aplica o mesmo que se diz para uma casa quando se diz que depois de feita é que se devia começar!
caso eu encontre alguma ja pronta a um preço acessivel nao posso escolher muito, e tenho que me "sujeitar" ao que encontrar desde que esteja minimamente bem feita!
caso opte por construir talvez opte por uma ducato/jumper l2h2 ou l3h2 , sao as que se encontra em mais quantidade no mercado de usados a preços mais acessiveis!
mas tudo depende do que encontrar ja convertido...
fiz alguns contactos durante o dia e sem entrar em pormenores de equipamento(marcas/especificaçoes) tive orçamentos para a conversao com legalizaçao desde 9.000€ a 15.000€ achei a diferença entre eles muito grande 6.000 € acham esta diferença normal? :roll:
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opiniao sobre disposicao interior...

Mensagempor danyel ribeiro » domingo mai 01, 2016 1:40 pm

Bom, passados 2 anos ca estou de volta, deixei em standby a compra de autocaravana porque tenho estado no mesmo sitio ja ha 20 meses, mas isso vai mudar em breve, la para julho/agosto... Por esse mesmo motivo ja me comeco a preocupar com o que irei fazer dai para a frente, entao volto a ponderar a aquisicao de uma autocaravana, com o passar do tempo ca por franca cada vez mais me convenco que sera uma boa opcao, ate porque tal como sabem por ca mesmo uma pequena vila tem boas condicoes para acolher as autocaravanas tornando tudo muito mais facil...
Caso avance com a compra sera ca por serem mais baratas como é obvio, o problema na escolha de autocaravana é mesmo a bastante diversidade de modelos e configuracoes...
Por isso no vosso entender qual sera a melhor escolha de marca e modelos ?
Consumos nao me interessa muito visto nao ser para fazer grandes deslocacoes, facilidade de conducao tambem nao é muito relevante pelos mesmos motivos...
Av de serie estao bastante caras ainda impossibilitando me de pensar numa...
Integrais com o valor que pretendo gastar nao consigo encontrar sem ser com mais de 15 anos
Queria tentar encontrar uma com o maximo de 10 anos...
A duvida neste momento esta entre perfilada ou capucine, a menos que apareca um negocio extraordinario entretanto...
Por isso qual a configuracao mais indicada para uma 1 pessoa viver diariamente , e qual o formato mais indicado? Voces no meu lugar qual escolhiam ?
Orcamento disponivel 22.500€
Embora nao precise imediatamente de a comprar, convem decidir o que quero para ir vendo se aparece um bom negocio, e é por isso que vos peco ajuda para decidir.
Obrigado a todos...
danyel ribeiro
 
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