autovivenda traffic/vivaro/primastar

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » terça fev 25, 2014 11:11 pm

boa noite a todos ando aqui com uma ideia meio que amalucada na qual gostaria que me dissipassem algumas duvidas, passo a explicar a minha situaçao!
sou imigrante ha algum tempo , trabalho na construçao civil por este mundo fora pois ja sabemos como portugal esta, ultimamente tenho estado em frança a trabalhar com empresas de trabalho temporario denominadas la de interim`s o mal é que ando sempre a saltar de casa em casa por exemplo estou 3 ou 4 meses numa cidade depois acaba la o trabalho tenho de ir para outra alugar casa e la estou por mais 3 ou 4 meses, diariamente tenho de me deslocar para o trabalho com o meu carro e em algumas situaçoes fazer cerca de 80 km diarios como ja aconteceu!
entao apos ter visto algumas situaçoes semlhantes tenho vindo a pensar na possibilidade de adquirir uma autocaravana, é uma ideia um pouco maluca eu sei mas era bem mais economica porque pago em media 400/500/600 euros em frança por uma pequena casa ainda mais a despesa de me deslocar diariamente com o meu carro( gasoleo, pneus, portagem) com uma autocaravana/vivenda deixaria de pagar renda e estava sempre a viver perto do trabalho pelo que nao tinha despesas de deslocaçoes...

agora pergunto sera legal eu viver sempre numa autovivenda? do genero estacionar num lugar publico qualquer e la viver? claro esta ocupando so um lugar de estacionamento, nao abrir toldos e nao ter nada a cair para o chao, pelo que li por ca nao é ilegal nestas condiçoes corrijam me se estiver enganado...
para morada alugo uma caixa nos correios em que a minha correspondencia vai para la ja assim é acualmente por estar varias vezes a mudar de casa e muita correspondencia recebo por e-mail...

que acham desta minha ideia disparatada? é legal ou posso ter chatices?


quanto ao resto eu ja vivi bastante tempo numa casa partilhada por varias pessoas purtanto o frigorifico por exemplo era dividido por 5 como tal um de uma autocaravana para mim era um luxo :D
estava a pensar em utilizar uma traffic ou semelhante para converter em autovivenda arrumaçao de roupa nao é importante a tralha que tenho comigo sao sempre 30kg para poder trazer tudo no aviao purtanto por ai é facil tambem
apenas preciso de um fogao, frigorifico, microondas , agua quente e se desse para por uma maquina de lavar roupa ja era ouro sobre azul :D
nao sendo esta uma prioridade ate porque existem muitas lavandarias ate nas bombas de gasolina.
acham possivel ter tudo isto numa autovivenda?
a nivel de custos por quanto acham que me ficaria esta brincadeira?

ah pensei tambem nas ducatos em que era tudo mais facil por ser maior mas a questao é que sao mais caras pelo que pesquisei, maior consumo, interessa me porque seria para fazer umas viagens a portugal e depois maior dificuldade em circular dentro de cidades, em estacionar, etc
pois caso avanço com esta ideia maluca passa a ser o meu carro de viagens a pt, de ir ao supermercado, de sair a noite etc etc

agradeço toda a ajuda e opinioes que me possam dar
obrigado
Editado pela última vez por danyel ribeiro em terça fev 25, 2014 11:33 pm, num total de 1 vez.
danyel ribeiro
 
Mensagens: 28
Registado: terça fev 18, 2014 10:50 pm
Localização: Penafiel

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor jaimemgon » terça fev 25, 2014 11:30 pm

Por cá, alguns professores optaram por uma autocaravana para poder dar aulas longe de casa... Não vejo inconveniente legal para isso.
A autovivenda tem vantagens e desvantagens...eu optaria por auto-caravana pois sai mais barato e é sempre mais espaçosa...
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » terça fev 25, 2014 11:37 pm

jaimemgon Escreveu:Por cá, alguns professores optaram por uma autocaravana para poder dar aulas longe de casa... Não vejo inconveniente legal para isso.
A autovivenda tem vantagens e desvantagens...eu optaria por auto-caravana pois sai mais barato e é sempre mais espaçosa...


sim foi mesmo apos ter visto uma reportagem de um professor de vila real salvo erro que surgiu esta ideia...
sim autocaravana é mais espaçosa e talvez mais barata nao sei é se obdecem as mesmas leis se por exemplo ha algum sitio que possa estacionar uma autovivenda e uma autocaravana nao, depois a questao do aspecto acho que passa mais despercebida uma autovivenda com vista a afastar amigos do alheio e mesmo actos de vandalismo mas sim uma autocaravana é uma possibilidade tambem!
danyel ribeiro
 
Mensagens: 28
Registado: terça fev 18, 2014 10:50 pm
Localização: Penafiel

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor Oliventino » quarta fev 26, 2014 12:11 pm

Bom dia companheiro danyel ribeiro.
Tive uma autovivenda que vendi exactamente para esse fim, encontrei-o uma vez ,estava muito contente com o carro e com a solução, normalmente parqueava e pernoitava nos estaleiros com água e luz.
Traffic é pouco, pelo menos Transit, melhor Ducato, para ficar discreta, sem decoração nem marca, não compre muito velha, até porque quer fazer viagens grandes
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » quarta fev 26, 2014 1:33 pm

Oliventino Escreveu:Bom dia companheiro danyel ribeiro.
Tive uma autovivenda que vendi exactamente para esse fim, encontrei-o uma vez ,estava muito contente com o carro e com a solução, normalmente parqueava e pernoitava nos estaleiros com água e luz.
Traffic é pouco, pelo menos Transit, melhor Ducato, para ficar discreta, sem decoração nem marca, não compre muito velha, até porque quer fazer viagens grandes


sim a ideia é exatamente essa, parquear dentro do estaleiro de obra, falando com o chefe de obra quase de certeza que me deixam puxar uma tomada de 220v e uma mangueira de agua e ligar diretamente a autovivenda, mas queria que fosse tambem autonoma em caso de encarar com um chefe mais mal disposto ou algo do genero...
eu pensei na traffic mas agora que vi melhor elas nao tem duche, utilizam wc portatil e a cama tem de ser feita todos os dias alem de que estive a ver preços do tecto elevatorio e do mecanismo para deitar os bancos e so para esses dois itens nao chegam 5000 euros....
eu queria ver se fazia a festa com pouco mais de 15000 euros, dessa forma em 20 meses a viver nela recupero quase todo o investimento e a partir dai todo o tempo que la esteja estou a poupar dinheiro!
o meu maior medo era mesmo que nao fosse legal o que pretendo mas estou a ver que nao ha problema e que a minha ideia nao é assim tao maluca por haver quem ja o faça! :D
danyel ribeiro
 
Mensagens: 28
Registado: terça fev 18, 2014 10:50 pm
Localização: Penafiel

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor Oliventino » quarta fev 26, 2014 2:18 pm

Boa tarde.
Já melhorou a ideia, ainda bem, avance mais.
Um carro para passar a ser autocaravana ou autovivenda, tem que ter alguma automonia, sem WC e duche não é.
A autonomia pode ser maior ou menor, mas ligada a 220V e uma torneira é muitíssimo mais. Em viagem conta só com a sua capacidade e com os pontos de apoio. Se tiver bilhas de gás pequenas, é pouco a sai caro, é melhor pensar no GPL (e fica montado fora do carro)
A sua ideia não é maluca, é até muito acertada mas com um carro em condições.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » quarta fev 26, 2014 5:08 pm

Oliventino Escreveu:Boa tarde.
Já melhorou a ideia, ainda bem, avance mais.
Um carro para passar a ser autocaravana ou autovivenda, tem que ter alguma automonia, sem WC e duche não é.
A autonomia pode ser maior ou menor, mas ligada a 220V e uma torneira é muitíssimo mais. Em viagem conta só com a sua capacidade e com os pontos de apoio. Se tiver bilhas de gás pequenas, é pouco a sai caro, é melhor pensar no GPL (e fica montado fora do carro)
A sua ideia não é maluca, é até muito acertada mas com um carro em condições.

Sim estou a tentar recolher o maximo de informação de forma a criar um carro em condições, prefiro autovivenda por passar mais despercebido e mesmo um chefe de obra tolera mais uma "carrinha" do que uma auto caravana porque esta denuncia logo que algúem lá vive!
Sim estava a pensar em utilizar um deposito de GPL para frigorífico, fogão e aquecimento de célula e agua, um painel solar associado a uma ou duas baterias de apoio a célula, como reserva posso trazer um mini gerador comigo para algum "desenrasque"
Ter um deposito de aguas sujas e limpas não sei e se por exemplo o WC pode enviar os residuos para o deposito de aguas sujas ou tem de se utilizar o sistema cassete obrigatoriamente, ter uma entrada de 220v em que fogão, frigorífico, aquecimento e iluminação interior seja alimentado por 220v e uma entrada de mangueira de agua para ter sempre agua disponível, não sei se e possível por exemplo ligar o deposito de aguas sujas diretamente a uma rede de esgotos através de uma outra mangueira por exemplo!
Quanto a ar condicionado será possível utilizar o do próprio furgão? Ou tenho de ter um de célula?
Com tudo isto fico com todas as condições de uma casa, ficando apenas a faltar maquina de lavar roupa o que não e assim tao importante
Para tudo isto penso que um furgão ducato, boxer ou jumper l2h2 5.41m ou l3h2 5.99m

Agradeço todas as opinioes
danyel ribeiro
 
Mensagens: 28
Registado: terça fev 18, 2014 10:50 pm
Localização: Penafiel

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danibeja » quarta fev 26, 2014 8:13 pm

Boa tarde,

Cada um tem as suas ideias....

Eu pessoalmente, não gosto de autovivendas desse género, as que tem apenas sanita portátil e não tem pelo menos uma cama sempre feita.

A minha Autocaravana tem 5,65 metros e tem tudo o que uma autocaravana normal tem....

Uma autocaravana tem os mesmos direitos e obrigações de um veiculo de passageiros, logo pode parquear onde os demais podem.... já os veículos que menciona, são ligeiros de mercadorias, logo poderão, estar mais condicionados, já para não dizer que os limites de velocidade são inferiores.....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » quarta fev 26, 2014 8:55 pm

danibeja Escreveu:Boa tarde,

Cada um tem as suas ideias....

Eu pessoalmente, não gosto de autovivendas desse género, as que tem apenas sanita portátil e não tem pelo menos uma cama sempre feita.

A minha Autocaravana tem 5,65 metros e tem tudo o que uma autocaravana normal tem....

Uma autocaravana tem os mesmos direitos e obrigações de um veiculo de passageiros, logo pode parquear onde os demais podem.... já os veículos que menciona, são ligeiros de mercadorias, logo poderão, estar mais condicionados, já para não dizer que os limites de velocidade são inferiores.....

Grande abraço,

Danibeja


Mas não ha sítios onde e proibido o estacionamento a auto caravanas?
E pessoalmente gosto de autovivendas pela descrição que permitem, a ideia era não abrir janelas diferentes nem nada do género, gostava de manter as janelas originais para que exteriormente fosse um forgao normalissimo, a nível de velocidade máxima são 10km/h e uma vantagem para as auto caravanas sem duvida, em relação a consumo já a autocaravana perde e facilidade de condução penso que ha vantagem para o furgão...
Ambas tem vantagens e desvantagens e e mesmo isso que procuro prós e contras por forma a encontrar a melhor opção!
danyel ribeiro
 
Mensagens: 28
Registado: terça fev 18, 2014 10:50 pm
Localização: Penafiel

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danibeja » quarta fev 26, 2014 9:30 pm

Boa noite,

Isso é um mito!!! as autocaravanas são veículos ligeiros ou pesados de passageiros!!!

Uma autocaravana ligeira ( até 3500 kg ) pode estacionar onde qualquer viatura ligeira de passageiros pode, desde que caiba no lugar de estacionamento... salvo nas situações em que coloquem sinalização vertical legal, tal como outros tipos de veículos, também pode ser proibido estacionar!!!

As pessoas fazem muita confusão com as caravanas, essas sim, não podem estacionar na via pública, mas por serem reboques!!!!

Disse que são só 10 km/hora, mas quando se trata de inibições de conduzir, e de diferenças para o dobro ou mais, do preço a pagar, poderá começar a significar muito.....

Para ter um furgão legalizado como autocaravana, terá que ter janelas, julgo eu de que... não me parece que autorizem a legalização de uma zona habitável sem janelas....

À, e já agora, a minha AC custou 17 000 €, e está impecável, quando falou a em 15 000, lembrou-me um companheiro que acabou de comprar uma AC por esse preço... e também é excelente... não faço ideia de que autovivenda consegue comprar com esse valor, mas acredito que conseguisse comprar uma boa autocaravana... e ter a grande maioria das comodidades que tem em casa!!!

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor Oliventino » quarta fev 26, 2014 9:37 pm

As autovivendas feitas de fábrica e registadas no livrete como tal, são autocaravanas autênticas, e não são baratas, para duas pessoas tem espaço suficiente, muito mais para uma como é o caso.
Numa autovivenda infiltrações na célula não há, algumas são muito mais caras que muitas autocaravanas.
Um forgon com um colchão e uma sanita portátil não é nada, e é veiculo comercial.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » quarta fev 26, 2014 10:38 pm

Eu quando falo em autovivenda falo em algo tipo uma que um user de CA tem toda própria para tal, pensava por exemplo em comprar um furgão e mandalo converter numa empresa da especialidade, pensei que ficasse mais barato que uma auto caravana normal...
Sendo que não ha limitações a nível de estacionamento uma auto caravana e em tudo semelhante sendo que só tem a desvantagem de maior consumo e não passa despercebida como uma autovivenda.
Então segundo me apercebi para este efeito aconselham antes uma auto caravana por ser mais barata e cómoda?
Na questão das janelas temos o caso da west coast campers que exteriormente são uma trafic de teto alto normalissimas
danyel ribeiro
 
Mensagens: 28
Registado: terça fev 18, 2014 10:50 pm
Localização: Penafiel

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danibeja » quinta fev 27, 2014 8:35 am

danyel ribeiro Escreveu:Eu quando falo em autovivenda falo em algo tipo uma que um user de CA tem toda própria para tal, pensava por exemplo em comprar um furgão e mandalo converter numa empresa da especialidade, pensei que ficasse mais barato que uma auto caravana normal...
Sendo que não ha limitações a nível de estacionamento uma auto caravana e em tudo semelhante sendo que só tem a desvantagem de maior consumo e não passa despercebida como uma autovivenda.
Então segundo me apercebi para este efeito aconselham antes uma auto caravana por ser mais barata e cómoda?
Na questão das janelas temos o caso da west coast campers que exteriormente são uma trafic de teto alto normalissimas


Aqui no fórum existem companheiros que já transformaram as suas carrinhas em autocaravanas, eles melhor que ninguém podem dizer se fica mais barato ou mais caro essa transformação....
Em relação ao maior consumo e discrição, é uma realidade, uma autocaravana tipo capucine, ou perfilada, chama sempre a atenção, umas vezes por bons motivos, outras por maus...... depende de quem as utiliza...

As ACs (autovivendas) da West coast campers também tem janelas laterais, podem parecer mais discretas (se não tiverem aquelas pinturas), mas também se pode dar o inverso, que serve para autovivendas e autocaravanas, por exemplo, as autovivendas são muito associadas a "hippies" (não tenho nada contra este modo de vida) e a pessoas com comportamentos inadequados, no entanto tanto nas autovivendas como nas autocaravanas podem sair pessoas com grandes níveis de cultura e educação, e principalmente, pessoas que deixam o local onde estacionaram, mais limpo que o encontraram....que independentemente das suas ideologias e culturas, é o mais importante....

Independentemente do que pareça uma AC ou Autovivenda, o mais importante é que tipo de pessoa a utiliza, tanto numas como noutras, temos bons e maus exemplos, recordo o que se está a passar no Algarve, em que utilizadores de autocaravanas que custam mais de 50 000 € , com o acampamento montado, conspurcam tudo, furtam agua e eletricidade.... e esses é que são os verdadeiros problemas...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » quinta fev 27, 2014 5:32 pm

Boa Tarde...

A ideia nao era nao ter janelas laterais, a ideia era ter as janelas laterais originais mantendo assim o aspecto exterior original tal como acontece com as da west coast!

Pensei sempre que este tipo de conversao ficasse mais barato que a aquisiçao de uma autocaravana, agora resta me contactar algumas empresas com vista a decidir qual sera a melhor opçao!
se optar pela conversao de um furgao posso por exemplo abdicar de degrau electrico, bancos rotativos, clara boias no tecto ,etc ... com a finalidade de reduzir o custo da mesma sendo que sao tudo acessorios que posso aplicar posteriormente caso deles sinta falta!
deixo o link com imagem da minha pretensao quanto a disposiçao do interior penso que seja funcional e de simples execuçao!

http://i1.ytimg.com/vi/ExkaL2WpfOc/maxresdefault.jpg

vou procurar por furgoes e analisar os preços dos mesmos, e contactar algumas empresas especializadas para saber orçamentos, depois de obter os valores faço a compraraçao do que fica mais em conta e/ou que que oferece melhores condiçoes! sendo que por gosto preferia AV mas o factor € tambem vai pesar e muito na decisao!

off-topic- alguem me sabe dizer qual q diferença de wc quimico ou nautico? ja pesquisei inclusive ca pelo forum mas nao consegui perceber bem a diferença|

cumprimentos a todos vocês
danyel ribeiro
 
Mensagens: 28
Registado: terça fev 18, 2014 10:50 pm
Localização: Penafiel

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor time_out » quinta fev 27, 2014 6:27 pm

danyel ribeiro Escreveu:
off-topic- alguem me sabe dizer qual q diferença de wc quimico ou nautico? ja pesquisei inclusive ca pelo forum mas nao consegui perceber bem a diferença|

cumprimentos a todos vocês


Boa tarde

O WC Quimico é o que habitualmente se chama de cassete ou seja reservatorio estanque que necessita de ser removido para ser despejado.

Imagem

O WC nautico cuja utilização está em vias de ser proibido na maioria das marinas (já proibido em muitas) usa o reservatório de águas cinzentas para os dejectos e a limpeza da sanita é feita atraves de água com produto para eliminar cheiros. Obriga ao despejo do reservatório de águas cinzentas com mais frequencia e à acumulação de cheiros no verão se não se usar produto em quantidade suficiente. Já existem kits de conversão para quem tem o sistema nautico e o deve adaptar às novas normas.

Imagem
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes