autovivenda traffic/vivaro/primastar

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor Luismbmp » terça mai 03, 2016 9:33 pm

Boas,
Olhe no seu lugar, como descreve, só para uma pessoa, eu ia para uma perfilada de 5.5mt, com cama francesa. São as mais baratinhas.
Agora se adquirir uma AC na frança, existe muito mais variedade que por cá.
Cumprimentos
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » quarta mai 04, 2016 5:25 pm

Antes de mais obrigado pela ajuda, sim é ca em franca que quero comprar...
Sim realmente as que mais encontro sao com a tal cama francesa, joint z480 é o forte e as mais baratas, vao se encontrando tambem algumas mc lois com cama francesa na sua maioria tambem..
Curiosidade é que acho que as que tem cama francesa sao as que menos me agradam, sao as que me dao a impressao de serem mais "apertadas" mas pode ser impressao minha... Estou muito inclinado para as que tem cama transversal traseira mas sao as mais dificeis de encontrar! Na vossa opiniao quais os pros e contras entre estas duas disposicoes ?
Obrigado
danyel ribeiro
 
Mensagens: 28
Registado: terça fev 18, 2014 10:50 pm
Localização: Penafiel

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » sexta mai 06, 2016 10:06 pm

https://www.leboncoin.fr/caravaning/963 ... tm?ca=22_s

Encontrei este anuncio que nao me parece estar a mau preco, fiquei tentado... Sera que esta autocaravana tem as condicoes que preciso para viver diariamente ?
É que por muito que pesquise nao entendo nada disto, ou seja o que devo tentar encontrar ? Com ac de cabine ou celula? O ac de celula funciona como ? A gas, 12v 220v?
Qual o sistema que devo tentar encontrar de aquecimento ?qual o que melhor funciona e mais economico ? O que utiliza o gasoleo do deposito? A gas? A 12v/220v existe algum ? Funciona Bem ?
Frigorifico ja ouvi por aqui dizer que os que funcionam a gas e 12v/220v nao sao muito eficientes e ha quem troca por um de 220v quando o fazem como é alimentado esse frigorifico ?
Para ter uma ac totalmente autonoma e que fique relativamente barata a sua utilizacao diaria quais os equipamentos que devo escolher para ac, aquecimento celula e aguas e frigorifico? Sao a meu ver os pontos que mais devo ter atencao certo?
danyel ribeiro
 
Mensagens: 28
Registado: terça fev 18, 2014 10:50 pm
Localização: Penafiel

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor Paulo » sábado mai 07, 2016 2:53 pm

Caro danyel ribeiro,

Se é para utilizar apenas por uma pessoa, apesar do espaço ser curto, parece-me que dá perfeitamente, pois tem uma cama sempre fixa/disponível, uma sala/mesa e uma garagem para arrumação de objectos maiores. A menor dimensão do veículo tem a vantagem da maior mobilidade e menores constrangimentos em estacionamentos de cidade e supermercados, por exemplo.

A total autonomia é relativa, pois as horas de sol que tem em França são diferentes (menores) do que tem no sul de Portugal, por exemplo. É natural que após 3 ou 4 em dias consecutivos sem sol, e sem andamento, tenha de recorrer ao carregamento das baterias através de andamento com a AC ou ligando-a à rede.

O aquecimento dessa AC, se estiver a funcionar normalmente é bastante eficiente, pois deverá ter um ventilador que difunde o ar quente por toda a AC, mas é claro que o consumo depende da época do ano e da região (neve ou não, etc...).

O frigorífico deverá ser "trivalente": 12C/230V/gás, sendo a sua eficiência apenas menor em face de temperaturas muito altas, de Verão, as quais não tem em França. Pode instalar uns ventiladores exteriores (atrás das grelhas) que aumentam a circulação de ar e o rendimento do frigorífico. Qualquer oficina de assistência a ACs lhe instala isto, em princípio por cerca de 50€.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » sábado mai 07, 2016 3:59 pm

Paulo Escreveu:Caro danyel ribeiro,

Se é para utilizar apenas por uma pessoa, apesar do espaço ser curto, parece-me que dá perfeitamente, pois tem uma cama sempre fixa/disponível, uma sala/mesa e uma garagem para arrumação de objectos maiores. A menor dimensão do veículo tem a vantagem da maior mobilidade e menores constrangimentos em estacionamentos de cidade e supermercados, por exemplo.

A total autonomia é relativa, pois as horas de sol que tem em França são diferentes (menores) do que tem no sul de Portugal, por exemplo. É natural que após 3 ou 4 em dias consecutivos sem sol, e sem andamento, tenha de recorrer ao carregamento das baterias através de andamento com a AC ou ligando-a à rede.

O aquecimento dessa AC, se estiver a funcionar normalmente é bastante eficiente, pois deverá ter um ventilador que difunde o ar quente por toda a AC, mas é claro que o consumo depende da época do ano e da região (neve ou não, etc...).

O frigorífico deverá ser "trivalente": 12C/230V/gás, sendo a sua eficiência apenas menor em face de temperaturas muito altas, de Verão, as quais não tem em França. Pode instalar uns ventiladores exteriores (atrás das grelhas) que aumentam a circulação de ar e o rendimento do frigorífico. Qualquer oficina de assistência a ACs lhe instala isto, em princípio por cerca de 50€.

Abraço,


Obrigado pela ajuda, liguei hoje para o anuncio e foi me dito infelizmente que ja tinha marcado uma visita um interessado mas caso a pessoa nao a compra se me ligavam a avisar, resta me esperar...

Quanto a questao da autonomia esse tal dito carregamento de baterias ligando me a rede significa que ao me ligar a uma qualquer tomada de 220v é possovel recarregar as baterias ? É possivel tambem por exemplo carregar as baterias atraves de um gerador tambem?
Em media qual o consumo de agua diario por uma pessoa? Um duche e lavar loica, bem sei que depende de pessoa para pessoa mas é so para ter uma ideia quanto a autonomia dos depositos de aguas!

Ja agora alguem sabe tambem qual a permanecia maxima de uma autocaravana na via publica? E as areas de autocaravanas ? A minha ideia sera intalar me sempre numa area de camping car's que sao gratuitas e tem as condicoes para despejar a cassete, etc nao sei é se ha um limite maximo de permanencia nas mesmas?

Obrigado
danyel ribeiro
 
Mensagens: 28
Registado: terça fev 18, 2014 10:50 pm
Localização: Penafiel

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor Salazar » sábado mai 07, 2016 4:15 pm

Não estou a par dos preços em França, mas cerca de 17000€ por uma Hymer van 522 de 2009 e 120000 não me parece nada mau.

As diferenças entre o layout de cama francesa para cama transversal, em AC compactas prende-se com a garagem e o WC. A cama francesa permite um WC maior, regra geral com duche em separado. A garagem resume-se à área da cama, menos o espaço ocupado pelo combi. No caso de AC com cama transversal, a garagem, por norma é maior e mais alta. Perde-se no WC, onde o duche partilha o espaço com o resto do WC. Existe também a questão da acessibilidade a cama. As camas francesas são geralmente mais baixas, sendo mais fácil de entrar e não necessitam de escadas ou degraus, como no caso das camas transversais.

Se não vai comprar a stand, o meu conselho é levar alguém experiente consigo para evitar surpresas desagradáveis.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor danyel ribeiro » sábado mai 07, 2016 8:05 pm

Salazar Escreveu:Não estou a par dos preços em França, mas cerca de 17000€ por uma Hymer van 522 de 2009 e 120000 não me parece nada mau.

As diferenças entre o layout de cama francesa para cama transversal, em AC compactas prende-se com a garagem e o WC. A cama francesa permite um WC maior, regra geral com duche em separado. A garagem resume-se à área da cama, menos o espaço ocupado pelo combi. No caso de AC com cama transversal, a garagem, por norma é maior e mais alta. Perde-se no WC, onde o duche partilha o espaço com o resto do WC. Existe também a questão da acessibilidade a cama. As camas francesas são geralmente mais baixas, sendo mais fácil de entrar e não necessitam de escadas ou degraus, como no caso das camas transversais.

Se não vai comprar a stand, o meu conselho é levar alguém experiente consigo para evitar surpresas desagradáveis.


Pois tabem me parece um bom negocio mas infelizmente ja esta reservada, vamos ver se o vendedor me volta a contactar...
Pois efetivamente nao tenciono comprar em stand, ficam mais caras em media uns 5000 euros e normalmente é sempre mais facil negociar os precos juntos de particulares...
Como nao tenho experiencia no assunto das AC's e nao tenho nenhum conhecido que perceba do assunto acho que vai ser um tiro no escuro por isso tou a tentar absorver o maximo de conhecimentos para tentar fazer um bom negocio!

Quanto a diferenca entre cama transversal ou francesa tenho a ideia que a cama francesa ocupa mais espaço, wc com duche separado toda a gente aconselha nao sei ate que ponto se justifique na mesma duche separado quando sera uma ac ocupada maioritariamente por apenas uma pessoa!
Estou inclinado para cama trasversal traseira, da me a sensacao que a cama ficara mais resguardada mesmo a nivel de gorduras e cheiros de comidas, faz me alguma confusao a cama francesa mesmo ali ao lado do fogao mas tudo ira depender dos negocios que surgir se aparecer um negocio bom de uma com cama francesa nao recuso...
danyel ribeiro
 
Mensagens: 28
Registado: terça fev 18, 2014 10:50 pm
Localização: Penafiel

Re: autovivenda traffic/vivaro/primastar

Mensagempor MikeB » sábado nov 30, 2019 4:36 pm

Caro danyel,

Sempre comprou autovivenda ou autocaravana?

É que eu também estou com a vontade de ir morar para uma autovivenda.
MikeB
 
Mensagens: 6
Registado: segunda nov 25, 2019 11:28 pm

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes