Informação sobre um sinal

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Informação sobre um sinal

Mensagempor Ángel Bouza » terça ago 02, 2011 4:29 pm

¿Alguém me pode dizer se a sinal de "Área de Serviço" está homologada em Portugal e as condições para sua colocação?

Obrigado
Ángel Bouza

Registado: sexta set 03, 2010 10:50 am

Mensagempor pressler » terça ago 02, 2011 5:56 pm

Boa tarde companheiro!

O pictograma de AS não está homologado em Portugal porque ainda não foi incluido no código da estrada.
Quem tinha a patente deste sinal era a FCMP que em reunião do ACP veio a publico declarar que prescindia dos direitos de reserva a bem do autocaravanismo.
Este sinal já foi enviado á entidade que vai rever o codigo da estrada para que o aprove assim que possivel.
A sua utilizaçao só pode ser efectuada com a aprovação da Camara Municipal do local onde for implantado e servirá meramente como sinal informativo ou de publicidade como todos os que indicam a direcção de restaurantes, supermercados, etc.
Espero ter ajudado
Saudaçoes autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor Paulo » terça ago 02, 2011 9:26 pm

Caro Ángel,

É desejável que os sinais sejam uniformes em toda a Europa, onde é usual vermos aplicado o sinal CE-24.

http://routes.wikia.com/wiki/Panneau_de_type_CE24 , o qual já é aplicado em França desde 1995 :twisted: .

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Ángel Bouza » quarta ago 03, 2011 9:45 am

A verdade que estou a pensar em desistir. Desde Outubro de 2010 que entrou o projecto na Câmara de Valença tudo são atrancos: Delegação de Saúde, Estradas de Portugal.....Se não fora pelos amigos caravanistas que vou fazendo acho que mandava tudo a m........

Saudaçoes
Ángel Bouza

Mensagempor ZecaSantos » quarta ago 03, 2011 10:16 am

Companheiros,

A titulo de esclarecimento, o pictograma da AS foi enviado para a ainda DGV pela FCMP,... por isso já se vê o tempo que anda por lá.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor Ángel Bouza » quarta ago 03, 2011 10:40 am

DGV: Este departamento terminou oficialmente no dia 25 de Julho de 2007 sendo substituído pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária nas matérias de contra-ordenação e segurança rodoviária e pelo IMTT nas áreas de condutores e veículo.

Sem comentários.

Obrigado a tudos pela informaçao.
Ángel Bouza

Estamos no Reino de Portugal

Mensagempor josegon_calves » quarta ago 03, 2011 12:44 pm

Boa tarde Caro Companheiro Ángel Bouza,

Se, por um lado, a máquina burocrática no Reino de Portugal funciona ao sabor dos interesses instituídos, devagar, devagarinho, parado, dependendo dos objectivos, e de quem tem a "ganhar" com a causa, noutras situações, anda rápido demais, atropelando tudo e todos, incluindo muitas vezes a legalidade e a moralidade, apenas porque alguém tem pressa em "ganhar".

Lamentávelmente, estamos no Reino de Portugal!!!

E se já lá vão mais de quatro anos que a FCMP entregou um pictograma à DGV para Regulamentação, outros assuntos passaram por cima e foram muitíssimo mais rapidamente resolvidos!!!

Mas não desanime, um dia vai conseguir "regularizar" a sua Área de Serviço.

Talvez eu passe por ela antes, mas não desanime.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor pressler » sexta ago 05, 2011 7:33 am

Bom dia Companheiro Angel!

O facto de o sinal não estar incluido no codigo da estrada com aprovação do IMTT não quer dizer que não se possa utilizar o pictograma da autocaravana para identificar o local ou direcçao de uma AS.
Quem tem que dar a autorizaçao para que se possa aplicar essas tabuletas na estrada é a Camara Municipal da zona onde vao ser aplicadas, já que se tratam de meras placas informativas como as dos restaurantes, oficinas, supermercados, firmas, etc.
Prova do que estou a referir são as muitas tabuletas de AS que se vêm pelo País a fora, nos Municipios que se decidiram a criar infra-estruturas para apoio ao autocaravanismo itinerante.
Aqui na Arruda dos Vinhos a AS é no Intermarche, pelo que este decidiu fazer placas com a composição do nome Intermarche e o logotipo de AS. De uma assentada faz publicidade das duas.
Saudações autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Mensagempor Ángel Bouza » sexta ago 05, 2011 8:55 am

Obrigado pressler, ¿podes-me-ias dizer alguns lugares, onde tenha destas placas, a ver se este pessoal se convence que não o estou inventando?

Companheiro Gonçalves a ver se animas-te que Guimaraes é perto.

Saudaçoes
Ángel Bouza

Mensagempor pressler » sexta ago 05, 2011 9:10 am

Olá outra vez!

Podes consultar este documento que está em partilha nos documentos do facebook, tens por lá a tabuleta de que te falei e outros exemplos de sinais
http://pt.scribd.com/doc/58402233/Projecto-CAI-Para-As

E se deres uma espreitadela a fotos que são tiradas das ASs inauguradas muito provavelmente encontrarás muitas mais.
Eu tenho algumas, mas não sei aplicar aqui fotos.
Muito provavelmente mais alguém aqui te ajudará com o envio de fotos.
Se precisares de mais fotos, sempre podes enviar um email ao CAI - Clube Autocaravanista Initerante que eu te responderei.
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Mensagempor Ángel Bouza » sexta ago 05, 2011 10:10 am

Acho que não expliquei bem o que pretendo. Isto é colocar a placa mesmo NA estrada nacional para indicar que por ej. a 2km há um área, o mesmo que se faz com uma bomba de gasolina ou com outras placas informativas. Então parece ser que intervém a Junta Autonoma de Estradas e como não conhece o sinal pois a considera publicidade em vez de informação, então aplica-lhe não sei que regulamento e não a autoriza. Por isso se alguém conhece uma estrada portuguesa onde tenha colocadas placas como esta, o CE 25, agradeceria muito que mo dissesse.

Saudaçoes
Ángel Bouza

Mensagempor Ángel Bouza » sexta ago 05, 2011 10:24 am

Perdón CE 24
Ángel Bouza

Mensagempor Ángel Bouza » quinta ago 18, 2011 10:51 am

pressler Escreveu:Bom dia Companheiro Angel!

O facto de o sinal não estar incluido no codigo da estrada com aprovação do IMTT não quer dizer que não se possa utilizar o pictograma da autocaravana para identificar o local ou direcçao de uma AS.
Quem tem que dar a autorizaçao para que se possa aplicar essas tabuletas na estrada é a Camara Municipal da zona onde vao ser aplicadas, já que se tratam de meras placas informativas como as dos restaurantes, oficinas, supermercados, firmas, etc.
Prova do que estou a referir são as muitas tabuletas de AS que se vêm pelo País a fora, nos Municipios que se decidiram a criar infra-estruturas para apoio ao autocaravanismo itinerante.
Aqui na Arruda dos Vinhos a AS é no Intermarche, pelo que este decidiu fazer placas com a composição do nome Intermarche e o logotipo de AS. De uma assentada faz publicidade das duas.
Ana Pressler

¿Alguém conhece onde isto está regulamentado? É que mandei umas parecidas as do Intermarché e mas têm denegado também.

Obrigado
Ángel Bouza

Mensagempor ZecaSantos » quinta ago 18, 2011 11:17 am

Companheiros,

No nosso País só há três entidades que podem pôr sinais de trânsito, que são: EP(Estradas de Portugal), CM (Câmaras Municipais) e Admistrações ou Juntas Portuárias, estas três últimas só nas suas zonas de jurisdição.

Agora não vamos confundir sinais de trânsito com tabuletas.

Os pictogramas que não constam do CE (não aprovados) não podem ser aplicados nos sinais

A Câmara só pode por sinais nas vias da sua jurisdição sem ter que consultar a EP se esse local não for uma EN.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado ago 20, 2011 10:06 am

Companheiro Ángel Bouza:
Em Carregal do Sal há uma AS. No IC 12, via principal situada muito perto, é visível o sinal a que o companheiro se refere (pictograma azul de uma AC a proceder a despejos), avisando para a existência da AS a 3 km.
O pormenor "desagradável" consiste no facto de o referido sinal se encontrar do lado de fora da vedação que delimita o percurso do IC 12. Muito provavelmente encontra-se implantado em terrenos particulares ou que, sendo públicos ou municipais, escapam à jurisdição do Instituto de Estradas de Portugal.
Esta instituição, conjuntamente com a Direcção-Geral de Viação e quejandos, só é reformável no bom sentido quando um dia nos cair em cima uma imposição "ditatorial" da legislação europeia.
Gabo-lhe a paciência para lutar contra a mesquinhez e ingovernabilidade prática da legislação portuguesa "aplicável", fórmula aliás genericamente adoptada por séculos de história para perpetuar no poder apenas os menos aptos e competentes.
Bem haja pelo seu empenho!
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes