Autocaravanismo versus Parques de Campismo

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Autocaravanismo versus Parques de Campismo

Mensagempor ANTRES » sexta mar 19, 2010 9:32 pm

Caros autocaravanistas
Aproveitando a oportunidade que este fórum me tem concedido e ao qual vou estando atento, gostaria de ''lançar'' um debate que julgo pertinente.
Ao longo destes 5 anos de Autocaravanista e uns 30 de ''campista''... tenho conhecido em vários países e no nosso cantinho da Europa essa realidade dos ''Camping''.
Acontece que os maiores obstáculos dos autocaravanistas em Portugal, teem sido precisamente os Parques de Campismo.
Razões económicas os teem levado a entrar ''ao ataque'', mas.., esquecem e não fazem uma palha para que os autocaravanistas optem preferencialmente pela sua procura.
A razão principal, julgo eu, é de que os preços praticados para ''os novos campistas'' não se adaptam às ''suas características''... querem vender-nos um ''duche'' mas temos na AC, uma TV... tb temos... um Wc... idem, e por aí fora...
Porque não criam áreas dos ''campings'' para ''pernoitas apenas''???
Fico-me por aqui... mas sem deixar de vos relatar situação ''DE BRADAR AOS CÉUS'',... constatada e verificada por mim próprio num camping em Portugal:

Perguntei na recepção, onde podia fazer ''as descargas''...
Da cassete? Sim. - Na Casa de banho, responderam.
E das águas ''sujas'' do duche e cozinha?
Olhe... ali naquela direcção a 50 mts, no pinhal do Parque...

Se me processarem, direi qual o Parque!!!

O meu abraço

António Resende
ANTRES

Registado: domingo dez 23, 2007 11:21 am

Mensagempor caminheiro » sexta mar 19, 2010 9:46 pm

Companheiro Antres,
O que acaba de "dizer" é inconcebível mas ainda mais inconcebível foi terem-me dito exactamente o mesmo, imagine-se onde? Num parque de campismo municipal perto de Limoges (FRANÇA). No melhor pano cai a nódoa.
Caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado mar 20, 2010 8:08 pm

Companheiros:
Há uns anos estive num camping, na Galiza, onde não só não existia qualquer zona de descarga de águas cinzentas, como nem sequer existia pinhal para onde nos pudessem mandar fazer tal serviço...
Ainda por cima era tudo misturado: tendas, roulotes e ACs. Para aí a 1 metro uns dos outros!
Acho que no Darfur não seria pior. Só lá fiquei porque na altura tinha uma das crianças doente, fazia um calor de matar, e precisava de electricidade e de água como pão para a boca.
Ai desespero, a quanto obrigas...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor caminheiro » sábado mar 20, 2010 9:33 pm

Campings sem área de serviço,

O despejo de águas cinzentas e o reabastecimento de água limpa nunca foram grande problema para mim.
Para despejar uso uma espécie de alguidar em plástico, com asa, que colocado debaixo da autocaravana recolhe as águas cinzentas que vou despejando em qualquer sanita. Há tanques com rodas específicos para o efeito mas não uso porque são volumosos.
Para reabastecimento uso um recipiente em plástico flexivel que, quando desenrolado, se assemelha a um regador.
A existência ou não de área de serviço não é assim determinante para a escolha do camping. Se tem área, óptimo. Se não tem, paciência, procedo como se fosse uma carvana.
Em Roma sê Romano.

Caminheiro
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor hnunes2 » sábado mar 20, 2010 10:58 pm

Boa noite a todas as companheiras e companheiros.

O cuidado com o esvasiamento das águas da AC é uma obrigação a ter em conta tal como o reabastecimento de combustível.

Os níveis das águas têm que fazer parte das nossas preocupações e não nos podemos mentalizar para a possibilidade de encontrar um "mato" ou um local "improvisado".

As AS e os parques de campismo estão suficientemente divulgados para que, qualquer autocaravanista de boa fé, não precise de recorrer a "matos" e a outros locais de "improviso".

Os guias de parques de campismo e de áreas de serviço, hoje em dia, dão uma imagem quase sempre real do que vamos encontrar.

A minha mentalidade e respeito pelo próximo não me permite o recurso a locais desadequados para o despejo dos resíduos...

Para terminar este tema, devo dizer que não tenho problemas com os parques de campismo. A independência que a AC me dá permite-me usar os meios do parque ou não, entrar ou não.

Através dos acima referidos guias faço uma primeira escolha (por vezes com alguma desilusão). Seguidamente vou procurar através da net aprofundar os detalhes do local e fazer a minha opção e eventual alternativa.

Cumprimentos AC's

Hnunes
..............................
Burstner Aviano I684
hnunes2

Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm

Mensagempor Nuno Pires » domingo mar 21, 2010 12:49 am

Boa noite a todos.

Quero aqui deixar um feliz exemplo do que podemos num parque de campismo.
Nas nossas ultimas férias já tinhamos muito kms em "cima" e a Ramona já precisava de atenção bem como o cesto da roupa suja :oops: :oops: dai recorrer a um parque de campismo, com as condições adequadas podem nos ser úteis, maquina de lavar/secar de roupa, electricidade para as esfomeadas das baterias, local ideal para tirar tudo o transportamos limpar e arrumar sem ter que utilizar a via publica e dar uma imagem de barracaria e utilização indevida do espaço publico. Enfim reorganizar e seguir viagem. No ano passado fizemos isso como podem ver no meu blog:

http://umafotomilpalavras.blogspot.com/ ... ansar.html

Isto tudo pode ser feito porque de facto o Parque de Celorico tem umas fantásticas condições para todos um feliz exemplo de uma construção recente com muito boa qualidade e bem pensado....

Será tão difícil fazer bem logo de inicio???? Pelos vistos não basta querer.

Parques??? Alguns mas quando eu quero e para onde eu quero..... Liberdade de escolha acima de tudo.
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Respeito pelo Meio Ambiente

Mensagempor josegon_calves » domingo mar 21, 2010 11:42 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,

Pelos relatos aqui descritos demonstra-se claramente que um Parque de Campismo até pode ser uma bom colega de viagem para qualquer Autocaravanista digno desse nome.

É realmente essa a vantagem de possuirmos uma autocaravana, de podermos deslocarmo-nos para onde queremos e quando queremos e podermos também conciliar a viagem/diversão com uma ou outra passagem por um qualquer Parque de Campismo.

Esta vertente ainda não foi descoberta pelos nossos responsáveis politicos nem por aqueles que à viva forna nos querem enclausurar.

Haja Liberdade para podermos escolher o que fazer e quando fazer.

Haja também a consciência dos nossos limites, é que a nossa Liberdade não é infinita, vai só até onde começa a Liberdade do nosso vizinho, seja ele quem for.

Parabéns a todos os que sabem prestar este tipo de depoimentos, de demonstrar que o recurso a um Parque de Campismo em nada nos tira um pedacinho de coisa alguma nem nos inferioriza.

Autocaravanista consciente e responsável não quer dizer autocampista, mesmo que seja em Parques de Campismo.

Continuemos nesse Caminho e creio que mais cedo ou mais tarde conseguiremos mais Liberdade e melhor Acolhimento.

A todos os Autocaravanistas um bom final de semana e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Autocaravanismo

Mensagempor Cunha » domingo mar 21, 2010 12:02 pm

Bom dia companheiros,

Afinal, quase todos nós, autocaravanistas, utilizamos os parques de campismo, sem que isso nos diminua!
Mas... uma coisa é utilizar-se o parque de campismo quando nos apetece e outra muito diferente é sermos obrigados a frequentá-lo por imposição de uma qualquer legislação produzida a pedido e à medida para os proprietários dessas estruturas.

Eu, por exemplo, quando em viagens prolongadas, uso esporadicamente parques de campismo para descansar, lavar roupa, e fazer limpeza a fundo na AC. Para isso escolho aquele que melhores condições me oferece. Utilizo, pago e... ala que se faz tarde!
Também conheço companheiros que utilizam sempre os parques de campismo para pernoitar, porque acham que aí estão mais protegidos. Tudo bem, mas é sempre uma opção pessoal!

Neste nosso país, a falta de visão estratégica evidencia-se a todos os níveis.
Nunca aconteceu a nenhum companheiro, no estrangeiro, toparem com hoteis que facilitam e até promovem o estacionamento de ACs nos parques de estacionamento privativos desses hoteis e até facilitam a utilização de electricidade, despejos e carregamentos de água e WC, mediante uma determinada taxa? Pois a mim já por diversas vezes me aconteceu e em países ditos civilizados, como a Suíça, a Austria, a Alemanha, a Holanda, etc. A isso chama-se ter visão de negócio. Em Portugal há mais a visão da capelinha e assim não vamos lá!

Bom resto de fim de semana para todos.

A. Cunha
Cunha

Registado: sexta jan 18, 2008 11:09 am

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes