Peso Bruto das Autocaravanas

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Peso Bruto das Autocaravanas

Mensagempor hnunes2 » segunda ago 04, 2008 10:51 pm

Boa noite a todos os prezados companheiros e companheiras.

Acaba de chegar ao stand a minha autocaravana e, de imdediato, fui testar o peso em vazio.

Para que não seja suprimido este post, não vou citar a marca mas penso que , mais ou menos, todas as marcas têm a mesma estratégia comercial,

Peso Bruto homologado 3.500 Kgs
Peso de base em ordem de marcha no catálogo 3.160 Kgs. *
Peso de base conferido na báscula 3.319 kgs.

Variante no catálogo de mais ou menos 5% o que me impede de qualquer reclamação.

O engodo está muito bem montado pois 5% de variação eleva o peso em ordem de marcha para 3.318 kgs cuja utilização total da margem me surpreendeu.

* A báscula utilizada funciona com arredondamento de 20 em 20 kgs.

Os 340 kgs de carga útil esfumaram-se num ápice restando apenas 181 kgs disponíveis

Homologada para 4 ocupantes sendo que a uma é concedido o peso de 75 kgs as 3 restantes terão de ser bem leves.

Depois, não é possível transportar o que quer que seja em termos de roupas, alimentos, louças, artigos de lazer, etc etc. nem tão pouco adequar a autocaravana ao conforto que fomos sonhando enquanto juntavamos o dinheiro para a aquisição de um prazer que, depois de uma vida de trabalho, entendo ser merecedor.

Esta situação, consentida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, é de todo inaceitável e contra os autocaravanistas pois não demorará, tal como já vai acontecendo pela Europa, que a BT comece a controlar os pesos das autocaravanas e então teremos muitas contravenções e apreensões de veículos na sequência duma lamentável falta de cuidado e de zelo profissional por parte da entidade reguladora.

Deixo esta nota para que os companheiros se apercebam do que se passa no comércio de autocaravanismo e se protejam no acto da compra contra estas manobras comerciais... ou outro nome que lhe queiram dar...

As minhas melhores saudações

Hélio Nunes
hnunes2

Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm

Mensagempor Nuno Pires » segunda ago 04, 2008 11:11 pm

Boa noite companheiro Hélio, este teu post não me estranha muito, pois eu com a minha primeira AC (Ramona I) quando foi a primeira inspecção chumbou, e chumbou por uma simples razão, peso excessivo, resumindo, tive que retirar bilhas de gás, mala de ferramentas, vazar os depósitos todos, e retirar todos os utensílios certos e permanentes, enfim parecia que ia para o stand. Resultado passou sem muita folga, concelho do inspector, pedir amolgasse para pesado de passageiros (acho que é assim), problema logo de seguida, a venda/troca seria muito mais difícil vender uma AC que nem todos podem conduzir.
É o Portugal que temos, bom ou o Portugal ou os portugueses???

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor pressler » terça ago 05, 2008 10:22 am

Bom dia companheiros!

O tema é interessante, mas a parte do :"é o Portugal que temos", não concordo muito!
O peso de 3500kgs em todas as autocaravanas tem sido algo que me intriga deveras e é assunto bastante discutido entre mim e o Rui.
Como é possivel ter uma AC de 5,40m a pesar 3500Kg e ter outra de 7,30m a pesar exactamente o mesmo? Aliás há ACs de 7,30 que levam 6 ocupantes, enquanto as mais pequenas levam apenas 4, acabando todas nos mesmos 3500kgs.
As ACs têm cada vez mais espaço para guardar coisas(grandes garagens na traseira onde até levam motas).
A questão não está em Portugal, mas sim nos fabricantes(alemaes,italianos, espanhois).
Creio que a policia portuguesa tem andado mais preocupada com os transportadores portugueses, por causa de não fazerem bem as guias de acompanhamento,com os fornecedores de produtos tb por causa da falta ou incorrecção das guias e principalmente com os carros pesados que transportam contentores e areias. Estes ultimos são os mais perigosos quando têm carga em excesso, pois numa travagem a fundo não há travoes que aguentem, fora os pneus que rebentam.
Não creio que a policia venha a andar atrás dos autocaravanistas para saber se levamos excesso de peso, pois somos veiculos de passageiros e não de carga. Normalmente procuram saber é pelos cintos, o que acho muito correcto.
Cumprimentos
Ana Pressler
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor jnunes » terça ago 05, 2008 6:05 pm

Boa tarde companheira Pressler.

Faça atenção porque nem todas as A/Cs têm 3.500 Kg. também as à com
2.800 e 3.100 e outros pesos.

Quanto à policia por fezes também nos pode mandar parar para verificar o peso.

Abraços e viagens
jnunes

Registado: quinta mar 06, 2008 11:55 am

Mensagempor Nuno Pires » terça ago 05, 2008 7:30 pm

Boa tarde a todos.
Para não criar confusão nos companheiros onde lê amolgasse do verbo amolgar deve ler-se sim homologasse, do verbo homologar é que com a AC amolgada, já passava na inspecção apesar do peso....
Que não sabe é como quem não vê.

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Re: Peso Bruto das Autocaravanas

Mensagempor time_out » quarta ago 06, 2008 8:37 pm

hnunes2 Escreveu:.....Para que não seja suprimido este post, não vou citar a marca mas penso que , mais ou menos, todas as marcas têm a mesma estratégia comercial,....

É importante saber qual a marca. Citar uma marca não é publicidade, ainda por cima num tema tão sensivel.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes