Boa noite a todos os prezados companheiros e companheiras.
Acaba de chegar ao stand a minha autocaravana e, de imdediato, fui testar o peso em vazio.
Para que não seja suprimido este post, não vou citar a marca mas penso que , mais ou menos, todas as marcas têm a mesma estratégia comercial,
Peso Bruto homologado 3.500 Kgs
Peso de base em ordem de marcha no catálogo 3.160 Kgs. *
Peso de base conferido na báscula 3.319 kgs.
Variante no catálogo de mais ou menos 5% o que me impede de qualquer reclamação.
O engodo está muito bem montado pois 5% de variação eleva o peso em ordem de marcha para 3.318 kgs cuja utilização total da margem me surpreendeu.
* A báscula utilizada funciona com arredondamento de 20 em 20 kgs.
Os 340 kgs de carga útil esfumaram-se num ápice restando apenas 181 kgs disponíveis
Homologada para 4 ocupantes sendo que a uma é concedido o peso de 75 kgs as 3 restantes terão de ser bem leves.
Depois, não é possível transportar o que quer que seja em termos de roupas, alimentos, louças, artigos de lazer, etc etc. nem tão pouco adequar a autocaravana ao conforto que fomos sonhando enquanto juntavamos o dinheiro para a aquisição de um prazer que, depois de uma vida de trabalho, entendo ser merecedor.
Esta situação, consentida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, é de todo inaceitável e contra os autocaravanistas pois não demorará, tal como já vai acontecendo pela Europa, que a BT comece a controlar os pesos das autocaravanas e então teremos muitas contravenções e apreensões de veículos na sequência duma lamentável falta de cuidado e de zelo profissional por parte da entidade reguladora.
Deixo esta nota para que os companheiros se apercebam do que se passa no comércio de autocaravanismo e se protejam no acto da compra contra estas manobras comerciais... ou outro nome que lhe queiram dar...
As minhas melhores saudações
Hélio Nunes