Ideal autocaravanista! O que é?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Aujtocaravanismo não é igual a Autocampismo

Mensagempor josegon_calves » terça Oct 25, 2011 6:40 am

Bom dia,

Não queria reentrar nesta discussão, do sexo dos anjos, já que todo o mundo sabe que os anjos não têm sexo, logo, são neutros, o que quer que isso queira dizer!!!

Segundo o meu ponto de vista, o "Ideal Autocaravanista em Portugal" é:

1º. - Poder fazer Campismo onde bem me apetecer, quando bem me apetecer, apenas porque sou superior, já por isso sou dono de uma autocaravana!

2ª. - Porque tive poder económico para adquirir este estatuto de "autocaravanista" quero uma "Lei" que me permita ser olhado como Automobilista, quando for para estacionar na via pública em igualdade de tempo, não de circunstâncias, com os restantes automobilistas!!!

3º. - Também pelo mesmo motivo, e porque sou mais esperto que os restantes, quero também uma "Lei" que me atribua o estatuto de "Turista" , Itinerante, se fôr possível, se bem que me agrade mais o direito de ficar dias, semanas, meses a fio nos mesmíssimos locais!!!!

4º. - Também pelo mesmo motivo, e também porque quero ser mais que todos os restantes utilizadores do espaço público, quero uma "Lei" que obrigue as Entidades Administrativas a criar-me condições de estacionamento/acolhimento nos locais de eleição, à beira-mar, de preferência, sem custos. Os labregos e os bacocos que paguem que eu já gastei todos os meus recursos económicos em adquirir uma autocaravana por livre e espontânea vontade!!!!

E se estes 4 motivos não forem os suficientes, estou decidido a criar todos os mecanismos para impôr essas mesmas regras a toda a Sociedade!!

Este, é, sem dúvida, o "Ideal Autocaravanista em Portugal"!!!

Assim, não vai o Autocaravanismo Itinerante a lado nenhum!!!!

Assim é querer impor o Autocampismo a toda uma Sociedade que o condena e que é proibido por Lei!!!

Um abraço e até sempre,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Paulo » terça Oct 25, 2011 8:23 am

Bom dia,

A FEAA Federacion Espagnola de Associaciones Autocaravanistas é associada da Fédération Internationale des Clubs de Motorhomes ... FICM, e o seu site mostra no topo das páginas, à direita: "Miembro de la F.I.C.M."

Fédération Internationale des Clubs de Motorhomes. Site Internet : http://www.ficm-aisbl.eu

Membres

Belgique LNMC Ligue Néerlandophone des Motorhome Clubs
Belgique LFBCM
Ligue Francophone Belge des Clubs de Motorhomes

Espagne
FEAA
Federacion Espagnola de Associaciones Autocaravanistas
www.feaa.es

France
FFACCC
Fédération Française des Associations et Clubs de Camping-Cars

Allemagne
RU
Reisemobil Union

Grande-Bretagne
MCC
Motor Caravanners Club

Italie
ASSOCAMPI
Associazione Campeggiatori Itineranti

Italie
CCI
Camper Club Italia

Italie
UCA
Unione Club Amici

Luxembourg
FLM
Fédération Luxembourgeoise de Motorhomes

Portugal
FPA
Federaçao Portuguesa Autocaravanismo

Suisse
CCCSR
Camping Car Club Suisse Romand

Grèce
HMC
Hellenic Motorhome Club
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor txinho » terça Oct 25, 2011 9:06 am

Mcas Escreveu:Vivam!

.........

Também nesta questão do “ideal autocaravanista” há muito desacordo -e parece-me mesmo que algum é “só para chatear” -uns e outros insistindo nas suas ideias e convicções. Nada contra da minha parte, mas pouco produtivo.
Pede-se a definição de um ideal, mas até agora só apareceu uma, logo diluída e alargada a outros referentes. Uma vez mais nada tenho contra, mas parece-me um alargamento desvalorizante, na medida em que se reconhece que os referentes são distintos. De facto, e repito-me, cada um definirá o ideal que entender, aquele onde se quiser rever, embora deva reconhecer aos outros, na definição do seu ideal, um princípio base de autonomia. Tem pontos de contacto com outros? E daí?
Há que entender uma coisa: o autocaravanismo quer independentizar-se, quer autonomizar-se, uma vez que chegou a um estado maduro: sabe o que é, o que necessita, para onde quer ir. Pretender amarrá-lo a um conceito (o de campismo) do qual sente não fazer parte formal, é cercear uma liberdade que é um direito.
O autocaravanismo não é apenas mais uma modalidade de turismo (ainda que) itinerante, inclui uma vertente automobilística, um código ético e uma identidade plasmada numa federação.
Os “ventos” da Europa apontam para a frente, para a autonomia do autocaravanismo, primeiro em associações locais e depois em federações nacionais. Em Portugal, uma vez mais, aponta-se para trás, para a tradição –o campismo, todos iguais- que nos afasta da modernidade.
.......

Boa semana.

Bom dia a todos,
Estava a ver se me conseguia abster deste tipo de discussões que a meu ver de nada servem, pois só demosntram a dificil transição que o Autocaravanismo está a sofrer neste momento, com o choque de ideais de gerações.
Somente intervi porque por tudo que li o que me identifico em opinião é com o companheiro Mcas, e tambem para qestionar o companheiro josegon_calves de afinal qual é a posição dele em relação ao Autocaravanismo, pois de todos os post que li só vi comentários negativista e apoio ás autarquias anti AC :? .
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Re: Aujtocaravanismo não é igual a Autocampismo

Mensagempor ruca » terça Oct 25, 2011 3:27 pm

josegon_calves Escreveu:Bom dia,

Não queria reentrar nesta discussão, do sexo dos anjos, já que todo o mundo sabe que os anjos não têm sexo, logo, são neutros, o que quer que isso queira dizer!!!

Segundo o meu ponto de vista, o "Ideal Autocaravanista em Portugal" é:

1º. - Poder fazer Campismo onde bem me apetecer, quando bem me apetecer, apenas porque sou superior, já por isso sou dono de uma autocaravana!

2ª. - Porque tive poder económico para adquirir este estatuto de "autocaravanista" quero uma "Lei" que me permita ser olhado como Automobilista, quando for para estacionar na via pública em igualdade de tempo, não de circunstâncias, com os restantes automobilistas!!!

3º. - Também pelo mesmo motivo, e porque sou mais esperto que os restantes, quero também uma "Lei" que me atribua o estatuto de "Turista" , Itinerante, se fôr possível, se bem que me agrade mais o direito de ficar dias, semanas, meses a fio nos mesmíssimos locais!!!!

4º. - Também pelo mesmo motivo, e também porque quero ser mais que todos os restantes utilizadores do espaço público, quero uma "Lei" que obrigue as Entidades Administrativas a criar-me condições de estacionamento/acolhimento nos locais de eleição, à beira-mar, de preferência, sem custos. Os labregos e os bacocos que paguem que eu já gastei todos os meus recursos económicos em adquirir uma autocaravana por livre e espontânea vontade!!!!

E se estes 4 motivos não forem os suficientes, estou decidido a criar todos os mecanismos para impôr essas mesmas regras a toda a Sociedade!!

Este, é, sem dúvida, o "Ideal Autocaravanista em Portugal"!!!

Assim, não vai o Autocaravanismo Itinerante a lado nenhum!!!!

Assim é querer impor o Autocampismo a toda uma Sociedade que o condena e que é proibido por Lei!!!

Um abraço e até sempre,

Companheiro fale por si, se para si autocaravnismo é o que escreve tudo bem.

Para mim é bem diferente e bem simples:
quando circulo e estaciono na via publica com a minha AC não quero nem mais previlegios nem mais obrigações do que quando o faço com o meu carro do dia a dia, pago impostos com os dois da mesma forma.
Tanto com a AC como com o carro procuro respeitar os outros e as regras de transito incluindo as de estacionamento, mas não respeito nem aceito sinais descriminatórios e que nem existem no codigo de estrada e são fruto da imaginação de alguns Pseudo-Autarcas.
Não estaciono a tapar a visibilidade de lojas e afins.
e na via publica só estaciono.
portanto não percebo tanta polémica, parece que alguem anda por ai a querer muito protagonismo....
isto é tão simples é só uma questão de bom senso e educação.
não percebo porque se implica e embirra tanto com as ACs.
No fim de semana de 15/16 de Outubro fui dar uma volta, entre outros locais fui até S. Jacinto, no percurso ao longo da ria vi montes de pescadores, com os seu carros ligeiros estacionados meio na berma meio na estrada, com tendas montadas, com mesas na rua fogareiros etc.
mas tudo bem não se deslocavam de Auto Caravana não tem problema, caso contrário era o fim do Mundo em Cuecas, era selvagaria assim já não é. Porque?????
agora pergunto pelo aparato muito mao, deve sever grande impacto ambiental pois no regresso e isto no domingo ao fim do dia muito lixo ficou espalhado no chão, alguns deles ali passram sabado e domingo, onde despejaram aguas onde descarregaram as sua necessidades? será que só por se deslocarem de carro isso já não importa a ninguem?
Bom senso e boas voltas a todos
Saúde
Rui Vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » terça Oct 25, 2011 5:19 pm

Companheiros:
Não posso deixar de lembrar que se as ACs tivessem - NA PRÁTICA - os mesmos direitos de todos os outros veículos ligeiros, ou pelo menos dos veículos automóveis do mesmo gabarito, estávamos nós bem. O problema é as ACs serem tratadas no dia a dia como veículos de segunda, à custa de muita inveja, preconceito e coisas que tais.
Ao contrário da falácia que alguns pretendem fazer passar, nenhum autocaravanista quer mais direitos que os outros.
Um exemplo: quantos lugares estão, por regra, marcados no solo, em qualquer área turística nobre, tipo marginal de praia ou de rio, para veículos do género Fiat Panda, Opel Corsa ou Renault Clio? Centenas!! E para ACs? Zero!...
Se num desses locais estacionar o camião do peixe ou das mobílias, com os mesmos 7 ou 8 metros de comprimento, ocupando 3 ou 4 lugares, ninguém implica. E o que acontece se for uma AC? Adivinhem só...
Acresce à festa que paguei mais de 50% de impostos quando adquiri a minha AC, percentagem efectiva talvez nem sempre alcançada na aquisição de outros veículos, como será o caso dos ligeiros comerciais, cujo valor desconta em despesas de contabilidade das empresas. A autarquia recebe acessoriamente todos os anos uma percentagem do valor do Imposto Único de Circulação que tenho de pagar. A AC consome também mais gasóleo do que a maioria dos veículos ligeiros por cada centena de quilómetros percorridos e, por isso, origina comparativamente mais receitas para o Estado do que muitos dos veículos que conosco concorrem para o estacionamento e outras mordomias naturais.
Alguma alma iluminada me sabe então explicar porque não hão-de os autocaravanistas ter o mesmo direito de lobby que já é reconhecido àqueles que nos querem obrigar a recolher (à força...) a um parque de campismo? Ou já esqueceram porventura que muitos dos nossos autarcas não passam, também eles, de "lobbystas profissionais" pró-campistas, embora travestidos de pessoas apenas muito preocupadas com as más práticas (condenáveis, diga-se) de alguns dos nossos companheiros?
Dito isto, quando se discute o ideal autocaravanista, para mim começa por ser o sonho de sermos um dia tratados com os mesmos direitos dos outros e na proporção do sacrifício financeiro que tivemos de fazer no passado e que fazemos todos os dias para o bem comum, através dos nossos impostos.
Quanto à invocação de labregos e bacocos, uma vez que a maioria de vós não tem de aturar aquilo de que não gosta, calo-me para não fazer descer o nível da conversa...
Editado pela última vez por Henrique Fernandes em terça Oct 25, 2011 6:55 pm, num total de 1 vez.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Eugénio Rodrigues » terça Oct 25, 2011 6:43 pm

Boa noite a todos

Caros companheiros autocaravanistas e autocampistas

E porque o tema central é o ideal autocaravanista, tal como qualquer outro ideal, será sempre subjectivo, e como tal, dependente da vontade/sonho de cada um. E poderia citar comparativamente muitos outros ideais: o de carro; o de mulher; o de casa; o de vida, etc.

Facilmente chegaremos à conclusão que o que pode ser um ideal para mim jamais será para outros... Ora tentar consensos neste tipo de coisas é pura perda de tempo: jamais alguém que gosta de loiras vai passar a gostar de morenas, só porque estas são as preferidas da maioria... Jamais um autocaravanista perfilhará o ideal autocampista...

No autocaravanismo haverá sempre autocampistas e autocaravanistas, e a maioria claramente serão autocampistas, e enquanto assim for, continuarão a existir autarquias a querer correr com estes últimos... Eu se fosse autarca fazia tudo o que estivesse ao meu alcance para meter os autocampistas (carros, motas, autocaravanas etc.) dentro dos parques de campismo, deixando em paz os autocaravanistas.

Pela via do autocampismo não vamos a lado nenhum, ou melhor, vamos a passos largos do litoral para o interior... só não vê isto quem não lhe interessa ver...

Defina-se claramente o que é campismo na via pública (se é que já não está claramente definido), autuem carros, caravanas, motas, autocaravanas, etc... e deixem em paz quem visita e circula em igualdade de circunstâncias com as demais viaturas...

Será pedir muito?
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Mensagempor Paulo » terça Oct 25, 2011 10:58 pm

Boa noite,

Em face deste tipo de troca de ideias, penso que não deverá haver nenhum mau estar entre os parcticipantes, pois os temas são apresentados e comentados consoante o entendimento de cada um. Não é de esperar a formulação de acordos ou tratados.

São temas que tocam esta actividade turística, e os seus adeptos, pelo que a discussão com elevação é salutar e leva a conclusões. Em meu ver, foi o que aconteceu ao longo destes últimos dias neste tópico.

É claro que não é nos fóruns ou outros locais de encontro virtual que iremos decidir o futuro, no entanto, o encontro frequente fora destes espaços é algo impossível, pelo que deveremos aproveitar as plataformas que temos à nossa disposição para debatermos todos os temas, incluindo estes de carácter mais estratégico ou conceptual.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor VítorEsteves » terça Oct 25, 2011 11:08 pm

Eugénio Rodrigues disse:
No autocaravanismo haverá sempre autocampistas e autocaravanistas, e a maioria claramente serão autocampistas, e enquanto assim for, continuarão a existir autarquias a querer correr com estes últimos... Eu se fosse autarca fazia tudo o que estivesse ao meu alcance para meter os autocampistas (carros, motas, autocaravanas etc.) dentro dos parques de campismo, deixando em paz os autocaravanistas.

Eu não diria melhor!!!
Não sou autarca e daria o meu contributo para meter os autocampistas (proprietários de autocaravanas, carros, furgões, carroças, camionetas ou de um simples par de botas e de uma mochila) dentro dos parques de campismo (o local para onde eu vou quando quero fazer campismo), de modo a que a imagem do autocaravanismo saísse mais valorizada.

Para mim, o ideal autocaravanista é poder usufruir da minha autocaravana, em perfeita simbiose com o ambiente sócio/cultural e ambiental dos espaços onde me vou inserindo, de tal modo que, quando me despeço de uma localidade o faço com a consciência de que quando regressar serei bem-vindo.
Preocupo-me mais em ter a consciência tranquila que advém de uma conduta eticamente correcta, assente em príncípios como:
"respeita, se queres ser respeitado" ou
"faz ao outros o que gostarias que te fizessem a ti"
do que a origem etimológica do termo autocaravanismo.

Saudações
Blog: http://autocaroladas.blogspot.com/

Surja oportunidade e... a Duquesa II rola...
VítorEsteves

Registado: domingo fev 14, 2010 9:25 pm

Mensagempor fj2011 » terça Oct 25, 2011 11:30 pm

""Eu se fosse autarca fazia tudo o que estivesse ao meu alcance para meter os autocampistas (carros, motas, autocaravanas etc.) dentro dos parques de campismo, deixando em paz os autocaravanistas. ""

se fosse autarca fazia tudo o que os outros fazem....NADA!!!....eheheh!!!

Companheiros Vitor e Eugénio, PIOR É QUANDO nessas localidades não existam parques de campismo.
Por exemplo: como faziam se fossem autarcas nos concelhos de Santarém , Chamusca ou em Coruche....?? :?
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Autocampismo não é Autocaravanismo

Mensagempor josegon_calves » quarta Oct 26, 2011 6:58 am

Bom dia,

Não vou entrar em considerações pessoais, se bem que aqui se tem defendido, sistemáticamente e efectivamente, questões pessoais, clubísticas e outras coisas tais, que ultrapassam em muito a defesa efectiva do Autocaravanismo Itinerante!

Se um proprietário de uma autocaravana, ao adquiri-la por livre e expontânea vontade, logo sem alguma obrigação legal para o fazer, não tem a consciência necessária do que está a fazer/adquirir, NÃO PODE, à posteriori, vir a exigir Direitos e Regalias que nenhuma outra viatura, Ligeira de Passageiros, tem!!!!

Uma Autocaravana não é mais que uma Viatura Ligeira de Passageiros usada para LAZER!!!

Se os proprietários de autocaravanas querem, à viva força, lugares específicos em tudo quanto é sítio para seu exclusivo benefício, devem procurar simplesmente os Parques de Campismo que possuem todas as condições necessárias para a Prática de Campismo, já que esta é PROIBIDA na Via Pública!!!

Se os mesmos proprietários de autocaravanas querem ser tratados como uma normal Viatura Ligeira de Passageiros, de LAZER, e ter o direito de circular e estacionar em igualdade de circunstância com todas as Viaturas Ligeiras de igual gabarito, não podem fazer exigências estaspafurdias nem quererem ser mais espertos que os outros!!!

Defendo toda a Entidade Administrativa que decida erradicar o Campismo da Via Pública, Proibido por Lei, incluindo Autocampismo e todas as formas de Campismo, Itinerante ou Fixo!!!!

Monte Gordo, Porto Covo, Portimão, Peniche, etc., etc., etc., tem todo o Direito de correr com os proprietários de autocaravanas que querem permanecer dias a fio, semanas a fio, meses a fio, sob os mais variados pretextos, como os mais recentes "aquistas termais", que teimam em permanecer meses a fio às portas das Termas para pretensos tratamentos!!!!

E não existem Clubes, dignos desse nome, nem pessoas ou coisas, que venham agora exigir, por Lei, o direito de impôr a sua presença em locais onde a mesma é considerada indesejável, nefasta e prejudicial!!!!

Esta é a minha prespectiva sobre a imensa polémica que tem surgido nos últimos anos!

Defendo as Autarrquias que queiram efectivamente disciplinar os Autocampistas mesmo que estes venham a ter representação "Clubística", "Federativa" ou até, em última instância, força de Lei através dos imensos lobbis que se formam por aí!!!!!

Sou Autocaravanista Itinerante há mais de 20 anos, NUNCA precisei do "apoio" de nenhum Clube ou Federação para praticar Autocaravanismo Itinerante em igualdade de circunstâncias com todos os demais utilizadores do espaço Público!

Exigo apenas o direito de ser tratado como uma qualquer Vatura Ligeira de Passageiros de igual gabarito sempre que estiver a bordo da minha autocaravana.

Não me assusta, nem limita a minha Liberdade, se uma Autarquia decidir interditar o uso de determinado local a toda e qualquer viatura de igual gabarito à minha autocaravana, pelos motivos que tão conhecidos e reconhecidos que são como a Prática efectiva de Campismo e Autocampismo na Via Pública!!!!

Se querem praticar Campismo, disfarçado ou não, que o façam nos Parques de Campismo!!!!

Se uma Localidade não possuir os referidos Parques de Campismo, porque não é obrigada por Lei, que as Autoridades Policiais tenham a Dignidade de actuar e autuar sem apelo nem agravo todo o que esteja em contravenção!!!!

Se a Lei ainda não possui os mecanismos necessários para se actuar em conformidade contra a Prática de Campismo, que o Legislador trabalhe e crie esses mecanismos/Legislação apropriados à perseguição e Punição dos Campistas, Itinerantes ou Fixos, usem eles o meio de transporte que usarem!!!!

Será pedir muito????

No entender dos Autocampistas, é!!!!!!

Querem apenas, por Lei, o direito de serem mais espertos que os restantes e terem sempre uma oportunidade de praticar Campismo na Via Pública onde bem quiserem e onde bem lhes apetecer!!!

E ninguém ouse lutar contra os Autocampistas, que movem mundos e fundos!!!!!!

Mas eu não me calo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abaixo o Autocampismo na Via Pública!!!!!!!!!

Um abraço e até sempre,[/u]
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor edurana » quarta Oct 26, 2011 8:08 am

Bom dia companheiros:
Havemos em 2089, os nossos netos claro de estarem a debater este tema. Concordo um pouco com todos, e tambem com o companheiro Gonçalves. Mas este companheiro só não tem razão numa coisa, as autoridades não expulsam os autocampistas, as autoridades perseguem os autocaravanistas. Se o companheiro, chegar a Monte Gordo, ou a muitos lugares deste País, e quer estacionar, esse permissão está-lhe vedada, só porque, simplesmente, é autocaravanista. O erro está aí, e é isto que nós reclamamos. Agora contra o autocampismo, estamos todos de acordo.
Um grande abraço para todos.
edurana

Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am

Autocampismo não é Autocaravanismo

Mensagempor josegon_calves » quarta Oct 26, 2011 12:03 pm

edurana Escreveu:....
Mas este companheiro só não tem razão numa coisa, as autoridades não expulsam os autocampistas, as autoridades perseguem os autocaravanistas. Se o companheiro, chegar a Monte Gordo, ou a muitos lugares deste País, e quer estacionar, esse permissão está-lhe vedada, só porque, simplesmente, é autocaravanista. O erro está aí, e é isto que nós reclamamos. Agora contra o autocampismo, estamos todos de acordo.
Um grande abraço para todos.

Caro Companheiro Edurana,

Permita-me que lhe diga que esta afirmação é falsa!!!

E eu próprio sou a prova de que essa afirmação é falsa. Estive à dois anos em Vila Real de Stº. António, três dias, onde existe muita sinalética contra o estacionamento de autocaravanas, sejam campistas ou não já que essa separação do trigo do joio é mais difícil de destrinçar, e não tive sequer uma única chamada de atenção das Autoridades Administrativas e/ou Policiais.

Verdade seja dita, em três dias prenoitei em dois locais diferentes, e nenhum deles foi "no sítio do costume", porque simplesmente me afastei deles, incluindo Monte Gordo, onde a pratica de Campismo por parte de proprietários de autocaravanas é uma constante!!!

E quem disser o contrário está a mentir!!!

Afastem-se os Autocaravanistas Itinerantes dos locais onde os conflitos são uma constante e não terão problemas com nenhuma Autoridade!

Agora não acho correcto virem à praça pública e à imprensa condenar uma Entidade Administrativa, que não os convidou, porque estavam nos locais do costume!!!!!

Como alguém já afirmou, e eu confirmo, a grande maioria dos proprietários de autocaravanas não é, decididamente, mais que um Autocampista, Oportunista!!!!!

E enquanto estes não forem extinguidos da Via Pública, apenas pela prática de Campismo na Via Pública, não vamos a lado nenhum nem temos o direito de condenar ninguém por querer pôr ordem na sua casa!!!!

Era o que mais faltava!!!!!

Daí que eu apoie incondicionalmente toda e qualquer Autarquia que decida enveredar pela erradicação do Campismo, e do Autocampismo, mesmo que Itinerante!!!! Desloque-se este em que meio se deslocar!!!!!!!

Um abraço e até sempre,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor edurana » quarta Oct 26, 2011 12:12 pm

Companheiro Gonçalves:
A minha afirmação não é falsa, se o amigo for a Monte Gordo e quizer estacionar a sua autocaravana em qualquer parque de estacionamento, não estou a falar nos campos junto á praia, encontra placas a proibir a entrada nesses parques a autocaravanas. Diz lá em Portugues : Excepto a autocaravanas. E estou a falar de Monte Gordo como podia falar de outros parques de estacionamento do nosso País.
Portanto, é este tipo de descriminação que eu não aceito. Eu só quero estacionar para visita, se um ligeiro pode parar e os seus ocupantes irem a um restaurante almoçar, porque é que eu não posso?.
Um grande abraço para si
edurana

Registado: terça abr 21, 2009 8:32 am

Mensagempor ECosta » quarta Oct 26, 2011 6:24 pm

Companheiros, boa tarde a todos
O meu ideal autocaravanista é o oposto ao ponto de vista do JOSEGON_CALVES, em referência aos quatro pontos (1º,2º,3º,4º) que postou neste tema no dia 25 de Outubro.
Sou cidadão com direitos e deveres cívicos iguais ao do Presidente da Republica, (felizmente)
Em simultâneo sou peão e automobilista.
Antes de chegar a condição de autocaravanista, utilizei o meu automóvel nas deslocações para a prática de campismo. Utilizei tenda, atrelado/tenda e caravana, em suma fiz o percurso que entendi ser o melhor para o meu espirito de aventura e interesse no conhecimento de outras culturas e paisagens, mas sempre com o ideal de humanismo civilizado, respeitando e defendendo o ambiente em todos os seus vectores, inclusive dentro dos parques de campismo.
Este meu esclarecimento servirá para dizer que tenho algum conhecimento do modo onde e como se pratica o campismo.
Se eu quisesse continuar apenas com a modalidade de campista, teria continuado com o equipamento que tinha (caravana). A minha opção foi fazer campismo quando por bem o entender (parques de campismo), ou fazer autocaravanismo quando outros interesses o justificar. Campismo faço em parques de campismo ou similares. Como autocaravanista, procedo como um automobilista com um automóvel ligeiro.
Falando (escrevendo), de automobilista. Todos aprendemos as regras, os sinais e a boa e segura condução. Fizemos exames sobre as ditas, no entanto muitos conduzem sem consciência e sem respeito pelos outros utentes da via pública, alguns têm comportamentos quase de assassinos.
Para colmatar esses erros e a má educação automobilista, existe as autoridades fiscalizadoras cuja acção punitiva pode ir ao ponto de ser retirado o título de habilitação de conduzir.
Este é um pequeno exemplo que os companheiros conhecem bem.
Sobre o AUTOCAMPISMO e AUTOCARAVANISMO, não tenho conhecimento que clube algum ou federação do autocaravanismo, defendam o campismo ou autocampismo na via pública, o que defendem é a igualdade (perante o código da estrada), para todos os veículos de classe e gabarito igual.
Se tiverem conhecimento ou acontecer verem tal atitude, aconselho a tomarem uma atitude, (é fácil, barato e dá milhões), por outras palavras, telefonam á polícia, não pagam nada, e dão um grande contributo para a imagem positiva do autocaravanismo que todos queremos defender.
Sobre o estacionamento (dias, semanas, meses a fio), na área onde vivo, não acreditem em tudo que se ouve dizer, falo (escrevo) com algum conhecimento de causa.
No meu concelho, nomeadamente na minha freguesia, o que aconteceu no respeitante á interdição das autocaravanas, em nada tem a ver com o autocampismo.
O companheiro Josegon_calves com a análise precipitada e com o apoio público que dê-o a câmara municipal, foi inconveniente e prejudicou muito mesmo muito o trabalho de um ano de contactos e boas vontades em prol do autocaravanismo, desculpem, vou repetir, CONTACTOS E BOAS VONTADES EM PROL DO AUTOCARAVANISMO, que diz defender.
Ainda sobre o estacionamento, aconselho a lerem o «capítulo III, artigo 163 e 164 da segurança rodoviária».
O companheiro Josegon_calves, mais uma vez aconselho a não precipitar-se em afirmações que podem não corresponder á actualidade. Pelo que percebi, o seu conhecimento sobre Monte Gordo é referente á dois anos, hoje poderá não ser assim. Para exemplo veja o que se passou na minha freguesia, a interdição de estacionamento às autocaravanas aconteceu na 3ª semana de Agosto, companheiro nosso que estivesse cá em Julho ou na primeira quinzena de Agosto, e não tivesse informação posterior, diria que o estacionamento é permitido.
O companheiro Josegon_calves afirma no portal Autocaravanista «que Portugal esta quase a 100% servido de áreas de serviço» para autocaravanas.
Em minha opinião não, dos 220 parques de campismo só 39 é que têm AS (áreas de serviço) para autocaravanas, dos 39 acima referidos, (oficialmente) só os parques da ORBITUR prestam este serviço de manutenção sem ser obrigatório pernoitar ou mesmo ficar um mínimo de 24 horas.
Para completar esta informação, com base na informação do roteiro “ CAMPING PORTUGAL 2011”, direi que, o parque de campismo de Monte Gordo não tem AS (área de serviço) para autocaravanas.
Cumprimentos a todos Pincos
ECosta

Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo nov 06, 2011 10:34 am

Companheiros:
O ideal autocaravanista também tem disto:

«It was good to see so many aires for motorhomes, that made travelling in Portugal much easier than in Spain»

Trata-se do elogio de um autocaravanista inglês que conheci recentemente no Parque Verde em Coimbra, comunicado através de mail, após o regresso a Inglaterra.
Claro que fiquei orgulhoso de, pelo menos nalgumas coisas, na perspectiva deste companheiro, estarmos a ganhar a nuestros hermanos!
Mas também não me escapou o "pormenor" de este gentleman se referir às AS fora dos parques de campismo, enquadrando-se perfeitamente no ideal que perfilho.
Claro que também há críticas (construtivas, diga-se) a Portugal. Poderão, querendo, consultá-las em: http://www.pippins.me.uk/
Achei particularmente delicioso o pormenor das casas-de-banho públicas do Mosteiro da Batalha, que nos define, em certos aspectos, até à medula...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes