Particulares tiram partido do que os Municípios deitam fora

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

autocaravanismo de longa duração

Mensagempor ahlagos » domingo fev 20, 2011 4:37 pm

Boa tarde,
Para complementar os anteriores posts de companheiros, pretendo só esclarecer o seguinte:
O Algarve está cada vez mais a ser procurado por autocaravanistas que vêm cá passar uma parte do Inverno. Isto, porque aproveitam o nosso clima favorável e evitam o dispendio de quantias elevadas com o aquecimento das suas casas em paises de Inverno rigoroso. O fenómeno não é novo, já há uns anos isto acontecia na zona de Marbella, no Sul de Espanha.
O Parque de Campismo de Olhão já tem, e muito bem, propostas de preços para longa duração no Inverno.
Só que......em Lagos, por exemplo, estão há quase 2 meses 2 AC junto ao cemitério (pasme-se), outra junto ás piscinas, outra no Porto de Mós, outra na Ponta da Piedade, etç etç, Passa-se por todo o lado e tambem obviamente na Praia da Rocha isso acontece, já que 1€ é irrisório. Como vêem passar longas temporadas, pretendem gastar o mínimo. Abastecem-se de água nos postos de combustíveis (fazem bicha no Intermache de Budens) e utilizam normalmente o Lidl e o Aldi, pois não têm confianças nos produtos de um país do 3º mundo... mas fazem os despejos "em andamento" ou em semidouros pluviais. Consomem e "usam o nosso país, mas as divisas que cá ficam são minimas!
Esta é outra realidade, bem diferentes dos que escolhem o nosso país para férias e que por isso trazem um plafond que lhes permite ir ao restaurante, fazer compras, apreciar o país e o nosso povo e que têm preocupações ambientais! Daí a má imagem que por vezes os autocaravanistas gozam nestas paragens e por parte de alguns autarcas.
Poderei estar enganado, mas parece-me que os companheiros do Norte não estão ainda confrontados com esta realidade.
Como disse de início, só pretendo com este post esclarecer o forum e assim contribuir para discussão deste tema.
Os meus melhores cumprimentos para todos!
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Re: autocaravanismo de longa duração

Mensagempor danibeja » domingo fev 20, 2011 5:05 pm

ahlagos Escreveu:Boa tarde,
Para complementar os anteriores posts de companheiros, pretendo só esclarecer o seguinte:
O Algarve está cada vez mais a ser procurado por autocaravanistas que vêm cá passar uma parte do Inverno. Isto, porque aproveitam o nosso clima favorável e evitam o dispendio de quantias elevadas com o aquecimento das suas casas em paises de Inverno rigoroso. O fenómeno não é novo, já há uns anos isto acontecia na zona de Marbella, no Sul de Espanha.
O Parque de Campismo de Olhão já tem, e muito bem, propostas de preços para longa duração no Inverno.
Só que......em Lagos, por exemplo, estão há quase 2 meses 2 AC junto ao cemitério (pasme-se), outra junto ás piscinas, outra no Porto de Mós, outra na Ponta da Piedade, etç etç, Passa-se por todo o lado e tambem obviamente na Praia da Rocha isso acontece, já que 1€ é irrisório. Como vêem passar longas temporadas, pretendem gastar o mínimo. Abastecem-se de água nos postos de combustíveis (fazem bicha no Intermache de Budens) e utilizam normalmente o Lidl e o Aldi, pois não têm confianças nos produtos de um país do 3º mundo... mas fazem os despejos "em andamento" ou em semidouros pluviais. Consomem e "usam o nosso país, mas as divisas que cá ficam são minimas!
Esta é outra realidade, bem diferentes dos que escolhem o nosso país para férias e que por isso trazem um plafond que lhes permite ir ao restaurante, fazer compras, apreciar o país e o nosso povo e que têm preocupações ambientais! Daí a má imagem que por vezes os autocaravanistas gozam nestas paragens e por parte de alguns autarcas.
Poderei estar enganado, mas parece-me que os companheiros do Norte não estão ainda confrontados com esta realidade.
Como disse de início, só pretendo com este post esclarecer o forum e assim contribuir para discussão deste tema.
Os meus melhores cumprimentos para todos!

Boa tarde,

Como é que o companheiro resolvia este problema?

Opine, porque todos nós já demos uma grande contribuição com as nossas ideias...

Concordo plenamente com as suas preocupações, e para fazer algo pode escrever para a Câmara Municipal a relatar esses factos; essas viaturas estando 2 meses sem sair do lugar, ou estão em estacionamento abusivo ou Acampadas, ambas as situações de competência directa da Câmara Municipal.

Grande abraço,

Danibeja

PS: Não vale a pena voltar a falar em aplicação da lei existente (acampamentos ocasionais), pois as ACs são estrangeiras, e não dá para as Câmaras Municipais notificar os infractores.
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Eugénio Rodrigues » domingo fev 20, 2011 6:01 pm

Companheiro ahlagos

No que ao Norte diz respeito, e falo essencialmente pela região do Grande Porto, as poucas ACs que por cá param/passam durante o inverno, a maioria são de origem espanhola e pouco tempo permanecem. O problema que tão bem descreve, por aqui, por enquanto, ainda não se verifica.

Parece-me que neste caso já não estamos a falar de turismo itinerante mas sim de residentes sazonais. Ora uma coisa é uma visita outra coisa é tomar de residência!

Quanto às autarquias, perante tal fenómeno, e perante os restantes, e falo mais uma vez do autocampismo, é natural que não estejam satisfeitas, e quem diz as autarquias diz os moradores...

Mas então afinal o que fazem as autarquias face ao problema(s)?

- Placas com proibido estacionar autocaravanas - fartei-me de as ver pelo Algarve este verão. Isto é o mesmo que dizer que somos todos "porcos e badalhocos", o que sabe bem que não é verdade…
- Constroem áreas de serviço para que possamos fazer descargas em respeito para com o meio ambiente? Onde estão elas? Será que são em número suficiente e se encontram estrategicamente colocadas?
- Actuam sobre os prevaricadores? - Estive em Monte Gordo, Quarteira, Armação de Pera e não me apercebi de nada!!! Monte Gordo dois parques em frente à praia onde se praticava campismo puro e duro e num deles até estava lá a placa “proibido estacionar autocaravanas”; Na Quarteira tudo proibindo, excepto junto ao circo - cheguei a pensar que aquelas autocaravanas todas que lá estavam pertenciam ao circo…; Em Armação de Pêra, apesar do sinal de estacionamento proibido a ACs, havia estacionamento, pernoita e campismo mesmo em frente à praia...

Mas afinal os nossos impostos só servem para dar dinheiro a ganhar a quem faz as placas?

Meu caro, poucos dias estive pela rua, acabei por ir para o parque de Armação de Pera: Foi o único parque que arranjei a preços não muito exagerados, relativamente próximo da praia que não se encontrasse sobrelotado.

Resumindo não sei se tão cedo voltarei ao Algarve, e digo isto com muita pena minha, mas ser “obrigado” a estar enjaulado e limitado a um parque de campismo... para isso é melhor dar a AC à troca por uma tenda ou caravana!!!

Parece-me que temos dois culpados no meio disto tudo: os autocaravanistas e as autarquias. Se cada qual fosse capaz de assumir a sua culpa, talvez se conseguisse resolver o problema…
A culpa nunca morre solteira…
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

autocaravanismo de longa duração

Mensagempor Paulo MB » domingo fev 20, 2011 6:19 pm

Boa tarde,
Sendo do Porto, também a mim me custa ir ao Algarve, pois já reparei que os autarcas não sabem atuar com os prevaricadores. Não os "metem nos eixos" e acabam por fazer o que um responsável nunca deveria sequer pensar: proíbem a prática do turismo itinerante em vez de criarem condições para os que, gostando do clima, queiram passar por lá mais tempo.
Eles acham que para isso já há os parques de campismo. Talvez, mas chegará essa resposta?
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

longa duração

Mensagempor ahlagos » domingo fev 20, 2011 9:46 pm

Boa noite companheiros,
Em primeiro lugar, só pretendi divulgar esta situação. Nada me move quanto à procura do Algarve por estrangeiros para passarem o Inverno. Antes pelo contrário. Têm é que ser enquadrados e devidamente regulamentados.
Um companheiro pede sugestões:
Proibir nunca foi solução! Ainda proibem o estacionamento à porta de nossa casa.......
.E não compete às autarquias regularem o autocaravanismo! Não têm competências (jurisdição), vocação, nem neste momento, capacidade financeira!
Temos que ser nós, as associações/clubes, a discutir esta problemática e propor soluções e caminhos! Se esperamos que venha do poder central ou local, virá disparate concerteza!
Que há falta de equipamentos, sejam Áreas de Serviço, sejam Parques de Caravanismo, também não tenho dúvidas. Basicamente só há Parques de Campismo, mas não chega! Têm eventualmente de ser criados outros tipos de equipamentos, propostas diversificadas para utilizadores diversificados!
ahlagos

Mensagempor Paulo » domingo fev 20, 2011 10:53 pm

Boa noite,

Como inicei este tema baseando-me em valores, talvez por força de formação ou deformação, e como o caríssimo companheiro ahlagos refere alguns tópicos (presumo que empíricos) associados ao possível montante não interessante desenvolvido pelos autocaravanistas que estacionam um pouco por aqui e por ali, resolvi complementar esta saudável discussão que estamos a travar, com mais alguns dados.

Refere a CCDR Algarve no estudo efectuado em 2008 que:

Ponto 2.d. (pág viii):
"Assim, para estimar uma possível receita que poderia caber às áreas de acolhimento das auto-caravanas (tomando o valor relativo ao custo/dia praticado noutros países) poder-se-á considerar que as 1.056.565 dormidas fora dos parques de campismo corresponderiam, grosso modo, a receitas na ordem de 3.170.000€/ano (se fosse cobrada uma quantia de 6€/dia)"

Ponto 1.e. (pág viii):
(...)Em termos meramente quantitativos, foi possível apurar, por via de inquérito, que a despesa média diária efectuada pelos auto-caravanistas (estrangeiros e nacionais, nos parques de campismo ou fora destes), varia entre os 34,6 e os 46,7€/dia.
(...)

"O turista veraneante estrangeiro, cujos gastos estão estimados em 100€/dia, permanece em média cerca de 5.9 dias na Região. Os auto-caravanistas, embora efectuem gastos médios diários menos interessantes, permanecem muito mais tempo na Região (42 dias em média para os estrangeiros e 10.7 para os nacionais), pelo que, embora o valor médio diário dos gastos dos auto-caravanistas seja inferior, a sua mais prolongada estada na Região resulta num valor global dos gastos superior ao que é deixado na Região pelo turista veraneante estrangeiro.
Por outro lado, os gastos efectuados pelos auto-caravanistas na Região contribuem para activar a pequena e média economia local que, nos meses de Outono, Inverno e Primavera tem reduções acentuadas na receita."

Sobre o que entra de divisas, recomendo que se faça o seguinte cálculo (talvez simples de mais...), tendo por base os seguintes valores da CCDR:

A despesa média diária dos autocaravanistas varia entre 34.6 e 46.7€/dia.

Dormidas fora de parques: 1.056.565/ano

Assim, e assumindo o valor mediano de 40.65€, o qual se encontra entre o valor máximo e mínimo do intervalo de gastos diários apresentado:

Valor anual em consumo = 1.056.565 * 40.65€ = ~43M€

Logo, tendo em atenção que se estão a perder mais de 3M€ por não haver estruturas em que a cobrança da pernoita seja efectuada, o volume de negócio andará na casa dos 46M€/ano.

Independentemente do rigor do cálculo, não será este montante considerado dinheiro? Será que já algum decisor fez as contas?

Abraço,
Editado pela última vez por Paulo em segunda fev 21, 2011 9:34 am, num total de 1 vez.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor ahlagos » domingo fev 20, 2011 11:01 pm

Corrijo o meu texto:
Onde digo estrangeiros, deve ler-se alguns estrangeiros!
Não me refiro obviamente a todos. refiro-me a alguns, ou melhor: tambem há este tipo de visitantes!
ahlagos

Mensagempor Eugénio Rodrigues » quarta mar 09, 2011 6:50 pm

Boa tarde companheiros e companheiras,

Foi publicada hoje, no Barlavento online, mais uma notícia relativamente a este assunto.

Aqui fica o link para análise: http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=47950
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Confusão!!!

Mensagempor josegon_calves » quarta mar 09, 2011 7:26 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Transcrevendo apenas:

".......
A questão é que é permitido estacionar uma autocaravana num parque para veículos ligeiros.
........."

Este pequeno pormenor corre o risco de desaparecer para gáudio de muito boa gente!!!

Quanto à eterna Confusão de Campismo versos Autocaravanismo, apesar de parecerem ser a mesma coisa, não o são!!!

Estão claramente tipificados os "sinais" que representem Prática de Campismo.

O que se tenta, a todo o custo, é misturar os conceitos para daí se poder obter os tais "postos de trabalho" e mais uns eurinhos no bolso de alguns!!!

Simples!!!

Realmente alguém teve ideias brilhantes, mas que urge desmascarar!!!

Quando me dirigo a um Parque de Campismo, raramente pago menos que 11€ por noite, sem electricidade.

É! É que se fôr para a prática de Autocaravanismo, com recurso a Parque de Campismo, num simples final de semana, ou pouco mais do que isso como aconteceu muito recentemente, nem electricidade quero porque dela não preciso!

Para manter as mordomias de um Hotel, ou fico em casa ou dirigo-me a um Hotel!

Isto, sendo eu a mandar nos meus destinos!!!

Agora quererem obrigar a este ou àquele local só porque existe uma Legislação especial de corrida que veio transformar a minha viatura Ligeira de Passageiros numa classe àparte sujeita a novas regras, regulamentos e interesses de meia dúzia de interessados no negócio do Turismo/Campismo/Parques de Autocaravanismo, francamente, aí eu digo NÃO!!!

Gostava, ainda assim, de saber que andou em negociações com o Exmº. Sr. Mendes Bota e Exmº. Sr. Câmara Pereira, num famoso Projecto de Lei para o Autocaravanismo, sem dar conhecimento (?) a nenhum Clube que represente o Autocaravanismo em Portugal e, talvez, nem a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal tenha sido tida ou achada no assunto em apreço!!!

Duvído que os dois, numa qualquer mesa de café, tivéssem tido a brilhante ideia de efectivar um Projecto de Lei, sobre uma matéria que nem dominam porque não são Autocaravanistas!!!!

Desculpem, mas dúvido!!!

Penso eu de que....

E os Companheiros e Companheiras também deveriam começar a pensar pelas vossas próprias cabeças e a não se deixarem levar por interesses que ao Autocaravanismo nada tem a acrescentar, só a tirar, para não dizer roubar!!!

Pensem!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor danibeja » quarta mar 09, 2011 8:32 pm

Boa noite,

Para os Algarvios ou quem tenha viajado para o Algarve recentemente, 30 000 Autocaravanas no Algarve neste momento, será um numero muito exagerado ou é mesmo uma realidade?

Em Portimão existe um Regulamento de Construção dos Parques de Estacionamento do Município?

Vou basear o meu comentário em apenas 10 000 (1/3), se o numero for este de Autocaravanas que permanecem no Algarve durante a época outono/inverno, esta afluência é um sério problema para esta região...

Agora, é um problema na negativa e na positiva...

Na negativa:

Destes 10 000 mais de 90% de certeza que são estrangeiros, logo, desses 9000 uma enorme percentagem são auto-campistas...

A agravar, existe uma ausência de punibilidade dos auto-campistas, em virtude da lei existente não ser de fácil aplicação, logo podem infringir à vontade...

Se a Assembleia da República, o Governo e Municípios nada fizerem, de ano para ano este fenómeno, tende a aumentar, e quem vai pagar a factura vão ser os Autocaravanistas Portugueses, mais uma vez, toca sempre aos mesmos...

Opinando: Se não houver um Regulamento de Construção dos Parques de Estacionamento do Município, muito provavelmente o parque de estacionamento até é legal, fala-se em recibos válidos, etc... , se calhar a ASAE nem vai conseguir autuar os proprietários... logo se verá...

Na positiva:

No meio destes Autocaravanistas, também os haverá Itinerantes, e os que deixam o seu dinheiro no comercio local, etc...

Dinheiro estrangeiro a entrar na nossa economia (ver cálculos apresentados pelo companheiro Paulo).

Muito à a fazer, mas o que precisamos é que se faça bem...

Ser contra a criação de legislação que regule o Autocaravanismo Itinerante, é ser a favor de nos empurrarem para os Parques de Campismo.

Não tenham dúvidas que o caminho mais fácil é a proibição, se as entidades ligadas ao Autocaravanismo Itinerante não se "mexerem", em breve só vamos poder estacionar nos parques de Campismo...

Tal como alguém diz: "O Autocaravanismo é uma forma de Campismo"
Quando existir legislação Eu direi: "O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo" , e sou eu que escolho quando quero fazer Campismo.

Grande abraço,

Danibeja

PS: no "projecto" 48horas realmente é um enorme exagero, eu tinha que vender a minha AC (não tenho garagem), mas apoio inequivocamente que com muitas melhorias poderia dar um grande projecto.
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

bom senso

Mensagempor decarvalho » quarta mar 09, 2011 9:36 pm

Meu caro Danibeja

parabens pelo seu post.

Claro que a pressão demografica faz com que apareçam leis ordenadoras.

não é com insinuações torpes e frases trauliteiras que se aprofunda a verdade objectiva. Lembram-me alguns a fabula do Pedro e do Lobo...gritar vem ai o lobo,vem ai o lobo, quando este não existe, nem é sequer de peluche é no minimo ridiculo...para o Pedro.

mas não se preocupe com o estacionamento da sua autocaravana em situações de não itinerância, nem de turismo em autocaravana...pois tem o codigo da estrada a que recorrer,e decerto que nao esta a pensar (como pessoa de bem e de bom senso, e AC itinerante que é) em estacionar a sua autocaravana um mes a fio frente aos jeronimos ou na marginal de quarteira etc...

e boas voltas e reviravoltas!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Demagogia

Mensagempor Paulo MB » quinta mar 10, 2011 12:22 am

Boa noite,
Tanta demagogia é demais.
Num dia defende-se uma proposta que previa um limite de 48h para as AC estacionarem na via pública, e logo a seguir, já se pode recorrer ao Código da Estrada, que não prevê esse limite!
Mas afinal qual deverá ser a regra?
A do bom senso, dirão uns, a da selva, outros, e porque não uma legislação a pensar nas AC, dirão outros.
Pois bem, sou de opinião de que já há propostas no ar, devidamente caucionadas pelo movimento AC, isto é, pelos clubes e associações que não estão parados e que representam a grande maioria dos AC que decidiram aí inscrever-se.
Mais uma vez, os que pensam que devem continuar independentes destas coletividades, terão de se sujeitar às regras que vierem a ser aprovadas por quem de direito. A opinião de cada um conta, mas a da maioria que se organizou, deverá prevalecer.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor Paulo » quinta mar 10, 2011 12:41 am

Boa noite,

Relativamente às 30.000 ACs, é óbvio que o Sr Joaquim Lourenço não percebeu que o Estudo da CCDR Algarve refere 37.000 ACs/ano e não um valor permanente ou instantâneo.

Já agora, naquele local há um ponto para despejo, muitíssimo primário, mas com ligação directa ao saneamento.

Sobre a concorrência desleal, também gostaria de saber o que pensam os hotéis sobre os bungalows instalados nos parques de campismo...
Será que estes não concorrem também numa vertente desleal com os quartos de hotel????

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Aleluia » quinta mar 10, 2011 3:05 am

Boas companheiros.
Só para completar a informação, para além do local para despejos ,tambem tem agua para quem quiser. Para isso terá que pedir ao vigia do parque a chave do respectivo local.
Não tenho a certeza, mas penso que o seu custo andará por volta de 1euro.

No meio de toda esta confusão, penso que a propria camara terá uma pequena dor de cotovelo, por haver alguem que particularmente toma uma iniciativa, que a propria camara já prometara á já algum tempo e, sem concretizar.
Já agora tambem lhes posso dizer, que todo o investimento feito no terreno, já está recuperado.
Cerca de metade do terreno vedado, está em terra, mas já estão a pensar compactá-lo e por brita. Local esse que será de futuro para as Autocaravanas, ficando o que está alcatroado para os carros, para o pessoal que quer ir há marina ou mesmo para a praia.

Saudações.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor josegon_calves » quinta mar 10, 2011 8:04 am

Paulo Escreveu:.........
Sobre a concorrência desleal, também gostaria de saber o que pensam os hotéis sobre os bungalows instalados nos parques de campismo...
Será que estes não concorrem também numa vertente desleal com os quartos de hotel????

Abraço,

Bom dia Companheiros e Companheiras,
Bom dia Companheiro Paulo,

Sem querer alongar muito mais apenas comento que esta questão será sempre uma das formas que alguém quererá aproveitar para, em nome de uma demagogia primária, querer disciplinar o Autocaravanismo na sua vertente Itinerante, procurando aí obter dividendos que de outra forma não seriam alançáveis!

Politicamente, na mais pura demagogia politica, elevarão em arco a bandeira da vitória ao mostrarem mais postos de trabalho criados e o terminus de uma imagem, que nem eu gostaria de ter à minha porta, centenas de autocaravanas num autêntico Parque de Campismo Selvagem!!!

Será necessária nova Legislação?

Provavelmente, sim!

Mas, antes de nova Legislação, que Regule apenas a Itinerância do Autocaravanismo, porque não pensar-se em pôr em prática, com Coimas/Sanções efectivas, pagas na hora, a TODOS, mesmo TODOS, os que forem surpreendidos na prática de Campismo na Via Pública???

Se a Legislação, que existe, não é pura e simplesmente respeitada por ninguém, nem mesmo pelos Municípios, nem mesmo pelas Autoridades, nem mesmo pelos Autocaravanistas, nem mesmo pelos Auto-campistas, será solução milagrosa uma nova Legislação discriminatória???

Não creio!!!

Comece-se pelas Fundações, imponham-se as Regras (coimas efectivas), e depois pensem na Estrutura e só depois, com o envolvimento dos Clubes efectivamente representativos, sejam eles quais forem, sem complexos, concluam a obra com a necessária Cobertura!

Aí terão certamente o meu apoio, o meu envolvimento, a minha participação, tal como dos 4, dos 40, dos 400, dos milhares de Autocaravanistas que respeitam as Regras de Ouro do Autocaravanismo Itinerante.

Pensem!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo