Algo vai mal no reino do autocaravanismo...

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Algo vai mal no reino do autocaravanismo...

Mensagempor Luis Agostinho » domingo mar 18, 2012 12:27 am

Boa noite Henrique Fernandes,

Obrigado pelas suas palavras e pela sua franqueza...já que mais não fôsse, porque percebi finalmente (apesar de pouco inteligente como insinua) os motivos que levaram o CAI a abandonar a Federação e só isso é o suficiente para achar que valeu a pena ter participado neste tópico. E porque membros da Direcção dos outros clubes não participaram, é um direito que lhes assiste, vamos ter de nos contentar só com sua versão dos factos. Que vale o que vale como é óbvio.

Obrigado mais uma vez.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo mar 18, 2012 10:43 am

Companheiro A748-2:
Os problemas da FPA são muitos, porque de facto são muitos os problemas que afetam o nosso autocaravanismo.
Neste contexto a FPA terá apenas a força que todos nos dispusermos coletivamente a ter, isto é, aqueles que partilham uma certa ideia de autocaravanismo.
Relativamente ao CAI não me pronuncio aqui, pelo menos para já.
Em primeiro lugar porque a decisão que referiu ainda não é "oficial".
Em segundo lugar porque, enquanto membro do CGA (ainda que não pertencendo agora aos seus corpos sociais), devo respeitar o espírito dos estatutos do clube (e da FPA, entidade à qual o CGA se vinculou) e não discutir o assunto em público - sobretudo porque envolve outro clube - antes de o mesmo ser abordado nos órgãos próprios (do CGA e da FPA) por quem de direito.
Em terceiro lugar porque respeito muito os companheiros do CAI, sendo que por alguns que conheço melhor tenho até uma grande estima pessoal, não sendo por isso elegante que falasse publicamente dos pormenores do "problema" antes deles próprios.
Por isso não haverá, pelo menos para já, a não ser que as coisas saiam dos carris, uma minha «versão dos factos».
Mas há um assunto que está de alguma maneira ligado a tudo isto e que, tendo sido muito bem fisgado pelo Alexandrechora, pode (e deve) aqui ser discutido: o da alegada «falta de obra feita» por parte da FPA.
Claro que haverá opiniões para todos os gostos. Será, como eu já disse, um pouco como a discussão dos penáltis.
Muita da atividade da FPA não é visível para o exterior. Não imaginam as coisas que já foram feitas em defesa do autocaravanismo de que falo, mas que nunca foram divulgadas. Poderão dizer que está então aí o erro. Falta de comunicação e divulgação! Talvez. Mas os companheiros que trabalham, nos 3 clubes e na FPA, não são profissionais da coisa. Somos todos, de facto, amadores e carolas. E cometemos (TODOS...) muitos erros enquanto aprendemos.
A somar a tudo isto, reconheço que a FPA (e até o CGA) poderiam, mesmo com os escassos recursos e capacidades de que dispõem (há ainda poucos companheiros associados...) ter feito um pouco mais. Aí o Alexandrechora tem alguma razão (o José Gonçalves não, porque acha simplesmente que não somos precisos para nada...).
Por isso todas as sugestões e críticas construtivas que façam aqui serão certamente bem acolhidas.
Assim como todas as iniciativas para que sejam criados, pelo país fora, pequenos clubes locais que posteriormente possam federar-se na FPA e influenciar posteriormente a condução das suas acções e do destino do autocaravanismo que todos defendemos.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Luis Agostinho » domingo mar 18, 2012 11:46 am

Bom dia Henrique Fernandes,

Vai-me desculpar a minha insistência mas perante aquilo que diz...

Henrique Fernandes Escreveu:Muita da atividade da FPA não é visível para o exterior. Não imaginam as coisas que já foram feitas em defesa do autocaravanismo de que falo, mas que nunca foram divulgadas. Poderão dizer que está então aí o erro. Falta de comunicação e divulgação!

.....................................................

A748-2 Escreveu:
Afirmação proferida pelo Presidente da Assembleia Geral do CAI(Membro fundador da FPA), neste fórum no dia 3 de Março de 2012 no tópico de "Inspecção Obrigatória" nos "Assuntos Gerais". Passo a citar:

"Quem deveria exercer força sobre o legislador eram as Federações, mas parece-me que nenhuma das duas está interessada em fazer alguma coisa pelo Autocaravanismo... que eu tenha conhecimento, até hoje nenhuma das duas fez alguma coisa em prol do Autocaravanismo...Estas palavras são para ver se alguma das duas se digna a fazer alguma coisinha..."(sic)

(O sublinhado é meu, assim como a letra grande.)

Isto e aquilo que foi afirmado pela presidente do CAI só pode configurar sonegação de informação a um clube/membro da Federação...já que, se os "tresmalhados" ou aqueles que ainda não se deixaram encantar com clubes ou Federações vegetem na ignorância do trabalho da Federação é perfeitamente normal...o mesmo já não se poderá dizer de um clube que é membro e fundador da dita Federação...Vai ter de concordar que no minimo é estranho...

Concerteza que neste momento terá a limitação de não poder falar sôbre as afirmações proferidas por membros de outro clube por serem questões de foro interno...
Mas concerteza que não será com estes episódios que vão resolver este problema...

Henrique Fernandes Escreveu:(há ainda poucos companheiros associados...)

Concerteza que o Henrique Fernandes não é porta voz da Federação...mas se ao contrário do CAI...o CGD e CAS não se sentem prejudicados pela falta de informação/trabalho da Federação é porque "algo vai mal no reino do autocaravanismo".

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo mar 18, 2012 1:01 pm

Companheiro A-748-2:
Tem toda a razão no que diz («...concerteza que não será com estes episódios que vão resolver este problema»)! Essa é curta, grossa e certeira! Quanto a isso nada a dizer.
Assim como tem razão quando afirma que é estranho que um clube membro e fundador da FPA se lamente publicamente de «não ter conhecimento de que a FPA tenha até hoje feito alguma coisa em prol do autocaravanismo»
E também é estranho que, nesse contexto, nenhum membro dos dois outros clubes membros e fundadores da FPA tenha procedido da mesma forma...
Mas compreenderão que eu tenho de resistir à tentação de vir explicar aqui, bem preto no branco, o que realmente aconteceu, separando factos de suposições. Até porque, por melhor que o fizesse, cairíamos sempre na velhinha história do penálti. E ainda por cima, não fui para tal mandatado por ninguém.
Direi apenas o seguinte: as pessoas, às vezes, excedem-se (nos clubes, na FPA, fora deles...). Mesmo que não seja por mal. E quando têm razão, ou quando pelo menos têm parte da razão, perdem-na exatamente por se terem excedido.
Além disso, a questão aqui colocada no contexto de uma relação que eu pessoalmente classificaria de "difícil" entre alguns dirigentes, não é tanto a de quem tem razão ou não nas críticas que faz ou não faz. Isso seria, a partir de certo ponto e sobretudo quando se entra no campo dos excessos, cair na discussão dos penáltis.
A questão é antes, no curto prazo, a de sabermos qual a melhor estratégia para lidarmos com esses problemas relacionais.
Isto é, qual a melhor estratégia para fazer funcionar uma relação "difícil" - por razões que agora não vamos discutir - entre clubes e FPA? Demitir a sua direcção por alegadamente esta funcionar apenas a 50% da velocidade por alguns almejada? Demitirem-se os clubes da FPA? Outra solução?
E quem garante que a direcção futura seria mais satisfatória do que a que está?
É aqui que, verdadeiramente, o CAI entendeu, com toda a legitimidade, seguir um caminho, e o CAS e CGA, outro.
Só o tempo dirá qual foi a melhor opção.
Mas volto sempre à ideia fundamental de que o destino final de tudo isto dependerá, e muito, da participação e do envolvimento associativo que cada um dos autocaravanistas portugueses entenda assumir.
Isto é um pouquinho como a abstenção na política: é um direito mas não exerce força política. Se fossem só votar 10% dos eleitores portugueses e cada uma das metades desses votantes escolhesse, respetivamente, o partido A e o partido B, os dois partidos sufragados teriam, cada um, uma representação legal de 50% dos mandatos. O "partido da abstenção", com 90% de simpatizantes mas sem nenhum eleitor, fica sem força política nenhuma.
Se os companheiros optarem, como tem sido genericamente o caso até agora, pela "abstenção associativa", os "partidos no poder" terão legitimidade inquestionável, mas direito a muito pouca confiança dedicada pelos "eleitores abstencionistas". Imperararão a desconfiança e a descrença, sentimentos que virão somar-se aos problemas já existentes e que nunca desaparecerão do espectro da natureza humana.
E este é, de facto, o verdadeiro problema do autocaravanismo nacional. Um sector está representado por umbilicações difusas a um universo campista (acolhedor de algumas ideias "obrigacionistas" em relação à permanência em parques de campismo, ou de ideias "zelosas" em relação à permanência no espaço público), no qual as coisas também não são pacíficas. O outro sector, que costumo chamar de "100% itinerante", também ele perturbado, está representado por três clubes e por uma federação que só contém agora, a julgar pelo que aqui foi dito, dois deles.
Isto não é grave. O que é grave é que a grande maioria dos autocaravanistas, isto é, o "sector maioritário", não está representado por ninguém!
E é nisto, mais do que nas tricas envolvendo o CAI, o CAS, o CGA e a FPA, que ainda por cima não podem para já (nem devem) ser aqui esclarecidas, que todos devemos, no longo prazo, refletir...
Henrique Fernandes

Mensagempor Luis Agostinho » domingo mar 18, 2012 6:39 pm

Obrigado Henrique Fernandes,

Foi extremamente gratificante chegar aqui consigo nesta "discussão" que mantivemos. Só lamento que não tivesse tido mais participantes...na realidade aqueles que fizeram a festa...deitaram foguetes...e apanharam as canas aquando da criação da nova Federação e que se congratularam aqui neste fórum...na realidade não passou disso mesmo...foguetes para o ar... apenas e só. E refiro-me óbviamente áqueles que não pertencem a nenhum clube ou Federação.

E já agora se me permite uma inconfidência...

Para si e para muitos serei um ilustre desconhecido...("ilustre" é presunção minha :oops: ) mas na realidade muito antes de terem sido criados o CAS o CAI o CGA e a FPA...eu e outras duas pessoas( com muito mais valôr que eu) iniciámos um projecto para a criação de um clube exclusivamente autocaravanista que iria ser o 1º fora da alçada da actual FCMP, já nessa altura seria como uma lança em África.
Embora existisse um clube que usava exclusivamente na designação "Clube Autocaravanista...." era um clube que obrigava os sócios a terem a carta de campista emitido pela FCMP...daí pode ver a independência.

Inflelizmente e já nessa altura...(por minha culpa talvez)...cometeram-se erros de avaliação, se calhar como os que hoje se estão a cometer e o projecto acabou por abortar.
Não interessam os porquês...ou quem é quem...o que interessa foi que com os erros do passado...aprende-se.

Daí a minha apreensão quando vêjo projectos a nascerem e logo a seguir entrarem numa espiral de auto-destruição que só serve na realidade áqueles que quase que apostam que não vai dar certo. Vulgarmente designados "Velhos do Restelo".

Mesmo não sendo necessário...esta é a explicação da criação deste tópico, por mim, e o ênfase com que participei e contribuí.

Desejo que tudo se resolva, porque o caminho mais ingreme já foi percorrido, que foi a nossa emancipação do poder vigente...por isso para frente é que é o caminho.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo mar 18, 2012 6:59 pm

Companheiro A748-2:
Acredito que este projeto, até pelo caminho já percorrido, vai prosseguir, com mais ou menos problemas pelo meio, e ter sucesso.
Com base na sua "inconfidência" e naquilo de que me pude entretanto aperceber, lanço-lhe um desafio: porque não voltar a tentar?
Já pensou que o ambiente e as condições para tentar criar agora um clube 100% autocaravanista podem ser diferentes, para melhor, daquele que existia aquando da sua primeira tentativa?
É que o companheiro é capaz de ter "peitaça" para a coisa, só precisa mesmo é de um pouco de sorte e de encontrar à sua volta as pessoas certas.
Se decidir avançar, disponho-me (e estou certo que os companheiros dos outros clubes também) a ajudar no que puder.
Pense nisso!
Abraço
Henrique Fernandes

Mensagempor Teresa Paiva » domingo mar 18, 2012 10:31 pm

Companheiro A748-2

Não querendo entrar no assunto deste tópico, a minha intervenção destina-se apenas a repor a verdade sobre o aqui afirmado pelo companheiro.

A748-2 Escreveu:Embora existisse um clube que usava exclusivamente na designação "Clube Autocaravanista...." era um clube que obrigava os sócios a terem a carta de campista emitido pela FCMP...daí pode ver a independência.

Partindo do princípio que se refere ao CPA, nunca o Clube obrigou os seus sócios a terem carta campista.

E posso afirmá-lo, sem qualquer dúvida, pois como sócia há muitos anos e neste momento dirigente do CPA não sou detentora de carta campista.

O facto de o Clube estar federado na FCMP, por obrigação estatutária, não obriga os associados à obtenção da citada carta.

A própria FPA emite o camping card international (carta campista international) e não será por isso que a irão considerar campista. Pelo menos eu não irei.

Agora se entendem que a emissão da carta campista faz dum clube campista mas se esta for internacional já não faz, estão no direito de darem a volta que entenderem aos assuntos, apenas não podem é fazer afirmações que não correspondem à verdade.

Informem-se p.f.

Saudações
Teresa Paiva
Teresa Paiva

Registado: segunda fev 21, 2011 12:42 pm

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 19, 2012 2:21 pm

Boa tarde Teresa Paiva,

Teresa Paiva Escreveu:Partindo do princípio que se refere ao CPA, nunca o Clube obrigou os seus sócios a terem carta campista.

Lamento Teresa mas partiu de um principio errado, porque se reparar eu só escrevi as duas primeiras palavras da designação desse clube, por uma questão de ética e respeito. E se reparar...se o clube em causa fôsse o CPA as duas primeiras palavras seriam concerteza CLUBE PORTUGUÊS...de qualquer das formas entendo que mais uma vez não devo escrever o nome desse clube.
E como prova deixo-lhe este texto escrito num fórum que a Teresa conhece muito bem, no dia 31 de Dezembro de 2007.

"Eu diria excelente notícias para a FCMP. Melhor prenda de natal sobre o autocaravanismo era impossível....Um clube que se funda para os autocaravanistas em que um dos deveres é possuir carta de campista é uma excelente notícia para a FCMP. Nem os clubes de campismo o exigem.....É evidente que os fundadores do ........, tem todo a legitimidade e todo o direito em que assim seja. Só adere quem quer e já sabe ao que vai. Agora para o autocaravanismo em Portugal esta não é na minha modéstia opinião uma boa notícia.
Mesmo assim, desejo a este novo clube, assim como a qq outro, uma longa vida e que concretizem aquilo que desejam.

PS: Que se note, que possuo CCN e só pernoito em parques de campismo (em que a excepção são os encontros do CPA) mas para aqueles em que o turismo itinerante é o modo de eleição para a prática do autocaravanismo, este não é o caminho certo....
"

E já agora permita-me que lhe diga...a pessoa que escreveu isto seria uma das pessoas que eu me referi ontem e que eu teria tido muito prazer em acompanhar na formação do tal clube...mas enfim, perdemo-nos pelo caminho.
Até para aqueles que acham que descobriram a pólvora...já nesta altura havia pessoas com visão.

Erros, todos cometemos.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Teresa Paiva » segunda mar 19, 2012 4:20 pm

Companheiro A748-2

Claro que tenho que lhe pedir desculpas pela minha interpretação mas o Clube referido, o CAN,(não percebo porque é que se pode mencionar abertamente o nome de uns clubes e de outros não) teve tão curta duração e expresssão que muitas das pessoas, que frequentam este fórum até desconhecerão a sua existência e com certeza fizeram a mesma interpretação que eu.

Penso que não o fez propositadamente mas as meias palavras(de que não sou adepta) dão origem a falsas interpretações.

De qualquer forma o engano deu origem a alguns esclarecimentos que não se perdem.

A748-2 Escreveu:Até para aqueles que acham que descobriram a pólvora...já nesta altura havia pessoas com visão.

Não posso concordar mais consigo. O NunoR e o Raul Lopes têm, juntamente com outros, um lugar na história do autocaravanismo que não começou á meia duzia de meses nem se esgota nas AS nem no blá blá do campismo.

um abraço

Teresa Paiva
Teresa Paiva

Mensagempor Luis Agostinho » segunda mar 19, 2012 6:09 pm

Boa tarde Teresa,

Teresa Paiva Escreveu:não percebo porque é que se pode mencionar abertamente o nome de uns clubes e de outros não

Mesmo que não fôsse necessário responder...não sei estar de outra forma nos fóruns que frequento.

Só não nomeei o clube assim como as pessoas por várias razões muito simples.

Em relação ao clube desconhecia o seu desaparecimento e muito menos se mantinha aquela condição nos estatutos...por isso seria deselegante da minha parte estigmatizar um organismo que ainda exercesse actividade... apenas e só.

Em relação ás pessoas, assim como gosto que respeitem a minha privacidade, mais uma vez achei deselegante estar a citá-los num contexto que eu achei que não era o apropriado.

A Teresa fê-lo sem qualquer problema...se calhar por causa disso é que teria de me pedir desculpa. E não pelo principio errado.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Teresa Paiva » segunda mar 19, 2012 7:01 pm

Companheiro A748-2

A748-2 Escreveu:Em relação ao clube desconhecia o seu desaparecimento e muito menos se mantinha aquela condição nos estatutos...por isso seria deselegante da minha parte estigmatizar um organismo que ainda exercesse actividade... apenas e só.

Precisamente por isto é que é conveniente pôr os pontos nos is, Pelo menos ficou esclarecido.

Temos com certeza uma divergência de procedimentos.

Considero que nada é privado quando está publicado. Basta procurar...

E transcrever frases sem identificação do autor para mim é errado.

Assim como o companheiro não sabe estar de outra forma nos fóruns que frequenta eu também não sei fazê-lo de outra forma.

E no respeito pela forma de estar de cada um não lhe posso pedir desculpa por pensar diferente.

Mas não será isso com certeza que nos afastará de uma saudavel troca de ideias.

um abraço

Teresa Paiva
Teresa Paiva

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda mar 19, 2012 7:36 pm

As intervenções do A748-2 e da Teresa Paiva são a prova de que, na vida, estamos sempre a aprender!
E serão, para todos (ou pelo menos para mim…), uma verdadeira lição de humildade.
Fiquei a saber que pessoas que aportaram, muito antes de mim, ao mundo do autocaravanismo, já nessa altura vislumbraram caminhos que só agora tentamos, alguns de nós, percorrer. E olhando para alguns erros que tenho cometido, considero que estes companheiros terão uma experiência e histórias para contar que só podem acrescentar mais-valia aos processos em curso. Podemos aprender muito com eles.
Eu, por exemplo, como bem afirmou a Teresa Paiva, nem sequer tinha conhecimento da existência de um clube chamado CAN (!).
Por isso tinha - sei agora que erradamente - feito a interpretação a que a Teresa Paiva se referiu e que posteriormente o companheiro A748-2 corrigiu.
Ainda bem que tudo se esclareceu.
A única expressão sobre cujo sentido fiquei com algumas dúvidas foi a do «…nem se esgota nas AS nem no blá blá do campismo». E como não gostava de cometer qualquer erro de interpretação (pensar por exemplo, que se está a "desvalorizar" o campismo quando praticado por autocaravanistas), fica aqui o meu humilde convite à Teresa Paiva para um melhor ou superior esclarecimento.
Henrique Fernandes

Mensagempor Teresa Paiva » segunda mar 19, 2012 8:14 pm

Companheiro Henrique Fernandes

Apenas porque não deixo sem resposta quem a mim se dirige, esclareço que quando me refiro ao "blá blá do campismo" é porque para mim a questão autocaravanismo versus campismo é uma não questão que ocupa demasiado os autocaravanistas.

E dou por terminada a minha intervenção neste tópico em que entrei apenas para um esclarecimento e não para derivar do tema do mesmo.

Saudações

Teresa Paiva
Teresa Paiva

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda mar 19, 2012 10:01 pm

Cara Teresa Paiva:
Obrigado pelo esclarecimento.
Concordo a 100% consigo!
Acho até que a questão autocaravanismo versus campismo ocupa demasiado, não só os autocaravanistas (neste Fórum e fora dele), mas também os próprios clubes e federações, sendo por essa via sede de muita dissenção e discordância...
Saudações gardingas
Henrique Fernandes

Mensagempor alexandrechora » segunda mar 19, 2012 10:19 pm

Boas a todos

Atrevo-me com "peitaça" a interpretar as palavras da estimada companheira Teresa, como tenho a ousadia de emitir o pulso dos companheiros e a minha propria opinião com quem tenho-me relacionado e efectivamente existe uma grande diversidade de vontades e desejos, mas todos eles todos diferentes serão todos iguais, porquê???

Simplesmente porque querem ter opção de escolha de poder estar num camping, ou numa área de serviço ou poderem pernoitar e estacionar em sitios que não lesem direitos de terceiros. E é apartir daqui sem extremismos ou fundamentalismos que a questão deverá ser resolvida, começando talvez digo eu, não sei, por uma unidade de declaração de principios e boas práticas autocaravanistas, podem atribuir-lhe o nome que quiserem.... mas este deverá ser o documento unanime para todos os 100% itinerantes, os 100% campistas ou como é o caso da maioria dos ACs que conheço que são por vezes itinerantes e outras campistas alternando de acordo com as suas necessidades e vontade... E isto é o que a maioria quer, ou não será???? senão for, então por favor que deêm a cara com nome proprio ou não, mas que manifestem de uma vez por todas uma perspectiva diferente, para que todos nós possamos ou não requacionar raciocinios, pelo menos eu tenho essa necessidade....

A ida de um AC a um camping, não deve ser obrigatoria, um AC deve ir a um camping apenas porque o camping tem motivos de interesse que o cativam, um AC não deve ser obrigado a pernoitar numa área de serviço, pelos mesmos motivos, um AC, não deve acampar na via publica, mas deve poder pernoitar..... um AC não deve ser alvo de estacionamento de descriminação positiva ou negativa, estas são as questões fundamentais do AUtocaravanismo hoje e num futuro proximo, E isto é o que eu espero que venha acontecer em Portugal. E era isto que EU esperava que a FPA podesse vir a defender, pelo menos foi na minha "inocência" quando congratulei a constituição da FPA, e é neste universo Autocaravanista que o CPA, CAI, CAS, CGA, e todos os outros clubes de ACs pudessem congregar esforços e que remassem todos para o mesmo lado, lado esse que supra mencionei....

Será tão dificil perceber isto.... ??????

A FPA foi constituida para defender os interesses dos Autocaravanistas, independentemente se por determinados momentos os mesmos são itinerantes, campistas ou ambos alternadamente, ou estarei enganado???? bem eventualmente estarei..... lamentavelmente, e daí a desunião momentanea dos clubes fundadores e do afastamento do CPA neste projecto.

As minhas palavras visam exclusivamente a união de todos, e que todos em suas "casas" as organizem para que isto seja possivel, seja com quem for.... mas urge o timing de isto acontecer, sob pena de tudo aquilo que afirmei contráriamente, tome força de lei e aí, caros companheiros e companheiras a nossa actividade tornar-se-á em grande parte sombria e desinteressante....

Cumps a todos e uma introspecção fará sempre de nós seres humanos melhores hoje do que fomos ontem.....
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes