Locais de estacionamento dedicados às AC'S

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Locais de estacionamento dedicados às AC'S

Mensagempor joaof » segunda jan 30, 2012 12:17 am

Boa noite companheiros,

Só agora li este tópico, e eu, tal como a esmagadora maioria dos companheiros, também sou completamente a favor da criação de áreas de serviço e parques de autocaravanas.

Mas defendo que a utilização dessas infraestruturas:
a) É importante;
b) Deve ser facultativa e não obrigatória.

É importante a sua utilização como forma de reconhecimento e rentabilização do investimento efectuado.

Mas discordo que esse argumento seja utilizado para tornar a sua utilização obrigatória.

Porque senão poderia utilizar o mesmo argumento para tornar obrigatória a utilização doutros equipamentos e investimentos públicos, como as auto-estradas e as mal amadas sctus... :shock: :?

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor fj2011 » segunda jan 30, 2012 12:48 am

Excelente a analogia feita pelo amigo Alexandre...

Comungo das mesmas ideias e pelo que já percebi, já somos alguns (muitos) a concordar. ( refiro-me com o uso das AS como opção e não por obrigação)

Apesar de todos os “esforços” autárquicos :o :o , continuarei a ser um “Pt” e a seguir os seus comportamentos em liberdade … e escolher a opção que melhor sirva os interesses meus e da familia no momento....MAS CONTINUO a afirmar que para mim, EM NADA, mas mesmo em nada tem a ver com os RESPECTIVOS PAGAMENTOS dOs espaços/AS… “impostas” pelas autarquias…

Aliás penso que ninguém aqui no fórum(que eu tivesse lido) ninguém se referiu a isso, apesar do sr. MODERADOR (sr, Paulo) ter escrito o seguinte:

Acho interessante o facto de apenas ver relutância nos estacionamentos para autocaravanas quando os mesmos são pagos. Quando tudo é gratuito não vejo resistência. Assim, parece-me que o problema não é a localização, a vista, a distância, mas….os 4€.”

é caso para perguntar...
sr Paulo, escreveu isto como Moderador? :?: ??
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Mensagempor Paulo » segunda jan 30, 2012 9:51 am

Meu caro fj 2011,

Respondo à sua pergunta devolvendo-lhe a questão:

Acha que escrevi o meu post como moderador? :?: ??

Caros amigos participantes,

Sobre esta questão de o pagamento, mesmo que simbólico, afugentar determinados autocaravanistas, é das situações que tenho bem claras e com exemplos portugueses e estrangeiros. Por mais que queiramos arranjar subterfúgios para camuflar esta situação ela acontece cá em Portugal e lá fora também.

Exemplo recente e em análise neste fórum:
O estacionamento de Vila Real de Santo António, nesta fase do Inverno tinha permanentemete cerca de 150 ACs. Assim que o pagamento teve lugar, a debandada foi geral e neste fim-de-semana contei 55 ACs. Assim, aquela esmgadora maioria que parece dizer que nada tem contra os pagamentos recusa-se a pagar, ou seja 2/3 deixa o local porque se paga.

Por outro lado e por muito que se queira, ainda não consegui ler aqui uma posição de alguém que defenda que as zonas de parqueamento de ACs devem ser obrigatórias no que refere à sua utilização. O que eu li nos posts anteriores, incluindo no que eu escrevi, foi que:

É importante que os Autocaravanistas utilizem essas infraestruturas, no entanto não deve ser obrigatório.

É bom que sejamos rigorosos nas nossas análises!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor fj2011 » segunda jan 30, 2012 11:04 am

Paulo Escreveu:Meu caro fj 2011,

:|

(...)

O estacionamento de Vila Real de Santo António, nesta fase do Inverno tinha permanentemete cerca de 150 ACs. Assim que o pagamento teve lugar, a debandada foi geral e neste fim-de-semana contei 55 ACs. Assim, aquela esmgadora maioria que parece dizer que nada tem contra os pagamentos recusa-se a pagar, ou seja 2/3 deixa o local porque se paga.

eu ACRESCENTO.... que são também os sinais da crise, o combustivel, auto-estradas aumentaram e o dinheiro não estica,,,, há que sair menos vezes ou visitar locais mais perto da residência. Até porque a maior parte dos autocaravanistas são da região norte!!! :D

:D Paulo tem razão, uso agora uma frase que já ouvi dos nossos politicos " temos que ser mais rigorosos nas nossas análises antes de criticar o governo...":D :D
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor josegon_calves » segunda jan 30, 2012 1:09 pm

Paulo Escreveu:Meu caro fj 2011,

Caros amigos participantes,

Sobre esta questão de o pagamento, mesmo que simbólico, afugentar determinados autocaravanistas, é das situações que tenho bem claras e com exemplos portugueses e estrangeiros. Por mais que queiramos arranjar subterfúgios para camuflar esta situação ela acontece cá em Portugal e lá fora também.

Por outro lado e por muito que se queira, ainda não consegui ler aqui uma posição de alguém que defenda que as zonas de parqueamento de ACs devem ser obrigatórias no que refere à sua utilização. O que eu li nos posts anteriores, incluindo no que eu escrevi, foi que:

É importante que os Autocaravanistas utilizem essas infraestruturas, no entanto não deve ser obrigatório.

Será que se pode extrapolar que 66% dos proprietários de autocaravanas são de facto autocampistas disfarçados de autocaravanistas?????

E não serão precisamente estes 66% que querem tudo e mais alguma coisa, mas cumprir....NADA!!!!!!?

Um abraço e vou andando por aí,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor fj2011 » segunda jan 30, 2012 2:07 pm

josegon_calves Escreveu:
Será que se pode extrapolar que 66% dos proprietários de autocaravanas são de facto autocampistas disfarçados de autocaravanistas?????

E não serão precisamente estes 66% que [u]querem tudo e mais alguma coisa, mas cumprir....NADA!!!!!!?[/u]
Um abraço e vou andando por aí,

Ora nem mais, José Gonçalves ...

Depois é observá-los nas AS a ocupar 2 lugares de estacionamento um para a AC e outro parcialmente ocupado com mesas e cadeiras...e os cães presos nas estacas que demarcam os respectivos lugares, tal qual como vi na área de serviço de Marvão quando lá estive por umas horas...
É claro que estes “autocaravanistas” ocupavam esses lugares porque estavam vazios... Longe de mim pensar o contrário.

È por causa este tipo de situações que fujo destes locais. Assim fora delas (AS) tenho a opção de escolha e o de não estar a observar este tipo de comportamentos e ser confundido com os seus autores
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Mensagempor fluis » segunda jan 30, 2012 4:21 pm

Boa tarde,

Na situação aqui relatada pelo Paulo, os autocaravanistas em maioria são, de facto, do Norte, mas do Norte da Europa. São eles que enchem o Algarve de autocaravanas durante o Inverno, e criam as dificuldades de estacionamento aos autocaravanistas algarvios.

Ainda a propósito do pagar ou não pagar, em viagens feitas por essa Europa, já assisti por inúmeras vezes, nas áreas pagas através de funcionário, (normalmente têm o horário de funcionamento das 08:00 às 18:00/19:00/20:00), a inúmeras autocaravanas que chegam após a saída do funcionário, e saem de manhã antes que ele chegue para não pagarem o respectivo valor.

Pessoalmente não me revejo neste comportamento, e até me sinto envergonhado que hajam companheiro com posturas como esta, com aquilo a que chamamos esperta saloia. Mas disso há em todo lado, também há aqueles que estacionam em cima do passeio, com os lugares vagos ao lado, com o objectivo claro de não colocarem a moeda no parquímetro.

Gostaria de colocar aqui uma questão ao companheiro fj2011, nós não temos acesso a nenhumas estatísticas oficiais, quer sobre o número de autocaravanas em Portugal, quer da sua distribuição geográfica pelo país, mas depreendo, pelas suas palavras, que está na posse de informações que, se fosse possível disponibilizar, pedíamos que enviasse para info@campingcarportugal.com
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor zejorge » segunda jan 30, 2012 5:31 pm

Boa tarde

Não há dúvida, que a forma como me expresso, é certamente muito confusa para o companheiro Alexandrechora e outros, o que lamento, mas talvez a idade já não me permita ser suficientemente esclarecedor, e por isso gostaria de uma vez por todas, de o fazer:

EXIGO COMO CIDADÃO DE PLENO DIREITO, TER ACESSO A UM QUALQUER LUGAR PARA PODER ESTACIONAR A MINHA AC, NO ENTANTO DEFENDO QUE EM TODAS AS LOCALIDADES ONDE EXISTAM LOCAIS DE ESTACIONAMENTO DESTINADOS ( RESERVADOS) A AC, ELES SEJAM PRIORITARIAMENTE OCUPADOS, E SÓ APÓS O SEU PREENCHIMENTO NA TOTALIDADE O AUTOCARAVANISTA DEVERÁ PODER RECORRER A UM OUTRO LOCAL PARA ESTACIONAMENTO.

Será que o companheiro ficou esclarecido, quanto à minha forma de olhar o pardal e a gaiola ?

Após este esclarecimento, não gostaria de deixar este assunto sem lhe colocar mais um exemplo, que de alguma forma reforça a minha forma de estar:

" O Município de Abrantes, reservou no centro da cidade, mais concretamente no Largo 1º de Maio, um lugar para o estacionamento de autocaravanas por um período de 90 minutos, local esse devidamente assinalado, e que serve aqueles que eventualmente queiram conhecer a cidade ".

Admitamos que o companheiro de visita (ou mesmo de passagem) pela cidade, entra nesse parque de estacionamento, olha o local reservado a ACs, mas atendendo a que por um qualquer motivo, esse local não lhe agrada, resolve estacionar num outro qualquer lugar, usando na sua plenitude os direitos de que diz não abdicar.
A ser assim não será antes de mais, uma total falta de respeito e civismo, para com aqueles que tentaram criar-lhe condições para o receberem bem, ignorando uma mais valia que foi criada exclusivamente para nos receber ?
E agora o que é que mais valoriza a gaiola ou o pássaro?
Depois de tudo isto, satisfaz-me saber que pelo menos em Constância, depois do alerta, o companheiro Alexandre chora já não voltará a estacionar junto ao rio, mas sim na AS.
Agua fria em pedra dura......
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor alexandrechora » segunda jan 30, 2012 7:43 pm

Boas a todos

Companheiro ZéJorge, sem duvida que agora fiquei mais esclarecido, relativamente ao seu posicionamento e postura perante uma área de serviço, especialmente a do seu concelho, que lhe exigiu esforço e dedicação junto das autoridade oficiais, e desde já agradeço em meu nome a parte que me toca... Nunca deverá intrepretar as minhas palavras como ingratidão, bem pelo contrário.

Ainda assim o nosso posicionamento relativamente a este assunto, estará proximo mas não é o mesmo, não relativamente aos lugares reservados no centro da cidade, mas da área de serviço.... ou seja, se os lugares no centro da cidade estãoreservados para ACs, sim sem duvida devem ser ocupados prioritáriamente e só depois, se ocupados, procurar outro lugar para estacionar temporáriamente o suficiente para visitar ou fazer compras ou para o que for, mas não para pernoitar.
Já relativamente á AS, desde já lhe digo que evito pernoitar em locais muito aglomerados de ACs, complica-me com o sistema.... não tenho culpa prezo bastante a minha paz e tranquilidade, o que geralmente não acontece em aglomerados de ACs. Por isso prefiro procurar um local discreto sossegado, que não penalize a vista panoramica de ninguém, ou seja, que nada me possa ser apontado por ali estar... Mas confesso que não seria um local escolhido para pernoitar a 200 ou 300 metros da AS, porque se assim fosse então estariamos plenamente de acordo.
Conpreendo e respeito a sua posição fiquei esclarecido e obrigado por se dar ao trabalho ao faze-lo, o companheiro poderia o ter feito sem ser em maiusculas que teria percebido ainda melhor.

Por ultimo, nunca pernoitei junto ao rio, efectivamente quando aí estive pernoitei na àrea de serviço e apenas estava outro AC. Mas permita-me lhe dizer que quando recomendou o autarca a autuar o AC que estava estacionado junto ao rio, desde que não estivesse a perturbar o normal trafego e manifestações de autocampismo, eu na sua posição não o faria, talvez tivesse uma abordagem mais soft, mais tipo pedagógica e de sensibilização. Porque de repressão estaremos nós digo eu, não sei, a nossa conta e medida.
Imagine que era um companheiro que decidiu colocar o seu kayak na água, ou ainda que tivesse uma criança a dormir na AC, e com a preocupação de estar proximo do veiculo aproveitando em simultaneo alguns momentos junto ao rio e dar algumas passadas no exterior da AC.

Nunca saberemos qual seria o motivo da opção do AC, mas por vezes existem algumas explicações, bastante razoaveis e perfeitamente possiveis de equacionar.... E aqui sim a pedagogia/sensibilização poderia fazer milagres..... Se o mesmo ali estivesse apenas para contrariar o sistema, então sim, o auto seria justificavel.

Despeço-me com estima e consideração pela sua atenção na resposta.

Cumps

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Mafra » segunda jan 30, 2012 10:19 pm

Cumprimentos a todos! Depois de dar uma ligeira vista sobre as opiniões aqui manifestadas achei que devia dar a minha também. Como autocaravanista novato, tendo feito apenas uma saida neste fim de semana, faz-me um pouco confusão todos estes argumentos do que devemos fazer ou não fazer, seja com respito ás areas de serviço ou mais assuntos.
Na minha experiência como automobilista, quando ia visitar algum lugar, procurava parar nos sitios mais bonitos, mais interessantes culturalmente, etc., como campista obviamente ia para um parque de campismo, não fazia campismo selvagem, aliàs sempre procurei respeiteitar o ambiente e as gentes por onde andei. Agora como autocaravanista vou procurar fazer a mesma coisa, parar no meu carro, se tiver sitio para ele, perto do que quero visitar acho que tenho esse direito, se pensar ficar por ali procurar um parque de campismo ou AS porque oferece outras condições. Digo isto pensando no caso de Constância, local bem agradàvel que visitei como automobilista, por acaso não parei junto ao rio fiquei um pouco mais acima, mas se me privarem de parar a minha Ac num qualquer sitio que me apeteça visitar então, procuro outro lugar onde me acolham melhor.
Quero dizer que os municípios devem desenvolver o turismo mas pensando se o que estão a desenvolver está a ser bem feito em prol dos interessados, porque se as condições não agradar aos turistas eles não vão responder.
Não sei se consegui passar o que queria dizer, mas penso que toda a gente disse coisas em que estou de acordo, mas na minha opinião parece que a preocupação parece ser em ordenar uma corja de malfeitores que invade todo os sitios sem respeito por nimguém e eu não me revejo nisso. Acho que sou um simples turista que procura descontrair, conhecer outras gentes, outras terras, em suma aprender um pouco mais, respeitar para ser respeitado.
Cabe a cada um ser um cidadão responsável e sabemos que nem todos o somos.
Não compreendo o que possa estar errado parar em qualquer lugar mais turistico almoçar, passear ir depois seguir caminho, não será o que faz qualquer turista?

cumprimentos a todos
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Mafra

Registado: segunda nov 07, 2011 11:02 pm

Mensagempor Carlos Neves » terça jan 31, 2012 9:44 am

Bom dia!
Companheiro Mafra, estou completamente de acordo consigo, pois partilho da mesma opinião, mas, como diz, existe essa "corja de malfeitores" que tudo faz para denegrir a imagem dos autocaravanistas. É sem dúvida uma missão árdua, mas temos que sensibilizar esses "senhores" para as boas práticas do autocaravanismo, e se assim fôr, estou em crer, que nada, nem ninguém nos poderá molestar.
Um abraço e bons passeios.
Carlos A. P. Neves
CI Riviera 55P
Carlos Neves

Registado: domingo nov 15, 2009 6:33 pm

Mensagempor zejorge » terça jan 31, 2012 3:37 pm

Boa tarde

Companheiro AlexandreChora, curiosamente parece que estamos de acordo na quase totalidade das questões, já que o companheiro reconhece, haver alguma lógica no ocupar prioritáriamente, os lugares vagos nos estacionamentos reservados a ACs.
É exactamente isso que eu preconizo, e por assim ser, dei aquele conselho ao Presidente do Município de Constância, que se lamentava em virtude de por vezes as ACs dificultarem a manobra aos autocarros de turistas, estando a AS completamente vazia.
No resto estou 100% de acordo consigo, pois eu também evito os locais onde estão estacionadas várias ACs, pois lá diz o ditado que "muita gente junta, não se salva".
Aproveito para lhe deixar um convite a pernoitar na minha AS, que se situa a 3 kms de Constância, onde lhe disponibilizo todos os requisitos necessários tais como, electricidade, àgua, despejos de WC e àguas cinzentas, e cobertura WI-FI, gratuitamente, e onde encontra total tranquilidade, pois trata-se de uma propriedade privada e vedada.
A ficha da AS encontra-a nas Àreas do Projecto Portugal Tradicional, com o nome de Horta do Casinha.
Se entender traga amigos no máximo (5 Acs), e certamente que vai gostar daquilo que lhe estou a propor.

Cumpts
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor alexandrechora » terça jan 31, 2012 4:45 pm

Boas a todos

Companheiro ZéJorge, desde já agradeço e fica registado o convite, o qual aceito com prazer, ficando apenas pendente a visita da minha parte para uma proxima oportunidade de viagem.

Cumps e mais uma vez obrigado pela amabilidade

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes