eu mantenho a minha posição relativamente às "pontes de lima" deste país.
conheço a cidade e teria todo o gosto em estacionar para ir a um restaurante (comer uns belos rojões com arroz de sarrabulho p.ex.), dar um belo passeio a pé, comprar uns doces regionais e umas lembranças nas barraquinhas de madeira que há no passeio da marginal.
se o município não faz o que lhe compete (exigir e/ou actuar sobre os prevaricadores mantendo abertura para receber os turistas itinerantes merecedores dessa designação) e faz o que não lhe compete (colocar sinais ilegais para proibir a minha/nossa presença nos seus enormes parques de estacionamento), então rumo a uma cidade que me saiba receber. também como uns bons rojões com arroz de sarrabulho em vila nova de cerveira p.ex.
e posso aqui confessar que fiquei muitíssimo desiludida com esta postura deste município (ponte de lima) em particular.
quando pergunta se alguém gosta de receber badalhocos a resposta é óbvia mas também é óbvio que os asseados nós gostamos de receber certo? pois bem, está claro que não é o caso de alguns municípios portugueses.
a meu ver fazem muito mal pois perdem 2 fontes de receita:
a) os autocaravanistas itinerantes que de uma maneira ou de outra gastam sempre algo nas suas visitas (a comprar lembranças, a comer em restaurantes, a visitar museus, a abastecer-se nos supermercados, bombas de gasolina etc.);
b) os "badalhocos" que são uma fonte de receita em multas/coimas
e perdem também uma boa oportunidade de educar o "povo".
Companheiros e companheiras,
Ao fugirmos destas localidades, que já são em número significativo, estaremos a limitar o território por onde nos movimentamos e a excluir locais com interesse turístico.
Vamos deslocar-nos para outros locais, autocaravanistas e autocampistas, alguns vão continuar a insistir com práticas que não são do agrado das populações locais... O que vamos conseguir é deslocalizar o problema e não resolvê-lo.
Acreditam que esses autarcas se vão colocar do nosso lado, se nos formos para lá comportar "mal e porcamente"? Acreditam que os habitantes não vão fazer pressão para correrem connosco? Face ao desagrado dos seus eleitores, será mais rentável para um autarca ter a população do lado dele ou os autocaravanistas?
É necessário que se perceba isto! É necessário que se perceba que basta um autocaravanista dar o mau exemplo... e ficamos todos rotulados! Passamos a ser um alvo a abater! Já o somos em muitos lugares…
Se tivéssemos um espectáculo destes à porta da nossa casa, no nosso município, o que faríamos? Temos que admitir que para uma autarquia é mais eficaz e dissuasor colocar uma plaquinha, do que passar a vida a ter que se chatear com os abusadores!
Agora uma coisa é colocar uma placa aqui ou acolá, outra coisa é proibirem-nos de estacionar/pernoitar fora dos parques. O dia em que isso acontecer, ou imigro, ou vendo a autocaravana. Até lá, vou para onde me interessa, para onde me apetece, e comporto-me de maneira a não ter problemas, nem eu, nem outros por minha causa... e acho, que de certa forma, poderá ser uma boa maneira de fazermos com que estas populações/autarcas percebam que não temos todos os mesmos comportamentos…
Atenção que não estou a dizer que sou a favor destas placas...
E tenho dito:
“ O nosso umbigo é lindo!”