O nosso umbigo é lindo!

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Eugénio Rodrigues » quarta fev 23, 2011 5:32 pm

eu mantenho a minha posição relativamente às "pontes de lima" deste país.

conheço a cidade e teria todo o gosto em estacionar para ir a um restaurante (comer uns belos rojões com arroz de sarrabulho p.ex.), dar um belo passeio a pé, comprar uns doces regionais e umas lembranças nas barraquinhas de madeira que há no passeio da marginal.

se o município não faz o que lhe compete (exigir e/ou actuar sobre os prevaricadores mantendo abertura para receber os turistas itinerantes merecedores dessa designação) e faz o que não lhe compete (colocar sinais ilegais para proibir a minha/nossa presença nos seus enormes parques de estacionamento), então rumo a uma cidade que me saiba receber. também como uns bons rojões com arroz de sarrabulho em vila nova de cerveira p.ex.

e posso aqui confessar que fiquei muitíssimo desiludida com esta postura deste município (ponte de lima) em particular.

quando pergunta se alguém gosta de receber badalhocos a resposta é óbvia mas também é óbvio que os asseados nós gostamos de receber certo? pois bem, está claro que não é o caso de alguns municípios portugueses.

a meu ver fazem muito mal pois perdem 2 fontes de receita:

a) os autocaravanistas itinerantes que de uma maneira ou de outra gastam sempre algo nas suas visitas (a comprar lembranças, a comer em restaurantes, a visitar museus, a abastecer-se nos supermercados, bombas de gasolina etc.);

b) os "badalhocos" que são uma fonte de receita em multas/coimas

e perdem também uma boa oportunidade de educar o "povo".

Companheiros e companheiras,

Ao fugirmos destas localidades, que já são em número significativo, estaremos a limitar o território por onde nos movimentamos e a excluir locais com interesse turístico.

Vamos deslocar-nos para outros locais, autocaravanistas e autocampistas, alguns vão continuar a insistir com práticas que não são do agrado das populações locais... O que vamos conseguir é deslocalizar o problema e não resolvê-lo.

Acreditam que esses autarcas se vão colocar do nosso lado, se nos formos para lá comportar "mal e porcamente"? Acreditam que os habitantes não vão fazer pressão para correrem connosco? Face ao desagrado dos seus eleitores, será mais rentável para um autarca ter a população do lado dele ou os autocaravanistas?

É necessário que se perceba isto! É necessário que se perceba que basta um autocaravanista dar o mau exemplo... e ficamos todos rotulados! Passamos a ser um alvo a abater! Já o somos em muitos lugares…
Se tivéssemos um espectáculo destes à porta da nossa casa, no nosso município, o que faríamos? Temos que admitir que para uma autarquia é mais eficaz e dissuasor colocar uma plaquinha, do que passar a vida a ter que se chatear com os abusadores!

Agora uma coisa é colocar uma placa aqui ou acolá, outra coisa é proibirem-nos de estacionar/pernoitar fora dos parques. O dia em que isso acontecer, ou imigro, ou vendo a autocaravana. Até lá, vou para onde me interessa, para onde me apetece, e comporto-me de maneira a não ter problemas, nem eu, nem outros por minha causa... e acho, que de certa forma, poderá ser uma boa maneira de fazermos com que estas populações/autarcas percebam que não temos todos os mesmos comportamentos…

Atenção que não estou a dizer que sou a favor destas placas...

E tenho dito:
“ O nosso umbigo é lindo!”
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Mensagempor cookie » quarta fev 23, 2011 5:55 pm

Eugénio Rodrigues Escreveu:
eu mantenho a minha posição relativamente às "pontes de lima" deste país.

conheço a cidade e teria todo o gosto em estacionar para ir a um restaurante (comer uns belos rojões com arroz de sarrabulho p.ex.), dar um belo passeio a pé, comprar uns doces regionais e umas lembranças nas barraquinhas de madeira que há no passeio da marginal.

se o município não faz o que lhe compete (exigir e/ou actuar sobre os prevaricadores mantendo abertura para receber os turistas itinerantes merecedores dessa designação) e faz o que não lhe compete (colocar sinais ilegais para proibir a minha/nossa presença nos seus enormes parques de estacionamento), então rumo a uma cidade que me saiba receber. também como uns bons rojões com arroz de sarrabulho em vila nova de cerveira p.ex.

e posso aqui confessar que fiquei muitíssimo desiludida com esta postura deste município (ponte de lima) em particular.

quando pergunta se alguém gosta de receber badalhocos a resposta é óbvia mas também é óbvio que os asseados nós gostamos de receber certo? pois bem, está claro que não é o caso de alguns municípios portugueses.

a meu ver fazem muito mal pois perdem 2 fontes de receita:

a) os autocaravanistas itinerantes que de uma maneira ou de outra gastam sempre algo nas suas visitas (a comprar lembranças, a comer em restaurantes, a visitar museus, a abastecer-se nos supermercados, bombas de gasolina etc.);

b) os "badalhocos" que são uma fonte de receita em multas/coimas

e perdem também uma boa oportunidade de educar o "povo".

Ao fugirmos destas localidades, que já são em número significativo, estaremos a limitar o território por onde nos movimentamos e a excluir locais com interesse turístico.

Vamos deslocar-nos para outros locais, autocaravanistas e autocampistas, alguns vão continuar a insistir com práticas que não são do agrado das populações locais... O que vamos conseguir é deslocalizar o problema e não resolvê-lo.

Acreditam que esses autarcas se vão colocar do nosso lado, se nos formos para lá comportar "mal e porcamente"? Acreditam que os habitantes não vão fazer pressão para correrem connosco? Face ao desagrado dos seus eleitores, será mais rentável para um autarca ter a população do lado dele ou os autocaravanistas?

É necessário que se perceba isto! É necessário que se perceba que basta um autocaravanista dar o mau exemplo... e ficamos todos rotulados! Passamos a ser um alvo a abater! Já o somos em muitos lugares…
Se tivéssemos um espectáculo destes à porta da nossa casa, no nosso município, o que faríamos? Temos que admitir que para uma autarquia é mais eficaz e dissuasor colocar uma plaquinha, do que passar a vida a ter que se chatear com os abusadores!

Agora uma coisa é colocar uma placa aqui ou acolá, outra coisa é proibirem-nos de estacionar/pernoitar fora dos parques. O dia em que isso acontecer, ou imigro, ou vendo a autocaravana. Até lá, vou para onde me interessa, para onde me apetece, e comporto-me de maneira a não ter problemas, nem eu, nem outros por minha causa... e acho, que de certa forma, poderá ser uma boa maneira de fazermos com que estas populações/autarcas percebam que não temos todos os mesmos comportamentos…

Atenção que não estou a dizer que sou a favor destas placas...

E tenho dito:
“ O nosso umbigo é lindo!”

companheiro
cada um tem o direito à sua opinião e a sua é notoriamente diferente da minha.
agora só lhe peço é que não misture assuntos pois citou o meu post mas o seu discurso, na totalidade, nada tem a ver com o que escrevi.

a minha liberdade acaba onde começa a dos outros e por isso não imponho a minha presença onde não sou bem vinda, tão simples quanto isso. agora admito que nem todos pensem desta forma.

como já tive oportunidade de escrever noutra ocasião, felizmente há gente (leia-se municípios) com visão que não adopta a postura da proibição cega. dentro em breve teremos umas quantas inaugurações a atestarem isso mesmo.

confesso-me cansada do discurso basta uma maçã podre para que as pessoas pensem... ora bolas... hoje a caminho do trabalho assisti a 3 quase acidentes por comportamentos perfeitamente irresponsáveis por parte desses condutores. vamos agora bradar aos céus porque todos os que temos carta somos XPTO ??? (leia-se aqui uma asneira à escolha de cada um)

acho uma afronta proibirem o estacionamento de autocaravanas enquanto que tudo o resto que é veículo (motorizado ou não) pode lá estacionar... ora... mas isso não é anti-constitucional? não é isso uma forma de descriminação? a mim parece-me que sim (embora seja totalmente leiga em matéria legal).

se há pessoas a pensar assim, então lamento esse facto pois não é preciso muito para se perceber que em TUDO na vida temos os cumpridores e os prevaricadores e que estes não podem ser usados como argumento para fundamentar essa proibição. o resto já escrevi anteriormente (o cumprimento da lei, as fontes de receita desperdiçadas etc.) e por isso não me vou repetir.

e termino não dizendo "o nosso umbigo é lindo" pois certamente haverá melhores mas também haverá piores, mas sim como apregoam os espanhóis: para gustos los colores, que é como quem diz, viva a diversidade de opiniões.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Eugénio Rodrigues » quarta fev 23, 2011 8:41 pm

Estimada Cookie

Por lapso citei o post errado: a ideia surgiu no seguimento de um outro post da sua autoria e que se segue:

a questão do sinal de ponte de lima é perfeitamente patética.

isso também nos aconteceu e a nossa postura foi exactamente a mesma já que só vamos para onde somos bem recebidos.

rumámos a viana do castelo. quem perde é ponte de lima.

é essa a nossa postura e continuará a ser.

Peço desculpa pelo lapso.

A questão que pretendi trazer a debate, pegando nos seus posts, foi: devemos ou não perante tais placas deixar de visitar estas localidades?

A sua posição e a do companheiro profzeca são perfeitamente legitimas: a primeira vez que lá fui também fiquei indignado e com vontade de fazer o mesmo! Fiquei literalmente com a sensação que não tinha onde estacionar com tanto estacionamento vago!!

A questão do sinal é patética? É patética sem dúvida: não ocupamos mais espaço que um camião e estes podem lá estacionar...

Ponte de Lima tem cerca de 6 zonas de estacionamento centrais, temos dois parques onde se proíbem as autocaravanas, sendo um destes o maior deles e o mais apetecido. Apesar deste lamentável facto, temos muito por onde ficar! Só não ficamos se não quisermos.

Pessoalmente, como turista, visito os locais que gosto, e só deixarei de os visitar, no dia em que o único parque em possa pernoitar seja um parque de campismo... Não é um sinal "patético" para o qual não dei o meu contributo, que me vai impedir de ficar. Não fico em primeira linha, paciência!

Companheira, só o facto de estarmos de acordo e praticarmos as regras de ouro já é positivo. Quanto ao resto, quem sabe um dia destes não sou corrido de Ponte de Lima e não irei parar a Viana!

Cumprimentos
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Mensagempor cookie » quarta fev 23, 2011 9:41 pm

pois, mas no meu caso se não sou suficientemente boa para ficar ao lado de carros ligeiros, pesados de passageiros, de mercadorias, de carroças etc.... muito lamento mas por princípio não me verão por lá.

e não sou fanática de ficar em 1ª linha de nada atenção! não sou daquelas pessoas que perde que tempos à procura de um lugar de estacionamento em cima da entrada de qualquer coisa. simplesmente não tenho paciência e andar faz bem à saúde.

a minha postura rege-se por/é uma consequência de um princípio discriminatório, infelizmente devo dizer, porque acho ponte de lima muito bonita e muito rica em natureza, tradições e gastronomia. conheço a cidade relativamente bem e algumas iniciativas do município com as quais concordo em absoluto mas como já tive oportunidade de dizer... esta foi um tremendo balde de água fria.

por norma o minho recebe bem... ou recebia, quem gosta das suas terras e das suas gentes.

e como a riqueza minhota é imensa, há muitas alternativas na zona sempre que respeitemos (se queremos ser respeitados).

acrescento apenas que este "problema" tem resolução simples e rápida que só não o faz quem não quer... e é precisamente isso que me entristece.
cookie

xxxxxxxxxxx

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » quinta fev 24, 2011 9:39 am

Muitos e extensos textos, se "luta aqui e ali" mas como alguem aqui escreveu, cada um olha só para si e se os outros não estão conforme o gosto dele que mudem porque ele não o faz.

Temos de nos adptar aos locais onde vamos, se o não fizermos seremos sempre os prejudicados.

Lembrem-se que nas vossas casas impoem as regras que querem e não são as visitas que vos obrigam a as mudar.

Querem exemplos de gerencia, leis e comportamento, vão até ao norte da Europa.
CCLV-CANOAGEM

Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Mensagempor profzeca » quinta fev 24, 2011 10:36 pm

Boa noite a todos os companheiros e em especial ao CCLV-CANOAGEM.
Não deixando de respeitar a sua opinião e concordar, em parte com ela, como por exemplo o facto de que em nossa casa, somos nós a impôr as regras e não as visitas, mas também não deixará de concordar que, como em tudo na vida, há limites. Deixe-me pegar no exemplo de Ponte de Lima, que foi o caso que eu trouxe à discussão. Por voltas que dê à cabeça, não consigo perceber a proibição de estacionamento (e é disso que se trata) de uma viatura, que como todas as outras autorizadas (Carros, carrinhas, camionetas de caixa aberta, autocarros e sei lá mais o quê..), tem livrete, paga imposto (sêlo), tem vistoria, seguro, etc, etc. Compreenderia se tivessem critérios objectivos (dimenções, peso, altura, enfim, algo que pela sua especificidade, não se adaptasse ao espaço do estacionamento. Mas não, apenas porque é autocaravana. Sendo assim, terão a mesma legitimidade de não autorizar estacionamento a carros de côr amarela!!!.
Sei que nestas coisas, paga o justo pelo pecador, mas também concordo com muitos dos companheiros que aqui deixaram a sua opinião, "não gosto de ser visita, onde não sou bem vindo".
Um abraço autocaravanístico.
JCS
"Só devemos olhar o outro de cima, se for para o ajudar a levantar-se."
profzeca

Registado: sexta jan 21, 2011 6:55 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta fev 24, 2011 11:31 pm

No último verão cheguei num fim de tarde a Ponte de Lima com a intenção de pernoitar e beneficiar da economia e serviços locais. Deparei-me com a "proibição", sem qualquer indicação alternativa para o estacionamento das ACs.
O que fiz? Dei imediatamente de frosques e fui para Ponte da Barca. Quando lá cheguei tropecei num Festival de Música Celta. Fiquei 2 dias e 2 noites, juntamente com várias outras ACs, e fiz despesa q.b. no comércio local, desde combustível a frescos, pão, bebidas, etc., sem falar sequer nas comezainas e bebezainas do próprio Festival (éramos 5). Na ou junto à mesma extensa área de estacionamento estavam autocarros de excursão, gente a dormir dentro dos carros e, pasme-se, até algumas tendas à beira rio, sobriamente relegadas e concentradas temporariamente, com "autorização e condescendência especiais" das autoridades (só pode ter sido!) , para uma zona de sombra, afastada das zonas de passagem e de circulação de pessoas e veículos.
Apercebi-me que, apesar de tudo, se mantiveram a limpeza e asseio relativos do local, bem como nada de barulhos anormais após uns 30 minutos do fim de cada sessão do festival, aí pela meia-noite/uma da manhã. A GNR passou uma ou duas vezes, a impor respeito, e tudo correu bastante bem.
Eu chamo a isto bom senso, que é aquela comodidade que o Déscartes considerava a mais bem distribuída do mundo, pelo simples facto de cada um achar que tinha dele uma tal dose que já não precisaria de mais nenhum!
Face a tudo isto nem sequer perdi muito tempo a pensar na ausência de inteligência económica do município de Ponte de Lima. Presumi simplesmente que, como não precisaram de mim (um direito que pensam que lhes assiste), não poderiam levar a mal a minha felicidade por não ter precisado deles!
Em Ponte da Barca foi 5 estrelas! Pondero até voltar no próximo ano...
Alguém se quer atrever, para não ser eu a dizer tudo, a resumir uma moral para esta história?...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sexta fev 25, 2011 12:02 am

Companheiros

O que se pretende proibir, no parque ribeirinho de Ponte de Lima, estou em crer, embora me possa enganar, não é o estacionamento de viaturas, ou de determinadas viaturas, mas sim os acampamentos.

Ora ninguém está a imaginar o dono de um camião ou de um autocarro, pegar numa mesinha, num guarda sol e montar a barraca cá fora! Está aqui a prova que o problema não é as autocaravanas, ou os veículos, mas sim os campistas motorizados! Eles pensam e acreditam, porque tem motivos para a acreditar, que se nos deixarem ir para lá que armamos a tenda, coisa que já aconteceu no passado, quer por caravanas ciganas quer por autocaravanas.

Seria mais sensato colocar lá uma placa "proibido acampar", e já agora porque não proibido sujar! E faria sentido colocar lá tais placas? Toda gente sabe, excepto alguns autocaravanistas, que só se pode acampar nos parques de campismo!!

Vamos imaginar que tiravam de lá a placa, vos garanto que ao fim de poucos dias teriamos lá o espectáculo do autocampismo na fotografia dos turistas! É isto que eles querem evitar a todo o custo naquele local tão bonito!

O problema, a meu ver, não está nas autoridades nem na autarquia: está nos autocampistas! Se estes não existissem não havia problema nenhum, estou certo disso! As autarquias são uma vítima desta praga e nós ditos autocaravanistas responsáveis também o somos!

Em vez de fugirmos destas autarquias talvez fosse melhor opção juntar-nos a eles na tentativa de encontar soluções que resolvessem o problema de ambos! Nós como não fazemos nada por isso, resolvem-no eles e à maneira deles! E são muito mais eficientes do que nós!

Companheiros não olhemos só para o nosso umbigo!

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Mensagempor cookie » sexta fev 25, 2011 8:57 am

Eugénio Rodrigues Escreveu:Companheiros

O que se pretende proibir, no parque ribeirinho de Ponte de Lima, estou em crer, embora me possa enganar, não é o estacionamento de viaturas, ou de determinadas viaturas, mas sim os acampamentos.

Ora ninguém está a imaginar o dono de um camião ou de um autocarro, pegar numa mesinha, num guarda sol e montar a barraca cá fora! Está aqui a prova que o problema não é as autocaravanas, ou os veículos, mas sim os campistas motorizados! Eles pensam e acreditam, porque tem motivos para a acreditar, que se nos deixarem ir para lá que armamos a tenda, coisa que já aconteceu no passado, quer por caravanas ciganas quer por autocaravanas.

Seria mais sensato colocar lá uma placa "proibido acampar", e já agora porque não proibido sujar! E faria sentido colocar lá tais placas? Toda gente sabe, excepto alguns autocaravanistas, que só se pode acampar nos parques de campismo!!

Vamos imaginar que tiravam de lá a placa, vos garanto que ao fim de poucos dias teriamos lá o espectáculo do autocampismo na fotografia dos turistas! É isto que eles querem evitar a todo o custo naquele local tão bonito!

O problema, a meu ver, não está nas autoridades nem na autarquia: está nos autocampistas! Se estes não existissem não havia problema nenhum, estou certo disso! As autarquias são uma vítima desta praga e nós ditos autocaravanistas responsáveis também o somos!

Em vez de fugirmos destas autarquias talvez fosse melhor opção juntar-nos a eles na tentativa de encontar soluções que resolvessem o problema de ambos! Nós como não fazemos nada por isso, resolvem-no eles e à maneira deles! E são muito mais eficientes do que nós!

Companheiros não olhemos só para o nosso umbigo!

Abraço

companheiro, a proibição de acampamento ilegal nada tem a ver com sinais de proibição de estacionamento de autocaravanas. para alem do mais a lei é clara quanto aos acampamentos selvagens e na via pública em portugal, por isso... para mim esse "argumento não cola".

quanto a mesas de picnic, de camionistas nunca vi, mas de carros... xiiiii isso é a mato!! então no norte é coisa sobejamente comum nos dias primaveris e de veraneio. tanto em parques de estacionamento em locais estratégicos como em pinhais. aliás, esta situação só não a vê quem não quer... isso e o lixo que a maioria das pessoas deixa ficar depois das comezainas. uma vez mais, coisas já reguladas pela legislação.

querer ou sonhar com a extinção dos autocampistas é uma utopia que não tem qualquer cabimento realista. é o mesmo que sonhar com o fim da guerra no mundo, da corrupção ou dos malucos ao volante. o companheiro devia era querer que as autoridades actuassem em conformidade com a lei e não justificar as ilegalidades cometidas pelos governos locais. se houvesse imposição da lei pela força das autoridades, os autocampistas tenderiam a desaparecer.

a partir do momento em que aqueles sinais aberrantes forem retirados, para serem substituidos por sinais de proibição de campismo selvagem e na via pública, verá com certeza autocaravanas em ponte de lima. e se a policia for passando, tenho a certeza que 99% dos autocaravanistas agradece.

até lá... fico sem perceber porque é que o companheiro insiste em insinuar que os autocaravanistas que não frequentam municípios onde não são bem recebidos só olham para o seu umbigo. curiosamente acho precisamente o oposto: olho para o meu e para o de quem não me quer lá. se impusesse a minha presença, aí sim só estaria a olhar para o meu. definitivamente não é o caso.

e se acha que com este tipo de proibições os municípios ficam a ganhar... eu acho precisamente o oposto, pois como já referi em posts anteriores perdem 2 fontes de receita (uma directa e outra indirecta). mas como em tudo na vida, é uma questão de opinião.

aproveitem o fim de semana e o bom tempo, para conhecer o minho que vale muuuitooo a pena.
Editado pela última vez por cookie em sexta fev 25, 2011 2:49 pm, num total de 1 vez.
cookie

Ponte do Lima

Mensagempor Paulo MB » sexta fev 25, 2011 11:19 am

Boa dia,
Neste tema só me resta dar apoio a 100% às intervenções, muito lúcidas, do Henrique Fernandes e da cookie.
E já agora, este fim de semana vou para o Minho!
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sexta fev 25, 2011 4:53 pm

Companheira Cookie

até lá... fico sem perceber porque é que o companheiro insiste em insinuar que os autocaravanistas que não frequentam municípios onde não são bem recebidos só olham para o seu umbigo. curiosamente acho precisamente o oposto: olho para o meu e para o de quem não me quer lá. se impusesse a minha presença, aí sim só estaria a olhar para o meu. definitivamente não é o caso.

Fiquei sem perceber qual é o seu conceito de bem receber!

Então se a companheira decidir visitar uma cidade, levar o seu animal de estimação, e chegar a um Hotel e vir que não permite a entrada de animais de estimação, e decidir ir-se embora para outro local, vai por aí andar a dizer que foi mal recebida naquela cidade? Como pode dizer que foi mal recebida se nem sequer ficou! Porque não procurou outro hotel?? Tinha que ser naquele?? Isso dá-lhe o direito de dizer que foi mal recebida ou de que não é bem-vinda?!!

Companheiro PauloMB

O companheiro pelo que já disse aqui, embora desrespeitando os sinais, visitou Ponte de Lima. Ao que parece também foi mal recebido...

Na qualidade de turista itinerante, e no que toca a Ponte de Lima, continuarei a visitar, até ao dia em que interditarem o acesso aos restantes parques onde posso estacionar e pernoitar. Nunca fui mal recebido e tenho excelentes condições de estacionamento e pernoita. Continuo a ser da opinião que se nos quisessem expulsar de lá teriam feito, o que não quer dizer que não o venham ainda a fazer...

Quanto ao problema do autocampismo, e ao qual, a meu ver, devemos em grande parte estas plaquinhas, é um problema do autocaravanismo, das autarquias e da autoridade. Pensarmos que o problema é só destes últimos é seguramente olhar só para o nosso umbigo. A melhor forma de o tentar resolver seria, talvez, reunir as partes interessadas e procurar conjuntamente soluções. Isso certamente não nos compete a nós isoladamente mas sim aos Clubes.

Companheiros e companheiras um bom fim-de-semana a todos de preferência na companhia dos nossos “animaizinhos de estimação”.
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Mensagempor danibeja » sexta fev 25, 2011 6:00 pm

Eugénio Rodrigues Escreveu:Quanto ao problema do autocampismo, e ao qual, a meu ver, devemos em grande parte estas plaquinhas, é um problema do autocaravanismo, das autarquias e da autoridade.

Já agora a meu ver, podia (se assim entender) acrescentar o Governo e a Assembleia da República, que não alteram ou criam Legislação de forma a que os autocampistas no acto da fiscalização sejam obrigados a pagar, sob pena de apreensões documentos, etc... estará de acordo, ou não?

De outra forma, ao fim de um ano prescrevem dentro das Câmaras Municipais autuações elaboradas pelas autoridades... Ou não será este o motivo de ser mais fácil colocar sinalização proibitiva? Retira-lhes o trabalho de mover os processos por Contra-Ordenação.

Quanto ao caso concreto de Ponte de Lima (que não conheço), Eu procuraria um local sem sinalização proibitiva para estacionar, já que que o companheiro Eugénio Rodrigues, informou que existe essa possibilidade.

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor cookie » sexta fev 25, 2011 7:10 pm

Eugénio Rodrigues Escreveu:Companheiros e companheiras,

Companheira Cookie

Fiquei sem perceber qual é o seu conceito de bem receber!

Então se a companheira decidir visitar uma cidade, levar o seu animal de estimação, e chegar a um Hotel e vir que não permite a entrada de animais de estimação, e decidir ir-se embora para outro local, vai por aí andar a dizer que foi mal recebida naquela cidade? Como pode dizer que foi mal recebida se nem sequer ficou! Porque não procurou outro hotel?? Tinha que ser naquele?? Isso dá-lhe o direito de dizer que foi mal recebida ou de que não é bem-vinda?!!

companheiro,
vai-me desculpar mas a sua comparação é descabida na medida em que tenho outros hoteis para verificar acerca da aceitação ou não de animais de estimação. não duvide que se não houver um único que os aceite sentirei que os donos de animais de estimação são mal recebidos pelos hoteis, algo demasiado comum em portugal e não tão comum nos restantes países da europa.

o caso aqui falado é da postura de um município - que não é único.

e talvez não tenha lido com atenção o que escrevi. conheço ponte de lima bem, muito bem, e desde miúda. e quando falo do bem receber obviamente que não falo das gentes (mais uma vez não leu com atenção ou não percebeu o que escrevi).

outra questão que torna esta situação não comparável é o facto de que os hóteis indicam essas informações nos seus sítios web para os seus potenciais clientes decidirem acerca da sua escolha (ou não). aliás, são muito claros relativamente a isso.

ninguém tem qualquer garantia de que estacionados noutro parque (que não tenha sinal) não vá ser importunado por algum agente da autoridade (pode acontecer ou não) com "excesso de zelo" (como aliás já temos lido em vários tópicos deste forum e onde inclusive participou).

se o companheiro se sente bem recebido pelo município, ainda bem. cada um adopta as escolhas que considera acertadas. quem sou para o criticar por isso? portanto agradeço que faça o mesmo. há que respeitar (neste caso opiniões) se queremos ser respeitados.

e bom fim de semana para todos, "animaizinhos de estimação" incluídos porque caso não saiba, também eles merecem o nosso respeito, como aliás, todos os elementos da natureza e se não concorda, só tenho a lamentar.
cookie

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sábado fev 26, 2011 3:24 pm

Cara companheira cookie,

e bom fim de semana para todos, "animaizinhos de estimação" incluídos porque caso não saiba, também eles merecem o nosso respeito, como aliás, todos os elementos da natureza e se não concorda, só tenho a lamentar.

Antes de mais perceba-se a analogia dos hoteis e "animais de estimação" com os parques de estacionamento e as autocaravanas!! Fica a saber que também tenho animais de estimação e os respeito muito...

E não me parece que comparação seja tão descabida quanto isso: Conhece o hotel/parque de estacionamento da Expolima? Conhece o hotel/parque de estacinamento logo à entrada da vila? Conhece o hotel/parque de estacionamento na outra margem do rio junto ao local onde se realiza o festival das flores? Conhece o hotel/parque de estacionamento do campo de futebol??... Lhe garanto que nestes hoteis/ parques de estacionamento recebem bem os nossos animaizinhos de estimação/autocaravanas! E se me conseguir provar o contrário eu deixo de ir para lá também!!

e não sou fanática de ficar em 1ª linha de nada atenção! não sou daquelas pessoas que perde que tempos à procura de um lugar de estacionamento em cima da entrada de qualquer coisa. simplesmente não tenho paciência e andar faz bem à saúde.

Compreendo que não tenha lá muita paciência para andar à procura de hoteis/parques de estacionamento, mas que existem existem e recebem animais de estimação/autocaravanas. Experimente seguir as palcas Expolima e vai encontrar um hotel ***** muito melhor, a meu ver, do que aquele que frequentava, pelos vistos, com o seu animal de estimação/autocaravana. Para além de ser alcatroado, ou seja, há menos pó, é plano e extremamente sossegado para pernoitar. Apenas terá de andar mais 100 ou 200 metros a pé, o que, pelo que aqui já disse, não é problema para si!

Companheira, uma coisa é a sua falta de paciência em procurar hotéis/parques de estacionamento, onde se recebem animais de estimação/autocarvanas, outra coisa é dizer-se que o municipio recebe mal os autocaravanistas ou não os quer receber, porque um ou dois hotéis/parques de estacionamento na vila, em cinco ou seis, não recebem autocaravanas/animais de estimação!

o caso aqui falado é da postura de um município - que não é único.

e talvez não tenha lido com atenção o que escrevi. conheço ponte de lima bem, muito bem, e desde miúda. e quando falo do bem receber obviamente que não falo das gentes (mais uma vez não leu com atenção ou não percebeu o que escrevi).

Cada caso é um caso e merece, a meu ver, ser analisado individualmente. Não se esqueça que o municipio é o representante legítimo da vontade das suas gentes, ou pelo menos da maioria...

ninguém tem qualquer garantia de que estacionados noutro parque (que não tenha sinal) não vá ser importunado por algum agente da autoridade (pode acontecer ou não) com "excesso de zelo" (como aliás já temos lido em vários tópicos deste forum e onde inclusive participou).

Nunca fui importunado em Ponte de Lima, no parque da Expolima, é certo também, que não sou dos que montam a tenda, ou que ocupam lugares de estacionamento por tempo indeterminado...

se o companheiro se sente bem recebido pelo município, ainda bem. cada um adopta as escolhas que considera acertadas. quem sou para o criticar por isso? portanto agradeço que faça o mesmo. há que respeitar (neste caso opiniões) se queremos ser respeitados.

Companheira da mesma forma que me sinto bem recebido, não posso deixar de recomendar este local, a si, ou a qualquer outro companheiro. Respeito a sua decisão, tenho pena que não nos possamos encontrar por lá.

Bom fim-de-semana
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sábado fev 26, 2011 8:31 pm

danibeja Escreveu:
Eugénio Rodrigues Escreveu:Quanto ao problema do autocampismo, e ao qual, a meu ver, devemos em grande parte estas plaquinhas, é um problema do autocaravanismo, das autarquias e da autoridade.

Já agora a meu ver, podia (se assim entender) acrescentar o Governo e a Assembleia da República, que não alteram ou criam Legislação de forma a que os autocampistas no acto da fiscalização sejam obrigados a pagar, sob pena de apreensões documentos, etc... estará de acordo, ou não?

Companheiro Danibeja,

Plenamente de acordo: quando não se consegue resolver o problema na raiz, só lá vamos com legislação que permita actuar de forma a punir severamente os prevaricadores. Até lá, ou muito me engano, ou vamos começar a ter de nos habituar a conviver com estas plaquinhas, que não são mais do que um mal necessário, mas eficaz, que muitas autarquias encontraram para resolver os problemas que têm com alguns autocaravanistas: ocupação de determinados espaços por períodos de tempo dilatados e o autocampismo.

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes