Particulares tiram partido do que os Municípios deitam fora

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

cookie

Mensagempor decarvalho » sexta fev 18, 2011 4:52 pm

viva...

quando ha varias mensagens... de diversas fontes...com varios destinatarios explicitos ou implicitos, por vezes ha uma situaçao de fogo cruzado...mas nada que refira a COOKIE..... alias pessoalmente também nao aceito ser empurrado....seja de autocaravana seja sem autocaravana...

Bom fim de semana! entretanto.... que para mim vai ser de trabalho na Tertúlia 1 cafe e 1 AC, em Alenquer que conta ja com 14 participantes autocaravanistas, amigos e bem dispostos...(neste aspecto somos todos altamente reprsentativos do convivio saudavel e construtivo em que espero snnceramente um dia poder contar também com o seu contributo esclarecido...Bem Haja!
l
Sempre, simplesmente, Decarvalho

PS como diz o Paulo, e dizemos todos nós conscientes da condição de autocaravanistas socialmente responsaveis e civicamente cumpridores, ha duas modalidades de turismo itinerante em autocaravana, a vertente campista, e a vertente não campista, ou dito de outro modo, a itinerancia autocaravanista faz-se utilizando, ou não, parques de campismo, por decisão voluntaria do seus participantes....por isso tenho dificuldade em perceber a FOBIA ANTI PARQUES DE CAMPSIMO e similares....

A menos que haja quem decrete uns autocaravanistas são mais iguais que outros....
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Calita » sexta fev 18, 2011 5:09 pm

De todas e respeitosas opiniões,uma causa nos move a todos,MELHORES CONDIÇÕES para usufruirmos das nossas AC.
É obvio que os municipios ou qualquer outra entidade que crie espaços para nós só tem a ganhar,pois o autocaravanismo arrasta muita gente,logo para o comércio local,será uma fonte de rendimento a ter em conta.
Devemos assim lutar por melhores condições
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

melhores condições

Mensagempor decarvalho » sexta fev 18, 2011 5:31 pm

Viva Calita

100% de acordo..e para haver melhores condições o Movimento Autocaravanista tem de mover em todas as direccções perante todos os interlocutores com uma imagem de Coerencia, Credibilidade e autenticidade, socialmente responsavel...

Por isso muitos de nos desenvolvemos textos de doutrina com peso de seriedade perante a audição publica do ordenamento novo da Costa Alentejana, fomos a Assembleia da Republica, pedimos audiencias a ANSR, escrevemos ao provedor de Justiça etc. etc..

MAs também por isso tudo temos de estar dispostso a pagar o justo preço ( e o Paulo e bem, bem escreveu que um euro pro noite para estacionar em Portimão é demasiado pouco)

Nao podemos quere ser so espeiais para nao pagar, e querer parar em qualquer lado, em qualquer situação e por qulaquer duraçao de tempo e de borla... nem exricisar os poarques d ecampsimo qeu querem ganhar dinehiro ! mem as CM que querem ter receitas! nem as adminsitraçoes de portos, recintso desportivso, quarteis, misericordias, bombeiros etc que querem recuperar os seus investimentos!

Nesse fundamentalismo maximalista qualquer dia havera quem defenda por logica anti-lucro que também os fabricantes de autocaravanas devem fechar portas, para não ganahrem dinheiro a custa dos autocaravanistas, e so permitir que se vendam furgons auto-bricolados....

e boas voltas e reviravoltas, espcialmente de neurónios....
semovente...
em:
decarvalho

Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Vídeo da SIC

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sexta fev 18, 2011 6:43 pm

Caros companheiros,

Vejam uma mini-reportagem que passou na SIC, relativamente ao que se passa neste espaço.

Aqui fica o Link : http://videos.sapo.pt/vbUBmeFs3v4SdTNcm2JR

Pelo que se pode ver na peça, trata-se de campismo puro e duro a troco de 1€ por mês! Uma verdadeira pechincha quando comparado com os preços praticados pela grande maioria dos parques de campismo do Algarve!

O conceito de Parque de Campismo "LOW COST" parece ter chegado a Portugal! :)

Atenção, nada tenho contra Parques de Campismo, também gosto de acampar, de abrir o toldo, de colocar a cadeira ou a espreguiçadeira e usufruir da segurança que estes oferecem. No entanto, muitos destes ficam distantes dos centros de interesse, outros são excessivamnte caros, outros simplesmente não têm o minímo de condições para receberem autocaravanas. Acantonar os autocaravanistas nestes espaços seria pura e simplesmente "matar o autocaravanismo". Gosto de acampar mas, voluntariamente e não por obrigação.

Caros companheiros, se vamos para o interior das cidades acampar em espaços públicos, parece-me natural, se o objectivo é acampar, que nos queiram mandar para dentro dos parques de campismo!!!! Ou passa pela cabeça de alguém, chegar-mos a um parque de estacionamento em que os carros que lá estão, estacionem e tenham uma mesa, um guarda sol e umas cadeirinhas e já agora porque não um assador, no lugar ao lado!

Não é o que alguns companheiros fazem!!!!! Se queremos ser tratados da mesma forma que os restantess utilizadores da via pública então comportemo-nos como estes!

Relativamente às áreas de serviço, sejam publicas ou privadas, são, a meu ver, o pilar do autocaravanismo responsável. Precisamos urgentemente de mais e melhores áreas de serviço, para que possamos despejar e abastecer em repeito pelo meio ambiente.

Ficaria muito contente, se o desfecho deste caso específico - parque na marina de Portimão - culminasse na construção de uma área de serviço, ou então, de um verdadeiro parque de campismo LOW COST, fechado, com segurança, e exclusivo a autocaravanistas! Porque não?

Um Abraço a Todos
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Mensagempor ahlagos » sexta fev 18, 2011 10:06 pm

O que está na Praia da Rocha, não tem nada a ver com Campismo e é uma má imagem do autocaravanismo.
Conheço bem, já que moro em Lagos e vou lá com frequência!
É um amontoado de autocaravanas e caravanas, sem qualquer apoio, só uma torneira em que se pode abastecer de água por um euro, sem quaisquer instalações (sanitárias, lavandaria, etç),Para melhorar a imagem, espante-se, tem uma carrinha de caixa fechada para "venda de cachorrros e bifanas". Quando chove, fica tudo completamente alagado, já que não tem qualquer tipo de drenagem pluvial e o terreno é plano!
O dono não investiu um euro neste "equipamento"! A própria entrada é digna de um país do terceiro mundo, como aliás toda a instalação em causa. E isto numa zona turística, junto a um equipamento qualificado (a Marina) e de um hotel de 4 *.
Haja dignidade!
Se queremos (e devemos) coabitar, temos também de ter níveis minímos de qualidade!Aliás, não é por acaso que a 500 metros, na avenida que liga a rotunda da Marina à Praia do Vau existe outro estacionamento de autocaravanas, em muito menor número embora seja gratuito, msas tem outra qualidade!
Repito: o que se passa na Praia da Rocha, é um fenómeno de "esperteza saloia", que não dignifica o nosso país, numa região eminentemente turística como é o Algarve, e especialmente não dignifica o autocaravanismo!Assim como "já lá vai o tempo" em que os Parques de Campismo eram um amontoado de tendas e caravanas, "até caber", sem qualquer organização e disciplina, também o estacionamento de autocaravanas em estacionamentos públicos (que eu defendo) deve ter ordem e critérios, gratuitos ou não!
A solução "veda-se um terreno e já está", não é compativel para um país que se pretende Europeu, seja para estacionar carros ou autocaravanas...........
Editado pela última vez por ahlagos em sexta fev 18, 2011 10:17 pm, num total de 1 vez.
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Mensagempor danibeja » sexta fev 18, 2011 10:17 pm

Boa noite,

Até agora a ideia que melhor partilho é a do companheiro Eugénio Rodrigues, e acrescento que ao criar condições de forma legal para a prática do autocaravanismo, não pode, nem significa que os autocaravanistas itinerantes deixem de poder estacionar fora desses "parques" de estacionamento privativos.

Em relação ao parque de estacionamento de Portimão, com base nas imagens da SIC, só posso dizer que os Agentes Fiscalizadores deveriam ter começado por autuar os auto-campistas que assentaram arraiais no seu concelho, mas não, é mais fácil de autuar (e bem) o Portuga que se lembrou de ganhar uns trocados, enquanto espera (ou não) a aprovação dos seus loteamentos...

Como já disse anteriormente é muito fácil autuar um Português, mas como a maior parte dos auto-campistas que se encontravam no local eram de nacionalidade estrangeira, não à outro remédio que deixar os mesmos eternamente acampados naquele local...

Será que uma ideia destas não tem todo o interesse para o Autocaravanismo Itinerante :

- Criar legislação onde se enquadre o Autocaravanismo Itinerante.

- Criar sinalização de Transito que se enquadre o Autocaravanismo Itinerante.

- Criar parques de estacionamento com condições especificas para Autocaravanas.

- Criar uma Federação de Autocaravanismo.

- E outras situações já debatidas no fórum.

Na minha opinião, para nosso bem será este o nosso Futuro...

Nos finais da década de 90 quando um grande Companheiro Autocaravanista Itinerante teve a ideia de criar Áreas de Serviço para Autocaravanas, não acredito que tenha tido muitos seguidores, e todos lhe devem ter chamado "maluco", megalómano, etc..., mas o que é certo é que hoje todos nós agradecemos o seu esforço, pela mudança de mentalidade, e abertura de espírito perante o Autocaravanismo.

Tenho muita pena de não ter conhecido o Companheiro (infelizmente já falecido) Alberto Brochado Teixeira http://www.campingcarportugal.com/forum ... sc&start=0 , para mim depois das manifestações aqui no fórum em sua relação, é como um ídolo, é alguém que derrubou mentalidades, moveu montanhas, para fazer algo em que acreditava, e que alcançou um sucesso tremendo, ao qual já ninguém fica indiferente, as Áreas de Serviço são indispensáveis ao Autocaravanismo Itinerante ...

Será que com conta, peso e medida, não é possível juntar as nossas ideias e termos êxito no Autocaravanismo Itinerante e criar ideias com futuro, ............

Temos que criar um futuro sustentável, e para isso temos muito que contribuir...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor seco » sexta fev 18, 2011 10:58 pm

Boas

Parabens Danibeja!
Este teu testemunho é uma posição muito interessante resultante de uma reflexão calma, continuada e sem pressupostos.
Devo afirmar que me revejo neste texto pois as minhas reflexões têm ido neste sentido.
Aliás, tenho desde sempre defendido, nos diferentes círculos onde me foi e é possível intervir, soluções dentro desta linha de pensamento.
Julgo que não será com posições extremistas ou radicais que conseguiremos o respeito da sociedade e dos que se nos opõem.
Deveremos salvaguardar acima de tudo a nossa Liberdade mas admitir que nem sempre poderemos estacionar as nossas autocaravanas onde nos aprouver. Esta é a experiencia tambem lá fora onde o fenómeno do autocaravanismo tem um longo historial.
Dir-me-ão que nesses casos são criadas condições especiais como a proximidade dos centros ou navettes para as áreas mais distantes dos centros. Pois é tambem por aí que deverá passar a nossa luta!
Permito-me relembrar o caso paradigmático de Abrantes: área de serviço na periferia e dois estacionamentos no centro sendo que o mais central é de curta (ou muito curta) duração.
Ainda não vi ninguem reclamar mas sim muitos elogios (com exclusão do ruído da discoteca às sextas e sábados).
É realmente muito importante que se troquem ideias com serenidade e reflexão.
Não vale a pena termos medo pois se tivermos posições colectivas coerentes e bem fundamentadas teremos o respeito e compreensão dos opositores e a vontade de conquistarem as nossas preferencias.
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

aplauso

Mensagempor decarvalho » sábado fev 19, 2011 8:42 am

Imagem

com serenidade, e elevando-se, os seres humanos convergem!
semovente...
em:
decarvalho

Mensagempor zejorge » sábado fev 19, 2011 4:18 pm

Boa tarde

Companheiro Seco, duas linhas apenas para o informar que a discoteca já não funciona.

Cumpts
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor Paulo » sábado fev 19, 2011 6:27 pm

Boa tarde a todos os intervenientes!

A colocação de ideias é salutar, pode culminar em consensos, e fortifica o espírito de corpo que desejamos para o colectivo autocaravanista.

Tive oportunidade de ler as várias intervenções, pelo que gostaria de comentar algumas, sem qualquer critério especial ou ordem.

Seco:
Julgo que não será com posições extremistas ou radicais que conseguiremos o respeito da sociedade e dos que se nos opõem.
Deveremos salvaguardar acima de tudo a nossa Liberdade mas admitir que nem sempre poderemos estacionar as nossas autocaravanas onde nos aprouver. Esta é a experiencia tambem lá fora onde o fenómeno do autocaravanismo tem um longo historial.
Dir-me-ão que nesses casos são criadas condições especiais como a proximidade dos centros ou navettes para as áreas mais distantes dos centros. Pois é tambem por aí que deverá passar a nossa luta

Completamente de acordo! Sempre defendi a existência de zonas de parqueamento (vulgo AS), tendo em atenção alguma estatégia na sua localização e concepção, de modo que possamos usufruir de locais com as devidas condições, à imagem do que encontramos fora das nossas portas.

PauloMB
Bom dia,
Começo a gostar de ver que há cada vez mais participantes que têm uma opinião bem formada sobre o verdadeiro sentido do turismo itinerante. O José Gonçalves, o Paulo, a cookie, o profzeca, e todos os que não aceitam serem empurrados para "locais próprios para AC".

Meu caro, sem qualquer tipo de pretenciosismo, no que me toca, não mudei uma linha daquilo que defendo desde que fundei este espaço há mais de 6 anos...

Danibeja:
Será que uma ideia destas não tem todo o interesse para o Autocaravanismo Itinerante :

- Criar legislação onde se enquadre o Autocaravanismo Itinerante.

- Criar sinalização de Transito que se enquadre o Autocaravanismo Itinerante.

- Criar parques de estacionamento com condições especificas para Autocaravanas.

- Criar uma Federação de Autocaravanismo.

- E outras situações já debatidas no fórum.

Completamente de acordo. A não existência de regras, ou o vazio legal, só favorece os prevaricadores, aportando má imagem ao colectivo autocaravanista. Quem cumpre, continuará a cumprir com ou sem leis; quem não cumpre será obrigado a começar a cumprir quando houver regulação.

ahlagos
O que está na Praia da Rocha, não tem nada a ver com Campismo e é uma má imagem do autocaravanismo.
Conheço bem, já que moro em Lagos e vou lá com frequência!
É um amontoado de autocaravanas e caravanas, sem qualquer apoio, só uma torneira em que se pode abastecer de água por um euro, sem quaisquer instalações (sanitárias, lavandaria, etç),Para melhorar a imagem, espante-se, tem uma carrinha de caixa fechada para "venda de cachorrros e bifanas". Quando chove, fica tudo completamente alagado, já que não tem qualquer tipo de drenagem pluvial e o terreno é plano!
O dono não investiu um euro neste "equipamento"! A própria entrada é digna de um país do terceiro mundo, como aliás toda a instalação em causa. E isto numa zona turística, junto a um equipamento qualificado (a Marina) e de um hotel de 4 *.
Haja dignidade!
Se queremos (e devemos) coabitar, temos também de ter níveis minímos de qualidade!Aliás, não é por acaso que a 500 metros, na avenida que liga a rotunda da Marina à Praia do Vau existe outro estacionamento de autocaravanas, em muito menor número embora seja gratuito, msas tem outra qualidade!
Repito: o que se passa na Praia da Rocha, é um fenómeno de "esperteza saloia", que não dignifica o nosso país, numa região eminentemente turística como é o Algarve, e especialmente não dignifica o autocaravanismo!

Caríssimo, fico algo estupefacto com algumas ideias que expõe, pois aqui, como é sabido, discutimos ideias e não pessoas. Aparentemente defende que o espaço não deveria existir. Eu acho que deve, e muitos mais deveriam surgir, de modo que estacionássemos e desejavelmente tivessemos pontos de apoio às paragens técnicas necessárias. No entanto, relativamente a este caso concreto, se determinadas entidades que "representam" os autocaravanistas tivessem auxiliado/esclarecido os gestores (que não conheço) deste espaço , na altura própria, haveria grandes probabilidades de hoje termos menos ACs naquele local, mas as que permaneciam apenas estacionavam pois as regras estavam estabelecidas e não havia confusões entre caravanas e autocaravanas e campismo e estacionamento.

Lugares como este, se já viajou pela Europa sabe, que são triviais (falo de parques de estacionamento que também recebem ACs). Exemplos: Cangas de Onis, Cáceres, etc... (Espanha); Palavas Les Flots, Locronan, e muitos etc... (França); Na Alemanha: Ulm, Fussen, Nordlingen, Lindau, e muitos etc...
Fala também em " instalações (sanitárias, lavandaria, etç),". Se estamos a falar de um parque de estacionamento,não de um camping, não vejo o enquadramento desta situação.

Igualmente com bom conhecimento de causa, não vejo que melhor imagem tem o estacionamento frante ao Hotel Luar. Tenho fotos que mostram o desmadre que ali se verifica durante o Verão - desde TENDAS (sim!) até despejos selvagens, roubos de água nos aspersores da relva, toldos e fogareiros. A diferença é que não precisam de pagar para o fazer.
Na minha perspectiva, seja o estacionamento público ou privado, não pode ser ocupado com outros fins que não seja o do estacionamento. Se pretendermos utilizar o espaço envolvente da AC temos os campings à nossa mercê.
Não sou contra os campings, pelo contrário, pois também os frequento quando entendo ou tenho conveniência.

Não tenhamos dúvidas que, especialmente no litoral, temos de pagar para estacionar/pernoitar e mesmo assim com limites temporais de permanência de modo que a rotatividade de utilização dos espaços funcione.
-------

Sobre a reportagem:
Não acham triste que um turista estrangeiro diga e sinta quando visita Portugal que: "não gostam de nós", "não gostam da nossa presença"?
O dinheiro que é deixado é divisa pura que entra em Portugal pela porta directa do comércio local. Portugal não precisa? Ou o dinheiro só é bem recebido quando paga a pernoita num camping??

É assim que nos sentimos quando visitamos a Europa? Eu acho que não! Sempre fui muito bem recebido como autocaravanista.

O porquê desta situação tem várias alíneas, mas apenas deixo aqui algumas:

- A imagem do autocaravanista/autocaravanismo não é correctamente passada à população em geral e as associações do sector não se entendem nem se unem para inverter esta situação;

- O vazio legal leva a que os infractores trabalhem afincadamente na má imagem, sendo esta aproveitada por vários gestores de campings para pressionar as autoridades e autarcas. Em Portimão também este factor terá funcionado...

- A falta de espaços dedicados ao estacionamento e paragem técnica catalizam as concentrações e as autarquias (e outros...) nada fazem no litoral para resolver esta situação, pois isso seria apadrinhar uma actividade conotada com um problema e não como uma vantagem associada à procura turística.

- O Autocaravanismo como forma de Turismo Itinerante não é reconhecido legalmente como forma de turismo. Apenas é reconhecida a vertente campista, a qual terá uma expressão bem menor, ou mesmo residual, relativamente à que está associada à viagem, ou seja, a que eu pratico e muitos de nós gostaríamos de continuar a praticar em Portugal.

-Etc...etc...

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor ahlagos » sábado fev 19, 2011 7:09 pm

Paulo,
Pelos vistos não me fiz entender!
Não sou contra o estacionamento naquele local. Sou contra aquele estacionamento! Caótico, desordenado, "à balda", sem um mínimo de qualidade!
Sou contra estacinamentos desorganizados, sejam de automóveis, barcos ou autocaravanas! Uma coisa é uma doca, outra é uma marina! Quando falo de dignidade, refiro-me à qualidade que uma ocupação urbana deve ter!
Quando tiver oportunidade, irei tirar umas fotografias e decerto perceberá o que pretendo dizer.
Penso que a visão que teve vindo da fortaleza não lhe permitiu ver em pormenor o estacionamento. Por acaso viu contentores para o lixo? A última vez que lá estive, não tinha!
Claro que os maus exemplos de equipamentos e de autocaravanistas não se esgotam em Portugal e nos Portugueses! E por toda a Europa, que conheço há mais de 30 anos, há bons e maus exemplos! Por acaso nos paises nórdicos, não me lembro de maus exemplos....
Não me interprete mal: gostaria que naquele espaço existisse um parque/estacionamento/área de serviço para autocaravanas à altura do local e dos outros equipamentos já existentes, também de 4*!
Pela dignificação do autocaravanismo e do nossso Algarve!
Terei aliás todo o gosto em conversar/discutir estas e outras ideias consigo!
Aproveito para informar, que muito em breve Lagos irá dispor de uma área de serviço para vautocaravanas, de iniciativa municipal, junto ao Estádio Municipal, à entrada da cidade. Perspectiva-se ainda a possibilidade de aproveitamento de outras áreas para estacionamento de autocaravanas, também estas de iniciativa municipal. Não tenho dúvidas que estes equipamentos estarão à altura que a cidade e a região merecem,
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Mensagempor spinto » sábado fev 19, 2011 8:33 pm

que devem haver e construir-se cada vez mais areas de serviço ou de estacionamento ou apoio, ou chamem-lhes o que entender, penso que é a opinião geral.
Quem as quer frequentar é livre ou não de o fazer, mas por favor acabem com estas vergonhas indignas, pois qualquer dia as autoridades vao considerar estes actos um problema de saúde publica como forma de autuar e erradicar.
Editado pela última vez por spinto em sábado fev 19, 2011 10:30 pm, num total de 1 vez.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sábado fev 19, 2011 8:34 pm

Caros companheiros

Na tentativa de responder a este tópico acabei por abrir um novo. Vou postar aqui, e complementar, em função do que já foi entretanto acrescentado.

Olhar só para o nosso umbigo é fácil. Eu pergunto: qual é o companheiro que gostaria de ter á porta da sua casa meia dúzia de campistas montados em furgões a ocupar lugares de estacionamento com cadeiras, mesas, guarda-sóis, geradores? Como se já não bastasse o espectáculo em si, é também imaginar esta gente a entupir as sargetas com dejectos humanos e águas turvas, quando toda a gente sabe que estas foram feitas para escoamento das águas pluviais! Isto é de gente civilizada? Certamente que não gostariam de tal vizinhança!

E agora coloco a questão: porque carga de água haverão os autarcas deste país gostar desta gente? Se tivessem que conviver com este “espectáculo” á porta da vossa casa não fariam o que pudessem para acabar com ele???

Caros companheiros tenhamos bom senso. Se algum dia se conseguir resolver este problema no seio do autocaravanismo, os restantes, alguns talvez deixem de existir, e outros, com a credibilidade que neste momento não possuímos, serão muito mais fáceis de solucionar.

Companheiros, muito se fala, muito se debate, muito se opina, agora fazer, vejo muito pouco. Se queremos resolver os problemas que temos efectivamente no autocaravanismo, há que começar a arrumar a casa por dentro e depois avançar noutras frentes… esta é a minha opinião.

Carissimos estamos a braços com um problema de civismo, de educação, de mentalidades, que é um problema transversal na nossa sociedade, onde impera, cada vez mais, o culto do "chico espertismo", onde a vergonha e o respeito pelos outros, já vai muito para além da "Taporbana"...

O problema do autocaravanismo não é mais do que um espelho do que se passa no país em geral.

Todos aqui, penso eu, somos a favor de um enquadramento legal, no entanto, todos sabemos o quanto é complicado neste país fazer cumprir a lei... mas acredito que será um passo de gigante se conseguirmos acabar com o sentimento de impunidade.

A criação de áreas de serviço não resolvem por si só este tipo de problemas. Estive em Monte Gordo estacionado dois dias em frente à praia e fiquei tão enojado com o que por ali vi, apesar da proximidade de uma AS, e acabei por abandonar o local...

Como actuar perante um problema de mentalidades?

-Prevenção/consciencialização - em prole da união e não da exclusão
-Enquadramento legal e fiscalização
-Áreas de serviço, sejam elas públicas ou privadas.

Mesmo assim, muitas, talvez nunca se consigam "moldar"...
Editado pela última vez por Eugénio Rodrigues em sábado fev 19, 2011 10:01 pm, num total de 1 vez.
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

ESTACIONAR/PERNOITAR

Mensagempor Paulo MB » sábado fev 19, 2011 9:12 pm

Boa noite,
Volto a não resistir a regressar a este interessantíssimo debate.
A grande maioria das opiniões aqui expressas vai no mesmo sentido, que também perfilho.
Estacionar à balda e depois praticar campismo selvagem já é proibido. Não é precisa qualquer legislação inovadora. Já existe. Onde estão as autoridades para a fazer cumprir?
Pelo que é relatado, é o que se passa na Marina de Portimão.
Criar AS para que os turistas itinerantes possam mudar águas, também é consensual. Está em andamento uma iniciativa do CPA/Quercus para que tal seja possível em todos os concelhos do país. Vai demorar? Depende de muitos atores, nomeadamente da nossa vontade coletiva em os utilizar, como parece ser evidente pelo que se lê e ouve no nosso meio.
Criar zonas próprias para o estacionamento de AC (como o exemplo de Abrantes dado pelo amigo Seco), tudo bem. Mas nada de criar legislação onde estes locais sejam aqueles onde nós poderemos, no futuro, ficar limitados a estacionar/pernoitar.
Espero ter sido claro quanto ao meu pensamento e daí o ter afirmado no passado que rejeito ser "empurrado" seja para onde for.
Quero continuar a ser livre, respeitando o ambiente e os locais por onde for passando.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor fluis » domingo fev 20, 2011 12:15 am

Boa noite,

Primeiro que tudo, quero agradecer ao companheiro Eugénio Rodrigues a colocação do link sobre a reportagem, a qual gostei de ver.

Só lamento o aparecimento de imagens com as autocaravanas utilizando objectos de campismo na via pública, porque de resto, ao contrario do que tem acontecido, as pessoas entrevistadas até transmitiram uma boa imagem do autocaravanismo, frisando pontos como os gastos do comércio local, restaurantes, etc, tendo o entrevistado português referido que era uma opção que lhe permitia visitar vários locais, e que se optasse por umas férias de hotel provavelmente ficava-lhe mais económico.
Ou seja, o contrário da mensagem que normalmente é passada em outros programas pelos entrevistados. Tal como o Paulo referiu, também me sensibilizou a senhora, referindo que gostava de Portugal, mas tinha a sensação que as pessoas não gostavam da presença dos autocaravanistas, apesar de virem deixar cá o dinheiro que tanto lhes custou a ganhar nos seus países de origem.

Em relação à questão do parque na Marina de Portimão, pelo que percebi estamos perante um parque de estacionamento para veículos, onde é também permitido o estacionamento e pernoita de autocaravanas, não se tratando portanto de um parqueamento pensado de raiz para o estacionamento de autocaravanas.
Na minha opinião, a solução para o autocaravanismo em tudo o que é litoral irá ter de passar por infra-estruturas a pagar, com rotatividade, senão vamos assistir aos mesmos a estarem meses a fio no mesmo lugar, não dando qualquer possibilidade aos querem ir passar um fim-de-semana.

Em França já me deparei com muitos exemplos destes, como em Saint-Tropez, onde as autocaravanas estão proibidas de estacionar na povoação, existindo A.S. privadas à volta, onde numa delas paguei 10 € por uma noite, electricidade eram mais 2 €, existindo ainda balneários rudimentares onde os duches quentes custavam 1 € por pessoa, não tendo melhores condições do que o estacionamento aqui referido na Marina de Portimão, ou em Narbonne onde a área de serviço ficava junto à praia, também dentro do mesmo valor, mas em qualquer uma delas tive a sorte de apanhar o último lugar. Outros locais de grande pressão turísticas de França, ou continua a ser impossível estacionar, como Nice, Cannes, ou implementaram igualmente parques de estacionamento exclusivo para autocaravanas como por exemplo Palavas Les Flots, claro que se formos para as povoações do interior, povoações essas onde teremos grande possibilidade de sermos a única autocaravana, este problema não se levantará.
Sendo um facto de que cada vez são mais as autocaravanas que circulam em Portugal, em número que certamente já não andará muito longe das 10.000 unidades, os problemas que se começam a colocar são diferentes do que eram há uns anos largos, quando as autocaravanas eram apenas umas dezenas ou centenas.

Nas zonas de maior pressão turistica, penso que a solução terá obrigatoriamente de passar pelo surgimento de zonas de estacionamento para autocaravanas, mas é essencial que a sua localização seja criteriosamente escolhida, permitindo um fácil acesso aos pontos de interesse, um pouco à semelhança do que se passa na Bretanha, por muitos considerada como o paraíso das autocaravanas, mas que em muitas localidades proliferam os sinais de proibição de estacionamento para as autocaravanas, existindo grandes espaços reservados para o seu estacionamento, bem localizados, tendo alguns deles um serviço gratuito de Navettes para o centro da cidade. Por exemplo estive há uns anos em St, Malo (2006) e, era esse o modelo adoptado, um grande parque de estacionamento (Paul Feval) para carros e autocaravanas, sendo a pernoita das autocaravanas gratuita, uma Zona de Serviços à entrada do parque, e uma Navette gratuita que nos levava para o centro da cidade. O mesmo acontecia em Concarneau. Com estas acções., conseguiram disciplinar o estacionamento e a circulação das Ac’s, em benéfico de todos, melhorando a fluidez de transito no centro histórico, mas dando ao autocaravanista as condições para visitar as cidades sem se sentir descriminado.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes