Abrir Cadeiras e Toldos..."O Drama"

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Abrir Cadeiras e Toldos..."O Drama"

Mensagempor THOR » domingo set 09, 2012 4:43 pm

João Morgado Escreveu:Concordo em absoluto com o que o companheiro Henrique Fernandes escreveu. Indo eu numa qualquer estrada nacional e chegada a hora de almoço, encosto numa zona de pinhal ou outra com sombra e isto em pleno verão num dia cheio de calor. Porque motivo não poderei colocar uma mesa e 2 cadeiras no exterior e almoçar descansadamente à fresquinha em vez de o fazer dentro da AC? Isto é fazer campismo? Acabo de almoçar, arrumo tudo e sigo a minha viagem.

Saudações

Isto porque está de AC mas, se fizesse isso no seu automóvel já ninguém dizia nada.

Cumps.
Mais vale rico e com saúde, que pobre e doente.
THOR

Registado: terça ago 30, 2011 6:37 pm

psicodrama dos toldos, mesas e cadeiras

Mensagempor decarvalho » domingo set 09, 2012 5:05 pm

Carissimos companheiros,

As trocas de opinião neste topico mostram bem a maturidade que ao longo dos tempos se ganhou entre (muitos de) nós para debater franca e abertamente as questõess que nos dizem respeito sem risco de anatemas ou pré condenações. de fato o pensamento de cada um de nos evolui e talvez sejam possiveis novos patamares de consensos,logo de autoregulaçao. TAlvez assim se justifique voltar aqui mais vezes para um debate civilizado.

Por essemotivo talvez que o topico AUTOCAMPISMO e este DO DRAMA DOS TOLDOS.... pudesse ser fusionado num so com depuraçao de textos obsoletos.

Neste momento,concordando com muitas das observaçoes ultimamente feitas, o meu contributo éno sentido de propor que a [url]pedra de toque da legitimidade[/url] do uso de toldos/bancos etc (en o etc estao as bicicletas, as janelas e ate a parabolica levantada...) seja aferida em função da itinerancia da etape...

Ou seja, tanto quanto a um [url]automobilista de veiculo ligeiro de turismo[/url] é permitido, por mesa de pic nic, usar as mesas proprias dos parques de merendas (ca e no estranegeiro) e ate os barecues ou assadores fixos quando os haja... tambem deve ser permitido aos autocaravanistas cnduzindo os seus veiculos especiais da categoria M1

Procedem num caso e outro as mesmas razões, os mesmos fundamentos, as mesmas funções.São situações de iguladade.

Porém. esse igualdade termina quando se pernoita de AC no mesmo local onde se fez o tal pic nic, e quando seestaciona durante mais do que o tempo necssario para a tal refeição de passgem (incluindo uma digestão de bicicleta)...aqui não ha iguladade posi o tal veiculo ligeirod e turismo nao tem condições de habitabilidade que permitam longamente a estadia.

Estará aqui o nó górdio da questão? o busilis?
Parece-nos que sim,ou seja havendo pernoita,havendo uma utilizaçao de lugares publcios de forma mais prolongada...não se favorece a rotaçao dos locais, e assimestes passam a ter um usos tendenciais de apropriaçao privada que pode distorcer a intenção pela qual foram arrnjados e ordenados...

Havendo estadia e pernoita mesmo por 24h subscrevemsointegralemnte as regras de ouro e similares.

NAo havendo pernoita
pensamos (e propomos) que para uma utilizaçao de AC doslocais publicos,pontual e temporaria inferior a uma fracção de meio dia (uma refeição) que as regras ditas do AUTOCAMPISMO devam ser revistas.

Havendo pernoita
-não se devera abrir toldos nem colocar cadeiras no exterior... em locais ditos livres (sem demarcações)
- idem se forem parkings de viaturas, e adicionamente nao se devem ultrapassar as delimitações do solo
- idem se forem parkings para autocaravanas municipais ou similares e conforme seus regulamentos a existirem.
- podem abrir-se toldos e deixar as cadeiras e mesas, mais bicicletas fora da AC durante a noite, nos parques de campismo, e nos parques de autocaravanas criados ao abrigo da portaria 1320/2008, ou outros de natureza similar como os locais que integram a rede do Portugal Tradicional (ver post seguinte de Ze Jorge)

Como # unico acrescentaria....

Nas faltas ou omissões, ou duvidas, aplica-se a regra sagrada do direito e do dever ao BOM GOSTO e ao BOM SENSO!

E boas voltas e reviravoltas...
Decarvalho
Editado pela última vez por decarvalho em segunda set 10, 2012 11:33 am, num total de 1 vez.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor txinho » segunda set 10, 2012 8:40 am

Concordo plenamente com o companheiro Decarvalho e nada mais acrescentaria.
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor zejorge » segunda set 10, 2012 10:53 am

Bom dia

Companheiro Decarvalho, poderá também incluir no âmbito das pernoitas a permissão da utilização de mesas, cadeiras e toldos nas A.S privadas que aderiram ao Projecto Portugal Tradicional.

Cumprimentos
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor decarvalho » segunda set 10, 2012 11:31 am

bons dias Ze jorge
Excelente lembrete!
grato
Decarvalho
semovente...
em:
decarvalho

Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Américo » terça set 11, 2012 2:56 pm

Boas companheiros;
tenho vindo a observar os comentarios sobre o tema"Abrir cadeiras e toldos" e do tal falado "bom senso e ética do autocaravanista"
como é normal,as opiniôes são várias,e se me permitem vou deixar aqui a minha modesta e humilde opinião sobre o tema em causa
por exemplo,parar a autocaravana num largo,a beira-rio,num campo,numa planice,ou num largo qualquer,fora da estrada num dia de sol,e sacar a mesa e as cadeiras para fora e abrir um pouco o tolde para fazer sombra e almoçar calmamente olhando a paisagem e apanhando ar fresco,sem prejudicar quem quer que seja,nem incomodar ninguém,e no fim deixar o local tAL COMO O ENCONTROU(SEM LIXO),não vejo isso como uma falta de ética ou de bom senso,ou considero campismo selvagem,nestes meses de verão o ke mais se vê por aí é pessoas em parques,pinhais,quintas,etc...etc....em ajuntamentos de familia,fazendo "os ditos piqueniques" sem problema algum, e podem fazê-lo e ninguem os acusa de falta de ética e bom senso,só porque estão de carros???,e nós, porque andamos de autocaravana já não podemos!!!
Para mim companheiros,falta de bom senso e falta de ética,é ser badalhoco como vejo muitos a ser,despejando aguas para o chão,deixando lixo,metendo-o no meio dos cedros atras da autocaravana com o caixote do lixo a escassos metros como ja vi fazer,por as mesas em passeios ou parques de estacionamento ocupando outros lugares e dificultando as passagens,etc...etc....isto sim é que é falta de bom senso e de ética.....
Agora não prejudicando nada nem ninguém,não ocupando lugares que podem fazer falta a outros veículos para estacionar,não sendo BADALHOCO,respeitando os lugares e as pessoas,não vejo o porquê de não ó fazer!!!
Não estou a falar assim,porque essa seja uma pratica comum minha,bem pelo contrario,pois dificilmente como fora da autocaravana,a nao ser que quando ando a rolar e encontro um jardim ou um parque com mesas junto a estrada,aí sim,estaciono junto a uma mesa e como cá fora sem problema algum,sem incomodar ou perturbar alguém e no fim deixando o local por vezes até mais limpo do que encontro,e sem qualquer receio de outros acharem que estou a ter falta de ética e bom senso,por que isso são valores que divergem de pessoa para pessoa,dependendo do caracter e da personalidade de cada um.
e para finalizar deixo só um exemplo do ke acabei de dizer:
para alguns,falta de ética é comer fora da autocaravana e abrir o tolde(mesmo que nao se incomode ninguém e se deixe o local limpo no fim(mas por exemplo ir em viagem e a descarregar as águas como já vi muitas vezes,meter o lixo no meio dos cedros,despejar as cassetes nas matas)já não é só é as mesas e os toldes.
esta é a minha opinião,modesta e humilde,e vale o que vale,mas é assim que eu sou,e será assim que continuarei a ser independente do que possam pensar.
abráços rolantes para todos.
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » terça set 11, 2012 3:57 pm

Concordo com o Américo a 100%.
Em relação a práticas menos correctas, chamo aqui a atenção para um segmento do autocaravanismo: o de aluguer.
Venho verificando que, talvez por falta de experiência se sujeitam por vezes a comportamentos menos dignos.
Muitos desconhecem, por exemplo, a existência de bases de dados com as coordenadas das AS ou até a própria existência de AS ou da sua utilidade. Outros desconhecem simplesmente os mais elementares princípios de civismo...
Como exemplo dos 1.ºs, nunca encontrei nenhum que transportasse vasilhame móvel para as águas sujas, ou cassete suplente, para situações de um eventual atraso na possibilidade de reabastecimento. Claro que muitos dos autocaravanistas "profissionais" também não transportam esse tipo de depósitos, mas é porque já sabem programar adequadamente as suas deslocações e as suas descargas.
Como exemplo dos 2.ºs, entre os gardingos é conhecido o caso de um autocaravanista "de aluguer" (da nossa cidade) que chegava ao ponto de descarregar a cassete das águas negras sobre o relvado das estações de serviço por onde ia passando em Itália ou França (!!) E se o conhecerem no dia a dia, nunca o imaginariam como pessoa capaz de tais atos.
Para além de haver um problema - como foi dito - de bom gosto e bom senso, há também um problema de falta de informação, nuns casos, e de falta de educação cívica, noutros.
Convém nunca esquecermos que antes de sermos autocaranistas temos de saber ser homens e cidadãos.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor siroco » terça set 11, 2012 10:01 pm

Henrique Fernandes Escreveu:Em relação a práticas menos correctas, chamo aqui a atenção para um segmento do autocaravanismo: o de aluguer.
Venho verificando que, talvez por falta de experiência se sujeitam por vezes a comportamentos menos dignos.

Grande verdade!

Conheço vários autocaravanistas "de aluguer" que foram informados pela própria empresa de aluguer que as águas cinzentas se podiam descarregar em qualquer lado!

Claro que tratei de os esclarecer, mas é difícil lutar com esta "contra-informação", passada por algumas empresas unicamente interessadas no lucro, e que tentam "simplificar" as coisas para as tornarem mais atraentes.

E embora aí já não tenha grande conhecimento de causa, desconfio que muitas empresas de venda também não informam devidamente os compradores, e se tivermos em conta que a maioria dos autocaravanistas não frequenta foruns, não é fácil conhecer os procedimentos corretos.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor joaof » terça set 11, 2012 10:08 pm

Boa noite companheiros,

Ainda bem que todos concordamos no essencial.

Penso que estão assim lançadas as bases para a revisão das "Regras de Ouro" do Autocaravanismo.

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor decarvalho » terça set 11, 2012 11:11 pm

ora vivam....

Raras vezes neste, ou em qualquer outro forum se verifica uma unanimidade cordial e construtiva de pontos de vsita sobre questões do autocaravanismo... parabens pois aos intervenientes e á moderaçao do forum que permitiu criar condições para se chegar a esta plataforma convivial extremamente positiva e estimulante da recolha do contributo do maior numero de interessados...

Assim, e tomando a deixa do Joa Farrim sobre as regras de ouro...aqui fica mais este contributo para que a coordenação o possa desenvolver e concretizar... (em sublinhado as sugestões de alteração das Regras de Ouro)

O projecto CampingCar Portugal considera que o Desenvolvimento, a consolidação e o respeito pelo turismo itinerante, especialmente aquele que recorre à autocaravana para as suas deslocações e paragens, está dependente do bom e etica e socialmente responsavel comportamento dos próprios autocaravanistas.

(.................................)

A utilização de uma autocaravana (como habitaçao) deve efectuar-se no maximo por periodos de 72h, no mesmo local:

· sem ultrapassar a dimensão do veículo, ou as delimitações do solo;

· sem incomodar os residentes e vizinhos;

· sem monopolizar o espaço público;

· sem utilizar gerador (mesmo os mais silenciosos à noite são barulhentos);

· em caso de pernoita, sem ocupar o espaço exterior com qualquer elemento de campismo (toldo, mesa, cadeiras ou outros), excepto em parques de campismo, parques de autocaravaans e outras situações similares cujo regulamento o permita;
· vigiando os animais domésticos para evitar a sujidade e o ruido.

. nos espaços publicos de parques de merendas, pic nic ou similares, é admissivel o mesmo comportamento que os demais utentes, de acordo com a regras da proporcionalidade, e os deveres e direitos das regras do bom senso e do bom gosto no respeito civico pelo proximo

e boas voltas e reviravoltas....
Decarvalho
semovente...
em:
decarvalho

Mensagempor cookie » quarta set 12, 2012 8:21 am

concordo e subscrevo com tudo mas o item:
"· vigiando os animais domésticos para evitar a sujidade e o ruido."

parece-me redutor porque há outras situações que fazem ruido e que sujam. o que quero dizer é que a meu ver ou se deve elencar todo o rol de situações que resultam em sujidade e/ou ruído ou nenhum, optando por uma redacção mais genérica. algo do género:

"evitar todas as situações que resultem em sujidade e ruido"
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Américo » quarta set 12, 2012 9:54 am

Henrique Fernandes Escreveu:Concordo com o Américo a 100%.
Em relação a práticas menos correctas, chamo aqui a atenção para um segmento do autocaravanismo: o de aluguer.
Muitos desconhecem, por exemplo, a existência de bases de dados com as coordenadas das AS ou até a própria existência de AS ou da sua utilidade. Outros desconhecem simplesmente os mais elementares princípios de civismo...
Como exemplo dos 1.ºs, nunca encontrei nenhum que transportasse vasilhame móvel para as águas sujas, ou cassete suplente, para situações de um eventual atraso na possibilidade de reabastecimento. Claro que muitos dos autocaravanistas "profissionais" também não transportam esse tipo de depósitos, mas é porque já sabem programar adequadamente as suas deslocações e as suas descargas.
Como exemplo dos 2.ºs, entre os gardingos é conhecido o caso de um autocaravanista "de aluguer" (da nossa cidade) que chegava ao ponto de descarregar a cassete das águas negras sobre o relvado das estações de serviço por onde ia passando em Itália ou França (!!) E se o conhecerem no dia a dia, nunca o imaginariam como pessoa capaz de tais atos.
Para além de haver um problema - como foi dito - de bom gosto e bom senso, há também um problema de falta de informação, nuns casos, e de falta de educação cívica, noutros.
Convém nunca esquecermos que antes de sermos autocaranistas temos de saber ser homens e cidadãos.

ISSO TAMBÉM PODE SER UMA VERDADE(O AUTOCARAVANISMO DE ALUGUER)MAS MUITAS DAS SITUAÇÔES QUE JA PRESENCIEI TENHO QUASE A CERTEZA DE QUE NÃO SERIA O CASO,PENSO SER FACIL IDENTIFICAR ISSO,ATÉ PELAS INCERTEZAS NAS ATITUDES E INESPERIÊNÇIA DEMONSTRADA,COMO DISSE E BEM"
Convém nunca esquecermos que antes de sermos autocaranistas temos de saber ser homens e cidadãos."ESTA É QUE A A CHAVE DA QUESTÃO......
GRANDE ABRÁÇO ROLANTE.
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta set 12, 2012 10:34 pm

Boas a todos

Sempre me abstive de comentar com frontalidade e objectividade este tema, até porque na minha modesta opinião poderá ser interpretada por alguns companheiros, como uma "referência" para justificar comportamentos abusivos... ainda assim aqui vai....

O autocaravanismo que pratico é incompativel com aglomerados de ACs, seja em, áreas de serviço, parques de estacionamento ou outros similares. Efectivamente não sou alergico, mas evito.... O que procuro de AC, é pouca ou nenhuma humanização e isso infelizmente só se encontra em locais pouco ou nada turisticos, assim o turismo de massas não encaixa no meu perfil, e porquê????

Por tudo aquilo que tem vindo a ser afirmado neste topico... Eu em locais isolados e em contacto puro com a natureza, não abdico de abrir o meu toldo ou de colocar a minha cadeira, não me sinto minimamente intimidado ou reprimido por o fazer, desde que esteja sozinho ou com um pequeno grupo de ACs. Mas também é verdade que para tal, é necessário que se verifiquem determinadas condições:
Como por exemplo:
Não ser um parque de estacionamento, estar praticamente só, não existir pressão de utilizadores do espaço, não ser um espaço humanizado... etc

Mas sempre aplicando uma regra de ouro, deixar o sitio melhor do que o encontrei, e aqui estou como já foi anteriormente afirmado, por vezes não paro em sitios para não andar a recolher o lixo dos outros.... isto porque quando saio de um local o estado do mesmo é sempre associado ao ultimo AC que lá esteve....

Tenho vindo a equacionar a aquisição de uma AC 4x4, percebe-se porquê..... é que cada vez menos existem estes lugares especiais, e especiais pelo o seu estado selvagem, nada mais que isso, e para se alcançar estes locais naturais de AC convencional surgem muitas dificuldades de acesso...

Portanto companheiros disfrutem do privilégio de se ainda poder ter uma AC, mas quando o fizerem, façam-no com a velha máxima da responsabilidade e bom senso, respeitando para ser respeitado....

Cumps a todos e que se respeite a diferença e o meio ambiente.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

desdramatizando com responsabilidade...ebom senso

Mensagempor decarvalho » quarta set 12, 2012 11:34 pm

Meu caro Alex Chora
e demais intervenienentes,

Tudo quanto aqui se tem dito tem primado e rimado com responsabilidade civica, bom senso, bom gosto, respeito ambiental, etc
e o consenso tem-se gerado pacificamente e alargadamente...

Por isso mesmo, um pequeno grupo de autocaravanistas - do grupofacebook 1 AC e 1 CAFE- vai, a pretexto das festas dos Sabores do Rio em Pedrogão do Alentejo, de 6F 21 a 23 de Setembro, debater no sabado 22 este tema...para aprofundar a questão no parque privado de Autocaravanas de Pedrogão (que faz parte do banco de dadaos deste portal)

Quem estiver interessado é benvindo, apenas se solicita que deixe uma MP a confirmar a ida para avisar o padeiro e eventualmente o peixeiro/pescador para passar no parque no sábado pelas 9h...e que tem bikes bem as pode levar, pois tem uma ciclovia para o efeito...e se tiver crianaçs tamvbem as podoe levar, e cenouras para dar aos burros e cabras, e pão seco para dar aos patos e gansos do charco na nascente quinta pedagógica anexa ao parque...

E boas voltas e tranquilas reviravoltas,
Decarvalho.
semovente...
em:
decarvalho

Mensagempor joaof » domingo set 16, 2012 11:37 pm

Caro Decarvalho,

Fez muito bem aproveitar a minha deixa, e parabéns pela iniciativa da tertúlia.

Mas quando me referi às "Regras de Ouro" do Autocaravanismo não me estava a referir exclusivamente às "Regras de Ouro" do Portal Campingcar.

Estava-me a referir também, e sobretudo, à Declaração de Princípios subscrita em Maio de 2010.

O que considero importante é as diversas entidades ligadas ao Autocaravanismo (FPA, Clubes, MIDAP, fórum, tertúlia, etc.) iniciarem um processo conjunto de reflexão e discussão sobre o conceito de Campismo na Via Pública.

Um abraço,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes