Parque de Campismo para Autocaravana Ou Área de Serviço?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Parque de Campismo para Autocaravanas Ou Áreas de Serviço?

Mensagempor Papa Léguas » quinta nov 24, 2011 12:36 am

Saúde para todos.

É da minha natureza não fazer considerações, mesmo que camufladas, sobre as pessoas e, em princípio, dou-lhes, quase sempre, o benefício da dúvida. Para fazer valer as minhas ideias basta-me a exposição das mesmas. Reconheço, porém, que é muito difícil ter razão antes do tempo.

Vamos ao que interessa:

A Portaria 1320/2008 de 17 de Novembro é a consequência da alínea b) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 39/2008 que obriga a que “os requisitos específicos da instalação, classificação e funcionamento dos parques de campismo e de caravanismo são definidos por portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do turismo, da administração local e do desenvolvimento rural

Esta portaria bem como tudo o que contem é sobre o funcionamento dos parques de campismo. Logo, independentemente das terminologias usadas, é de campismo que se está a falar quando nos referimos à Portaria 1320/2008. E, por isso mesmo, considero que o termo “Áreas de Serviço” utilizado numa Portaria sobre Campismo é errado ou, se preferirem, impróprio.

Neste mesmo Fórum entre Julho e Novembro de 2008 verificaram-se intervenções sobre o Decreto-Lei atrás referido bem como sobre A PORTARIA que, como é dito atrás, VEIO DEFINIR os requisitos específicos da INSTALAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS PARQUES DE CAMPISMO.

O tópico foi aberto, e bem, com a denominação de “Nova legislação sobre Campismo”, porque a legislação é sobre campismo. Quando, na Portaria, é referido o autocaravanismo é sempre integrado numa perspectiva campista.

Para os interessados o tópico pode ser acedido neste endereço:

http://www.campingcarportugal.com/forum ... &highlight

Recomendo, três anos depois, uma leitura sequencial deste tópico, porque ele expressa bem, então, como agora, que as intervenções voluntaristas ou menos reflectidas, mesmo que nelas se empenhe toda a boa vontade dos intervenientes, não têm, na esmagadissima maioria das vezes, resultados positivos para o autocaravanismo entendido como UMA modalidade de turismo itinerante.

É imprescindível que os autocaravanistas não percam a oportunidade de estarem unidos na acção, na luta pela implementação do direito ao estacionamento das autocaravanas na via pública em igualdade de circunstâncias com outros veículos de igual gabarito e com todos os que defendam os mesmos objectivos.

Ao fazê-lo estamos a contribuir para a instalação de muitos Parques da Galé.

Porque A UNIDADE TAMBÉM PASSA POR AQUI.

Saudações Autocaravanistas
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor danibeja » quinta nov 24, 2011 10:25 am

Bom dia,

Admiro a sua persistencia em tentar ludibriar todos quantos frequentão este forum...

Como na grande maioria das Leis, Decretos Lei e Portarias existem excepções e esta é a excepção à regra dentro desta portaria.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Papa Léguas » quinta nov 24, 2011 10:53 am

Saúde para todos

danibeja Escreveu:Admiro a sua persistencia em tentar ludibriar todos quantos frequentão este forum...

(Sublinhado meu)

E eu não admiro a manifesta má educação que vem sendo expressa de forma continuada.

Parar. Parar não paro.
Eu pago o preço.

papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Mensagempor danibeja » quinta nov 24, 2011 12:57 pm

Boa tarde,

Bem ou mal educado, antes de escrever, verifico minuciosamente o que escrevo, e ludibriar neste contexto, é no sentido de iludir ( fazer acreditar naquilo que não é verdadeiro ) , e desta forma lhe dei mais uma lição, apesar de não ser de legislação...

Portanto, a Portaria é de Campismo mas contem excepções, neste caso o Artigo 29º.

Quando é que vai manifestar o seu interesse em distinguir o Autocaravanismo Campista do Autocaravanismo sem recurso a Parques, ou por outras palavras distinguir Acampar de estacionar/pernoitar... É EM TORNO DESTES CONCEITOS QUE QUEREMOS A UNIÃO! E não em torno do Campismo! Julgo que esta parte é unânime, com excepção dos seus seguidores.

Caro companheiro, eu sou mal educado, mas só quando eu quero, e não quando o companheiro quer... :) :) :)

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Paulo » quinta nov 24, 2011 2:26 pm

Caros,

Por favor mantenham a linguagem moderada, pois o que importa são as ideias e os assuntos.

Não adianta forçar a posição de nenhum lado, pois esta assembleia lê e conclui. E se não me falha o palpite, conclui bem!

Mantendo-se a elevação, todo o processo de análise e conclusão, por quem lê (muitíssimos!) e por aqueles que participam(alguns!), fica mais simples.

Vale a pena pensar nisto.
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Papa Léguas » quinta nov 24, 2011 3:22 pm

Saúde para todos.

Agradeço a intervenção e o apelo do moderador, que merece a minha inteira concordância neste particular e, como tem sido meu apanágio em TODAS as minhas intervenções neste Fórum, continuarei, COMO SEMPRE FIZ, a usar uma linguagem educada, no pleno respeito pelas pessoas, sem juízos de valor sobre as mesmas, conducente a analisar as ideias e os assuntos.

Também eu considero que não é através da agressão verbal ao outro que a razão de cada um terá uma maior visibilidade. Compreender isto, como o faço, é contribuir de forma positiva para eventuais consensos necessários à resolução dos focos de tensão que assolam o autocaravanismo e os autocaravanistas.

Renovo os meus agradecimentos pela intervenção atempada do moderador.

Parar. Parar não paro.
Eu pago o preço.

papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Mensagempor danibeja » quinta nov 24, 2011 7:13 pm

Boa tarde,

Neste tópico cumpri com todos os critérios das regras e normas de utilização do fórum, com excepção do direito a EU me reservo, à resposta ao Sr. Papa Léguas.

No dia: Qui Nov 17, 2011 12:03 am, o Sr. Papa Léguas fez uma citação do que eu escrevi no dia: Sex Mai 27, 2011 2:03 pm, pois fiquei muito agradecido que a moderação me tenha autorizado a responder (não apagando), pois foi um grande contributo para o Autocaravanismo.

Visto que o Sr. Papa Léguas é mais intelectualmente sério do que eu, já deveria ter idade suficiente para admitir que está errado, mas não o fez, e como se não bastasse tentou fazer (ludibriar) mais um "joguinho de cintura", desta feita com as regras do fórum, lembro que noutra ocasião até disse para o expulsarem como se tivesse razão no que estava a escrever... ainda bem que eu não postei nada nesse tópico.

Relembrando o Sr. Papa Léguas, o sr. não cumpriu com a regra/norma estipulada no nº6 :

6- Tenha atenção com o modo como interpreta os post’s de outro utilizador, evitando assim atritos desnecessários. Lembre-se que num fórum, como meio virtual que é não conseguimos ver a expressão com quem trocamos opiniões, e a interpretação que lhe damos depende do nosso próprio estado de espírito, podendo causar que damos um sentido completamente diferente do que o autor pretendeu, e provocar disputas, picardias e mal-entendidos completamente desnecessários.

Ambos não cumprimos com o estipulado no nº 8 :

8- Neste fórum o objecto de discussão não são as pessoas. São isso sim, as nossas ideias, as nossas autocaravanas, as nossas opiniões, etc.
Se fechares a porta a todos os erros, a verdade ficará de fora. Rabindranath Tagore.

Há grande demanda, hoje, de pessoas que façam o errado parecer certo. Terêncio.

Podem ter a certeza que quando eu constato que errei ASSUMO, pois "é humano", mas não consigo perceber porquê que outros são incapazes de "dar o braço a torcer".

Um muito obrigado a todos que apreciam a minha maneira de ser e de estar, que faz muita confusão a muita gente, pois primo pela Isenção e cordialidade.

Grande abraço,

Danibeja

PS: entre outras afirmações do Sr. Papa Léguas, o mesmo já fez afirmações lesivas do meu intelecto, como tal sinto-me no direito de fazer afirmações do mesmo carácter em relação ao mesmo, reciprocamente.
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Re: Parque de Campismo para Autocaravana Ou Área de Serviço?

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda nov 28, 2011 9:49 am

Em síntese, atento a tudo o que aqui foi dito, penso que poderíamos, para começar, sistematizar duas modalidades básicas ou sistemas "opostos" no que concerne à prática de autocaravanismo:
Autocaravanismo itinerante sem frequência de parques de campismo (estacionamento e pernoita na via pública, com reabastecimento em AS avulsas e de acesso não vigiado) ou autocaravanismo (itinerante ou não) com recurso aos parques de campismo. Ambas são legítimas e respeitáveis.
As organizações aqui referidas por alguns representam apenas e tendencialmente, na minha modesta opinião, os interesses dos proprietários de campings e os autocaravanistas praticantes da segunda modalidade, o que não tem de ser forçosamente mau.
Pelo meio existem as soluções híbridas:
Parques de autocaravanismo (com AS e zona de estacionamento e pernoita opcional integrados, sem permissão de extensão de toldos ou uso de mesas, cadeiras e outros apetrechos no exterior da AC) ou parques de campismo para autocaravanas (permitindo a prática de atos campistas no seu interior). O interesse pela utilização de cada uma destas duas opções híbridas, de oferta ainda relativamente reduzida no nosso país, dependerá de vários factores que aqui não vou discutir.
Convém não esquecer que o primeiro grupo de autocaravanistas (que não vão aos parques de campismo) tem muito mais dificuldade natural em se associar e coordenar do que o segundo grupo (que frequenta muito mais os parques de campismo), por razões que serão fáceis de intuir e a que não serão estranhos os próprios agentes económicos, com toda a legitimidade que tem de se lhes reconhecer. Não é por isso tolerável que se passe a vida a falar nos "milhares" de autocaravanistas representados por esta ou por aquela associação de matriz campista, forçando o argumento de que esses têm, por tal motivo, maior razão argumentativa que os formalmente menos representados.
É que, se os autocaravanistas 100% "nómadas" têm, na perspectiva de alguns, que considero muito errada, uma menor "legitimidade", a verdade assenta no facto de os direitos fundamentais não dependerem, nunca, da matemática. O n.º total de companheiros associados nas citadas organizações será sempre uma fracção (10%? 20%?) do total de autocaravanistas existentes na Europa e em cada país... Acredito que a maioria dos autocaravanistas existentes não está associada a entidade alguma, incluindo em Portugal, o que não lhes retira direitos, tal como se poderia dizer da maioria dos eleitores que em muitos países não vota.
Dito isto, julgo que as "opções híbridas" poderão vir a revelar-se uma escolha interessante para os frequentadores e proprietários do universo campista, pela possível rentabilidade económica associada, mas também para os autocaravanistas "nómadas", permitindo a ponte entre as soluções mais "opostas" a que me referi no início da intervenção.
Poderão aliás, ao aumentar o leque de ofertas disponíveis para cada um de nós, melhorar muito a qualidade e conforto do autocaravanismo praticado, DESDE QUE SE MANTENHA A LIBERDADE DE ESCOLHA.
Quanto ao "campismo no meio da rua", trata-se para mim de caso de polícia, sem qualquer relação argumentativa com a discussão séria de todas estas opções.
Também já vislumbrei, em parques de campismo, a prática de atos menos próprios, e não é por isso que defendo que os mesmos sejam encerrados ou salomonicamente punidos todos os campistas ou autocaravanistas ali instalados.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Parque de Campismo para Autocaravana Ou Área de Serviço?

Mensagempor Papa Léguas » segunda nov 28, 2011 11:04 am

Henrique Fernandes Escreveu:
(...) julgo que as "opções híbridas" poderão vir a revelar-se uma escolha interessante para os frequentadores e proprietários do universo campista, pela possível rentabilidade económica associada, mas também para os autocaravanistas "nómadas", permitindo a ponte entre as soluções mais "opostas" a que me referi no início da intervenção.

Poderão aliás, ao aumentar o leque de ofertas disponíveis para cada um de nós, melhorar muito a qualidade e conforto do autocaravanismo praticado, DESDE QUE SE MANTENHA A LIBERDADE DE ESCOLHA.

Quanto ao "campismo no meio da rua", trata-se para mim de caso de polícia, sem qualquer relação argumentativa com a discussão séria de todas estas opções.

Resalvando o facto de poder estar a interpretar indevidamente o que na citação é dito, as ideias acima expostas correspondem ao meu pensamento, sem prejuizo da minha interpretação sobre a Postura Municipal, que tem vindo a ser referida, nomeadamente no que se refere aos Parques para uso exclusivo de autocaravanas.

Aliás, as ideias acima expostas estão na sequência da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade, no que a esta matéria específica respeita e, consequentemente, das entidades que até agora a subscreveram.

Repito, o que neste mesmo tópico já disse, que "É imprescindível que os autocaravanistas não percam a oportunidade de estarem unidos na acção, na luta pela implementação do direito ao estacionamento das autocaravanas na via pública em igualdade de circunstâncias com outros veículos de igual gabarito e com todos os que defendam os mesmos objectivos.".

Não se trata de uma luta dita de autocaravanistas ou de campistas ou de partes da sociedade. É uma LUTA DE TODOS OS CIDADÃOS que sejam contra a discriminação negativa.

Porque A UNIDADE TAMBÉM PASSA POR AQUI.

Parar. Parar não paro.
Eu pago o preço.

papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Anterior

Voltar para Autocaravanismo