Ideal autocaravanista! O que é?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Duarte » quarta Oct 12, 2011 9:48 pm

Danibeja não te arrependas de escrever aqui pois eu (e muitos mais companheiros do forum )também têm as tuas convições de Turista Itinerante.

danibeja Escreveu:
Campismo sim, mas quando eu quero... e não por obrigação... julgo que me fiz entender.

Não existe dúvidas que o autocaravanista vai continuar a ser campista, mas SSSSSÓÓÓÓ..... Só quando o Autocaravanista pretender fazer Campismo... e ninguém me irá convencer que quando estou dentro da minha AC em circulação, numa qualquer estrada nacional, que sou um CAMPISTA , não... eu sou um Automobilista...

Danibeja

Subscrevo integralmente as tuas palavras

Duarte
Guru do GPS
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Duarte
Guru do GPS

Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm

Mensagempor zejorge » quarta Oct 12, 2011 10:14 pm

Boa noite

Companheiro Danibeja, se já está a ficar cansado, nada melhor do que descansar, para se possível, arrumar as suas ideias que, na minha óptica estão algo baralhadas, e senão vejamos :
Quando afirma "que quando o autocaravanismo estiver directamente ligado ao campismo, vamos todos ser obrigados a ir para parques de campismo" deduzo eu, que está a insinuar que pelo facto do autocaravanismo como modalidade, poder estar ligada à FCMP, isso significará a obrigatoriedade na utilização dos parques de campismo, o que na verdade seria um facto absurdo.
Depois afirma
"Não renego a origem do Autocaravanismo, pois o seu passado é muito rico em todos os termos, mas irei lutar VEEMENTE pelos meus direitos Automobilistas/Autocaravanistas Itinerantes, que são antagónicos ao Campismo."
Que lute com toda a sua veemência, está no seu pleno direito, mas considerar antagónicos os seus direitos como autocaravanista do campismo, vai contribuir para que lute o resto da sua vida sem alguma vez conseguir que campismo e autocaravanismo, sejam antagónicos.
E termina...
"Por muitas vezes me arrependi de escrever aqui, sei perfeitamente que esta é mais uma, pois sou eu contra o poder campista instituído ..."
Que na verdade o Danibeja é um lutador, se dúvidas houvessem, caíam por terra, porque pasme-se, agora já existe um poder campista instituído....

Termino, afirmando que não alimentarei mais as suas lutas, porque cansado estou eu, mas é da idade.........

Cumprimentos, sem lamentos......

Zejorge
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor João » quarta Oct 12, 2011 10:46 pm

Há muito tempo que não escrevo neste fórum mas desta vez resolvi dar a minha opinião para que o Danibeja sinta que não é o único a separar as águas.
Quem me conhece sabe que para mim a AC, ou no meu caso AV, está sempre a rolar.Turismo itinerante.
Campismo fazemos se levarmos a AC para um parque e usarmos os elementos habituais ligados ao campismo (mesas e cadeiras cá fora, fogareiros,....).
Até posso ir um dia a um parque de campismo visitar um amigo que lá está acampado. Por acaso vou com a minha AV. Estarei a fazer campismo? E se for com a minha Passat?
Confesso que me faz alguma confusão que se continue a tentar misturar as coisas
João
AV Citroen Jumper
João

Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm

Mensagempor fj2011 » quarta Oct 12, 2011 11:38 pm

grande confusão... :o :o :o

fica aqui tb a minha opinião...posso???:

o ideal autocaravanista são aqueles q não têm vicios de campista e/ou q nunca fizeram campismo, e não sabem como funciona um parque de campismo, :D

adquiri uma autocaravana para ir para onde bem me apetecer, sem pertencer a qq grupo organizado, com ou sem siglas, sem obrigações de entrar ou estacionar onde quer q seja, AS ou parques de campismo...

....com a minha idade, acreditem q ainda não sei como funciona um parque de campismo, nunca entrei em nenhum...e não é agora q com uma AC q devo de entrar, :D
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
fj2011

Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm

Mensagempor Mcas » quarta Oct 12, 2011 11:57 pm

Vivam!

Tenho quase claro que a questão do tópico, afinal, não era tão inóqua quanto isso. Parecia ser uma coisa simples, à qual aderi com interesse e apenas com vontade de participar. Ingénuo…o objectivo do tópico era conduzir-nos ao silogismo perfeito: autocaravanismo é igual a campismo; campismo é nos parques de campismo; logo, autocaravanismo é nos parques de campismo.
Caramba, mais vale dizer logo ao que se vem…e, nesse sentido afirmo já, parafraseando o amigo Danibeja, que, “Campismo sim, mas quando eu quero…(…)” .
Já passei 10 dias seguidos num parque de campismo e foi ótimo; já passei centenas de dias fora dos parques de campismo e foi ótimo também.

Sabemos que definir ideais não é fácil. Eu tentei e fui generalista quanto ao “ideal autocaravanista” porque assim o entendo: um conceito geral, mais voltado para a satisfação pessoal, para o prazer de viajar e conhecer o mundo. Hedonista, portanto, e bem intencionado.

Também me parece que este tópico, como alguns outros (o da legislação, por exemplo), mostra três correntes dentro do autocaravanismo: a mais libertária, pouco inclinada para aceitação de regras e baseada no entendimento individual do autocaravanismo; a convencional, que aceita regras e espaços adequados à modalidade, mas que preza a escolha livre e consciente dos espaços e a forma como pratica a modalidade; finalmente, a restrita, que aceita sem arbítrio as regras e os espaços que lhe recomendam.
Comportamentalmente, a primeira pernoita ou acampa onde lhe apetece, ainda que conheça as regras, pois comprou um autocaravana e é “para usar”; a segunda cumpre as regras do AC, estaciona e pernoita respeitando as normas e os espaços, ocasionalmente é utente dos parques de campismo; a última vai para o parque de campismo…e comprou uma autocaravana porque está farto de dormir no chão, das formigas, da areia, da tralha às costas e do monta/desmonta.
Pessoalmente revejo-me na segunda corrente, rejeito a primeira e aceito sem reservas a última.

Tenho a perceção que a outro nível se começa fracturar a massa autocaravanista portuguesa em três níveis: os que estão fora (mas não indiferentes) do fenómeno associativo; os que defendem a FCMP e os que aderiram à nova Federação.
Ora, os primeiros não me merecem grande comentário. Cada um terá a sua motivação e eu respeito-a. Respeito igualmente quem se sente confortável numa federação que tem o autocaravanismo como uma modalidade de campismo, menorizando, a meu ver, uma modalidade cada vez mais assumidamente autónoma, com outro ideário. (Ao que julgo saber os montanhistas também querem sair da federação e criar a sua autonomia). Compreendo os que não se reviram na federação e decidiram criar uma outra, a FPA.
Os tempos são de mudanças e de escolhas. Em liberdade.

(PS. Tentei escrever à moda do novo acordo ortográfico)
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor Papa Léguas » quinta Oct 13, 2011 1:36 am

"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito", Albert Einstein

Saúde para Todos

Sei que por vezes é extraordinariamente difícil analisar uma situação, uma ideia, mas não esperava obter considerações de tal jaez que me levassem a imaginar estar a discutir um jogo de futebol com pessoas de clubes diferentes.

São considerações do tipo

“ (…) o ideal autocaravanista são aqueles q não têm vícios (…)”,
“ (…) Até posso ir um dia a um parque de campismo (…)”,
“ (…) convições de Turista Itinerante (…) ”,
“ (…) um campista só é itinerante quando quer (…)”,
“ (…) eu sou um Automobilista (…)”,
“ (…) mais vale um Campista me olhar de lado, que eu perder direitos (…)”,
“ (…) pois sou eu contra o poder campista instituído (...)”,
“ (…) autocaravanismo é nos parques de campismo (…)”

E até já se fala em retaliações (“ (…) apesar de quem pensa como eu, não o fazer, sob pena de retaliação, (…)”), sem que se fique a entender muito bem de onde partem as retaliações e porquê. Quem é que neste Fórum exerce ou pode exercer retaliações? Afirmações deste tipo configuram uma opinião velada sobre o carácter de alguém, o que não é aceitável, sem, pelo menos, uma explicação.

Quando não se consegue, com serenidade, com a mente aberta a novas ideias, conversar sobre o que se entende que é o “ideal autocaravanista”

Quando não se consegue, com serenidade, com a mente aberta a novas ideias, assumir, como uma realidade de que ninguém se deve sentir envergonhado, que cerca de 70 a 80% das regras estabelecidas para os comportamentos que os autocaravanistas devem seguir são quase, senão mesmo iguais, às que o “código campista” e as “Boas práticas campistas” preconizam

Uma forma de nos conhecermos, de nos definirmos (não a única) é questionando-nos a nós próprios, é colocando-nos, tanto quanto possível, no lugar do outro, para que, "olhando-nos de fora", consigamos ter a imagem que o outro tem de nós. Fazê-lo, poderia evitar muitos juízos de valor desnecessários e incorrectos.

Na minha mensagem, imediatamente antes desta, transcrevi um trecho (cujo autor especifico desconheço) que se encontra no Portal da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, logo da responsabilidade da mesma federação.

Era bom, para um diálogo profícuo, que de imediato se viesse aqui dizer quais os pontos, as ideias, daquele trecho com que se não concorda e porquê. Era bom, para um diálogo profícuo, que de imediato se viesse aqui dizer onde é que aquele trecho contraria as ideias de comportamentos autocaravanistas que constam da “Cartilha do Autocaravanista”, das “Regras de Ouro” ou do “Respeito Autocaravanista”. Era bom, para um diálogo profícuo, que de imediato se viesse aqui dizer onde é que o trecho obriga a pernoitar em Parques de Campismo ou, sequer, põe em causa a liberdade de opção do autocaravanista. Era bom! Era diálogo!

Mas, não! O que aqui se disse, como está escrito… foram outras coisas… Enfim!...

Poderei não conseguir exprimir o que é o “ideal autocaravanista”; ou ficar na dúvida de que existe um “ideal autocaravanista”, mas não aceitarei, como boa, uma ideia pré-formatada, sem a questionar.

Voltarei a este tema.

Saudações Autocaravanistas
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor danibeja » quinta Oct 13, 2011 4:10 pm

Papa Léguas Escreveu:Quando não se consegue, com serenidade, com a mente aberta a novas ideias, conversar sobre o que se entende que é o “ideal autocaravanista”

Quando não se consegue, com serenidade, com a mente aberta a novas ideias, assumir, como uma realidade de que ninguém se deve sentir envergonhado, que cerca de 70 a 80% das regras estabelecidas para os comportamentos que os autocaravanistas devem seguir são quase, senão mesmo iguais, às que o “código campista” e as “Boas práticas campistas” preconizam

Uma forma de nos conhecermos, de nos definirmos (não a única) é questionando-nos a nós próprios, é colocando-nos, tanto quanto possível, no lugar do outro, para que, "olhando-nos de fora", consigamos ter a imagem que o outro tem de nós. Fazê-lo, poderia evitar muitos juízos de valor desnecessários e incorrectos.

Citei apenas esta parte, porque o resto é mais do mesmo...

Em relação ao que citei, fico sem palavras, o que uma pessoa que é contrária ao progresso pode escrever... , pois na minha primeira intervenção neste tópico (dia 6-10-2011) apenas opinei, e foi na direcção do Automobilismo, não tendo dito uma palavra a cerca do campismo, veja-se o quanto é retrograda que inclusive não é capaz de assumir a evolução da modalidade Automobilista que é o Autocaravanismo.

Quem é que não quis discutir a opinião formada de outros companheiros?

Quem é que quis fazer publicidade gratuita neste fórum ás actividades campistas?

Quem é que utiliza este fórum para fazer publicidade ao seu clube reproduzindo em dois fóruns o que escreve?

Quem é que não é capaz de assumir que uma Autocaravana é um veículo Automóvel, e por isso tem liberdade de escolha entre montar o Arraial/acampar ou estacionar?

Estou em falta, apesar de...

Aqui vai o meu agradecimento a todos os CAMPISTAS que muito trabalharam para dar ás Autocaravanas, direitos semelhantes aos de todos os Automobilistas, e que de hoje em diante não se importam que eu escolha se deva praticar Campismo ou Automobilismo (turismo itinerante em Autocaravana sem recurso ao "Acampamento" e cumprindo com as regras de ouro por exemplo).

Este agradecimento também era para mim :) , pois tal como disse anteriormente, não renego o passado, mas olho em frente, sendo que tambem irei ser Campista em Autocaravana, mas só quando eu quiser.

Será que serei eu que estarei esquizofrénico, vou já procurar acompanhamento especializado :) :) :)

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor vitorandrade » quinta Oct 13, 2011 5:20 pm

Olá, Boa Tarde!

Tenho andado afastado destas lides, mas hoje deu-me para passar por aqui.

Se isto não fosse triste eu rir-me-ia.
Como quer o Ac ter alguma credibilidade se o que é tornado público é a sua incapacidade de criar uma imagem social respeitável.
O que é percetível da leitura dos tópicos onde se discute o AC é a reguilha entre pessoas . Para isso utilizam todo e qualquer tipo de argumento. Há uma incapacidade de discutir uma ideia sem vir ao de cima o sintoma de “claque”. É uma espécie de futebol à portuguesa, vale tudo para ganhar.

Há que assumir que o problema não são os outros, somos nós. E por isso sou levado a pensar que o AC só poderá ser aquilo que os outros atores sociais decidirem.

Passem bem
"um povo que não é esclarecido por filósofos é um povo condenado a cair sob o domínio de charlatães" Condorcet
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Mensagempor joaquim » quinta Oct 13, 2011 8:39 pm

Pergunto eu....? Será assim que um dia teremos a tal união para fazer valer os nossos direitos reconhecidos...Vão passar muitos anos e ainda iremos andar por aqui a "filosofar" com muitos floriados sem encontrar aquele conteúdo necessário ao nosso progresso enquanto ACs...Meus Srs deixem-se de "tretas" e passemos às atitudes...Estamos fartos de conversa fiada...
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor danibeja » quinta Oct 13, 2011 9:27 pm

Boa noite,

Companheiros Vitorandrade e Joaquim, percebo que eu já fui longe de mais com determinadas atitudes, mas consegui demonstrar a minha opinião, apesar da irreverencia.

Visto que coabitam este fórum várias "claques", poderíamos alterar esse facto em favor do Autocaravanismo, vou tentar ser assertivo e directo.

Se calhar, não sou a pessoa mais indicada para lançar o repto, mas coloco directamente as seguintes questões a todos os que se pronunciaram neste tópico, com especial enfoque em mim e nos companheiros Zejorge e Papa Léguas com vista a poder-mos entrar em acordo, pois é esse o ideal do fórum e deverá ser o do Autocaravanismo.

1ª - O Autocaravanismo é, e será sempre uma ramificação do Campismo?

2ª - O Autocaravanismo é indissociável do Campismo?

3ª - O Autocaravanismo desenvolveu-se a partir do Campismo, e no futuro as atitudes comportamentais deverão continuar a ser Campistas?

4ª - No futuro o Autocaravanista deve poder escolher entre Campismo e Autocaravanismo Itinerante sem recurso a parques campismo?

Dada a importância para todos, destas perguntas, eram bom que fossemos bastante directos nas respostas, que não deixe dúvidas, de forma a que quando juntarmos as respostas exista um ideal .

Estou convicto que estas perguntas irão revelar os valores (1ª e 2ª perg.) e os princípios (3ª e 4ª perg.) dos Autocaravanistas e desta forma poderemos todos afirmar qual é o ideal dos Autocaravanistas.

Julgo que esta foi mesmo a minha melhor contribuição neste tópico. (agora sem ironias)

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor danibeja » quinta Oct 13, 2011 9:44 pm

Boa noite,

Aqui vão as minhas respostas:

1ª Não, o Autocaravanismo é uma ramificação do automobilismo.

2ª É dissociável, mas também se pode fazer campismo com recurso a uma autocaravana.

3ª Sim as atitudes comportamentais deverão continuar a ser parecidas, pois temos que nos rever em algo...

4ª Claro que deve poder escolher, é aí que reside a vantagem de ter uma Autocaravana, escolher entre Campismo ; Itinerante , ou outros...

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor Paulo » quinta Oct 13, 2011 10:44 pm

Caríssimos,

Peço-vos que mantenham e transmitam serenidade nas vossas intervenções.

Reparem que o importante são as ideias e não as pessoas. Por acaso somos um país pequeno, em que alguns de nós nos conhecemos, mas isso não nos deve influenciar, nem atrair as nossas posições para o campo pessoal.

O Autocaravanismo precisa de todos e do trabalho de todos - há lugar para todos!!

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Mcas » sexta Oct 14, 2011 1:26 am

Vivam!

Sinceramente, não me revejo em algumas mensagens no que toca à qualidade e intencionalidade da participação dos foreiros. Exprimi, como gosto de o fazer, as minhas ideias com correção: não fui agressivo, fui assertivo; não fui dogmático, apresentei alternativas; não fui diretivo, fui pedagógico. Posso é não ter correspondido ao que se pretendia da minha opinião.

Aplaudo sempre quem traz novos motivos para discussão. Acho até redutor que um fórum sirva apenas para falar de pneus, baterias, aréas de serviço e consultoria on-line sobre onde comer, dormir e passear. Isso tudo é importante, muito importante e, felizmente, temos por cá gente muito generosa e sabedora, sempre pronta a ajudar, a quem eu também recorro quando preciso e agradeço a ajuda prestada. Aceito, porém, quem tem essa visão de um fórum, quem ache que esse é o “serviço” a partilhar e não se abra, por motivos que não me compete discorrer, a outras discussões relacionadas com o autocaravanismo. Basta ver o número de tópicos por rubrica.

Também penso que quem abre uma discussão deve fazê-lo emitindo primeiro a sua opinião e não lance perguntas ao ar para ver onde caem. O resultado pode não ser o esperado e aí começa uma outra discussão, desviada da ideia original. Concretizando: "sobre este assunto, penso isto:..." e não " o que pensam sobre este assunto?"
Quem faz uma pergunta está sempre em vantagem sobre quem responde, pois recebe sem dar nada em troca…a não ser outra pergunta.
Penso que alguns dos textos apresentados, são genericamente abrangentes, referem aspetos que todos conhecemos, deixando cair aqui e ali uma ponta de autonomia para o autocaravanismo e uns remoques aos parques de Camp. que não investem nas condições para ACs.
Não quero repetir-me em relação ao meu último comentário e por isso acrescentaria apenas uma pergunta às 4 enunciadas pelo Danibeja.

5- Devem os autocaravanistas portugueses, na procura da sua identidade, ter uma Federação própria?
-------------------------------------
Boa sexta feira! Dou por encerrado o meu contributo neste tópico…
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor Papa Léguas » sexta Oct 14, 2011 2:13 am

Saúde para todos.

Quando iniciei este tópico principiei por dizer:

Quando se fala de autocaravanismo, ao nível das entidades vocacionadas preferencialmente para o mesmo, é hábito defini-lo como uma modalidade de turismo itinerante. Mas, o autocaravanismo será só isso?

Procurei e, talvez por não ter procurado melhor, não encontrei nenhuma definição de autocaravanismo que me satisfizesse
.”

Na segunda mensagem que escrevi neste tópico procurei ser pedagógico e transmitir alguma serenidade dizendo:

Quero principiar por fazer um esclarecimento para que não venham a verificar-se intervenções que pouco ou nada têm com o ou os temas em discussão.

O facto de nas minhas intervenções poder ou não, concordar ou discordar, de alguma ideia não significa em si mesmo que tenha qualquer tipo de animosidade contra o autor ou o mensageiro da ideia.

Nesse sentido, como já neste Fórum referi, em nenhum momento, salvo alguma excepção, entrei em diálogo directo com quem quer que seja, pois, como é notório nas minhas mensagens, não me dirijo a ninguém específico, optando por dirigir-me a todos, forma que utilizo para centrar as atenções apenas nas ideias. Também se não pode extrair deste procedimento uma forma de superioridade moral, intelectual ou outra qualquer, ou mesmo qualquer intenção de subalternizar quem escreve neste Fórum.

Tenho para mim que o facto de duas ou mais pessoas discordarem ou defenderem ou interpretarem diferentemente uma ideia não devem, por esse facto, agredirem-se física ou psicologicamente. Parto, evidentemente, do princípio básico de que essas pessoas são estruturalmente honestas na defesa ou contestação das ideias
.”

De todas as intervenções apreciei as de Mcas, não obstante não estar genericamente de acordo com as ideias que transmite e emitir alguns juízos de valor que seriam desnecessários. Reconheça-se, porém, que são juízos de valor que, não obstante estarem no limiar, não ultrapassam, o respeito que as pessoas têm que ter umas com as outras, sem o que o diálogo não será possível.

Todas as minhas mensagens mais não procuraram que transmitir a ideia que não está definido um “ideal autocaravanista” e que é preciso criá-lo. Mas, mais grave, do que não estar definido, é nem sequer ser sentido de forma colectiva.

Há quem queira classificar os autocaravanistas em três grandes grupos: libertários, convencionais e restritos. Se a ideia de libertário está bastante entendível, já as duas restantes classificações necessitariam de um maior desenvolvimento. Evidentemente que, ao estabelecermos uma classificação, estamos a colocar rótulos. Mal ou bem, as sociedades precisam de “rotulamentos”. Mas, como é claro, não será através de qualquer tipo de classificação dos autocaravanistas que se irá criar um “ideal autocaravanista”.

Outras intervenções houve que não tiveram o engenho e a arte para centrar as respectivas opiniões nas ideias e que foram agressivas.

Não é aceitável que quem quer que seja afirme:

Estou a ficar cansado... mas ainda não me vou dar por vencido, apesar de quem pensa como eu, não o fazer, sob pena de retaliação, e mais não é preciso dizer...

Gostaria que todos (e até o autor) reflectissem sobre a acusação que a frase reflecte e sobre qual é a mais-valia que uma frase destas trás para uma análise de ideias.

Não quero deixar de responder a quatro perguntas que aqui foram colocadas, sem, contudo, deixar de afirmar, que não pertenço a nenhuma “claque”. Isto, se bem entendi, o significado de “claque” neste contexto.

Mas vamos às perguntas.

1ª - O Autocaravanismo é, e será sempre uma ramificação do Campismo?

Se bem se ler na 3ª pergunta em que se afirma que “O Autocaravanismo desenvolveu-se a partir do Campismo (…)” a primeira parte da pergunta N.º 1 tem uma óbvia resposta dada pelo próprio autor.

Se o Autocaravanismo se desenvolveu a partir do Campismo, como afirma o autor da pergunta, ele (autocaravanismo) é uma ramificação do campismo. Se “(…) será sempre uma ramificação do campismo?”, ou mesmo se já deixou de o ser, passa por se criar ou não um “ideal autocaravanista” ou se criar ou não um sentimento colectivo de independência e acção solidária, que não existem.

Ao nível das regras de comportamento que um autocaravanista deve cumprir, tal como já disse, cerca de 70 a 80% das regras estabelecidas para os comportamentos que os autocaravanistas devem seguir são quase, senão mesmo iguais, às que o “código campista” e as “Boas práticas campistas” preconizam. E são semelhantes ou iguais porquê? Porque as normas constantes do “código campista” e das “Boas práticas campistas” são regras de civismo e, como tal, aplicam-se a qualquer cidadão.

2ª - O Autocaravanismo é indissociável do Campismo?

Se o termo “indissociável” for sinónimo de “autónomo” penso que pode, desde que se verifiquem uma de duas condições: existir definido um “ideal autocaravanista” ou existir um sentimento colectivo de independência e acção solidária. Nem uma, nem outra, das condições existem, presentemente, logo, a resposta, é não.

3ª - O Autocaravanismo desenvolveu-se a partir do Campismo, e no futuro as atitudes comportamentais deverão continuar a ser Campistas?

Não há uma resposta para esta pergunta, tal como está.

Vejamos: Já anteriormente disse que as normas constantes do “código campista” e das “Boas práticas campistas” são essencialmente e quase na totalidade regras de civismo e, como tal, aplicam-se a qualquer cidadão. Isto, em boa verdade, significa que existem regras de civismo que foram compiladas e integradas num chamado “código campista” ou livro das “Boas práticas campistas”. O mesmo se poderá dizer das regras que foram compiladas na “Cartilha do Autocaravanista”, nas “Regras de Ouro” ou no “Respeito Autocaravanista”.

No futuro, não tenho nenhuma bola de cristal, ignoro se poderão vir a existir regras de civismo que se adaptem exclusivamente a um autocaravanista. Com os conhecimentos do presente não prevejo regras cívicas exclusivas para autocaravanistas.

4ª - No futuro o Autocaravanista deve poder escolher entre Campismo e Autocaravanismo Itinerante sem recurso a parques campismo?

Responder em consciência a esta pergunta é quase impossível.

Primeiro, não se trata do futuro. Trata-se do presente e do direito de opção que não pode ser coarctado. Depois, teremos que definir o que é um autocaravanista. Para simplificar, partamos do princípio que consideramos como autocaravanista o utilizador de uma autocaravana. Portanto, agora ou no futuro, a pessoa que é o autocaravanista tem que ser livre para poder fazer opções. Depois, teremos que definir o que é Autocaravanismo itinerante! Haverá um Autocaravanismo sedentário? É itinerante porque não recorre a parques de campismo? E se recorrer já não é itinerante? Ou estaremos a falar de autocaravanismo entendido como uma modalidade de turismo itinerante?

Para responder a esta pergunta, em consciência, como já disse, necessitaríamos de ter um entendimento comum do que é, principalmente, o Autocaravanismo itinerante.

Possivelmente nunca chegaremos às conclusões que cada um desejaria que fossem as suas, mas isso não nos pode impedir de continuar numa procura.

Cada um terá experiências distintas que os fazem reflectir de forma diferente. Muitos, senão todos, apelam à unidade em prol do autocaravanismo, apelos que têm uma repercussão emocional muito grande, mas que em si só, não passam disso: de apelos.

É extremamente fácil falar de unidade em abstracto, é bonito e politicamente correcto; o difícil é contribuir para essa mesma unidade cuja construção se tem que fazer em torno de questões concretas alicerçadas em princípios.

E posso assegurar-vos que existem questões concretas, alicerçadas em princípios, que podem contribuir para a unidade e para um sentimento colectivo de independência e acção solidária.

E, aqui, coloca-se a 5ª pergunta que foi feita:

5- Devem os autocaravanistas portugueses, na procura da sua identidade, ter uma Federação própria?

Esta é uma pergunta legítima, mas a que é melindroso responder. Não porque, pessoalmente, sinta qualquer dificuldade em fazê-lo, mas porque sendo, como suponho ser do conhecimento geral, dirigente de uma associação, tenho, perante os meus companheiros da Direcção dessa associação, a obrigação de ter alguma reserva sobre algumas questões, por razões que me dispenso de evocar.

Permito-me, contudo, adiantar o seguinte, porque é público: Em pelo menos dois Fóruns, há já alguns anos, foram feitas votações sobre a criação de uma federação autocaravanista que não obteve mais do que cerca de 30 respostas em cada um dos Fóruns. Um dos inquéritos foi feito com uma prévia discussão e outro, se bem me lembro, “a seco”.

Vou, porém, reflectir se devo ou não intervir neste tema. E, se o decidir, será num outro tópico.

Voltarei ao tema: “Ideal autocaravanista. O que é?”

Saudações autocaravanistas
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor danibeja » sexta Oct 14, 2011 7:28 am

Bom dia,

Aceito totalmente que se altere as perguntas, mas intenção é criar um ideal de forma prática, logo as respostas devem começar pela respectiva resposta e não suposições, um simples sim ou não, é necessário, e só depois o desenvolvimento.

Para criar o ideal é preciso valores e princípios, e julgo que com estas perguntas era possível ter essa percepção real.

Não coloquei perguntas que interferissem com clubes/federações porque, como disse, já fui longe de mais neste tópico, e não queria alimentar mais intrigas, mas acabei por o fazer sem crer (claques), apesar de eu, com esta palavra, estar a tentar dar seguimento ao raciocínio, de outros companheiros.

Aqui vai a resposta que falta:

5ª - Sim, o Autocaravanismo Itinerante necessita de apoio, que uma federação de Campismo, não está vocacionada para dar, pois no campismo exercem actividades em que se estabelecem no campo, e o Autocaravanismo podemos optar por estabelecer ou não.

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes