AUTOCARAVANISMO

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Autocaravanismo

Mensagempor Cunha » sexta mar 05, 2010 5:39 pm

Olá companheiros, a todos muito boas tardes,

Embora não podendo permanecer ligado por muito tempo, tenho vindo a visionar o assunto que está em discussão neste tópico e, parece-me que, quanto à definição de autocaravanista, estamos todos de acordo. Como veículo ligeiro que é, a AC pode perfeitamente estacionar em qualquer espaço público, destinado para o estacionamento desse tipo de veículos. Até aqui, parece-me que a contestação não será muita.

O problema pode surgir quando a concentração de ACs num determinado local causa problemas de diversa ordem, não só ambientais mas também de outro tipo. Pessoalmente e como sou avesso às grandes concentrações de autocaravanas, nunca tive quaisquer problemas de estacionamento e pernoita, tanto cá dentro como lá fora.

Tenho sempre é o cuidado mínimo em passar despercebido e não interferir com o meio ambiente. Aliás, tenho algumas experiências muito gratificantes de pernoita em parques de estacionamento de zonas residenciais, onde me sinto sempre muito protegido pelos próprios residentes, principalmente no estrangeiro, a ponto de, em diversas ocasiões me ter acontecido residentes virem ter comigo, dizendo-se autocarvanistas e prontificando-se a indicar-me locais para eventuais cargas e despejos e até prontificando-se a ligar-me a electricidade.

Portanto, o estacionamento e a pernoita para qualquer autocaravana a circular "de solo" não se põe, acho eu. Utilizar parques de campismo ou não, desde que deixado ao critério de cada um, deve ser pacífico. A minha experiência leva-me a utilizar os parques de campismo sempre que, em viagem, necessito de descansar, lavar roupa ou confeccionar alguma comida mais elaborada que possa eventualmente meter grelhados.

Mesmo lá fora, onde os apoios às ACs são mais que muitos, nem sempre fico nesses locais e nunca ninguém, particular ou autoridade, me incomodou, já me tendo acontecido pernoitar em povoações em que verifico, de manhã, haver dístico proibindo as ACs e não ter sido incomodado durante a noite.

O companheiro Henrique Fernandes dá o exemplo do estacionamento de camiões na Guarda e do diferente tratamento que as ACs podem ter com o seu estacionamento nessa cidade. Pessoalmente, já não é uma nem duas vezes que aí pernoito, em plena rua, nas imediações do castelo e nunca ninguém me chateou, se calhar porque ando sempre sòzinho e a minha AC é pequena, passo mais despercebido. Se andasse em magote , se calhar teria de, previamente informar as autoridades locais de que vinha aí um grupo de ACs e necessitava de espaço para estacionar/pernoitar. A diferença estará, quanto a mim, nesse pequeno/grande pormenor.

Portanto, quanto a mim, a questão do estacionamento ou pernoita será uma falsa questão, desde que haja o cuidado de não incomodar os residentes, sejam eles particulares ou autoridades.

A questão põe-se, de momento, na nossa participação, enquanto autocaravanistas, na elaboração de eventual legislação enquadradora da actividade em Portugal. Aqui sim, é necessário encontrar uma voz, devidamente credenciada para assegurar, perante o legislador e em conjunto com outros interesses em presença, que essa legislação não nos venha a prejudicar.

Como todos sabemos, em Portugal e por norma, a legislação é produzida face a pressões pontuais dos interesses em presença, sejam eles políticos, económicos ou de outra qualquer ordem, mas muitas vezes fruto da pressão do momento, perante casos concretos.

Ora, ainda quanto a mim, uma entidade que congregue os autocaravanistas e só esses, terá toda a legitimidade para ser o nosso porta-voz, sem necessidade de que todos e a todo o momento tenhamos necessidade de, individualmente, fazermos ouvir a nossa voz. Ainda acho que o sistema representativo é o melhor.

Cumprimentos autocaravanistas e... bons passeios, apesar deste tempo!
Cunha

Registado: sexta jan 18, 2008 11:09 am

Autocaravanismo

Mensagempor josegon_calves » sexta mar 05, 2010 6:15 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Boa tarde em especial ao Companheiro Cunha,

Não tenho absolutamente mais nada a acrescentar ao descrito pelo Companheiro Cunha.

Faço minhas as suas palavras.

Respeitando os outros, os residentes, evitando as grandes concentrações, evitando os usos e abusos, seremos sempre bem acolhidos por onde quer que passemos.

Disso, não tenho a mais pequena dúvida!

E também acredito que nessa situação, não será necessária legislação especial para nos proteger. Apenas as autoridades queiram actuar com mão dura e acabar-se-á certamente com as proibições que por aqui e por ali proliferam!

Já fui convidado, por autoridades, a usar as suas Instalações Sanitárias. Estava sózinho nas imediações, é também verdade!

Saibamos então cumprir as "Regras que Ouro do Autocaravanismo", na integra, e passaremos a ser bem acolhidos.

As grandes concentrações, também são possíveis e são também bem vindas e bem acolhidas pelas populações, desde que devidamente organizadas em colaboração com as entidades regionais e ou locais.

Também já participei nas maiores concentrações de autocaravanas realizadas no país, duzentas e muitas, e não saimos mal vistos nem escorraçados. E convivemos dentro das nossas normas e regras.

É tudo uma questão de Respeito, Educação e Civismo.

Infelizmente, a alguns, vai faltando alguns desses ingredientes!!!

Até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Autocaravanismo

Mensagempor Cunha » sexta mar 05, 2010 6:57 pm

Companheiro J Gonçalves, obrigado pelas suas palavras.
Acho que, no autocarvanismo, desde que se cumpram as regras de civismo que este nosso modo de fazer turismo implica, não há problemas.

Os residentes dos locais que visitamos terão para connosco a atitude que o nosso comportamento propiciar!

A legislação deverá servir, não só para enquadrar a actividade, mas também para "meter na ordem " os prevaricadores, nada mais que isso.

Quanto às grandes concentrações, nada tenho a apor, desde que devidamente organizadas. Para mim, se calhar por deformação de muitos anos a andar só e porque gosto de não estar parado muito tempo no mesmo local, não é o meu ambiente.

Não que que seja de tal maneira bicho do mato que não me adapte. Aliás, há três anos atrás, fiz uma viagem à Rússia, organizada por uma empresa italiana e senti-me muito bem na companhia de 24 ACs italianas.

No entanto até à fronteira da Rússia e no regresso desde aí até cá, preferi vir sosinho pois isso dá-me uma liberdade de escolha que um grupo não permite. Não quer isso dizer que não goste, também, de sair com mais uma ou duas ACs, desde que tal não me obrigue a cumprir um percurso rígido.

Para mim, uma das grandes vantagens do autocaravanismo é poder alterar os percursos previamente traçados em função do que aparece no momento. Aliás, a minha mulher costuma dizer que eu só uso o GPS para obrigar a menina a estar sempre a "debitar" recalculando... recalculando.... tal as voltas que eu lhe troco!

Enfim, como se diz aqui por Coimbra, cada um é como cada qual!

Saudações e... bons passeios

A. cunha
Cunha

Autocaravanismo

Mensagempor Cunha » sábado mar 06, 2010 5:26 pm

Boa tarde a todos os companheiros!

Neste tópico de discussão, em que cabem os assuntos sobre autocaravanismo e aproveitando a deixa dos companheiros, vou tentar explicitar o meu pensamento sobre a definição de autocaravanista. Então aqui vai:

O simples facto de se sermos detentores de uma AC não nos classifica como autocaravanistas, contrariamente ao que muitas vezes se pensa. Há regras, aliás publicadas não só neste espaço como noutros dedicados ao tema que, necessáriamente terão de ser cumpridas. Através o seu cumprimento, ou não, se é, ou não, autocaravanista. Podemos traçar uma definição muito elaborada, mas ela de nada valerá se o detentor do veículo se borrifar para o seu cumprimento. Esse mesmo respeito depende do nível de civismo e educação de cada um de nós. E ponto final! Não adianta definir regras muito bonitas se elas não forem cumpridas. A repressão pouco vai fazer para serem acatadas.

Se o sujeito acha que despejar as águas sabonetadas em andamento, em plena via de circulação e mandando -as para o pára-brisas de quem vem atrás; se o despejo de sanitas químicas em plena berma da estrada ou em algerozes; se, estacionado em plena via pública, se monta o estendal e se faz um pique-nique; se considera normal por a televisão ou o rádio em altos berros num parque de estacionamento em que a AC está a ocupar o lugar de 2 ou 3 veículos ligeiros, nada vai impedi-lo de o fazer, pois a sua consciência cívica embotada ou malformada não lhe dá a real dimensão do que acaba de fazer e mesmo multado, não se emenda e na próxima oportunidade vai fazer exactamente o mesmo!

Um sujeito deste calibre jamais será um autocaravanista mas sim um "pato bravo" de AC. E, acredite-se ou não, é mais frequente do que se pensa! E não digamos que é só em Portugal, porque por essa Europa fora estou careca de assistir a cenas destas! Na Alemanha, levei com águas sabonetadas, em plena autoestrada, de uma Himmer topo de gama e quando, ao ultrapassá-la lhe fiz sentir, por gestos, o que havia feito ainda recebi, de volta, um gesto que todos conhecemos. Tanto quanto me parece, a Alemanha será um país pretensamente habitado por gente civilizada e com leis muito restritivas. Que adianta?

Por acaso nunca viram, em parques de campismo, autocaravanas, algumas topo de gama, estacionadas durante quase uma época e com os despejos das águas sabonetadas a verter directamente para o chão? E então o proprietário dessas ACs são autocaravanistas? Tenham dó!!

Portanto, o que se torna indispensável, não é legislação condicionadora, mas sim educação e civismo.

Bons passeios
Cunha

Não domos os únicos!!!

Mensagempor josegon_calves » domingo mar 07, 2010 10:13 am

Muito bom dia Companheiro Cunha em especial,
Mas bom dia a todos os Companheiros e Companheiras também,

Quero apenas "lembrar" ao Companheiro Cunha que afinal "não somos os únicos", como diz a canção, a cumprir as Regras de Ouro que vêm descritas na "folha de rosto" deste Forum. Deste e de muitos outros!!

Haverão muitos, muitos, muitos mais, a respeitar estas Regras de Ouro!

Só é pena que apareção agluns a fazer como o Frei Tomaz, "olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço"!!!

O comentário que o Companheiro Cunha faz, mais não é que o eu eu e todos deveriamos fazer, a bem de nós próprios. Não me canso de defender estas Regras, por mais que por vezes seja "achincalhado".

Olhe, quando me cansar... vendo a minha "bichana" e vou... para um País qualquer que seja Civilizado!!!

Parabéns pelo seu relato Companheiro Cunha. Poderá ser um incentivo mais a que outros também o venham a adoptar e, quem sabe, consigamos assim, à força de tanto "martelar", mudar algumas atitudes menos Cívicas.

E mais não quero dizer Hoje, Domingo, dia de descanso, forçado para algumas autocaravanas por força do mau tempo que não nos larga!!!

Um abraço amigo e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Autocaravanismo

Mensagempor Cunha » domingo mar 07, 2010 11:51 am

Olá companheiros e em especial ao companheiro José Gonçalves: Bom dia a todos.

Por força do tempo, e não só, cá estou eu de volta do PC e, como não podia deixar de ser, em visita a esta página.

Ainda bem, companheiro, que não somos os únicos a cumprir as regras, senão seria uma desgraça para o autocaravanismo. Estou ciente de que a grande maioria as cumpre. O que eu quis traçar foi a diferença entre autocaravanistas e simples detentores ou utilizadores de autocaravanas.

Aliás, acho que as empresas que alugam e/ou comercializam ACs, deveriam ser obrigadas a testar, antes de entregarem a AC ao comprador/utilizador, os conhecimentos que o mesmo tem das boas práticas do autocaravanismo e, se verificassem que não estavam suficientemente interiorizadas, proporcionar-lhes um mini-curso das mesmas. Poderia assim minimizarem-se os maus comportamentos, embora, como penso, quem torto nasce, tarde ou nunca se endireita.

Como também deve ter notado, presentemente, os nómadas, vulgo ciganos, estão a adquirir autocaravanas e não é raro toparmos com eles à mistura com os autocaravanistas. Para alguém menos atento, facilmente pensará que se trata de autocaravanistas e aí, então, medir todos pela mesma bitola.

Em França já me deparei com parques para nómadas, sinalizados com o dístico "DES GEANS DU VOYAGE" e devidamente infraestruturados, exclusivamente destinados a nómadas e situados, normalmente, fora das povoações, embora perto das mesmas. Mas isso é em França, onde o autocaravanismo tem a dignidade e força que todos conhecemos. Por cá, só conheço o parque nómada aqui em Coimbra, e não é para as autocaravanas dos seus utentes, mas sim com pré-fabricados aí colocados.
Como imagina, entre os utilizadores de autocaravanas, há gente de todas as categorias e de todos os estratos sociais e portanto o cumprimento das regras existentes, está muito dependente do "chá" de cada um e não imagino um agente da autoridade a autuar ou sequer chamar a atenção a um cigano por não respeitar as normas estabelecidas e normalmente aceites e praticadas pelos autocaravanistas.

Enfim, como diria o outro... é a vida.

Um bom domingo para todos.

A. Cunha
Cunha

Re: Autocaravanismo

Mensagempor Papa Léguas » domingo mar 07, 2010 6:49 pm

Cunha Escreveu:Olá companheiros, a todos muito boas tardes,

Embora não podendo permanecer ligado por muito tempo, tenho vindo a visionar o assunto que está em discussão neste tópico e, parece-me que, quanto à definição de autocaravanista, estamos todos de acordo. Como veículo ligeiro que é, a AC pode perfeitamente estacionar em qualquer espaço público, destinado para o estacionamento desse tipo de veículos. Até aqui, parece-me que a contestação não será muita.

O problema pode surgir quando a concentração de ACs num determinado local causa problemas de diversa ordem, não só ambientais mas também de outro tipo. Pessoalmente e como sou avesso às grandes concentrações de autocaravanas, nunca tive quaisquer problemas de estacionamento e pernoita, tanto cá dentro como lá fora.

Pode ser que esteja a interpretar mal a questão, mas para mim o princípio é muito simples.

Estou bem (legalmente) estacionado (eu digo estacionado) e tenho consequentemente o pleno direito de permanecer no local, só ou com mais outros 500 veículos de qualquer tipo que estejam também bem estacionados. E o mesmo se aplica a qualquer outro tipo de veículos. Não pretendo que sejam condescendentes comigo. Estou legal, tenho o direito de permanecer; não estou legal sou passível de ser penalizado e rebocado do local.

Concordar que estou bem estacionado, mas que pelo facto de também estarem bem estacionados mais umas 50 outras autocaravanas no local dá o direito de evocar questões ambientais (?) ou de outro tipo (qual tipo?) não é aceitável. Se um número considerado excessivo de qualquer tipo de veículos produz problemas ambientais, pelo facto de estarem concentrados, limite-se a quantidade de veículos que podem estacionar. Mas TODOS os veículos. Não só as autocaravanas. Porque a questão é essa.

Considerar a situação que se evoca como aceitável é aceitar a discriminação.

NOTA: Não me estou a referir a concentrações de autocaravanas provocadas por Encontros Autocaravanistas.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Autocaravanismo

Mensagempor Cunha » domingo mar 07, 2010 7:44 pm

Companheiro Papa Léguas, boa tarde

Sem pretender entrar em polémica consigo, o que eu quis dizer é que uma grande concentração de autocaravanas sempre tem um impacto visual bem superior a uma concentração de veículos, quando simples automóveis e portanto... essas concentrações devem ser devidamente comunicadas e autorizadas por quem de direito.

Por acaso acha bem que, frente a monumento estejam estacionadas filas de autocaravanas que pela sua volumetria impedem uma boa visibilidade do dito cujo? Ou que na primeira fila da orla marítima haja uma cortina de ACs? Claro que, em ambos os casos se for uma ou duas ACs, o impacto será menor, não concorda? Ou acha que, como somos veículos ligeiros podemos, em grandes grupos, estacionar em qualquer parque destinado a automóveis, sem curar do impacto visual que esse facto representa? Em tudo na vida, o bom senso nunca ficou mal a ninguém e os autocaravanistas, devem, por maioria de razão, praticá-lo.

Assim penso eu!

Cumprimentos

A. Cunha
Coimbra
Cunha

concentrações

Mensagempor decarvalho » domingo mar 07, 2010 7:58 pm

Amigo Cunha,

A questão das concentrações, organizadas ou espontaneas merece ponderação, como sublinha e concordo pois tenho vindo a abordar este tema no meu Blog com exemplos principalmente de fonte francesa. Alias pertenço a um grupo de autocaravanistas, luso-hispano-frances que quando organiza iniciativas autocaravanistas as limita a 20 participantes.

Trata-se de uma questão não apenas racional, mas de bom senso e bom gosto, e nesse sentido as CM ( e Juntas de Freguesia!) devem ser incentivadas a criar varios espaços de apoio às autocaravanas, e não apenas a concentra-los num só. Entre nós tem um bom exemplo na cidade de Abrantes desta atitude.

Boas voltas e reviravoltas...
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor seco » domingo mar 07, 2010 10:56 pm

Boas

Gostaria de deixar uma peqena nota:
Se estivermos estacionados num parque de estacionamento, por lei, não podemos ocupar mais do que um lugar marcado no solo, nem ocupar lugares destnados a outros veículos (por exemplo autocarrros ou viaturas de mercadorias).
A verdade é que normelmente ocupamos dois lugares.... e ninguem nos diz nada (mas pode dizer!).
Assim devemos "lutar" por estacionamentos de acordo com as dimensões das nossas viaturas (tal como fazem para as grávidas e deficientes).
Desta forma até se tornava mais fácil determinar o tempo de permanencia em função do local!
Lá está Abrantes como exemplo positivo e louvável!
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor cookie » segunda mar 08, 2010 10:19 am

sim mas o ocupar mais espaço do que o lugar de estacionamento também acontece por vezes com os "carros normais", que por serem demasiado compridos muitas vezes ficam de fora. acontece algumas vezes com o carro do meu pai e há carros ainda maiores no mercado.

julgo que aí reina, ou assim se espera, o bom senso e se a parte do carros que ficar de fora não obstruir a normal circulação, não deveria haver problemas.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Dimensões do estacionamento

Mensagempor josegon_calves » segunda mar 08, 2010 1:16 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Havendo várias opiniões, várias visões e até várias interpretações, não venho acrescentar mais uma, não!

Apesar de, como refere o Companheiro Papa Léguas e o Companheiro Decarvalho e muitos outros, não estamos de facto a querer mais ou menos direitos que todos os outros que estacionam onde existe essa possibilidade independentemente do seu número. Se uns têm esse direito, de estacionar às dezenas ou às centenas, porque não terão esse mesmo direito as autocaravanas?

Provavelmente, terão o mesmo direito!

Agora, por uma questão de bom senso, de querer evitar a todo o custo conflitos, seria de facto de bom tom "fugir-se" desses locais onde a volumetria e dimensão de uma AC, a juntar a muitas outras, incomóda!

Mais! Aqui no Norte, mesmo no limite Norte da Póvoa de Varzim, há um "descampado", em "primeira linha", que é muito procurado por AC's.

Resultado, as que chegam na 6ª.-feira, ao cair da noite, ocupam todo o espaço até domingo à noite.

Os que chegam depois, não me refiro a AC's, pura e simplesmente não têm estacionamento!

Os proprietários das "barracas" de praia, chegam a andar à pancada porque o pessoal das AC's lhes impedem que cheguem perto os outros, aqueles que lhes alugam as "barracas".

Questiono: Não seria de bom senso não haver um indice ocupacional tão elevado? Não será possivel aos autocaravanistas estacionarem num imenso parque de estacionamento a 200m, dado que não vão alugar coisa nenhuma naquela zona? Ou noutro local, ou locais, por forma a diluir o eventual confronto? Será que nos custa andar 50/100 metros a pé?

É tudo uma questão de bom senso e de Civismo!

E é bom que assim continue, porque, no dia em que forem criados lugares específicos para autocaravanas, acabou-se a "festa"! Quer para quem respeita quer para quem não respeita!!!

Se tal acontecer, lugares exclusivos para autocaravanas, deixaremos pura e simplesmente de estacionar nos outros, simplesmente porque neles não "caberemos"!!! Ou deixaremos de caber!!! Como se as nossas autocaravanas de repente tivessem crescido milagrosamente!!!

O pessoal que continue a abusar, a abusar, a abusar, e vai ver onde isto vai parar!!!

Pena é que, por causa de uns, sempre dos mesmos, paguem todos os outros!!!

Esta não é mais uma, não!

Mas é a minha! É a minha e o meu receio! E este é que me incomóda!
Quanto ao resto...

Como alguém me disse um dia, aquele abraço para ele que sabe de quem falo, a coisa talvez não seja assim tão negra, ou não será necessário pintá-la de tão negra!!

Que assim seja, Companheiro N P! Que assim seja!

Será ou não? O futuro muito breve nos dará a resposta! Cada vez mais rápido!

E é só!

Um abraço a todos os que dormem ilegalmente nas suas autocaravanas, mas respeitam as boas Regras de Civismo.

Até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Re: Dimensões do estacionamento

Mensagempor cookie » segunda mar 08, 2010 1:26 pm

josegon_calves Escreveu:(...) Um abraço a todos os que dormem ilegalmente nas suas autocaravanas (...)

porque diz isso? julgo saber que desde que não disponha qualquer material no exterior da minha AC posso estacionar e assim pernoitar nos locais de estacionamento como se estivesse a dormir dentro do meu carro de uso quotidiano. normalmente nem as janelas abrimos, apenas as clarabóias e a janela da cozinha, que é de correr. assim não ocupamos mesmo espaço extra do que aquele que é ocupado pela própria AC.

vivo em vila do conde e efectivamente aos fins de semana, mesmo agora em época baixa, há muitas AC´s maioritariamente em duas zonas:
- ao lado da igreja do senhor dos navegantes,
- na zona de rio, perto da antiga seca do bacalhau (aí há 2 spots de pernoita).

efectivamente sou apologista do bom senso e tb considero que há que ter algum cuidado com as grandes aglomerações pois quer queiramos quer não, apesar de termos os mesmos direitos, somos mais "rechunchudos" que um ligeiro "normal".
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Porque digo isto???

Mensagempor josegon_calves » segunda mar 08, 2010 1:48 pm

Boa tarde Companheira Cookie,

Perguntou-me porque digo isto???

Mas Companheira, eu não digo nada! Nadica de nada!!!

Não fui eu! Nego!!!

Agora a sério Companheira.

Dê uma vista de olhos pelo tema "Já foi autuado?", surpreender-se-á certamente!!!

Ai vai surpreender-se vai!!!

Bom! Só posso mesmo continuar a luta e desejar o melhor a todos os que dormem ilegalmente nas suas autocaravanas mas respeitam as Regras de Ouro estabelecidas por todos nós!

Um abraço, boas noitadas, já agora bons sonhos, e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Re: Autocaravanismo

Mensagempor Papa Léguas » quarta mar 10, 2010 12:06 am

Cunha Escreveu:Companheiro Papa Léguas, boa tarde

Sem pretender entrar em polémica consigo, o que eu quis dizer é que uma grande concentração de autocaravanas sempre tem um impacto visual bem superior a uma concentração de veículos, quando simples automóveis e portanto... essas concentrações devem ser devidamente comunicadas e autorizadas por quem de direito.

Por acaso acha bem que, frente a monumento estejam estacionadas filas de autocaravanas que pela sua volumetria impedem uma boa visibilidade do dito cujo? Ou que na primeira fila da orla marítima haja uma cortina de ACs? Claro que, em ambos os casos se for uma ou duas ACs, o impacto será menor, não concorda? Ou acha que, como somos veículos ligeiros podemos, em grandes grupos, estacionar em qualquer parque destinado a automóveis, sem curar do impacto visual que esse facto representa? Em tudo na vida, o bom senso nunca ficou mal a ninguém e os autocaravanistas, devem, por maioria de razão, praticá-lo.

Assim penso eu!

Cumprimentos

A. Cunha
Coimbra

Companheiro Cunha, Boa Noite.

Não tenha qualquer problema em entrar em polémica comigo, pois que os Fóruns existem também para os assuntos que são polémicos. Evidentemente que, não obstante a polémica, é importante as opiniões sejam transmitidas com pleno respeito pelo oponente. E, pode acreditar, tenho o maior respeito por todos os que aqui venham com frontalidade e lealdade emitir opiniões, mesmo que com elas não concorde. Resumindo, tenho o maior respeito por si, mas não concordo, na actual situação, com o princípio global que defende.

Não ignoro que, em situações normais, uma das regras de ouro é procurar evitar grandes aglomerações de autocaravanas. E, nesta questão, mais uma vez informo que me não estou a referir a aglomerações de autocaravanas pré-programadas.

Verifica-se, em toda a península Ibérica, uma perseguição às autocaravanas, discriminatória, naquilo que parece ser uma aliança táctica entre proprietários de Parques de Campismo e Autarquias. Em Espanha chegou-se ao cúmulo de numa localidade se proibir, não só o estacionamento, como a circulação de autocaravanas.

Advogam, alguns, que essa perseguição se deve às formas incorrectas como muitos autocaravanistas se portam. Aceitar este pressuposto, de que os inocentes pagam (devem pagar?) pelos pecadores não é correcto, nem ética, nem legalmente. Como já aqui disse um outro interveniente neste Fórum, proibir o estacionamento legal de autocaravanas (ou discriminá-las) pelos erros que alguns autocaravanistas cometem seria o mesmo que proibir a circulação numa auto-estrada pelos erros que alguns automobilistas cometem. Pode parecer uma ideia simplista, mas sem dúvida que transmite a injustiça de ambas as situações.

Na situação actual em que pretendem obrigar qualquer autocaravanista a comprar serviços que não deseja (pernoitar em Parques de Campismo), num claro proteccionismo para benefício de um grupo específico de cidadãos, impõe-se não ceder um milímetro nos direitos que a Lei concede aos autocaravanistas. Resistir. Exigir o cumprimento da Lei.

Pergunta-me se acho “bem que, frente a monumento estejam estacionadas filas de autocaravanas que pela sua volumetria impedem uma boa visibilidade do dito cujo?”. Não, não acho. Como também não acho que o faça qualquer outro tipo de veículos. Como também não acho que as autarquias e o Estado proíbam as autocaravanas (e só elas) de estacionarem. Estamos perante uma situação em que qualquer recuo na coerência de posições é prejudicial aos autocaravanistas. É que reconhecer que as autocaravanas não devem ter os mesmos direitos, perante a Lei, de outros veículos, é reconhecer que aceitamos a discriminação. Por isso, as autocaravanas, desde que legalmente bem estacionadas, seja uma ou 100, devem, como qualquer outro tipo de veículo, permanecer. PERDE DIREITOS QUEM NÃO OS EXERCE.

Aceitar limitações em função das características que podem ter um conjunto de veículos é diferente de aceitar limitações por se tratar de uma autocaravana. Concretizando: Aceitar a proibição de estacionamento a TODOS os veículos com um comprimento e/ou largura e/ou altura superiores a determinadas medidas, não é discriminação. Aceitar a proibição pelo facto de o veículo ser uma autocaravana é discriminação.

Na situação em que vivemos (os autocaravanistas) e, tudo aponta para que se irá agravar, há que extremar posições, até que as autarquias comecem a dar um sinal claro que pretendem dialogar (o que não fazem!) com os representantes dos autocaravanistas. Volto a afirmar que perdemos direitos quando os não exercemos.

Não será através de apelos ao bom senso que os autocaravanistas prevaricadores irão mudar de mentalidade. E não vale a pena vir aqui contar histórias sobre situações incorrectas que já todos conhecemos, para que sirvam de exemplo para o que não queremos que se faça.

Limitemo-nos, enquanto durar esta avalanche de perseguições indiscriminadas aos autocaravanistas, a exigir, pura e simplesmente, como uma possível forma de resistência, o cumprimento da Lei.

Vivemos ou não num estado de direito? Penalize-se os incumpridores, proteja-se, e respeite-se, os que cumprem.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante