Cunha Escreveu:Companheiro Papa Léguas, boa tarde
Sem pretender entrar em polémica consigo, o que eu quis dizer é que uma grande concentração de autocaravanas sempre tem um impacto visual bem superior a uma concentração de veículos, quando simples automóveis e portanto... essas concentrações devem ser devidamente comunicadas e autorizadas por quem de direito.
Por acaso acha bem que, frente a monumento estejam estacionadas filas de autocaravanas que pela sua volumetria impedem uma boa visibilidade do dito cujo? Ou que na primeira fila da orla marítima haja uma cortina de ACs? Claro que, em ambos os casos se for uma ou duas ACs, o impacto será menor, não concorda? Ou acha que, como somos veículos ligeiros podemos, em grandes grupos, estacionar em qualquer parque destinado a automóveis, sem curar do impacto visual que esse facto representa? Em tudo na vida, o bom senso nunca ficou mal a ninguém e os autocaravanistas, devem, por maioria de razão, praticá-lo.
Assim penso eu!
Cumprimentos
A. Cunha
Coimbra
Companheiro Cunha, Boa Noite.
Não tenha qualquer problema em entrar em polémica comigo, pois que os Fóruns existem também para os assuntos que são polémicos. Evidentemente que, não obstante a polémica, é importante as opiniões sejam transmitidas com pleno respeito pelo oponente. E, pode acreditar, tenho o maior respeito por todos os que aqui venham com frontalidade e lealdade emitir opiniões, mesmo que com elas não concorde. Resumindo, tenho o maior respeito por si, mas não concordo, na actual situação, com o princípio global que defende.
Não ignoro que,
em situações normais, uma das regras de ouro é procurar evitar grandes aglomerações de autocaravanas. E, nesta questão, mais uma vez informo que me não estou a referir a aglomerações de autocaravanas pré-programadas.
Verifica-se, em toda a península Ibérica, uma perseguição às autocaravanas, discriminatória, naquilo que parece ser uma aliança táctica entre proprietários de Parques de Campismo e Autarquias. Em Espanha chegou-se ao cúmulo de numa localidade se proibir, não só o estacionamento, como a circulação de autocaravanas.
Advogam, alguns, que essa perseguição se deve às formas incorrectas como muitos autocaravanistas se portam. Aceitar este pressuposto, de que os inocentes pagam (devem pagar?) pelos pecadores não é correcto, nem ética, nem legalmente. Como já aqui disse um outro interveniente neste Fórum, proibir o estacionamento legal de autocaravanas (ou discriminá-las) pelos erros que alguns autocaravanistas cometem seria o mesmo que proibir a circulação numa auto-estrada pelos erros que alguns automobilistas cometem. Pode parecer uma ideia simplista, mas sem dúvida que transmite a injustiça de ambas as situações.
Na situação actual em que pretendem obrigar qualquer autocaravanista a comprar serviços que não deseja (pernoitar em Parques de Campismo), num claro proteccionismo para benefício de um grupo específico de cidadãos, impõe-se não ceder um milímetro nos direitos que a Lei concede aos autocaravanistas. Resistir. Exigir o cumprimento da Lei.
Pergunta-me se acho “
bem que, frente a monumento estejam estacionadas filas de autocaravanas que pela sua volumetria impedem uma boa visibilidade do dito cujo?”. Não, não acho. Como também não acho que o faça qualquer outro tipo de veículos. Como também não acho que as autarquias e o Estado proíbam as autocaravanas (e só elas) de estacionarem. Estamos perante uma situação em que qualquer recuo na coerência de posições é prejudicial aos autocaravanistas. É que reconhecer que as autocaravanas não devem ter os mesmos direitos, perante a Lei, de outros veículos, é reconhecer que aceitamos a discriminação. Por isso, as autocaravanas, desde que legalmente bem estacionadas, seja uma ou 100, devem, como qualquer outro tipo de veículo, permanecer. PERDE DIREITOS QUEM NÃO OS EXERCE.
Aceitar limitações em função das características que podem ter um conjunto de veículos é diferente de aceitar limitações por se tratar de uma autocaravana. Concretizando: Aceitar a proibição de estacionamento a TODOS os veículos com um comprimento e/ou largura e/ou altura superiores a determinadas medidas, não é discriminação. Aceitar a proibição pelo facto de o veículo ser uma autocaravana é discriminação.
Na situação em que vivemos (os autocaravanistas) e, tudo aponta para que se irá agravar, há que extremar posições, até que as autarquias comecem a dar um sinal claro que pretendem dialogar (o que não fazem!) com os representantes dos autocaravanistas. Volto a afirmar que perdemos direitos quando os não exercemos.
Não será através de apelos ao bom senso que os autocaravanistas prevaricadores irão mudar de mentalidade. E não vale a pena vir aqui contar histórias sobre situações incorrectas que já todos conhecemos, para que sirvam de exemplo para o que não queremos que se faça.
Limitemo-nos, enquanto durar esta avalanche de perseguições indiscriminadas aos autocaravanistas, a exigir, pura e simplesmente, como uma possível forma de resistência, o cumprimento da Lei.
Vivemos ou não num estado de direito? Penalize-se os incumpridores, proteja-se, e respeite-se, os que cumprem.