O nosso umbigo é lindo!

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

O nosso umbigo é lindo!

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sábado fev 19, 2011 11:07 am

Caros companheiros,

Este tópico suge na sequência do anterior http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=4463

Olhar só para o nosso umbigo é fácil. Eu pergunto: qual é o companheiro que gostaria de ter á porta da sua casa meia dúzia de campistas montados em furgões a ocupar lugares de estacionamento com cadeiras, mesas, guarda-sóis, geradores? Como se já não bastasse o espectáculo em si, é também imaginar esta gente a entupir as sargetas com dejectos humanos e águas turvas, quando toda a gente sabe que estas foram feitas para escoamento das águas pluviais! Isto é de gente civilizada? Certamente que não gostariam de tal vizinhança!

E agora coloco a questão: porque carga de água haverão os autarcas deste país gostar desta gente? Se tivessem que conviver com este “espectáculo” á porta da vossa casa não fariam o que pudessem para acabar com ele???

Caros companheiros tenhamos bom senso. Se algum dia se conseguir resolver este problema no seio do autocaravanismo, os restantes, alguns talvez deixem de existir, e outros, com a credibilidade que neste momento não possuímos, serão muito mais fáceis de solucionar.

Companheiros, muito se fala, muito se debate, muito se opina, agora fazer, vejo muito pouco. Se queremos resolver os problemas que temos efectivamente no autocaravanismo, há que começar a arrumar a casa por dentro e depois avançar noutras frentes… esta é a minha opinião.

Bom fim-de-semana a todos
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Registado: quinta nov 25, 2010 2:40 pm

Arrumar casa

Mensagempor josegon_calves » sábado fev 19, 2011 7:55 pm

Boa tarede Companheiros e Companheiras,
Boa tarde em especial para o Companheiro Eugénio Rodrigues,

Parabéns!

Bem vindo ao grupo dos que estão descontentes com a actuação de alguns auto-campistas, dos que estão descontentes com as Autoridades que não conseguem impôr as regras, dos descontentes com aqueles que se alegam representantes dos Autocaravanistas e mais não são que alguém em busca de protagonismo e talvez lucro com o acantonamento dos Autocaravanistas em "Parques de Autocaravanismo", dos descontentes com os Clubes que apenas existem para promover convívios e passeios em vez de se unirem e defenderem os interesses dos seus Associados, das pretensas Organizações que nada têm a haver com o Autocaravanismo mas descobriram aqui mais um filão que urge espremer até dizer chega, dos descontentes............

Bem vindo ao Grupo Companheiro!

Parece que já não sou o único!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Arrumar casa

Mensagempor Paulo MB » sábado fev 19, 2011 9:21 pm

Bem vindo!
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor Eugénio Rodrigues » sábado fev 19, 2011 9:46 pm

Caro companheiro, josegon_calves

Compreendo o seu descontentamento e partilho-o em grande parte:

1º - Não me identifico de facto com aqueles que acampam na via pública.

2º - O sentimento de impunidade que vigora para este tipo de situações também me desagrada profundamente.

3º - Quanto à existência ou não de pretensos representantes ou de representantes efectivos do autocaravanismo ou dos autocaravanistas, meu caro, espero que façam um bom trabalho em prole do autocaravanismo. Agora legitimidade para representar os autocaravanistas, essa, para existir, terá que ser dada pelos próprios autocaravanistas... e segundo consta, já somos cerca de 8000...

4º - Quanto aos clubes, devo-lhe dizer que teremos muito mais a ganhar se estivermos unidos... Aqueles que existem para promover a união dos autocaravanistas, são, a meu ver, bem-vindos.

Grande Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Re: O nosso umbigo é lindo!

Mensagempor danibeja » domingo fev 20, 2011 5:27 pm

Eugénio Rodrigues Escreveu:Caros companheiros,

Este tópico suge na sequência do anterior http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=4463

Olhar só para o nosso umbigo é fácil. Eu pergunto: qual é o companheiro que gostaria de ter á porta da sua casa meia dúzia de campistas montados em furgões a ocupar lugares de estacionamento com cadeiras, mesas, guarda-sóis, geradores? Como se já não bastasse o espectáculo em si, é também imaginar esta gente a entupir as sargetas com dejectos humanos e águas turvas, quando toda a gente sabe que estas foram feitas para escoamento das águas pluviais! Isto é de gente civilizada? Certamente que não gostariam de tal vizinhança!

E agora coloco a questão: porque carga de água haverão os autarcas deste país gostar desta gente? Se tivessem que conviver com este “espectáculo” á porta da vossa casa não fariam o que pudessem para acabar com ele???

Caros companheiros tenhamos bom senso. Se algum dia se conseguir resolver este problema no seio do autocaravanismo, os restantes, alguns talvez deixem de existir, e outros, com a credibilidade que neste momento não possuímos, serão muito mais fáceis de solucionar.

Companheiros, muito se fala, muito se debate, muito se opina, agora fazer, vejo muito pouco. Se queremos resolver os problemas que temos efectivamente no autocaravanismo, há que começar a arrumar a casa por dentro e depois avançar noutras frentes… esta é a minha opinião.

Bom fim-de-semana a todos

Caro companheiro Eugénio Rodrigues,

Realmente opina-se muito e faz-se pouco, mas mesmo assim quando se faz, fala-se mal de quem deitou mãos à obra... , eu pessoalmente não me importa nada que determinados Clubes, Pessoas ou outros, queiram o protagonismo sempre para elas, desde que se faça alguma coisa...

Quando ainda podia postar no primeiro fórum de Autocaravanismo em que me inscrevi, escrevi algumas vezes que a "união faz a força", mas o que se seguiu, foi exactamente o contrário...

Neste e nos outros fóruns em que participei/participo a casa já está minimamente arrumada, pois salvo raros patinhos feios todos cumprem as regras de ouro tão aclamadas, o problema efectivo são os auto-campistas da via pública, e para isso também existem várias soluções é pena é não haver unanimidade ...

Mas também estou à espera que o companheiro também dê a sua opinião, ideias precisam-se... , como resolver os problemas estruturantes do Autocaravanismo, o que faria para acabar com os acampamentos ocasionais, e as proibições de estacionamento de Autocaravanas, em certos concelhos (o simples facto de estacionar para ir ao padeiro é contra-ordenação, exemplo Vila Real de Sto. António, entre outros)...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Eugénio Rodrigues » domingo fev 20, 2011 6:39 pm

Companheiro Danibeja

Mas também estou à espera que o companheiro também dê a sua opinião, ideias precisam-se... , como resolver os problemas estruturantes do Autocaravanismo, o que faria para acabar com os acampamentos ocasionais, e as proibições de estacionamento de Autocaravanas, em certos concelhos (o simples facto de estacionar para ir ao padeiro é contra-ordenação, exemplo Vila Real de Sto. António, entre outros)...

Somos cerca de 8.000 autocaravanistas o que equivale a cerca de 50 kms de autocaravanas... Se todos resolvesse-mos visitar em simultâneo uma cidade grande... talvez conseguisse-mos alguma coisa com isso... Ou o companheiro acredita que neste país se vai a algum lado com falinhas mansas? Por acaso já algum clube se lembrou de promover um "passeio" deste tipo... Talvez não seja rentável, não sei, digo eu... Não quero eu dizer com isto que não hajam clubes sérios e gente válida dentro deles, simplesmente acho que vivemos num país em que com falinhas mansas não chegamos a lado nenhum...

Caro amigo se vir alguém a assaltar o seu automóvel o que é que faz? Permanece impávido e sereno e faz de conta que não se passa nada?
O que se está a passar no autocaravanismo não é um roubo aos autocaravanistas do direito de estacionar e de pernoitar? Não devemos isso, em grande parte, aos autocampistas? Então não lhe parece óbvio o que temos colectivamente que fazer... mas antes disso sou a favor que se exerçam fortes campanhas de sensibilização/prevenção. Se não funcionar, teremos então, se calhar, que agir da mesma forma que agiriamos caso fossemos vítimas de um assalto ao nosso automóvel...

Atenção longe de mim de estar a falar de violência... Não me interpretem mal! :)

Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Um por todos todos por um

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » segunda fev 21, 2011 7:43 am

Falar e escrever sempre foi facil e barato.

"Caro amigo se vir alguém a assaltar o seu automóvel o que é que faz? Permanece impávido e sereno e faz de conta que não se passa nada?"

Agora actuar perder tempo, dá trabalho e nós Portugueses andamos muito amigos do sofá.

Ninguem se junta para combater os "infractores" porque muitos sabem que ou já o foram tambem ou ainda pensam fazer o mesmo, e com regras e leis a sério lá se vai a "LIBERDADE".

Pois os Paises que as teem e as fazem cumprir teem tudo arrumadinho e dá gosto visitar.
CCLV-CANOAGEM

Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Mensagempor Eugénio Rodrigues » segunda fev 21, 2011 4:58 pm

Estimado CCLV-CANOAGEM

Começo a acreditar que tem razão quando diz:

"Ninguem se junta para combater os "infractores" porque muitos sabem que ou já o foram tambem ou ainda pensam fazer o mesmo, e com regras e leis a sério lá se vai a "LIBERDADE".

Mais ninguém tem nada a acrescentar??? Mais ninguém se pronúncia? Ou será que não é "politicamente correcto" fazê-lo...
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Mensagempor time_out » segunda fev 21, 2011 5:40 pm

Boa tarde

Face ao repto não quero deixar de dar a minha opinião e respostas.

Eugénio Rodrigues Escreveu:.... Eu pergunto: qual é o companheiro que gostaria de ter á porta da sua casa meia dúzia de campistas montados em furgões a ocupar lugares de estacionamento com cadeiras, mesas, guarda-sóis, geradores? Como se já não bastasse o espectáculo em si, é também imaginar esta gente a entupir as sargetas com dejectos humanos e águas turvas, quando toda a gente sabe que estas foram feitas para escoamento das águas pluviais! Isto é de gente civilizada? Certamente que não gostariam de tal vizinhança!...

Claro que ninguem quer esse espectaculo nem à porta de casa nem longe dela- Para esse espectáculo há os denominados parques de campismo! Mas temos de saber quem são essa especie humana que nos visita e que oferece, em qualquer lugar que vão (menos provável nos seus países de origem), o espectáculo degradante que está a debater.
É necessário compreender que a grande maioria deles foi visitante assiduo durante anos anteriores das costas marroquinas onde o inverno era ameno, os custos irrisórios e a disponibilidade para se instalarem à borda de água era mais que muita. Mas as autoridades marroquinas finalmente entenderam por um travão nos acampamentos selvagens, que em alguns lugares chegavam aos milhares de pessoas e a juntar a isso o aumento do custo de vida nesse país. Assim optaram por escolher outros locais e aos poucos form chegando a um país de brandos costumes, com espaços optimos à beira mar, com um clima até mais brando.
Chegados cá e sem estruturas de apoio como as que possuem nas suas zonas de origem fizeram o mesmo que quando os primeiros desembarcaram em Marrocos.
Uma das soluções para este tipo de turismo (ATENÇÃO - não confundir esta utilização da autocaravana com o autocaravanismo itinerante) passa, por exemplo, pela utilização de espaços (com regulamentos, fiscalização e pagos) que no verão são usados para o estacionamento dos veraneantes e que na epoca baixa estão completamente ao abandono.

Eugénio Rodrigues Escreveu:...E agora coloco a questão: porque carga de água haverão os autarcas deste país gostar desta gente? Se tivessem que conviver com este “espectáculo” á porta da vossa casa não fariam o que pudessem para acabar com ele???...

Mas são precisamente esses autarcas que no verão convivem com situações muito semelhantes e gostam delas. Quem vai ao Algarve nos meses de verão assiste à desordem, sujidade que os visitantes (turistas??) deixam por onde passam. Quem pode bem comentar sbre isso são os que lá vivem o ano inteiro e que tem, por força do turismo, que viver os meses mais quentes sem poder ter uma vida normal e tranquila.
As autarquias devem comprrender este fenomeno (volta a dizer que nada tem a ver com o autocaravanismo itinerante) e aroveitá-lo da melhor forma mas correctamente e ordeiramente. Alias foi o que o Paulo tentou mostrar quando publicou a sua opinião sobre o que se poderia passar na Praia da Rocha (ver em http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?t=4463)

Eugénio Rodrigues Escreveu:...Companheiros, muito se fala, muito se debate, muito se opina, agora fazer, vejo muito pouco. Se queremos resolver os problemas que temos efectivamente no autocaravanismo, há que começar a arrumar a casa por dentro e depois avançar noutras frentes… esta é a minha opinião.

Para mim, autocaravanista itinerante, nada há a mudar. Continuarei a visitar os locais que bem entendo e a estacionar onde me seja permitido. Mas o uso que dou à minha autocaravana sempre foi e continuará a ser o que a lei e o bom senso me permite.
Defendo a criação de AS para a manutenção da boa vida a bordo, com ou sem local para dormida (no caso de haver com limitação de utilização para dormida)
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor josegon_calves » segunda fev 21, 2011 7:09 pm

time_out Escreveu:Para mim, autocaravanista itinerante, nada há a mudar. Continuarei a visitar os locais que bem entendo e a estacionar onde me seja permitido. Mas o uso que dou à minha autocaravana sempre foi e continuará a ser o que a lei e o bom senso me permite.
Defendo a criação de AS para a manutenção da boa vida a bordo, com ou sem local para dormida (no caso de haver com limitação de utilização para dormida)

Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Boa tarde Companheiro Time_out,

Partilho a 200% a sua filosofia, o seu ponto de vista, o seu modo de ser Autocaravanista.

Apoio a 200% o explicito no último parágrafo da sua intervenção, e acrescento, que para alcançar tal objectivo, nunca foi necessária mais Legislação do que a que existe, nunca foram precisas Áreas de Serviço e sempre nos primámos pelo respeito, até porque a Autoridade tinha Autoridade e hoje, decididamente, NÃO TEM!!!

Dá menos trabalho a caça a uma qualquer multa que obrigar os indigentes, disfarçados de autocaravanistas, a arrumar malas a qualquer hora do dia ou da noite se estiverem a praticar Campismo na Via Pública ou a conspurcar a Via Pública!!!

E chego à conclusão que em Portugal, o que está a dar, é ser-se indigente a bordo de uma autocaravana mas com nacionalidade estrangeira, nada de mal lhe acontece!!!

Em Itália, apenas se estiver a pingar líquido no chão pelo escoamento das nossas águas de lavagem, ou mesmo água limpa, dá 150,00€ pagos na hora, seja italiano ou estrangeiro!!!

Ah pois!!! É em Itália!!!

Em Vila Real de Santo António, à dois anos, permaneci lá três dias no mais absoluto conforto e ninguém me incomodou, isto apesar da imensa sinalização de proibição a autocaravanas.

Claro!!! Não procurei os lugares de eleição, não dei nas vistas, e todos os dias rodava de pouso, segundo as necessidades. Ah! Não procurei juntar-me a ninguém! Será uma nova tática??? Talvez!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor Eugénio Rodrigues » segunda fev 21, 2011 9:26 pm

Caros companheiros,

Companheiro José Gonçalves, os meus parabéns! Continue!

Companheiro Time_Out, grato por atender ao meu repto.

Companheiro Danibeja

Pediu-me soluções, apresentei-lhe duas, muito concretas. Gostaria, também, de saber qual a sua opinião …

Num país civilizado como por exemplo a Alemanha, os cidadãos cooperam com as autoridades… aliás uma coisa é as autoridades fingirem que não vêm, outra coisa é receberem uma queixa! Se não actuarem, poderá recair posteriormente uma queixa sobre o não actuante… e isso não me parece que lhes interesse…

Porque é que denunciamos aqui tão bem no fórum o problema e não o denunciamos a quem realmente tem capacidade e obrigação de o resolver? Ou acham que nos compete a nós resolver um problema deste tipo? Não temos direito ao bom nome? Não pagamos os nossos impostos? Para que servem afinal as autoridades?

Porque é que em vez de se mobilizarem os autocaravanistas para jantaradas, não os mobilizam para “passeios/visitas” a localidades onde não temos infra-estruturas, no sentido de sensibilizar as autarquias para os nossos problemas…

Parece-me que os clubes têm algo a dizer sobre isto, mas ainda não ouvi ninguém a pronunciar-se, ou será que têm medo de perder sócios? Começo a acreditar que sim…

Mais ninguém se pronuncia? Mais ninguém tem opinião em relação a isto?

Há ou não vontade para resolver os problemas?????

Grande Abraço
Hymer 544CS 2.8 IDTD
Eugénio Rodrigues

Mensagempor danibeja » segunda fev 21, 2011 9:32 pm

josegon_calves Escreveu:E chego à conclusão que em Portugal, o que está a dar, é ser-se indigente a bordo de uma autocaravana mas com nacionalidade estrangeira, nada de mal lhe acontece!!!

Em Itália, apenas se estiver a pingar líquido no chão pelo escoamento das nossas águas de lavagem, ou mesmo água limpa, dá 150,00€ pagos na hora, seja italiano ou estrangeiro!!!

Ah pois!!! É em Itália!!!

Em Vila Real de Santo António, à dois anos, permaneci lá três dias no mais absoluto conforto e ninguém me incomodou, isto apesar da imensa sinalização de proibição a autocaravanas.

Claro!!! Não procurei os lugares de eleição, não dei nas vistas, e todos os dias rodava de pouso, segundo as necessidades. Ah! Não procurei juntar-me a ninguém! Será uma nova tática??? Talvez!!!

Um abraço,

Boa noite companheiro,

Parece que pelo menos já percebeu que a lei existente só serve para autuar os Portugueses, e é se ao fim de um ano não estiver perscrita/não notificado, pois gostava de saber como é que vai autuar e fazer pagar na hora como em Itália sem criar nova legislação...

Em Itália como pela Europa fora existem Parques de Autocaravanas, e salvo erro, existe sinalização especifica para autocaravanas, e no entanto como o companheiro afirma, pode-se estacionar, desde que dentro das normas e regras...

Eu, como associado num clube em que acredito piamente ser defensor dos Autocaravanistas vou continuar a acreditar que é possivel fazer muita alteração ás normas e regulamentos, sem que sejamos empurrados para parques, sejam eles de que tipo forem, assim como, acredito que os autocaravanistas ficam mais protegidos perante a lei, existindo uma, do que á mercê da voa vontade dos municipios.

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

O nosso umbigo é lindo!

Mensagempor Paulo MB » segunda fev 21, 2011 10:59 pm

Foi lançado pelo Eugénio Rodrigues o desafio a que mais opiniões surgissem. Pois bem, pouco mais haverá a acrescentar.
Mas o que aí vier, se é que é preciso, que não nos venha acantonar cortando-nos a liberdade de circular neste belo país.
Não hesito em pedir mão pesada para os prevaricadores. O argumento de que todos nós (haverá exceções) já o fizemos não cola. Somos também cidadãos e não aceitamos que se cometam ilegalidades em vão.
E ser-se estrangeiro limita a autoridade em atuar? Essa é boa. Queira a autoridade cumprir a lei e o problema resolve-se.
E quanto ao contributo de cada um de nós para ajudar a resolver os problemas que têm vindo a ser aqui relatados? Inscrever-se e participar nos clubes que julgue melhor corresponder a esse desafio. Se o não fizer, então de nada servirá escrever e falar sobre o tema.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
Paulo MB

Autocaravanismo não é crime!

Mensagempor profzeca » segunda fev 21, 2011 11:24 pm

Boa noite a todos os companheiros.
É com muito gosto que continuo a ver uma boa participação e com variadas posições e opiniões, o que é, sem dúvida salutar.
Como sempre o companheiro Jose Gonçalves, toca na ferida, e sem "papas" na língua, "chama os bois (e os boys) pelos nomes". Também concordo com o companheiro Eugénio e já agora, a tallho de foice, gostaria de compartilhar convosco uma situação verificada neste fim de semana:
Como já andava à umas semanas a preparar uma saída de fim de semana, resolvi visitar a zona do alto minho, nomedamente Ponte de Lima, pois já à muito que não ía para esses lados e como me falaram da boa gastronomia da região, lá me meti ao caminho. Gostei do que vi, quando entrei na cidade, até à altura em que penso estacionar, para almoçar e dar um passeio na marginal. Nada melhor do que um enorme parque de estacionamento, alí mesmo à beira rio. Engano meu, quando me deparo com um "sinal" de proibição de estacionamento de caravanas e autocaravanas. Numa primeira fase até me ri, pois estavam lá carros carrinhas, camionetas e até autocarros, mas numa segunda fase deu-me uma tristeza, pois estava alí a prova provada da "Santa ignorância" dos nossos autarcas, só reforça o que o companheiro José Gonçalves diz, desta espécie. Ainda pensei, mesmo com a presença de um agente da PSP nas imediações, não cumprir as indicações de tal sinal (que confesso foi a primeira vez que vi), cuja sinalética consistia no desenho de uma caravana e escrito proibido a caravanas e autocaravanas, mas a minha co-piloto dissuadiu-me a fazê-lo. Conclusão. Dei meia volta e não quis mais saber de Ponte de Lima, nem do restaurante, nem da feirinha que pretendia visitar, mais, não pretendo lá voltar tão cedo, e talvez como eu outros não gostem de serem assim tratados. Assim companheiros, também devemos lutar contra este tipo de tratamento aos autocaravanistas.
Um abraço autocaravanístico.
JCS
"Só devemos olhar o outro de cima, se for para o ajudar a levantar-se."
profzeca

Registado: sexta jan 21, 2011 6:55 pm

Ponte do Lima

Mensagempor Paulo MB » segunda fev 21, 2011 11:58 pm

Caro profzeca,
Há uns meses também passei por esse local e quando vi o tal sinal, fiz de conta. Ele é pura e simplesmente ilegal, pois não existe no nosso Código da Estrada e as câmaras ainda não podem inventar sinalética. Espero bem que nunca o possam vir a fazer...
Passeei com a minha mulher nas belíssimas ruas e no fim retomámos o nosso caminho rumo a Viana onde pernoitámos no Campo da Agonia na companhia de mais AC.
De manhã fomos na AC até à Praia Norte (em Viana) e tomámos o pequeno-almoço a ver o mar. Bem melhor que Ponte do Lima, pode crer.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
Paulo MB

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes