GNR também já multa em Castro Marim

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

GNR também já multa em Castro Marim

Mensagempor Paulo » sexta mar 26, 2010 10:24 pm

Caros amigos,

A situação de repressão por parte da GNR está imparável em toda a faixa de Tavira a Castro Marim.

Entre ontem e hoje, dezenas de autocaravanistas foram autuados em Castro Marim, caso estivessem a ocupar uma zona em terra batida onde se realiza o mercado de rua. Esta situação é inacreditável, pois esta terra acolhe-nos e tem uma das duas únicas Áreas de Serviço e Pernoita para ACs no Algarve. Desde sempre aqui foi permitido o estacionamento.

Assim, os autocaravanistas que não estavam na zona de parqueamento da AS foram multados.

Mais uma vez estou com dúvidas sobre a correcta interpretação do sinal em que se terão baseado os agentes, ou se essa interpretação terá sido forçada. Há aqui realmente um sinal (penso que com AC desenhada!!), mas mais uma vez interpreto que se refere ao parque de estacionamento pavimentado que serve a localidade e não a zona de terra batida.

Amanhã vou confirmar esta situação, pois como estou de saída para Espanha passarei por lá e irei confirmar e fotografar o dito sinal.

Uma coisa é certa: teremos de actuar com maior intensidade sobre estas injustiças, pelo que irei preparar um conjunto de cartas para outras entidades, denunciando esta situação, com conhecimento ao Comando Geral da GNR e Governadora Civil do Distrito de Faro, além de outras instâncias do foro político, pois esta situação é intolerável num país da UE, sem regras definidas para esta matéria e sem alternativas para os autocarvanistas.

Quem anda a manobrar isto???????

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor cookie » sexta mar 26, 2010 10:48 pm

incrível :evil: :roll: :roll:

será impossível a concertação de todas as associações de autocaravanistas para tentar resolver este problema? :?
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor oguh » sábado mar 27, 2010 7:52 pm

Correndo o risco de perder mais alguns €€€
eu contestava todas as multas, enchia o maximo possivel o IMTT de contestações as multas.

bastava ganhar um caso para servir de exemplo
oguh

Registado: terça jun 16, 2009 11:14 am

Mensagempor Paulo » domingo mar 28, 2010 10:02 pm

Caros,

Agradeço que observem estas duas fotos e digam-me se uma AC estacionada no parque de terra batida que é mostrado, está abrangida pelo dito sinal.

http://www.campingcarportugal.com/diver ... _sinal.jpg

http://www.campingcarportugal.com/diver ... lanta2.jpg

Nota:
Mais uma vez estou seguro de que houve aproveitamento de um sinal que não se refere ao local onde foram aplicadas as multas. Esse sinal pretende que as ACs não ocupem o espaço de um estacionamento de serviço à localidade, deixando o resto (espaço em terra batida) livre para a ACs, pois por norma está vago.
Esta situação é anterior à criação da AS de Castro Marim e faz algum sentido, pois recordo-me de elas ocuparem dias a fio o estacionamento pavimentado, deixando com dificuldades os utilizadores residentes. No entanto, a parte de terra batida apenas serve para um mercado de rua que ocorre uma vez por mês.

Abraço,
Paulo
Moderador

Mensagempor Carlos Lopez » domingo mar 28, 2010 10:18 pm

Boa noite

Nesta localidade, quando há mercado fazem deslocar as autocaravanas para outros parques, mesmo que não sejam próprios para autocaravanas.

Estive no ultimo que foi realizado e estavam espalhadas por todo o lado.
Mas também os vi passar com as compras do dia a dia, como o pão quente para o pequeno almoço e outras.

Mas também vi desrespeito pelas pessoas que vão vender no mercado por parte de responsáveis da terra. Parece que tudo empata.

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez

Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm

Mensagempor pressler » segunda mar 29, 2010 5:03 am

Eu fico na duvida se o sinal não estará correcto...
Mesmo que não tivesse o simbolo da autocaravana em baixo ele já estava completo. De reparar que se refere a "ZONA" e não "Parque". Pelo que penso que em toda a zona que começa apartir daquela entrada de acesso é proibido estacionar e parar caravanas e autocaravanas.
Eu de certeza não estacionava por aí.
Se só tivesse o bonequinho e não a legenda estava mal, mas assim creio que está bem.
O máximo que podia acontecer para estar errado era a legenda "caravanas autocaravanas " estar fora do simbolo de Zona proibida de estacionar, numa tabuleta adicional po baixo.

Saudações
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Interpretação

Mensagempor josegon_calves » segunda mar 29, 2010 6:34 am

Bom dia Companheiro Paulo,

É bastante dificil porder aferir qual das duas fotos permitiria um estacionamento de autocaravana naquele parque.

Se na primeira garantidamente eu não arriscaria entrar na "zona" por muitas dúvidas que me colocassem se à direita também estaria enquadrado naquela placa, já na foto aérea coloca-me algumas reservas.

Contudo, eu não arriscaria aquela "zona".

Mas que, na minha opinião, se trata de uma discriminação negativa, não tenho dúvida! Há ali veículos de dimensões muito superiores a uma normal autocaravana que permitem que nos mesmos se faça o "mesmo uso", com as devidas diferenças, de uma autocaravana. Refiro-me aos veículos pesados de longo curso.

Mas, como em tudo na vida, é apenas a minha interpretação!

Em caso de dúvidas, preguntaria sempre se poderia estacionar ali ou não. Aliás, tem sido essa a minha postura ultimamente em relação a locais que não conheço ou de estaconamento algo duvidoso. Questiono os locais ou até as autoridades.

Um abraço e boa sorte na tua luta.

Até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor cookie » segunda mar 29, 2010 9:09 am

eu tb não sei se arriscaria...

mas uma vez mais, a perseguição é flagrante, então havendo camiões de longo curso lá estacionados (maiores que as AC)... enfim...
cookie

zonas de estacionamento

Mensagempor danibeja » segunda mar 29, 2010 12:13 pm

Caros companheiros,

Eu não tenho dúvidas que o sinal de zona está correcto, à excepção, que não necessita de uma placa adicional por baixo e ainda por cima com um desenho que não existe no código da estrada, naquele arruamento é proibido parar ou estacionar Caravanas e Autocaravanas.

Nas ruas com parquímetros da zona metropolitana de Lisboa, estes problemas também apareceram, tendo as Câmaras Municipais logo após algumas impugnações, colocaram Sinais de Zona Parquímetros (de inicio e de fim) em todas as artérias, e inclusive em pracetas sem saída também os colocaram de um lado e do outro , conforme o sentido de marcha.

Onde estão autocaravanas estacionadas não é proibido estacionar, pois todos os sinais verticais prescrevem no cruzamento/entroncamento seguinte, salvo placa adicional, e referem-se à sua zona regulada, neste caso apenas o lado direito da via em que se está a entrar; Se a intenção era não permitir o estacionamento de ACs naquele parque teria que colocar duas placas iguais (uma de cada lado em todas as entradas) na entrada do referido parque/zona, e desta forma torna a zona/parque totalmente abrangida.

Em casos de sinalização deficiente, os agentes fiscalizadores do transito devem informar as entidades competentes para a sua regularização, e após essas regularizações efectuadas aí sim devem autuar ("sem dó nem piedade"). Mais uma vez verifico infelizmente que existe muito excesso de zelo por parte dos agentes que autuaram, a mim sempre me ensinaram que só quando tiver a certeza absoluta que existe infracção devo/tenho que autuar.

Estes casos julgo que devem ser tratados como uma perseguição e se calhar até uma retaliação pois "se calhar esses agentes já sabem da/s impugnações em curso e das diligencias efectuadas junto das Juntas de freguesia , comerciantes , etc...

Espero que este tipo de acções termine, pois envergonha qualquer agente fiscalizador de transito, pois temos tanto que fazer na prevenção rodoviária e estes elementos andam verdadeiramente a tirar-nos toda a nossa dignidade (CAÇA A MULTA), já para não falar que mais uma vez o parque de estacionamento estava praticamente vazio, e as ACs não estando a fazer campismo selvagem não incomodavam ninguém, a não ser os proprietários dos parques de Campismo.

Estou a ficar revoltado...

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Fernando Dias Silva » segunda mar 29, 2010 1:25 pm

Boas

Conheço mais ou menos o local. Vou-me referir à zona a que o sinal abrange e não própriamente ao sinal.
Julgo que esse sinal se refere a toda a zona de parqueamento que está em alcatrão, porque me parece que não há entrada a partir daí para a zona de terra. As entradas são independentes, portanto o sinal não abrange a zona de terra. Segundo me lembro o passeio envolvente não tem guias de transposição e passagem para a zona de terra.
Por acaso esta diferença foi uma das coisas que me deu para reparar quando passei por lá no verão passado, mas como as coisas mudam de repente, não sei se haverá já colocado um outro sinal igual nas entradas do parque terra. Mas pelo visto não.

E esta? Tambem é em Castro Marim (A.S.). (desculpem a qualidade da foto)
Imagem
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor Paulo » terça mar 30, 2010 8:32 am

Bom dia,

Confirmo que não há ligação entre a zona pavimentada e a zona de terra batida. A entrada para esta zona é feita pela rua perpendicular (antes de chegar ao sinal).

Resumindo: A entrada para a zona de terra batida é feita por fora da "ZONA" delimitada pelo sinal.

Logo que possível tornarei as fotos mais esclarecedoras.

Abraço,
Paulo
Moderador

Mensagempor cookie » terça mar 30, 2010 9:09 am

ah... na fotografia essa situação não é clara.

mas então nesse caso o sinal não se deveria aplicar ao terreno de terra batida... :roll:
cookie

Mensagempor Fernando Dias Silva » terça mar 30, 2010 12:23 pm

Paulo Escreveu:Bom dia,

Confirmo que não há ligação entre a zona pavimentada e a zona de terra batida. A entrada para esta zona é feita pela rua perpendicular (antes de chegar ao sinal).

Resumindo: A entrada para a zona de terra batida é feita por fora da "ZONA" delimitada pelo sinal.

Logo que possível tornarei as fotos mais esclarecedoras.

Abraço,

Boas

Bem me parecia que tinha razão.
Fiquei sempre estacionado na zona da A.S., mas a minha curiosidade fez-me pesquisar na altura o assunto no local, e tinha essa impressão que o paque em alcatrão nada tinha a ver com o de terra, este último não tinha qualquer proibição para ACs.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Mensagempor Helder » terça mar 30, 2010 12:45 pm

Pessoalmente acho que o sinal não esta bem colocado, por isso não existe qualquer tipo de infracção. Quem entrar no referido parque antes do sinal não tem conhecimento que é proibido, por isso quem foi multado que reclame a multa.
A sinalização vertical perde o seu efeito após cruzamento ou entroncamento de rua, bem como após X metros depois do mesmo.
Para mim esse sinal proibe as ACs na rua onde esta colocado e até ao cruzamento de rua.
Outra coisa agora que me deixa com curiosidade, quem é o proprietario do terreno em causa? se for de um particular até podem lá estar estacionados aviões, talvez seja interessante saber a quem pertence o terreno.
Caso seja da junta de freguesia ou da câmara, talvez fosse bom alguem lá se deslocar como quem não quer a coisa e pedir se pode lá pernoitar, se fosse autorizado as autoridades nada podem fazer.
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Mensagempor Helder » terça mar 30, 2010 1:01 pm

9 - Sempre que se pretenda criar uma zona, o sinal correspondente deve ser colocado em todos os acessos à área que se pretende ordenar, devendo todas as saídas, com excepção da zona de trânsito proibido, ser sinalizadas com o respectivo sinal de fim de zona, o qual pode ser aposto do lado esquerdo da via.

Não é o caso, apenas existe um sinal
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 2 visitantes