A.S. para Ac's Liberdade ou nem tanto?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

A.S. para Ac's Liberdade ou nem tanto?

Mensagempor Mario » quarta mar 26, 2008 9:54 am

Olá companheiros.

Este assunto relativo ás interdições de estacionamento já foi objecto de anteriores intervenções.

O que se passa é que naturalmente os autocaravanistas têm que falar sobre assuntos inerentes á prática de turismo itinerante entre eles,mas isso não é suficiente,como provam as mensagens antecedentes.

Portanto sem retirar o beneficio de conversas entre companheiros temos forçosamente que encontrar interlocutores válidos que tratem destas problemáticas a um nível superior com força de lei.

Assim não sendo estaremos votados no nosso país a turistas de área de serviço,qual gueto para onde nos pretendem atirar.

Naturalmente que é de louvar a criação das tão desejadas áreas de serviço mas pelo que me á dado a observar o feitiço está a virar-se contra o feiticeiro :cry:

Reparem como os Franceses resolvem os assuntos preto no branco,assim todos sabem quais são as suas obrigações,para que todos possamos ter direitos.

Imagem

Encarte integrante do "LeMonde Du Camping Car"

As condições de digitalização são medíocres mas podem copiar a imagem e ampliá-la.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor seco » quarta mar 26, 2008 11:39 pm

Boas

As AS são bem vindas pois são, primeiro que tudo, locais apropriados aos reabastecimentos.
Poderão ser também áreas de estacionamento ou pernoita se isso for conveniente ao Autocaravanista!
Mas não deixemos que se transformem, só porque existem, em locais de acantonamento dos "indesejáveis".
Afinal, até as leprosarias acabaram!
Se não começarmos desde já a reivindicar os nossos direitos (AS's e estacionamento como qualquer outra viatura automóvel) tanto faz sermos do 3º ou do 2º mundo!
Saudemos pois as iniciativas (sobretudo as individuais) mas atentos aos nossos direitos de TURISTAS ITENERANTES!
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Nuno Pires » quinta mar 27, 2008 9:04 pm

Boa noite.
O Autocaravanismo quer se queria, quer não está de pedra e cal e a juntar cada vez mais pessoas, podemos ver aqui um novo movimento a crescer e a ganhar muita força, força essa que está a incomodar muitas pessoas.
Todos os atropelos por parte da Federação fazendo parece que em Portugal o Direito pela liberdade não prevalece, onde o registo de marcas será o inicio de?
A semelhança temos aqui o aparecimento de mais uma área de serviço (bem aja) mas o que nós levam realmente a perguntar foi o que aconteceu em Óbidos para que tal acontecesse?
Será que aconteceu alguma coisa?
Fala-se num turismo livre onde e sem duvida alguma as áreas de serviço são pontos fulcrais de apoio para “fugimos” aos Parque de Campismo, vemo-nos agora “obrigados” a pernoitar nelas?
Não estaremos aqui a entrar numa pequena contradição?
Não tenciono fazer frente a quem promove e cria as tão desejadas Áreas de Serviços, mas o problema e puro e simples a pernoita, carro só ao fim de 15 dias no mesmo local é considerado abandono, nós só queremos estacionar, mais nada, será pedir muito?

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor fluis » sexta mar 28, 2008 12:54 am

Boa noite,

Penso que está aqui lançado um interessante tema para discussão.
Se por um lado considero, que nas zonas de grande afluência de AC’s, como por exemplo no litoral Algarvio, e na costa Alentejana, será incontornável a criação de zonas de estacionamento com regras definidas para disciplinar o estacionamento, alias à semelhança do que é feito nas grandes cidades em relação ao estacionamento automóvel, com implementação de parquímetros e de parques junto aos terminais de autocarro e estações de metro, etc.
Já nas pequenas povoações, onde a afluência de AC’s não é significativa, a implementação de A.S. deveria surgir como atractivo suplementar, e não como uma obrigação, a sua proliferação deste modo, poderá levar à substituição da imposição do estacionamento em Parque de campismo, pela imposição de estacionamento sempre em Áreas de Serviço. Ora os nossos veículos devem poder estacionar não digo nos mesmos lugares onde é suposto estacionar um automóvel, mas no mesmo lugar onde estacionar uma camioneta frigorífica, etc, com as mesmas dimensões dos nossos veículos. Para podermos ir ao supermercado, ao restaurante, ao café, ao Museu, ao castelo, ao convento, etc.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sexta mar 28, 2008 10:47 am

Bom dia,

Na maioria dos paises da europa onde existem AS, sempre se associou o local de abastecimentos e despejos ao local de pernoita, por segurança, por companhia e por outras razões. Mas nunca, penso eu, por obrigatoriedade de aí pernoitar. Que são os sitios ideais pelas razões que apontei, por serem na maioria locais planos, possiblidade de ligação eléctrica etc. Mas de forma nenhuma nos impede que depois rumemos a outro sitio com outras caracteristicas mais do nosso agrado. Mas no estrangeiro normalmente e na maioria, as AS estão implantadas em sitios que normalmente conjugam a proximidade dos centros das vilas do comércio e locais aprazivéis. Pessoalmente nunca me senti coagido a ficar, ou tentado a ir pernoitar a outro local fora da AS depois de a ter utilizado. A liberdade de movimentos que me permite uma AS será sempre a diferença para um camping, por isso não consigo ver a semelhança entre um e outro como aqui foi apontado.

Bem...isto até á altura em que comecei a viajar em Portugal, como foi nesta altura da Páscoa. E vou apontar aqui dois casos, em que sômos convidados a utilizar as AS...mas depois sômos novamente "convidados" a ir dormir longe....é um bocadinho, como morrer á sede em frente ao mar!?!?
Em Abrantes fiquei sem perceber se é uma AS e pernoita ou... só AS?
e em Torre de Moncorvo idem...!!!
No caso de Abrantes só ficando do lado oposto, do outro lado do rio...ou então só se fôrmos surdos como portas!!! :roll:

Em Torre de Moncorvo...se pensarmos no acidente que houve pela necessidade de se colocar estabilizadôres para se anular a inclinação do estacionamento, ficamos a perceber a ignorância de quem projectou no que á área de pernoita diz respeito.Isto para não falarmos nos aspectos técnicos inerentes a uma AC em termos de funcionamento de determinados equipamentos.

Ao contrário da AS da Batalha que para mim, das visitadas, se consegue conjugar as duas coisas: AS e pernoita.

Concerteza que haverá quem diga que sou pobre e mal agradecido...mas normalmente das criticas constructivas nasce a perfeição, e na realidade isto mais não é que uma opinião muito pessoal.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor fluis » sexta mar 28, 2008 1:05 pm

Boa tarde,

É verdade A748-2, que a existência de A.S, principalmente as que têm lugar de estacionamento e pernoita, constituem regra geral uma mais valia para nós.
Em Países como a França, estas áreas estão normalmente bem situadas e por vezes estão associados a transportes públicos gratuitos que nos levam ao centro da cidade.
Estes locais por vezes não são mais do que parques de estacionamento para todos os tipos de viaturas, em que se permite a pernoita às autocaravanas, e adicionalmente é colocada uma área de despejos e abastecimento para as autocaravanas(EX: Parque Paul Féval em Sto Malo).

Aqui a questão que se coloca à discussão, é: até que ponto o aparecimento destas A.S. (saúdo daqui o criador desta nova em Óbidos) privadas, funcionará ou não, contra nós, no sentido em que será obrigatorio que os nossos veículos se mantenham em exclusivo dentro destas áreas, principalmente nestas pequenas povoações em que a afluência de Ac’s não é de modo nenhum problemático.
Como referi, a solução para disciplinar o estacionamento das Ac’s nos casos onde a concentração de ac's é grande, deverá passar obrigatoriamente pela criação de zonas de estacionamento especificas com regras bem definidas.
Nos restantes casos as A.S., funcionarão como atractivo suplementar, sendo como é evidente benéfico o seu aparecimento até por questões ambientais, desde claro está, sem obrigações de exclusividade de estacionamento.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sexta mar 28, 2008 2:19 pm

Boa tarde, Fernando

Vamos pôr as coisas deste modo. Se a par de uma proibição camarária (Mafra por ex.) é criada uma AS (no caso concreto Ericeira) dentro de um parque de campismo...é um caso.

No caso de Óbidos, e segundo palavras do Albi, a proibição de estacionamento só se verificou em alguns lugares (locais históricos) o que á partida eu acho legitimo, é uma coisa completamente diferente, já que não somos obrigados ao estacionamento diurno nessa área de serviço.

Óbviamente nada invalida que (por ex.) que nos seja destinado o estacionamento dos autocarros turisticos como usualmente se vê noutros paises, pelas dimensões das AC,s, .

Aliás ao ler o 1º post do Albi de relance, a ideia com que se fica (o Albi que me desculpe :wink: ) mas fica a pairar no ar uma relação de causalidade de logo após a proibição de estacionamento... aparecer uma AS! CLARO que essa dúvida desaparece depois de ele rectificar que a proibição de estacionamento não é tão abrangente.

Se é este o caminho que as edilidades deste país vão seguir... a alternativa de haver AS nessa cidade e nesse caso nos confinarem só nessas áreas?!...duvido!!! Até porque a escassez de AS,s em Portugal obrigaria (por exagero) a mandar os autocaravanistas para outra "freguesia"...já que naquela não há AS!! :roll: Quer dizer em Portugal já nada me espanta!!! :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor Mario » sexta mar 28, 2008 2:43 pm

Olá companheiros.

Sobre a execução das áreas de serviço partilho da reflexão do Luís Agostinho,temos que partir do principio que uma obra mal executada acaba por não servir nas melhores condições o propósito para o qual foi criada e a sua posterior correcção quando possível acaba por agravar substancialmente o custo final.

Quanto á criação de áreas de serviço sou positivamente a favor.

O companheiro Fluis escreveu na sua primeira mensagem neste tópico "Para podermos ir ao supermercado, ao restaurante, ao café, ao Museu, ao castelo, ao convento, etc."

Penso que a tua frase resume o essencial do que deve presidir á prática do auto-caravanismo.

O auto-caravanismo acaba por ser uma forma de turismo em que o importante é podermos ír de forma independente aos locais que pretendemos visitar,que é muito diferente daquilo que nos é dado a observar em alguns locais.

Já todos fomos confrontados com dezenas de autocaravanas,a ocuparem os melhores locais durante dias com vista para o mar,ou outros, em que a prática não é turismo itinerante mas sim auto-caravanismo selvagem com todas as vicissitudes associadas.

Não pretendo com isto justificar algumas determinações das edilidades municipais que de uma forma arbitrária nos impedem o estacionamento.

A minha postura sobre este assunto é muito clara cumpra-mos as regras para que nos reconheçam o direito ás nossa pretensões.

Já percebi que talvez a seguir venham os Kalimeros do auto-caravanismo com as queixas do costume,não partilho desse estado de espírito sobre estas questões,o facto de sermos proprietários ou utilizadores de uma ac não nos dá qualquer direito que se sobreponha aos demais.

Frases gastas do género,comprei paguei impostos,isto é um veículo ligeiro,quero parar onde me apetece,em nada dignificam uma postura que deveria ser muito mais critica e exigente.

Dai a necessidade absoluta de regulamentação legal sobre o assunto,só assim se ultrapassarão as questões relacionadas com as práticas ou comportamentos desadequados, quando a auto-regulação não funciona outras acções urgem.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Mensagempor pressler » sexta mar 28, 2008 5:08 pm

Boa tarde companheiros!

Podemos estar a falar de coisas distintas em 2 assuntos:
1- Estacionar AC ou parquear a AC para pernoitar
2- Areas de serviço ou parques em areas de serviço.

Dou exemplos do que fiz o fimsmn passado:
A - de 5ª para sexta pernoitei em Lorvão junto com outra AC no parque destinado a veiculos, de manhã utilizei a AS. A AS de Lorvão destina-se unica e exclusivamente a despejos e abastecimentos (devia de haver muitas neste pais). O paqueamento e pernoita faz-se na area destinada aos carros e autocarros caso se queira!
B - de 6ª para sabado pernoitei em Torre de Moncorvo, area exclusiva para autocaravanistas onde estavam mais 4 ACs, dá para pernoitar, abastecer e fazer despejos e até tomar banhinho quentinho.... Se alguem que tenha um carro ali quiser ir para usar a casa de banho, não pode!
C - De sabado para Domingo pernoitei em Penedono perto das piscinas numa area para estacionamento de carros e autocarros, não havia nenhuma AC.
Apesar de levar a cadela na AC e ela servir de alarme noturno ladrando a quem se aproxima do veiculo, tenho a dizer que dormi muito mais descansada nas primeiras 2 noites, sabendo que ao lado estavam mais companheiros! As noticias de roubos de carros ,assaltos a ATM's e outros não nos deixam dormir um soninho descansado.
Nestes 3 dias visitei muitos castelos e terrinhas, tendo estacionado a AC no meio dos lugareijos como se fosse um carro de carga de 3500Kgs, tendo o cuidado de não ser à porta de casas ou lojas, mais nada.
A diversidade de situações em 3 dias leva-me a crer que não seremos empurrados para AS porque as camaras assim o querem, mas porque a insegurança assim nos vai obrigar. E as camaras teriam muito menos despesas se fizessem como em Lorvão. O basico basta, se queremos depois pernoitar em outros sitios sem sermos obrigados a permanecer ali!
Que interessa se o terreno fica em declive? Se não está perfeito?
Para depois reclamar-mos que temos que ter liberdade de pernoitar onde achamos melhor? Em Torre de Moncorvo estacionei de traseira e aproveitei o declive para ter a AC a direito. Verdade dita, nunca utilizei os estabilizadores/rampas a não ser para desatolar a AC em S.P.Muel.
Se estaciono a Ac no meio dos carros para pernoitar e não os vejo a utilizarem essas peças amarelas, porque deverei eu faze-lo?
Ao jantar ponho menos molho no prato, para não entornar devido à inclinação.
Estou de saida para mais um fim-semana numa area com poucas AS, Serra da Estrela, mas tudo se há-de arranjar e talvez ainda por lá haja 1 pouquinho de neve para mim....
Boas viagens
Pressler
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor decarvalho » sexta mar 28, 2008 7:21 pm

:D

Boa disposição Pressler.... é assim mesmo...
e no estrangeiro idem aspas...tenho fotografias tiradas em Berlim da Ac estacionada em plena rua residencial na paz dos anjos sem incomodar ninguem e sem niguem a incomodar-me....em Colmar idem no parque de estacionamento da Vieille Ville, de par de outras fotos em AS e parkings especiais para AC...e ate parques de campismo, por ex o do Bois de Bologne em Paris...onde foi o unico lugar em que utilizei as cunhas amarelas para compensar o desnivel....

Nao se sendo nem fundamentalista, nem maximalista...avida é bela!

Boas voltas e reviravoltas....
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor zejorge » sexta mar 28, 2008 7:58 pm

Boa tarde a todos:

De uma forma genérica estou de acordo com a companheira Presseler relativamente à análise feita em relação às AS serem ou não para pernoita.
Efectivamente, foi reconhecido por todos, que a segurança é um aspecto primordial quanto à escolha do local para pernoitarmos, e nisso penso não existirem dúvidas, logo será natural que o local onde está a AS para efeitos de manutenção, seja o mesmo onde encontraremos certamente outras ACs e por isso nos sentiremos mais "aconchegados".
Poderá na verdade não ser o local ideal, resultado de aspectos que não foram olhados aquando da instalação da AS tais como o ruído, as inclinações a distância aos centros urbanos, etc, mas sinceramente julgo que esses aspectos "negativos" não serão suficientes para pôr em causa a importância destes equipamentos.
O companheiro Luis ficou com dúvidas se em Abrantes teria estado apenas numa AS ou se também seria para AS para pernoita.
Tenho que lhe dar razão quanto ao erro de instalar a AS junto a uma discoteca, mas, companheiro Luis a cerca de 100 mts da AS tem excelente local para pernoitar sem ter que por algodão nos ouvidos, evitando-se assim o incómodo (????) de ter que se deslocar para a margem sul.
Quanto a Moncorvo não será justo invocar-se o acidente ocorrido, (por isso se chama acidente),para denegrir uma obra que me parece excelente e que muita falta nos faz.
Que bom seria que houvesse dezenas de AS como esta espalhadas pelo nosso País.........

Cumprimentos

Zejorge
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Mensagempor Mario » sexta mar 28, 2008 8:24 pm

Olá companheiros

Sem querer entrar em detalhes considero que a existência de uma área de serviço de um modo geral é sempre uma mais valia para um auto-caravanista quanto isso a concordância é generalizada.

Outro assunto distinto é a qualidade da infra estrutura colocada á disposição,claro que temos a tendência pela escassez de espaços específicos a limitarmos o nosso sentido critico.

Critica construtiva, é a essa que me refiro,se alguma coisa está menos bem em relação a um projecto ou á sua execução deve ser discutido de forma aberta, esse sentido de critica construtiva pela positiva é benéfico em futuras realizações.

No geral a intervenção da Pressler veio de encontro á essência do comportamento que um auto-caravanista deve adoptar.

E é esta liberdade que poderá estar em causa,não acredito que sejam as áreas de serviço para acs a fazê-la perigar,aliás quando ando por aí confesso que a maioria das vezes me sinto mais confortável numa área de serviço com estacionamento que noutro local qualquer,portanto a minha liberdade nunca foi beliscada por esse facto.

Todos sabem qual é o problema de fundo se o querem discutir ou não é outro assunto,partilho do ditado popular que diz ,no meio é que está a virtude,precisamente por isso é que me oponho a alguns comportamentos que grassam neste meio,independentemente dos responsáveis,sem fundamentalismos e sem laxismos.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Mensagempor Luis Agostinho » sexta mar 28, 2008 11:27 pm

Boa noite,

Nem sequer está em dúvida a necessidade das AS's em Portugal...agora se realmente as coisas foram feitas de raiz...é uma coisa. Se foram aproveitamentos de espaços e onde foram construidas é outra completamente diferente. Se comparar-mos a AS da Batalha, em que fôi construida num local ideal para pernoita pela estabilidade do terreno ao contrário da AS de Moncorvo que apresenta inclinações em vários sentidos, concerteza que tôdos saberemos ver a diferença. E concerteza que nunca vimos um acidente do género daquele... em terreno plano.

E, Zéjorge não estou a invocar uma fatalidade alheia, queira Deus que nuca me aconteça, para me basear numa apreciação que é um facto causa/efeito.

Em relação a Abrantes para mim até foi um prazer mudar-me para o outro lado do rio, aliás a vista sôbre a cidade de Abrantes é muito melhor. O que eu quis dizer foi exactamente o facto de ao deslocar-me em AC presupôe que ao estacionar numa área destinada expressamente para AC, seja obrigado a sair dali para conseguir dormir.Também podia deixár a AC e ir dormir para o hotel a 3 ou 4Km dali!!!
Não é pela mingua... que perdemos o direito ao sentido critico.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Mensagempor albi » sexta mar 28, 2008 11:48 pm

Boa noite,
De facto a área de Moncorvo tem bastante inclinação, mas não foi so por este facto que aconteceu o acidente do Dias, ele já tinha tido de outra vez problemas com o travão de mão e foi o que voltou a acontecer naquela noite, felizmente sem problemas de maior a não ser de o obrigar a ficar condicionado nos movimentos e esforços.
Eu relação a Óbidos eu também fiquei com a sensação de coincidência (propositada) para a câmara levar para a frente uma ideia antiga e dizendo que temos alternativas, por outro lado penso que também não havera muitos locais que possam optar por este meio sem sairem prejudicados, infelizmente temos pouco património preservado como esta Óbidos.
E o nosso maior inimigo ate podera não ser a falta de legislação mas sim a mentalidade da maioria dos que usam ACs ou AVs em Portugal porque é o meio mais económico para irem a praia e que se dizem autocaravanistas mas que atropelam os direitos e liberdades dos outros a todo o momento e que acampam nos parques de estacionamento, estes sim vão ser o problema do autocaravanismo e não casos como o de Óbidos, que foi originado um pouco por casos de abuso.

Saudações
albi

Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm

Mensagempor Nuno Pires » sexta mar 28, 2008 11:55 pm

Boa noite.
Abrantes é um exemplo por excelência de nós bem receber senão vejamos a página oficial da câmara, que como neste fórum já aqui foi referido tem uma secção reservada ao turismo itinerante:

http://turismo.cm-abrantes.pt/?lop=cont ... 04015c6193

Abrantes além da área de serviço que tem zona de pernoita ainda nós disponibiliza mais 3 zonas que estão identificadas como alternativas até 48horas, e vai ao ponto de não esquecer quer o turismo bem como o comercio local, a zonas destinadas a estacionamento a tempo “controlado” são zonas onde facilmente temos acesso ao comercio local, mercado e afins deixando o restante para o nosso engrandecimento cultural.
Julgo que mais câmaras podiam resolver desta forma a situação, todos ficam a ganhar.

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes