Pagina Visit Portugal

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Pagina Visit Portugal

Mensagempor time_out » segunda ago 09, 2021 8:43 am

Bom dia

Novos desenvolvimentos com uma resposta pela parte de um responsável da FCMP que naturalmente não respondeu à questão concreta mas espelha bem o que se pode esperar da FCMP no que diz respeito ao Autocaravanismo.

Passo a reproduzir a resposta

1. A FCMP está a desenvolver o portal Outdoor-Routes, com o objetivo de promover os locais de acolhimento ao Autocaravanismo, que cumpram as disposições legalmente exigíveis neste plano, nomeadamente a Portaria 1320/ 2008 de 17 de novembro, que estabelece os requisitos necessários ao funcionamento e instalação de Áreas de Serviço para Autocaravanas, entre outros.
2. Este projeto, tem como objetivo contribuir para a qualificação dos locais destinados à estada de Autocaravanas, beneficiando de condições de segurança, conforto e amigas do ambiente.
3. Está a ser desenvolvido o trabalho de reconhecimento dos referidos locais e que pode consultar através do link http://www.fcmportugal.com/outdoor-routes.aspx
4. Os locais assinalados no portal estão sob análise de verificação dos requisitos dispostos na legislação referida.
5. Adverte-se, ainda que, atualmente, à luz da legislação em vigor, (Decreto-Lei n.º 102-B/2020), «são proibidos a pernoita e o aparcamento de autocaravanas ou similares fora dos locais expressamente autorizados para o efeito».

Na espectativa de ter contribuído ao esclarecimento do prezado autocaravanista, considere-nos ao dispor, para outros esclarecimentos.


Como a resposta não faz minimamente sentido face à pergunta que tenho vindo a aguardar esclarecimento voltei a enviar novo email para as entidades habituais e que paso a reproduzir:

Bom dia

Agradeço o tempo dispensado e o esclarecimento sobre o que irá ser o projecto Outdoor Routes para o Autocaravanismo mas a realidade é que no momento actual é uma mão cheia de nada e as soluções são necessárias agora e não dentro de meses.

Contudo apesar do elaborado texto ao qual passo a comentar mais abaixo a resposta à minha questão continua por não existir.

Assim volto a colocar a questão:

Onde se encontram[color=#FFFF00] à data de hoje
, anunciadas como já existentes, conforme o texto publicado “áreas de serviço para autocaravanas espalhadas dotadas com zona de pernoita (limite 72 horas) e estações de serviço com ponto(s) de abastecimento de água potável e locais para despejo de águas residuais e de sanitas químicas, bem como de resíduos sólidos”.

Sobre a vossa resposta passo a comentar:

1 - Informam que estão a desenvolver e portanto na realidade ainda não existe. Chamem-lhe em preparação, em execução mas não digam que existe nem aproveitem o mesmo para enviar os Autocaravanistas para os parques de campismo que é algo que os Autocaravanistas Itinerantes não utilizam! Aliás não entendo como a Federação que se diz ter a tutela do Autocaravanismo não entender o que o mesmo é. Basta uma leitura dos textos que existem no sitio da FCMP nas áreas destinadas à modalidade Autocaravanismo (http://www.fcmportugal.com/Autocaravanismo.aspx) para se entender o que é na realidade o Autocaravanismo para a FCMP

2 – A minha questão não está relacionada com o vosso projecto que tive conhecimento através do sitio do Turismo de Portugal (http://www.visitportugal.com) quando buscava informação sobre quais os locais autorizados para pernoita em autocaravana. Menção que após os pedidos de esclarecimento feitos ao Turismo de Portugal foi retirada!

3 – Este projecto está a ser desenvolvido desde o inicio de ano e em mais de meio ano apenas conseguiram reconhecer 3 locais! O sitio que recomenda para consulta é o espelho do que acabo de dizer.

4 – Informar que há muitos locais (mapa repleto de pontos) mas que na realidade a informação não está visível é aquilo a que se pode chamar publicidade enganadora.

5 - Estou consciente da legislação, que mencionou, estar em vigor e que face à promulgação pelo Presidente da Républica das alterações (aguarda publicação no Diário da Républica) irá permitir a pernoita na maior parte do território nacional sendo que as áreas de serviço com pontos de despejo continuam a ser desejadas mesmo havendo muitos locais privados que já o disponibilizam de forma gratuita (hipermercados, Bombeiros, Juntas de Freguesia, etc…. No entanto foi precisamente por haver essa legislação que coloquei a questão sobre os locais de pernoita mas que ninguém sabe informar onde estão esses “locais expressamente autorizados para o efeito”. Não pretendo a resposta para daqui a meses ou anos mas sim agora.

Mais uma vez agradeço o tempo dispensado e aguardo uma resposta concreta à minha questão, que volto a repetir, onde estão as áreas de serviço para autocaravanas espalhadas dotadas com zona de pernoita (limite 72 horas) e estações de serviço com ponto(s) de abastecimento de água potável e locais para despejo de águas residuais e de sanitas químicas, bem como de resíduos sólidos.

Cumprimentos[/color]
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1188
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Pagina Visit Portugal

Mensagempor time_out » sábado Oct 09, 2021 12:08 pm

Bom dia

Passaram 2 meses desde o meu ultimo contacto e fui visitar de novo a pagina http://www.fcmportugal.com/outdoor-routes.aspx que se encontra exactamente igual.

Voltei a enviar email para o Turismo de Portugal e FCMP (gestora do projecto para o qual já recebeu financiamento!)

Eis o texto enviado

Bom dia

Já passaram mais 2 meses desde que vos interpelei no sentido a ter respostas às minhas questões que, na altura eram de caracter urgente, e agora meramente de cidadão preocupado com a falta de clareza sobre o projecto denominado de Outdoor-Routes uma vez que o problema das pernoitas foi ultrapassado com a revogação da absurda lei promovida, seguramente, por certos lobbies.

O projecto, ao que é publico, recebeu fundos, para colocar à disposição de todos os locais que permitem, não só proceder aos necessários despejos das autocaravanas com eventualmente pernoitar. Acontece que desde que a página foi colocada no ar nada de novo se passou a não ser na área destinada ao campismo que se encontra bem recheada de informação e a funcionar.

Volto assim a questionar para quando o projecto destinado ao autocaravanismo se encontrará actualizado e a funcionar?
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1188
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes