por Henrique Fernandes » terça mar 20, 2012 12:00 am
Caro alexandrechora:
Eu não teria dito melhor que o companheiro. Estou totalmente de acordo consigo!
Mas saibam duas coisas:
A primeira é que a FPA e os três clubes fundadores têm defendido, na teoria e na prática, aquilo que o alexandrechora aqui expôs.
A segunda, pese embora eu não dever entrar em pormenores, é que a impugnação judicial da FCMP da constituição da FPA, sustentada no fantástico "argumento", pasme-se, de que quem defende ou representa o autocaravanismo em Portugal é "apenas" a FCMP (!!!), tem constituído, de algum modo, em termos de imagem, um certo obstáculo à acção institucional da FPA e dos clubes fundadores junto de alguns poderes públicos.
Repare-se que o inverso não é verdadeiro: a FPA não só nunca pretendeu defender em regime de exclusividade, por exemplo, os interesses dos autocaravanistas que pretendam frequentar parques de campismo, como nunca discriminou - na acção e na palavra - os que optem por essa prática.
Dito de outro modo, a FPA nada fez para entrar em conflito com terceiros. Mas a FCMP não agiu da mesma forma, conseguindo pelo menos, com a sua impugnação (que acredito vir a ser derrotada), implementar transitoriamente uma política de "anti-jogo", à boa maneira de "enquanto o pau vai e vem..."..
Assim, a FPA e os três clubes fundadores podem não ser de todo responsáveis pela "inércia" de que por vezes são aqui acusados.
Nesse contexto gostaria muito que se pronunciassem, neste Fórum, acerca desta matéria específica (devido à importância para um certo mal que grassa no reino do autocaravanismo), os companheiros que por acaso são membros de clubes que estão federados na FCMP, a tal entidade que se considera a ÚNICA representante legítima de todo o universo autocaravanista, incluindo de quem pretenda nunca frequentar parques de campismo. Gostaria que interviessem, de entre os companheiros em causa, sobretudo aqueles que, desempenhando algum cargo de responsabilidade nesses clubes, têm ou deviam ter plena consciência da importância destes factos.
Garanto-vos que ficaria muito satisfeito se tal acontecesse...