Rebaldaria na Praia da Vagueira

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Rebaldaria na Praia da Vagueira

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado ago 20, 2011 9:44 am

Companheiros:
Não posso deixar de trazer ao vosso conhecimento uma situação no mínimo bizarra, para não lhe chamar outra coisa, que constatei esta semana, e que merece alguma reflexão.
Na Praia da Vagueira existe uma estacionamento (GPS: N 40º 33' 55.4'' - W 8º 46' 01.2´´) bastante amplo e acessível, mesmo junto às dunas, i. é. a uns 20 ou 30 metros da praia, no extremo norte do aglomerado urbano.
Esse estacionamento tem afixadas, junto às suas duas entradas/saídas, umas placas de sinalização com o pictograma (em azul) de uma caravana/roulotte.
No interior daquele espaço "coabitam" autocaravanas, veículos ligeiros "comuns", auto-videndas tipo "pão de forma" e roulottes (!).
Falando das ACs, constatei que a maioria cumpria as regras de ouro do autocaravanismo adequadas àquele espaço "praístico".
Algumas estendiam toldos e cadeiras em regime de arraial intensivo e extensivo, com grelhadores e churrascos à mistura. Cheguei a ver placas de acrílico transparente (desconhecia tal existência...), com vários metros quadrados, a servirem de tapa vento à zona da comezaina!
Uma ou outra roulotte também estendia toldo.
Há inclusivamente no local uma estrutura construída com armação metálica e madeira (pareceu-me conter restos de andaimes das obras), coberta com toldo de serapilheira plástica, que servia ocasionalmente de "sala de refeições" a algumas famílias. Desconheço quem a colocou ali, mas parece ter alguns meses de existência, aparecendo como verdadeiro corpo estranho numa área que se pretende de estacionamento.
Espantou-me a "tolerância" e condescendência das autoridades para esta situação, mas, sobretudo, a possibilidade de que é mesmo esta a situação que desejam. Fiquei com a ideia de que, como tudo ocorre numa zona descentralizada da povoação, empurraram "para ali" o que poderia constituir um problema. Com efeito, no interior da povoação só encontrei ACs (muito poucas) bem estacionadas e arrumadas.
Nunca via passar por ali a GNR.
Não intervim nem comentei a situação com nenhum dos presentes, autocaravanistas ou não. A partir do momento em que a própria autarquia colocou ali sinais de autorização de estacionamento a roulottes, com as consequências que estão à vista, senti-me um pouco de mãos amarradas.
A 100 metros encontram-se (junto ao mercado do peixe) uns balneários públicos com boas condições, os quais representariam uma mais valia para aquele espaço de estacionamento, fosse ele melhor e mais correctamente utilizado.
Admito que um dia destes os moradores locais se mobilizem para, a pretexto dos excessos que ali constatei, fazerem pagar o justo pelo pecador.
Vou, assim que possível, a título pessoal e na qualidade de membro de um clube autocaravanista, contactar telefonicamente o vereador do turismo da autarquia responsável (Aveiro?), tentando sensibilizá-lo para a necessidade de colocar alguma "ordem" naquele espaço, respeitando de permeio os direitos dos cidadãos cumpridores.
Mas lá que tudo isto dá muito que pensar, isso dá. De facto, os clubes e FPA têm pela frente uma tarefa gigantesca. Ou será que não?...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Ana Boialvo » domingo ago 21, 2011 7:19 pm

Será que essas pessoas que fazem os churrascos não vêm o perigo que correm,elas e todos os outros que estejam por perto?
E as autoridades ainda ajudam à festa?

Saudações autocaravanistas.

Ana Boialvo
Ana Boialvo

Registado: terça jun 16, 2009 3:12 pm

Re: Rebaldaria na Praia da Vagueira

Mensagempor Fernando Dias Silva » segunda ago 22, 2011 8:49 am

Henrique Fernandes Escreveu:Não intervim nem comentei a situação com nenhum dos presentes, autocaravanistas ou não.
Vou, assim que possível, a título pessoal e na qualidade de membro de um clube autocaravanista, contactar telefonicamente o vereador do turismo da autarquia responsável (Aveiro?), tentando sensibilizá-lo para a necessidade de colocar alguma "ordem" naquele espaço, respeitando de permeio os direitos dos cidadãos cumpridores.
Mas lá que tudo isto dá muito que pensar, isso dá. De facto, os clubes e FPA têm pela frente uma tarefa gigantesca. Ou será que não?...

Boas

Companheiro Henrique Fernandes, a questão "vagueira" já é velha e tem barbas, e lembro-me que há já largos anos esta guerrinha entre os que mandam e as ACs se mantém e quando em tempos se cumpria, foi quando escorraçavam as ACs. Outros que mandavam? Talvez.
Estou completamente de acordo que não se deve ver esses abusos.
Mas fazer o quê? Se houver vontade e sentido AC, sobretudo como membro de um Clube, porque não colocar as regras nos vidros dos veículos transgressores? Vai ver que não se chateia muito e vai (tenho a certeza) fazer mossa. Pode não ser já hoje, talvez ainda não amanhã, mas no futuro com insistência vai despertar bons comportamentos. Sabia que esta atitude de sensibilização/pedagogia vai além dos próprios atos, basta os infratores saberem pela primeira vez destas ações que não precisam de "bilhete" para abandonarem as práticas campistas - tenho alguma experiência que assim acontece.
Já agora Vagueira pertence a Vagos, não confunda com Aveiro.
Os vereadores colocarem ordem? Sim, tente e vai ver a ordem refletida num sinalzinho com uma AC toda bonita a dizer-nos chau babi.
Se os Clubes e FPA têm uma tarefa gigantesca? Sim, mas essencialmente todos nós interagindo com todos caminhando num só sentido, sejamos membros de Clubes, Associações ou não, para alguns não estarem à espera que sejam só outros a tentarem resolver as questões.
Como disse e muito bem, a maioria das ACs estavam a cumprir as regras de ouro. Já pensou que se esses ACs levassem a efeito a ação pedagógica, como poderia ter encontrado o local quando chegou?
Temos que ser cada vez mais os cumpridores, a multiplicação deve ser cada vez mais rápida, ao ponto dos não cumpridores pensarem duas vezes antes de o serem, sobretudo, quando estiverem no meio de quem cumpre.

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes