Boa tarde companheiro Papa Léguas.
Afinal, lendo o seu texto no qual, de entrada, cita o meu, tenho de concluir que afinal, no essencial, estamos simplesmente de acordo.
Defendo, e não é de agora, que as autocaravanas, só pelo facto de o serem, não podem ser descriminadas pelas autoridades. Essa descriminação não deve sê-lo tanto positiva, como negativamente. Assim, devem ser tratadas como veículos ligeiros que o são (na sua grande parte) e como tal deve ser-lhes aplicada a legislação em vigor para esse tipo de veículos. Os seus condutores pravaricadores, sejam de ligeiros, de pesados, de autocarros, de veículos de grandes dimensões, de tractores, etc, devem ser responsabilizados pelos actos que praticarem. Ponto final.
Com os exemplos que citei, quis somente mencionar os "tiros nos pés" que alguns dão, com prejuízo para todos nós. São argumentos fornecidos aos defensores da descriminação negativa.
Sabe concerteza que, em França - pátria do autocaravanismo - há uns bons anos atrás, também houve esta polémica sobre a proibição, por algumas mairies, dos estacionamento e até da circulação de ACs pelos seus territórios. Com a luta encetada pelas organizações de ACs francesas, essas autoridades, na sua maior parte, emendaram a mão e hoje, dificilmente se encontra nesse país alguma câmara que faça descriminação negativa aos autocaravanistas.
Cá na nossa santa terrinha, como sempre atrasadamente, acabamos por percorrer os mesmos passos que outros já ultrapassaram. Infelizmente parece que se continua a não aprender nada!
Porque é que estamos a exigir legislação específica para autocaravanas? será que isso nos trará alguma vantagem? Duvido. Aliás, tenho bastante receio de que os nossos governantes, se estudarem o assunto, descubram, com a sua extrema criatividade nessa área, mais uma fonte de receita e nos enfiem com mais uma qualquer taxa específica.
Quanto à questão da [b]obrigatoriedade de pernoita em parque de campismo, só pode ser ideia de algum iluminado delirante![/b]
Resumindo:
- Sou contra a imposição, às ACs, de condicionalismos descriminatórios.
- Defendo o bom senso, civismo e educação da grande maioria dos Autocaravanistas, com punição aos prevaricadores.
Cumprimentos autocaravanistas
A. Cunha